segunda-feira, 14 de março de 2011

TRANSPARÊNCIAS


Ao longo do nosso percurso pela vida, encontramos pessoas que nos parecem seres frios e distantes, mas, quantas vezes, por detrás dessa couraça estão corações ingénuos e sofridos que aprenderam a erguer diques intransponíveis, para travarem o rio da dor e da mágoa que tantas vezes transborda.

Falta de transparência, de frontalidade, de coragem? Não…de modo nenhum!

Tão-somente a necessidade de se protegerem, de não se exporem ao que lhes possa parecer, serem usadas e manipuladas.

Curiosamente, quase sempre estas pessoas, sem disso terem consciência, acabam por ser presas fáceis da influência de outras, mais hábeis, com mais traquejo nos disfarces da sua verdadeira personalidade.

Eu, pertenço ao grupo das pessoas que dizem tudo o que sentem e pensam. Claramente. Sem subterfúgios. Procuro não ferir nem ofender a susceptibilidade daqueles com quem convivo e, se por acaso isso acontecer, tenho a humildade suficiente para saber pedir desculpa. Sem que, com isso, me sinta inferior nem menos digna.
Muito pelo contrário…

No entanto, não desejo nem posso impor aos outros, as minhas próprias normas de conduta. Respeito toda a gente e aceito as suas ideias, convicções, crenças, ideais, inclinações mais ou menos dotadas para qualquer tipo de arte…enfim…cada um que se manifeste ao sabor da sua vontade!
A única condição que imponho, é que usem de transparência e lealdade comigo. É assim tão difícil?

Que a minha sinceridade me tem trazido mais dissabores do que compensações, disso não há a menor dúvida. Quantos…quantos amargos de boca!
Sabem o que eu faço? Vou chupando uns rebuçados de mentol e sigo o meu caminho…sempre fiel aos meus princípios e de acordo com a minha verdadeira maneira de ser.

Se eu gostaria de ser diferente? Que interessa isso agora? E, depois, se eu não me aceitar como sou…como poderão os outros aceitar-me??
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

31 comentários:

  1. Acho a transparência e autenticidade qualidades ótimas numa pessoa.Pena quem não a entenda!

    Uma linda semana, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga,

    eu pertenço ao seu grupo o dos livres pensadores, mas por vezes, tem-me trazido alguns dissabores.

    Tenha uma óptima semana e desfrute a vida!

    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Hola amiga Janita...Me alegro que te gustara esa cosita que te hice.
    Mira perdona mi tardanza en comentarte pero he estado unos dias ausente.
    Tú post como siempre sobresaliente.
    Te deseo una feliz semana llena de paz luz y amor...Besitos

    ResponderEliminar
  4. Querida amiga Janita!
    Li com muita atenção o seu texto, e gostei muito, realmente você tem razão naquilo que diz.
    De-facto é mais fácil as pessoas falarem mal, do que falarem bem, e os dissabores, chegam sempre primeiro, que as compensações. Continuo sendo como é, e não se esqueça nunca que há pessoas que têm dois olhos na cara, mas não enxergam nada à sua frente, e pior ainda é que têm um coração, e não está no lugar certo.

    Um beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  5. Janita...

    Sinto que está a falar de qualquer coisa que desconheço.
    Eu aprecio a sinceridade, mas já aprendi também que isso tem o seu preço.
    O nosso filósofo Português, o José Gil, diz que os Portugueses têm o defeito da não inscrição, não assumem o que pensam, a maior parte das vezes por medo. Sempre medo de alguma coisa: de perder o emprego, de perder o marido, de perder o amigo...

    Carinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. nossa Janita, que desabafo sincero mesmo!Entendo quando você diz que esse seu jeito de ser tem te trazido mais dissabores do que alegrias. Mas, mesmo assim, que bom que você continua transparente e autêntica! Assim, por certo, pessoas parecidas vão cada vez mais se aproximar de você!Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Olá Janita.
    Gostei da tua explanação sobre a transparência e forma de estar. Claro que com essa postura, chegam os amargos de boca, mas também a parte boa e que tanto aprecio, saber-se com quem se está a lidar. Prefiro que me digam que não concordam comigo a badalarem-me palavras amáveis e de circunstância em nada sinceras.
    Gosto das pessoas frontais, mas também compreendo as que que por razões que só elas sabem, o não podem ser. Isso é bem diferente de mascarar um mau carácter.
    Muito antes de comentar aqui no teu cantinho, já aqui vinha "ler-te" e admirava os teus comentários em outros blogs, precisamente por reconhecer-te autêntica e amiga dos teus amigos.
    Do saldo, diria que: Bem hajas por assim seres!
    Beijo e kandandos meus.

    ResponderEliminar
  9. A transparência, a frontalidade e o respeito são para mim os valores mais altos e que defendo com unhas e dentes.
    Portanto amiga Janita, vamos chupando os rebuçados de mentol (adorei esta tua frase).
    Continua assim, sempre transparente!
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Assim é que é!
    Nada como a frontalidade. Já tenho tido alguns desapontamentos mas ultrapasso-os com facilidade.
    Quando a gente se entrega em demasia ou é atraiçoada ou ignorada.
    Claro que podemos discordar das opiniões dos outros mas temos de respeitá-las.
    É que há muita gente que acha que respeitar as opiniões do próximo é nada dizer, mas assim não é. Doutro modo nunca haveria lugar a críticas como todos nós fazemos todos os dias.
    Não gostamos do A porque é arrogante, do B porque é Bicha, do C porque é comunista, do D porque é do FCP e por aí fora.
    E mais não digo antes que o E seja eu e daí venha algo que também não me agrade, mas ...
    Felizmente dou-me bem com todo o abcedário! E aqueles com quem não me entendo, deixam de fazer parte do meu quotidiano.
    Apenas isso!
    Janita, podes ficar descansada qu eu gosto de ti. (foi boa esta, não foi?)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Tenho uma conduta que diz comigo. Não a imponho a ninguém, mas não deixo de dizer o que sinto, ou seja, uso de subtileza quando a pessoa tem a mania que é esperta... deixo-as falar e depois? Pimba, como se diz, muitas vezes calo-me para não magoar, mas o mais certo é magoarem-me, só que eu tenho imenso respeito por mim própria e pelos meus amigos, e se há algo que respeito ainda mais, são os meus filhos. assim; digam o que disserem, façam o que fizerem...a verdade por favor, não gosto de meias medidas, gosto dos pontos, das virgulas, e, se não se sentem bem com a verdade, mais vale irem pregar para outra freguesia. Por ser franca e aberta há sempre espertinhos, só que não se riem muito tempo... mas, mudar não mudo, sou eu, eu a laura que tu conheces daqui, a laura que será sempre a mesma como até aqui..e digam lá o que disserem..primeiro perguntem-me se é e foi assim...porque não minto nem uso de subterfúgios para nada...
    Assim me fiz menina em terras de Luanda, e mais tarde mulher e nunca na vida arranjei chatices a ninguém...e se as arranjam para mim; o mal é deles porque a verdade vem sempre ao de cima.

    Um beijinho e sê como és e te sentes bem.


    ahhh já pareces a minha amiga Soledade que vive no Porto, Gaia, parece, ah, a menina diz o que sente e faxxabor...ó faxabor... adoro-a é uma valente guerreira...

    laura

    ResponderEliminar
  12. Janita, amiga!

    Sei, talvez bem demais, do que falas.
    Também eu tenho o coração demasiado perto da boca e sai tudo na hora.
    Não tolero gente falsa, hipócrita, desleal, está no meu parco perfil e não é por acaso.
    Também não aguento arrogância. Os omnipotentes e omniscientes são seres que dispenso.

    Não mudes nada, por favor.
    Ser franca não é defeito, é virtude.

    Beijão

    ResponderEliminar
  13. Pelo que já conheço da Janita, ela é, assumidamente, uma pessoa de transparência, de frontalidade e de coragem. Por isso se queixa de dissabores e também de alegrias. Como sempre pertenci ao "clube", sei muito bem do que fala.
    Força.

    ResponderEliminar
  14. Ui, se é difícil. O que mais se vê é a frase conveniente, o elogio fácil, o tentar não melindrar. A frontalidade nem sempre é bem vinda, Janita, acredita em mim.

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  15. ¡Hola Janita¡ no es mucho el tiempo que tengo el placer de disfrutar de tus comentarios y las opiniones en el mio y tuyo.

    Pero desde el principio eso te caracteriza ser sincera ,y no tratar nunca de herir sentimientos y pensamientos de los que tenemos la gracia de poder a este oasis entrar.

    Saludos

    ResponderEliminar
  16. Sim, mas as vezes devo me calar e ser superior sempre. Belo texto! Bj

    ResponderEliminar
  17. Por ser frontal e sem papas na língua, tive bastantes dissabores ao longo da vida. Mas nem por isso tentei ser diferente. Teimosia? Talvez...mas para que havia eu de mudar se não me sentisse bem numa nova pele?

    ResponderEliminar
  18. não sei a qual grupo pertenço, mas sei que busco me esconder as vezes, talvez por medo.
    beijos minha querida amiga

    ResponderEliminar
  19. Ai nina, como ando numa de interiorização, a perguntar-me se valerá a pena ser como quero, como gosto e onde me revejo melhor, ou seja; como dou! É que fazendo as cosias sem maldade, há quem a ponha lá, sem pensar duas vezes no que digo, sabendo que sou pura de alma e coração, para os outros não é assim; ando nessa de dizer para mim; tens de mudar, de calar, de tentar ser como eles, aprende laura, aprende moça...mas algo me diz que nunca mais serei a mesma e terei de pensar ou de rezar uma avé maria antes de falar ou de tomar atitudes que terceiros acham inconvenientes...enfim, ambas sabemos que a vida é siso, um raio de gente que não sabe ser como nós, ter o coração limpo e puro..e só põem na nossa boca, palavras que não dissemos...
    Haja Deus que é o meu refúgio.

    Um beijinho.

    laura

    ResponderEliminar
  20. Eu?
    Eu zangado com a Janita?
    Ela que é tão bonita...

    Sabe?
    Falando do que falou
    também assim eu sou
    Directo sem peias nem teias
    daquelas de emaranhar
    de enrolar, enrolar...
    Imagine eu com um só rebuçado
    de mentol, pois claro
    Partia-o ao meio e dar-lhe-ia um bocado
    Para depois não seguir sózinho
    procuraria, consigo,
    seguir o mesmo caminho

    ResponderEliminar
  21. as vezes não consigo dizer tudo que sinto, mas sou muito transparente.

    ResponderEliminar
  22. Janita querida, não é a minha filosofia que é triste, antes o poema é uma tentativa de refletir a falta de filosofia nos dias atuais.Sim hoje parece que as pessoas tem preguiça de pensar e isto é ruim.
    Ainda não fiz os votos,é preciso na minha congregação acabar primeiro a filosofia, sim temos que fazer filosofia e teologia, isto é bom pois o estudo nos humaniza( Apesar de ainda existir religiosos ruins ou religiosos que esquecem que são humanos).

    Obrigado pelo carinho e por está sempre comigo.
    abraços

    ResponderEliminar
  23. Hola mi querida Janita!!!

    es muy cierto lo que expresas en tu entrada. Te cuento que a mi me pasaba de adolescente era muy tímida, y aveces los demás pensaban que no me quería juntar con ellos.

    ResponderEliminar
  24. Minha Querida Amiga Janita,
    Este seu post revela a sua bela personalidade e o seu caracter íntegro! De certeza manter-se-á sempre assim transparente pois não sabe ser de outra forma. Essa dos rebuçados de mentol não conhecia mas irei experimentar pois deve resultar em pleno! Dissabores quem os não tem? Mas isso não nos deve levar a sermos permissivos...
    Estou completamente de acordo com a sua maneira de ser e estar na Vida!
    Um beijinho muito amigo e solidário.

    ResponderEliminar
  25. Olá Janita.

    Primeiro dizer-te que o Jorge estimado amigo, homem iluminado e que muito admiro, onde tantas vezes matei a sede de me encontrar, pela tranquilidade e paz que transmitia, também não publica os meus comentários.
    Tenho insistido e uma vez mais deixei lá a minha preocupação. Fico apreensivo, e mesmo respeitando as pausas que cada um precise fazer, é no mínimo estranho, alguém que sempre prezou quem o acompanhava, nada dizer. Não tem a ver com a sua postura, me preocupa a sua saúde ou o que se possa estar a passar. Mais do que a sua companhia e ombro amigo que muita falta me faz, me tranquilizava saber que ele está bem.

    .......

    Dizer-te que me deixas feliz com a tua presença na cubata da Serra. As tuas palavras amigas são para mim um grande conforto, mas também fiquei um pouco triste por perceber que não estás bem, queria estar enganado e ter percebido mal.
    Seja o que for, desejo com muita força que seja passageiro, porque o brilho de tua alegria me faz falta.

    A Serra da Leba é um conjunto de montanhas situado na província da Huíla em Angola e se atravessa para ir da Huíla (antiga Sá da Bandeira) para Moçamedes (deserto do Namibe, (lugar único no mundo onde existe a Welwitschia Mirabilis) ou rosa do deserto.
    Existem muitas fotos e vídeos na net, onde poderás ver, não só a paisagem maravilhosa e imaginar-te a cerca de 2000 metros de altitude, vislumbrando um cenário único.
    A estrada que a serpenteia é uma obra fabulosa.
    Fiz esse percurso várias vezes com a estrada inacabada e de motociclo a caminho das Festas do Mar em Moçamedes.
    Com os Muílas povo dessa zona onde vivi quando parti para Angola em 1964, muito aprendi com os seus costumes e cultura, também pelo respeito que têm pelos animais e natureza, onde vivem em perfeita comunhão.
    As mulheres, cuidam da terra, dos filhos e do gado, são elas que fazem toda a gestão familiar. Uma etnia que vale a pena estudar e investigar. Os seus penteados são autênticas obras de arte.

    ..........

    Quando, preciso arejar as ideias, me "transporto" lá bem em cima no curuco da serra, sozinho, onde estou mais perto do céu e agradeço à "mãe" com um OBRIGAAAAAAAADO! Grito e repito até me cansar esse obrigado e, regresso aliviado, de melhor com a vida, que por vezes nos é tremendamente madrasta.

    Amiga... penso ter-me alongado demais e por tal peço desculpas, mas estava a precisar e vai daí... escolhi-te para estar à conversa.

    Intá, beijo e kandandos meus

    ResponderEliminar
  26. Cada um é como é e é tão dificil mudarmos, pelo menos de um dia para o outro. Temos é de nos aceitarmos como somos e aceitar que os outros são diferentes de nós...

    ResponderEliminar
  27. Nem mais Janita, sou tua fã!!...nâo posso garantir que seja a conduta mais conveniente para o sucesso na vida, mas é a nossa, aquela que carrega a nossa essência,que nos faz olhar de frente para os problemas e sorrir na hora para as ALEGRIAS!!...

    Já tinha saudades deste jardim!!
    Beijokas

    ResponderEliminar
  28. Já tou cheia de contar as pedrinhas coloridas, de procurar peixinhos por ali...mãos à obra...

    Um beijinho

    laura

    ResponderEliminar
  29. DEsejo um bom dia do Pai e deixo



    CONVITE

    A Direcção da Casa de Angola tem a honra de convidar V.Exa. para a apresentação do livro
    Caminhei&caminhando de Lili Laranjo, bem como a inauguração da exposição de pintura da mesma autora intitulado Angola no meu coração a realizar no dia

    8 de Abril pelas 17h, que terá lugar no nosso auditório.

    Na mesma data organizamos um jantar no nosso espaço gastronómico.

    Para reservar queira por favor contactar os nossos serviços.
    Com os nossos melhores cumprimentos

    Miguel Sermão
    Egidio Feijó
    Departamento Cultural



    Travessa da Fabrica das Sedas, nº7
    1250-107 - Lisboa
    Telef. 21 386 3496

    ( Este Convite é um pedido para ter os amigos e os amigos dos amigos.. o jantar será caldeirada de cabrito e a preço económico.)

    ResponderEliminar
  30. Queridos Amigos/as.
    Reconhecida, a todos agradeço a compreensão, amizade, carinho e solidariedade, das palavras amigas que me deixaram.
    Aconteça o que acontecer, já fazem parte da minha vida e a todos guardarei no baú dos meus sonhos mais queridos.
    BEM-HAJAM.
    Com infinito carinho.
    Janita

    ResponderEliminar
  31. QUERIDA JANITA

    GOSTEI ( COM AS LETRAS MAIORES QUE HOUVER) DO QUE ESCREVESTE E, DE CERTA FORMA, IDENTIFIQUEI-ME CONTIGO.

    MAS QUE AMARGOS DE BOCA QUE ESTA MANEIRA DE SER DÁ. EU DIRIA " CHAPADAS OU LAMBADAS". MAS, ENFIM, CADA UM É COMO É.

    BEIJIS.HELENA

    ResponderEliminar