domingo, 20 de março de 2011

FIZ DO SONHO, REALIDADE!




A minha única intenção, quando pensei em publicar este post, foi prestar uma homenagem a todos os meus amigos e seguidores, que tantos e tão bons momentos de alegria me têm proporcionado. Não foi, de modo algum, evidenciar algum talento meu. Devo dizer, mais uma vez, que nem sequer me reconheço qualquer talento especial.

A prova fica, aqui, bem patente e à vista!


Pretendi fazer referência a todos os amigos, de uma forma, mais ou menos, personalizada. Só referi-los pareceu-me pouco, para o muito que me têm dado. Então pensei descrevê-los usando uma espécie de prosa rimada e assim comecei. Infelizmente, a disponibilidade de tempo e o talento, convém referir, nem sempre vem de encontro à minha vontade. Pelo que peço a vossa habitual compreensão para o facto de, aqui, apenas ficar expresso o meu grande carinho e amizade por todos vós. Tanto mais que comecei com uma pobre rima e, ainda por cima, terminei sem ela!


Seja qual for a vossa opinião, podem ter a certeza que eu pus neste trabalho toda a ternura que sinto por vós.






~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


Na ânsia ser feliz, fiz de um sonho realidade!


De um Farol fiz o meu guia, um Astro Scorpio no firmamento e, minha, a enorme saudade. Como não gosto do nome nem sequer o vou dizer! Mas, o dono é o FMF e falo nele com prazer. É um escritor fabuloso que escreve bela poesia. Não…não são palavras rimadas! São prosas endiabradas cheias de talento e mestria.


Uma Passarola girando, diz que vai avinagrando em prol dos seus ideais. Mas, como ele é fingidor, a mim não me sabe a azedo e nesse mar vou Navegando Caminhos que vão cruzando um livro/memórias com Alma, Contrário e Dor.
Tenho uma Réstia de Sol, que a todos nós ilumina, com a sua enorme alegria. Uma Sonhadora sonhando, uma Rosa Branca perfumando poemas de sonho e magia.
Tenho um poeta que adoro! A Divagar vai Reflectindo no estado do nosso País. Os seus versos são verdade, bem como é grande a bondade de tudo o que ele me diz.


Um Pássaro Azul chilreia belo canto de encantar e há uma Ave Sem Asas, voando alto em seu rimar. Às Vezes-Fim de Semana é o meu quotidiano! Alegre, coração grande, versátil e muito humano. Encontrei numa Cubata alguém muito especial. No alto da Serra da Leba, um coração terno e doce junta os seus cinco pedacinhos e cria uma obra genial.


Bem no coração do Minho, há uma Quinta florida. Amigos da Casa do Rau são amigos para toda a vida. Lá na Tulha do Atílio tenho eu um bom amigo, solidário, nobre e justo.


Uma amiga muito querida, com sua aparente calma, vai dedilhando poesia nos seus Lamentos de Alma. Muitas as histórias contadas, agora interrompidas, foram as belas Shortstories! Espero que voltem depressa para alegrar as nossas vidas!


Eu Quicas e Contos do Carmo, pertencem ao mesmo autor. Com especial sensibilidade, escreve contos lindos e poesias de amor. Fazem parte do meu canto, outras histórias especiais, são elas: A Voz das Palavras, As Minhas Histórias, Crónicas do Rochedo e Histórias Vivas e Reais.


Vêm o Alexandre e a Loli falar-me da Cultura do Oriente.
Ele com o Lost in Japan, ela com um Banzai belo, misterioso e atraente.


A minha boa amiga Miuíka, mosta-nos imagens de sonho e magia com um bom gosto muito próprio. O poeta Santa Cruz e a poetisa Maria Luisa Adães, são dois amigos que muito me têm apoiado e que fazem parte do meu mundo de bons amigos.



É um amigo diferente de todos os outros, na originalidade, no sentido de humor, cáustico e mordaz e, porque, às vezes, morde a valer para despertar aqueles que estão adormecidos. Claro, é o Rafeiro Perfumado a quem devo momentos únicos de boa disposição e me tem feito chorar de tanto rir, com o seu humor a dar para o azar.


Uma menção especial, para uma jovem que eu adoro!


Pois, é a querida NuvemDoce. Uma menina linda, com um coração de ouro.
Nos Alpes está a doce e corajosa Flor Alpina de quem gosto muito e que em tudo o que escreve põe emoção e sentimento.
Na Argentina a amiga Patricia Palleres escreve no seu blog "Rincón de Amigos" maravilhosa poesia.


O amigo Edgar Neves, grande camarada, não tem blog, mas faz parte do mundo da blogosfera e é meu seguidor. A boa amiga Helena, uma Bruxinha com mãos de fada.


Na Espanha, País vizinho, está um bocado de mim!

Vive em clausura uma alma, terna, doce e carinhosa, Sor Cecilia Codina, com o seu blog " Estoy a Tú Lado", me chama amiga mía e eu amiga dela sou.



"Cachos de Vida! são escritos com sabedoria e exactidão. Mas, ainda para além disso, o meu querido amigo Disan retrata o actual Don Benito e vai mostrando fotos antigas dos tempos que já lá vão. Um fotógrafo excepcional e único.



"Yo José" um bom amigo, cheio de talento e humor. "El Refugio de Mís Suenhos," amigo do coração, grande artista e poeta.



O meu grande e querido amigo Juan Francisco, poeta Extremeño de grande sensibilidade e enorme coração.
"Pensamientos Com Rima," "Entre Renglones," El Rincón de los Amigos" e Sáhara- Por un Sueño de Libertad, são os seus quatro blogues.
Sou e serei, sempre, uma admiradora incondicional da sua bela poesia.



O excelente fotógrafo e poeta JMIR, meu amigo José Manuel. Ainda perito na Arte de bem fotografar é o Adrian la Roque, que vive nos EUA . No Uruguay tenho um amigo dedicado o Thony que gere na perfeição os seus três blogues. Una Rosa en el Desierto, Una Foto- Una Historia e Lo Mejor de Lo Mejor.



No outro lado do Atlântico vivem amigos de quem muito gosto e que vou mencionar de forma aleatória. Os meus queridos amigos, Sandrio do Alma e a Rosa, o Ivan do Ivancesar, advogado e poeta.



O Carlos Menino- Beija- Flor grande talento na escrita e na poesia, a querida Jady que vive poetizando e contando Estrelas, a Simplesmente Anamaria grande pintora, a querida e doce Chica Cuidando do Nosso Canteiro Interior e o querido Tossan que viaja constantemente com a sua digital, Klicando belos instantâneos que nos deslumbram e encantam.

E, ainda, a joven Lu. Uma adolescente amorosa.

Deixo um forte abraço para todos com a minha gratidão.
Janita

34 comentários:

  1. Que bom poder ser citado nesta galeria tão especial, pois é a do teu coração.
    abraços querida, obrigado por tudo.

    ResponderEliminar
  2. HOLA JANITA: QUE HERMOSO HOMENAJE LE HAS DEDICADO A TUS AMIGOS Y ESTAR ENTRE ELLOS, PARA MI ES UN SENSACIÓN DE ALEGRÍA ÚNICA, INCLUIRME EN ESTA ENTREGA ME LLENA DE EMOCIÓN Y GRATITUD.-
    MUCHAS GRACIAS A UNA BELLA PERSONA COMO TU.-
    GRACIAS...GRACIAS...GRACIAS...

    ResponderEliminar
  3. Janita
    Menina bonita
    Bonito eu me sinto
    entre essa multidão
    Multidão dos afectos
    que seus amigos são

    Uma bela Primavera lhe desejo
    e... um beijo

    ResponderEliminar
  4. Que dizer... estou todo vaidoso.
    Tanta amabilidade e tanto afecto ainda me põem a beicinha a tremer.
    Obrigado Janita. Que todos os seus outros sonhos se tornem realidade.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga Janita!
    Acho que que Portugal tem talento,
    e a Janita, também tem, pelo menos na escrita tem, até daqui dá para ver.
    É muito bom para mim, ser seu seguidor e ser seu amigo.
    Obrigada pelas suas palavras.

    Um beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  6. E lá vinha eu a correr ver se o post mudou e nos deste o que andavas a prometer há tempos, apreeeeeeeeeeee, agora sei a trabalheira que deu, xiça penico, chapéu de coco, a menina pôs todo mundo aí e ainda se queixa que tem dias tristes? num póóóóóoó´deeeeeee, num póóóoóóó´deeee, ena tantos amigos e amigas, e que feliz fiquei por as minhas resteas de sol tocarem o teu coração...Podes crer que tens aqui uma amiga até mais não..e devagarinho vou-te ensinando pedaçinhos de África, da Africa minha...

    Obrigada por tanto carinho e pela surpresaaaaaaaaaa, aita, até o Edgar, ah, o Kimbanda? será que vi o Kimbanda? deixa-me ir procurar o rapaz..parece que não o encontrei, vou passar as vistas de novo. ma so blogue a beiça é lugar de culto, a gente tem de lá passar sempre.

    laura

    ResponderEliminar
  7. Magnifico homenaje a tus amigos bloger@s. Gracias por considerarme entre ellos, es una agradable alegría el sentirse considerado como amigo a lo que correspondo con todo cariño y admiración hacia tu blog.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  8. Querida Janita,
    Mas que coisa mais encantadora essa homenagem!
    Francamente acho que nunca vi nos meus dias de blogosfera nenhuma tão linda e tão completa...
    Bem haja do coração!
    O Banzai agradece com beijos nipónicos eu com beijos de Primavera.

    E carinhos. Muitos.

    ResponderEliminar
  9. MINHA AMIGA:
    ESTOU SEM PALAVRAS PARA TANTA INSPIRAÇÃO E ADORAÇÃO SINCERA E AMIGA.
    PELA PARTE QUE ME TOCA, É UMA HONRA ESTAR AQUI NO MEIO DE TANTOS AMIGO(A)S.
    O MEU CHILREAR HOJE ESTÁ COMOVIDO.
    OBRIGADA QUERIDA!

    BEIJINHOS MUITOS

    ResponderEliminar
  10. Janita querida amiga,

    Talento e um jeito só teu.
    Não ando pelos blogs há muito tempo, mas o suficiente para reconhecer a originalidade e a ternura com que idealizaste esta publicação dedicada aos amigos e seguidores.
    Agradeço, pese embora amizade não se agradeça, se devolve com a mesma intensidade e harmonia, correspondendo ao teu coração generoso.
    Penso que valemos pelo todo e é por isso que vale a pena. Pedaços que unidos se completam.

    Mais palavras para quê se a emoção não as contempla.

    Beijooooooooo e kandandos meus.

    ResponderEliminar
  11. Agradecido pelo carinho e pela atenção. Mas é verdade por vezes a falta de tempo não nos permite visitar todos da forma que pretendemos. São muitos os amigos virtuais mas o tempo não é virtual, é real. Penso que deixou aqui uma bela homenagem a todos aqueles que trouxeram bons momentos. Continue sempre Janita, é bom saber que do outro lado do computardor tem alguém que nos considera.

    ResponderEliminar
  12. Que linda homenagem, trabalhosa e recheada de carinho que nem sei como te agradecer. Um beijo e obrigado de coração! Lindo dia!chica e adorei estar aí!!!

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigado pela parte que me toca, Janita, foi sem dúvida uma homenagem sentida, e que seguramente mereces o carinho que te dispensam!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Me ha emocionado tú dedicatoria, y, la verdad, no es para menos. Por tus bonitas y generosas palabras, y por el sentimiento de amistad que ellas encierran. Gracias, siempre gracias.
    Un abrazo.

    ResponderEliminar
  15. As minhas desculpas por chegar tarde devido a avaria da Net, mas por vezes os útimos são os primeiros.

    Um post muito bonito e cheio de realidade.
    Espero que esta grande lista de amigos se multiplique por muitos e muitos mais.

    Uma beijoca cheia de perfumes de Primavera.

    ResponderEliminar
  16. Quanta honra a citação do nome do Blog no teu role extenso de amigos.
    Obrigada amiga Janita.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Ao pé coxinho cá vim, deixar mais um beijinho e ver os amigos felizes a passar aqui...
    A nina das resteas lá postou de novo...

    um xiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderEliminar
  18. Na tal Cubata não sei se está alguém muito especial.
    Sei, sim, que nela existe quem acredita que as flores sorriem e os rios cantam, tal como Alberto Caeiro.
    Muito obrigado pela referência.
    É com todo o prazer que me incluo entre os seguidores do Janita.
    BJS

    ResponderEliminar
  19. Estoy a tu lado. agradece su amistad y la felicita por este acierto de homenajear a sus amigos seguidores.
    Esta monja de clausura Dominica , le dejo un beso de ternura
    Sor.Cecilia

    ResponderEliminar
  20. Boa noite amiga Janita,
    linda homenagem aqui prestada aos amigos e seguidores. Sinto-me envaidecida por fazer parte deste bonito grupo de amigos.

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  21. Esta miúda está cheia de genica.
    É preciso ter um "vontadão" de tocar a todos para se exprimir até à exaustão. Gabo-te o esforço.
    Pela parte que me toca apenas te reitero o já anteriormente dito.
    Os amigos são o melhor do mundo ... enquanto o são!
    Beijinho minha querida Janita

    ResponderEliminar
  22. Cara Janita
    Tive de reler com mais cuidado tão grande homenagem a todos os seus amigos.
    Ao passar as vistinhas pelo meu nome, li algo fora do normal.
    Se "Camarada" for aplicado em termos militares, está perfeito, de contrário se for à "civil"... Não, obrigado! Faço mal essas digistões!
    E isto não tem nada de pessoal, apenas porque que já lá vão 35 anos (Angola) e há poucas coisas que perdou, e milhares que jamais esqueço.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  23. Hermoso tu blog y preciosa esta entrada dedicada a todos tus amigos y seguidores.

    Llevo poco tiempo por los blogs pero espero que el mio también me guste.

    Saludos y te sigo.

    ResponderEliminar
  24. Mí querida Janita, yo también soy un gran admirador del buen hacer y decir en tú blog. Es un honor tenerte como seguidora, pero sobre todo como amiga mía. Te doy las gracias por la parte que me toca de este homenaje que le dedicas a todos tus amigos entre los que me incluyes. Muchas gracias. No se cuando voy a publicar algo, pero siempre estareis en mí corazón todos los que como tú, me teneis como amigo. Te mando un abrazo muy fuerte con todo mí cariño.

    ResponderEliminar
  25. Querida Amiga Janita,
    Sempre presente e surpreendente.
    Saudade, um sentimento genuinamente nacional. Saudade dum farol que nos guie e alerte para os escolhos do mar desta vida e dum scorpio que nos faça renascer das cinzas e nos transmita carisma e beleza interior de forma a chegarmos à felicidade e contarmos com uma amiga incondicional.
    Beijo carinhoso e obrigado.
    J

    ResponderEliminar
  26. QUERIDA JANITA!

    Só uma pessoa muito afectuosa, muito alegre e de grande coração podia fazer uma homenagem destas aos seus amigos e seguidores virtuais!
    Mas também te deves sentir muito feliz por teres um grupo tão grande de amigos, sempre te fazendo companhia e trocando ideias. É muito importante!.
    Pela minha parte, agradeço-te a amizade e os bons momentos que passo quando aqui venho ler-te.
    Eu só posso oferecer amizade também. Post de leitura ou de poesia não sei, nunca tive jeito para isso. No Liceu só dava dava para números.....e trabalhos manuais. Minha Mãe achou que eu tinha que tirar um curso que desse um emprego...coisas da VIDA!

    Beijs.HELENA

    ResponderEliminar
  27. JANITA

    Recebi e publiquei o teu comentário acerca das minhas filhas.
    Posteriormente e no mesmo mail enviei-te uma resposta. Gostava que me dissesses se recebeste.
    Obrigada
    Beijs.HELENA

    ResponderEliminar
  28. Extraordinária e Brilhante Amiga:
    Sem palavras, dado o seu encanto. Ternura fabulosa VOCÊ é ouro puro.
    Abraço amigo maravilhado por tanta pureza.
    Sempre admirá-la imenso.

    pena

    Só pode, este Post, conduzir à emoção sensibilizada.
    É prodigiosa e linda.
    Adorei.
    Bem-Haja, preciosa amiga!

    ResponderEliminar
  29. Minha Querida Amiga Janita,
    Para quem diz não ter talento fez aqui uma obra prima da Amizade. Revelou-se e de que maneira! Conseguiu juntar todos os seus Amigos por tal forma singular mas bela que todos nós nos sentimos muito felizes por te-la como Amiga!
    Obrigado pela parte que me tocou pois sabe bem que desde a primeira hora senti por Si uma forte empatia que julgo ser também correspondida!
    Parabéns pelo post apresentado e um grande e sentido beijinho muito amigo-

    ResponderEliminar
  30. Minha querida

    Sabes...estou sem palavras, por isso apenas digo...OBRIGADA PELO CARINHO IMENSO, afagaste-me a alma, e vou, com o coração quente deixando o meu carinho num beijinho carinhoso.

    Sonhadora

    ResponderEliminar
  31. Excelente homenagem , Janita. Sinto-me muito honrado por estar incuído neste rol de homenageados.
    MUITO OBRIGADO!
    Ainda no primeiro ano de vida do meu blog também tentei prestar homenagem aos leitores que iam chegando e ficando pelo Rochedo. Foi uma coisa simples mas, se quiser ler, deixo aqui o link:

    http://cronicasdorochedo.blogspot.com/2008/07/hoje-ao-acordar-o-meu-quarto-no-estava.html

    ResponderEliminar
  32. ¡Cómo osáis decirme!! Qué con vos princesa siempre llena de generosidad para con vuestros plebeyos, pues prisioneros somos de tus sentimientos y encantos que no dudas en ofrecernos.
    Puedo estar enfadado, al contrario, lo veo lógico que mi ninfa portuguesa esté enfadada, por ser un tremendo despistado, vos no podéis hacer nunca daño con esa exquisita sensibilidad que atesoráis. Muchisimas gracias por este gran detalle.

    Perdón una vez más.

    Un abrazo

    ResponderEliminar
  33. Obrigado, pela sua homenagem, fez-me feliz, num dia em que a vida não me está a ...sorrir!!!

    Mais uma vez muito agradecido!!!

    Bjs

    ResponderEliminar