sábado, 24 de setembro de 2011

Auf Wiedersehen... MÜNCHEN !


Com este post despeço-me, não de Munique, que sempre guardarei na minha memória, mas do relato das minhas férias. O que já não era sem tempo, pensarão ou dirão alguns de vós.
Desta vez não vou apresentar nenhuma reportagem fotográfica. Creio ter exagerado um pouco, da última vez. A minha intenção não foi mostrar-vos a cidade, que muitos de vós já conheceis, e aqueles que a não conhecem, poderiam facilmente conhecer. Afinal estamos todos neste fabuloso mundo global. Apenas senti o desejo de que a vissem pelos meus olhos.
Estas duas imagens, provavelmente irão vê-las no próximo mês através dos vários meios de comunicação social, digo eu,  já que se referem ao recinto do bem conhecido e  importante acontecimento internacional que representa a Oktoberfest.
A vida não é só feita de crise económica nem de buracos financeiros  a descoberto, muito menos no país de Angela Merkel. Viva pois, a festa da cerveja bávara, da música, da alegria e da animação... 



No penúltimo dia da nossa estadia na capital da Baviera, alugámos um carro e fomos a Günzburg que fica a cerca de cem kilómetros, visitar a LEGOLAND, dia esse, ansiosamente esperado pelo meu neto Júnior. 


Um dia foi pouco para desfrutar de todas as diversões que há neste fabuloso mundo de magia, tanto para miúdos como para graúdos. Ali, senti-me de novo criança. Adorei!


Aqui estivemos seguramente uma hora na fila a aguardar a nossa vez. Fez-me lembrar a famigerada fila na Expo-98, para visitar o Oceanário. 
A propósito, também eles lá têm um em miniatura, o SEALIFE,  mas tão deslumbrante quanto o nosso.
Descer a pique neste barco, depois de ser ter entrado no túnel que se vê do lado esquerdo, quase às escuras, e ser bombardeada com jactos de água lançados por enormes dinossauros, dá um friozinho na barriga e uns arrepios terríveis. A sensação de algo que eu já não posso dizer que morro sem saber o que é.


Na noite que antecedeu a nossa partida, dormi pouco e levantei-me ainda noite cerrada. Às 8 horas, teríamos à porta do hotel o táxi que nos conduziria ao aeroporto. Da varanda do meu quarto, no 5º andar, assisti ao nascer do sol. Seja no campo, na cidade, na nossa casa ou num país estranho, o sol nasce para todos e tem sempre o mesmo sortilégio. Para mim, foram especialmente emotivos estes breves momentos. Era o nascer de um novo dia numa cidade cheia de encantamentos, da qual eu tinha a certeza que me despedia definitivamente.



Já em Lisboa e de volta à Charneca da Caparica, quis o meu filho presentear-me com mais um mimo a exemplo do que fez no ano passado, quando no regresso de Espanha me levou a jantar a Serpa. 
A despeito dos protestos do meu neto que estava mortinho por chegar a casa e não se cansava de reclamar: 
 "-Pois, só fazes as vontadinhas todas à avó".

A verdade é que eu não lhe tinha pedido nada, apenas manifestei há uns tempos atrás a vontade de conhecer o Miradouro de Almada e ele não se esqueceu. Pelo caminho foi-me dizendo :
"-Mãe, este não é o Miradouro de Almada, é o dos Capuchos, mas  tem umas vistas lindas sobre a Costa, que tu vais gostar muito". 

Gostei, sim! Só não gostei nada da lixeira que estava por detrás do muro e eu recortei da imagem para não lhe estragar a beleza.
Quanto à diferença entre um Miradouro e outro, sinceramente, ainda não sei. Sabê-lo-ei numa próxima ida à margem Sul do Tejo.


Quem inventou que filhos criados são trabalhos dobrados?

Pois eu digo: Filhos criados, afectos dobrados!
Obrigada, meu filho! Obrigada, Isabel !

***********************************************
***********************************

24 comentários:

  1. Minha querida

    foi de certeza uma viagem que não vais esquecer...e a vida é feita dessas recordações.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Olá miúda!
    Também é verdade que há filhos e ... filhos!
    Morreu Munique, viva Munique!
    Tens agora o Porto para te regalar os olhos e o Douro para te tranquilizar.
    Auf wiedershen Janita. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. As viagens, os filhos, os netos...
    Boas fotos textos certos.
    Apenas uma falha. Merkel? Deus lhe valha.
    (a dívida soberana é de 2 BILIÕES, na Alemanha)

    ResponderEliminar
  4. Na verdade você não maça nada com os seus relatos de férias. Eu cá sou dos que gosta de ouvir os relatos das experiências (às vezes faço-me de penetra e entro na história como se lá tivesse estado) e de ver as imagens sempre bonitas que os viajantes apresentam. Foi o seu caso e eu agradeço. Quanto ao miradouro de Almada, se o seu filho não tiver disponibilidade por alguma razão de força maior, terei todo o prazer de a ciceronear. Que pena que as pessoas continuem a ser tão mal educadas e formadas que conspurquem os nossos locais mais bonitos. E olhe que eu não só gosto dos Capuchos como tenho gratas recordações. Foi lá que eu dei o nó. O seu filho fez uma escolha bonita mas vale a pena depois ir até ao miradouro em Almada. Desenho que tenha um resto de bom fim de semana. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Si son viajes que ya puede pasar muchos años siempre te queda ese hermoso recuerdo vivido en la más completa felicidad.

    Saludos

    ResponderEliminar
  6. Olá, Janita!

    Agora é que deverias lá estar, com toda aquela gente de cervejola na mão, e a festejar...

    Com toda essa boa companhia de filhos e neto, a viagem só podia ser um sucesso, para além dos lugares bonitos que havia para ver e visitar.

    E saiu muito bem a reportagem, texto e fotos; ficamos à espera da próxima, e esperemos que até lá a Merkel não nos deixe abrir falência...

    Beijinhos, Bom domingo.

    Vitor

    ResponderEliminar
  7. Que bela e magnifica viagem, tantas recordações que vão perdurar.
    Mas, confesso, fiquei com inveja desse almoçar em Serpa.
    Adoro.

    ResponderEliminar
  8. Hola Janita, me alegro que haya viajado, es precios.
    Le dejo un beso
    Sor.Cecilia

    ResponderEliminar
  9. Amiga
    Com a sua bem conseguida reportagem, também nós, presos à cadeira em frente do computador, fomos viajando nessas férias tão bem aproveitadas. Obrigado pela partilha de locais, povos, experiências que, certamente, permanecerão na sua memória.
    Beijinho e bom fim de semana
    Quicas

    ResponderEliminar
  10. Querida
    cheia de memórias boas.
    abraços

    ResponderEliminar
  11. Uma viagem sempre faz bem e tens várias boas lembranças guardadinhas dela.Adorei vercada foto.Lindas! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  12. Janita amiga que férias maravilhosas e ainda por cima com tão excelente e afectuosa companhia.

    "Quanto à diferença entre um Miradouro e outro, sinceramente, ainda não sei. Sabê-lo-ei numa próxima ida à margem Sul do Tejo."

    Não te esqueças,numa próxima vinda à margem Sul do Tejo tens que me dizer e ficar a saber essa diferença ok!."

    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Foi bem agradável a viagem que nos proporcionou por Munique, Janita. Só lá estive uma vez, precisamente durante a Oktober fest, mas como não sou grande apreciador de cerveja, talvez tenha apreciado todos os seus contornos, melhor do que muitos outros.

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. “Aqueles que passam por nós,...levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).
    Viagem para mais tarde recordar...

    Um beijo da Nita. Hoje de bom fim de semana. O meu teve sol. De Outono!

    ResponderEliminar
  16. Obrigada Janita ...

    Por esta visita guiada e muito divertida, plena de felicidade e de carinho, com direito a filho e neto,afinal a tudo que mereces.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. A Baviera e Munique pedem bem uma segunda visita.
    E olha que eu adoro roteiros de viagens... se tiveres mais algumas fotos... toca a publicá-las e a explicar-nos tudo... combinado?!

    ResponderEliminar
  18. Janita

    Bem-vinda ao Mundo real.
    Ser Avó, é a melhor coisa dos Netos; mas ser Mãe e ter filhos que estão atentos aos "pensamentos" (falados), é uma recompensa que não deve ser esquecida.
    Parabéns á Família no seu todo.


    Beijos

    SOL

    ResponderEliminar
  19. Minha querida amiga Janita!
    Você seria a ultima pessoa com quem eu me chatearia neste mundo, você é uma das pessoas por quem eu tenho um enorme carinho e muita admiração, aqui pela blogosfera, se há alguém que tem a pedir desculpa sou eu, você nunca,
    nem penso nada disso.
    Eu a mulher, minha cunhada e meu cunhado, fomes fazer uma mini-férias rurais, ali no Alentejo, e atrasei tudo, estava hoje a ver se consegui pôr os comentários todos em dia.Vou falar um bocadinho dos lugares por onde passei, daqui Beja, Serpa, Moura,
    junto ao Alqueva por li arriba chegamos a Mourão,Almoçamos em Mossarás, dali fomes para Évora, depois Monto-Mor-Novo, e ficamos numa Herdade quase perto de Chucho, viemos à feira de Ferreira do Alentejo, donde é a minha Mulher. Eu costumo dizer agora que tenho o tempo todo não tenho tempo para nada.
    Se tiver tempo ainda passarei, aqui hoje para comentar o post, não pense nisso.

    Um beijinho grande grande,
    José.

    ResponderEliminar
  20. Uma bela viagem que lhe fez muito bem.
    Sinto a sua felicidade.

    Beijinho
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga Janita
    Gostei do texto muito bem escrito, gostei das imagens,
    Mas gostei sobretudo de ver o sol nascer atrvés do seu olhar, o sol quando nasce, nasce para todos felizmente, mas é porque ele está muito alto, e ainda por cima é muito quente, se não, sei não.
    Eu também vi o sol nascer vezes sem conta longe da minha terra, mas agora quando isso acontece até sabe bem.

    Quanto aos cuidados redobrados você teve sorte, e ainda bem.

    Beijinho grande grande,
    José.

    ResponderEliminar
  22. Querida amiga,

    Os filhos são o reflexo ...dos pais!!!

    Auf wiedershen, Frau Janita!!!

    ResponderEliminar
  23. Olá querida amiga. Conhecendo este teu espaço. Gostei das postagens, eu amo viajar, é tudo de bom. Já estou te seguindo e voltarei outras vezes, com certeza. Tenha uma ótima quinta-feira. FIQUE COM DEUS. Beijos.

    ResponderEliminar
  24. Olá Clemente.
    Já o visitei, mas não me foi possível aceder à sua caixa de comentários. Ando com dificuldade em postar nos blogues com selecção de perfil. No seu nem como anónima consegui. Lamento.
    Gostei muito de ver aqueles lugares lindos por onde viaja e que partilhou. Parabéns pela família encantadora que tem.
    Nada vale a realização de um sonho!!
    Seja muito feliz em todas as viagens de sua vida.

    Beijo.

    ResponderEliminar