domingo, 18 de setembro de 2011

GOSTAR DE FADO...NÃO É PECADO!


Creio nunca ter tido umas férias tão eclécticas quanto as deste ano. Seguramente, não foram as mais divertidas nem as mais repousantes, em comparação com as do ano passado, por exemplo, mas, sem dúvida, foram muito mais enriquecedoras.
Por sugestão de um casal amigo, o Zé e a Lourdes, fomos uma noite jantar a um restaurante em Almada. Era a última quinta feira do mês de Agosto. Nessa noite, cantava-se o fado no Restaurante "Trapo Azul". Fiquei estusiasmadíssima. Adoro fado!  Embora não goste de o ouvir na voz de todos os fadistas, nem de todos os tipos de fado. Aquele chamado de faca e alguidar ou da desgraçadinha do gamanço, não é comigo. Gosto do fado marialva, do vadio e do fado corrido.

Pois foi todo esse estilo de fado que cantaram os fabulosos fadistas, amadores, que lá estavam a actuar nessa noite, e me fascinaram completamente. O início é que não correu lá muito bem.
Ao soarem os primeiros acordes das guitarras e se fazer ouvir a voz do primero fadista, fosse pela emoção do momento, pela letra do fado ou por outro motivo qualquer, dei comigo a fazer um esforço, quase titânico, para segurar as lágrimas. O que não consegui. 




A minha querida amiga Lourdinhas, que não lhe escapa nada e estava sentada a meu lado, em lugar de ver e se calar, à espera de melhores trinados,  não, toca de alertar o resto da mesa:
 "Oh, minha querida! Oh Chiquinha...então?" 

Não sei o que foi maior, se o meu constrangimento  ou se a baba e ranho que a partir daí, eu chorei. Até o fadista se pôs a olhar para mim, com ar de pena!
Felizmente, que os fados seguintes já deram para gingar e até cantar o refrão juntamente com os outros comensais.  Bela e mágica noite aquela.  O "Trapo Azul" ganhou mais uma cliente! 


Para aqueles amigos que gostarem de fado, aconselho vivamente. E a ementa do tipo caseiro é uma maravilha, já para não falar no excelente vinho tinto...


**********************************************************
**********************************

30 comentários:

  1. Estou longe, senão iria!

    Cada vez gosto mais de fado, não porque esteja na moda, mas porque há mais e melhores fadistas, bem como a poesia que se canta agora.

    Beijinho
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  2. Janita, boa noite!
    Gostar de fado, não é de todo pecado, eu também gosto, o que não é é de todos!

    Imagino a noite... INESQUECÍVEL!

    Beijinho,
    Ana Martins

    ResponderEliminar
  3. Janita querida
    Eu não conheço muito do Fado mas pelo pouco que já ouvir parece me saboroso de ouvir, a musica lusitana é, esta semana descobrir um gupo madre Deus, que lindo
    abraços querida

    ResponderEliminar
  4. Janita, eu gosto de fado, embora não conheça todas essas diferenças que você falou aí. Mas o fado fala ao coração, então a gente chora mesmo! Se eu estivesse lá com você seríamos duas! Beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá miúda!
    Quando eu era pequeno e lá em casa se ouvia o fado (na rádio), ficava indiferente porque este nada me dizia.
    Mais tarde, por volta dos 30 anos, comecei então a gostar verdadeiramente de fado. Amália terá sido a culpada, mas muitos outros se lhe seguiram.
    Apesar de não ser um frequentador de casas de fado, sou um adepto incondicional.
    Chorar? Porque não?
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Me alegro que lo pasases bien en esa fiesta donde los oídos y el sentido se estremecen con los acordes de la música, y más siendo un Fado bien cantado.

    "Amor, celos,
    ceniza y fuego,

    dolor y pecado.

    Todo esto existe;

    todo esto es triste;
    todo esto es fado.

    Conste que es copiado.

    Saludos

    ResponderEliminar
  7. Também gosto de fado, desde que ouvido no lugar certo, Janita. A sugestão que dás parece-me boa e vou apontá-la na minha agenda.
    e gosto fado gingão de faca na liga, sim, mas não do fado Marialva. esse irrita-me profundamente. E ( Oh heresia!!) não vou à bola com o fado de Coimbra....

    ResponderEliminar
  8. Vá lá, ele não ter chegado ao pé de ti e dito:
    Ó minha senhora, eu não canto assim tão mal!

    Beijocas!

    ResponderEliminar
  9. Claro que não é pecado gostar de fado... nem emocionarmo-nos!
    Um beijo muito grande para ti.

    ResponderEliminar
  10. Olá querida amiga Janita!
    Chorar assim dessa maneira, até nem fica mal, pelo o contrário.
    Eu também sou muito emotivo, uma vez ou outra há uma lágrima que rola sem eu querer, e a minha mulher encarrega-se logo que toda a gente fique a saber.
    Gosto de tudo o que é música, mas o fado deve ser das primeiras que aprendi a gostar.
    Gostei aí do comentário do José, "consta que é copiado"
    Já o Rafeiro Perfumado, não perde a Oportunidade.

    Boa noite, um beijinho grande,
    José.

    ResponderEliminar
  11. Olá, Janita!

    Fado puxa,muitas vezes, ao sentimento, sobretudo quando ouvido no sítio certo, com todo o ambiente envolvente.E claro que também tem a ver com o nosso espírito de momento.

    Eu confesso que quando mais jovem não era grande apreciador deste tipo de expressão, mas agora gosto cada vez mais, embora não de todo.
    No fundo, o que importa é passar um bom bocado...!

    Beijinhos, boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
  12. Eu, já tinha morrido!
    Chorar não choro, mas...gosto mesmo, e muito!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  13. Janita, gosto muito de fado (assim tipo maluquinho da silva) e sou frequentador do Trapo Azul, considerando desde já uma grande perda não ter ido lá na última 5ª feira de Agosto. Iria conhecer a minha querida amiga e tenho a certeza que teria sido um grande prazer pela excelente pessoa que este mundo virtual me tem vindo dar a conhecer. Ficará para uma outra oportunidade e quero vê-la também a comover-se com um fado bem cantado, numa rima bem bonita e numa voz bem "esgalhada". Um grande beijinho.
    PS. (ao jeito do PreDatado) O Schubert estava aqui a arranhar-me as pernas para eu lhe dizer que se da próxima vez não me avisar, para eu lhe com uma açorda sem coentros e sem alho. Malvadinho, não é?).

    ResponderEliminar
  14. Janita

    Gosto de fado pela nostalgia, pelo poema, pela interpretação...
    Gostar de Fado, realmente, não é pecado, mas há alturas que dá vontade de pecar.


    Beijos

    SOL

    ResponderEliminar
  15. Ó amiga Janita, já faz lembrar aqueles filmes do António Silva e Vasco Santana, onde ele o Vasquinho dizia ó senhora Margarida então a senhora bebeu vinho e está a deitar águas pelos olhos.
    É mais ó menos assim, realmente nem toda a gente tem sentido para escutar o fado, então nota-se quando as pessoas gostam rara é aquela que não chora, eu há uns anos atrás quase todos os sábados há noite ia ouvir a qualquer lado e eram muitos os sítios onde se comia bem e se escutava bom fado vadio, hoje é casa, e casa,pouco saio e para estes sítios alegres nem pensar, é vida tudo vai com o tempo.
    Ainda bem que fostes e gostas-te, viver a vida como se cada dia fosse o último, beijinhos de luz e paz na tua alma...

    ResponderEliminar
  16. Não chore mais amiga
    Quando outro fado ouvir
    Afaste a fadiga
    Faça seus lábios sorrir
    O fado canção triste
    Que o coração faz sentir
    Se as lágrimas saírem
    Dos olhos pelas faces correrem
    Não as impeça de serem livres
    E sua emoção merecerem.

    Desejo uma boa noite para você,
    Um beijo
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  17. Mas o fado faz parte de todos nós e, digo, é difícil não gostar.
    Bem cantado é a alma do nosso povo.

    ResponderEliminar
  18. LoL, Janita.

    Se o primeiro foi esse que aparece na foto, não fico nada admirado que tenha ido às lágrimas.

    O Marino - de sua graça - o que tem mais é amadorismo. Sendo isso a sua especialização em tudo o que fez na vida até agora.

    Fico agradado em saber que finalmente se dedicou a algo (o fado) em que não constituirá um perigo para o seu semelhante.

    Espero que isso não tenha influenciado negativamente a sua opinião sobre a minha terra adoptiva.

    Beijos.

    ;-)

    ResponderEliminar
  19. Amiga Janita:
    Sou alfacinha nasci na Ajuda num bairro onde se canta muito o fado.
    Adoro fado e em pequena queria ser fadista :))
    Um dia tenho que visitar o "Trapo Azul", até porque azul é comigo mesmo :)
    Obrigada pelas tuas palavras amigas no meu blogue.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Gostar de fado não é pecado, é uma virtude de quem sabe admirar o que é belo.
    Estou te seguindo, porque te vi no blog do meu amiguinho Eduardo, "edumanes", e gostei de uma poesia que deixaste lá, de Fernando Pessoa.
    Olha, eu sou brasileira e meu pai um português com muitas saudades do Porto, onde nasceu e veio pequeno ainda pra cá...
    Sou uma professora de crianças pequenas, gosto do relato que escreveste sobre a noite no restaurante a escutar fado...
    Aqui no Brasil há casas folclóricas de Portugal e nós vamos sempre lá admirar os grupos que dançam.
    Um beijo daqui e faz uma visita ao meu blog, se puderes.Mery*

    ResponderEliminar
  21. Gostar de fado é ser português, amiga Janita!

    Que pena estar tão longe, porque se gosto, gosto muitíssimo mais ao vivo.

    Aprendi a gostar de fado quando acompanhava turistas às poucas casas de fado que haviam na Ribeira do Porto, há muitos anos...

    Aqui em Cerveira, temos as noites de fado, todos os anos.
    Já vi a inconfundível Mariza, a Carlos do Carmo e todas as mais famosas e fantásticas e sempre no palco, como tanto gosto.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. Querida Janita,

    faço minhas as palavras do Kim!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  23. Amiga Janita!

    Eu sabia que só a Janita, ia descobrir aquilo, primeiro que tudo tem a paciência, de ler até ao fim, aquela grande carreira de versos que eu costumo fazer, depois tem um sentido de humor muito apurado, acredita que eu estava escrevendo e pensando em si, e estava a rir mesmo sozinho, imagino se alguém me tivesse a ver, diria não deve ser da situação do país,tá passado deve ser por causa disso.

    beijinho, grande,
    José.

    ResponderEliminar
  24. Olá Janita! Você fez-me lembrar com este post o meu pai... Há já alguns anos, uma namorada minha foi almoçar a minha casa com os meus pais e comigo. Às tantas, quando se falava de fado, o meu pai contou que quando trabalhou na Graça, no caminho de regresso a casa ouvia nas ruas os fadistas a cantar nas casas de fado... e com isso as lágrimas apareciam. A minha namorada da altura ficou rendida com esta história, e, às vezes quando falo com ela, ainda se lembra deste pormenor de almoço.
    beijos.
    (a minha fadista preferida de agora é a Aldina Duarte que no outro dia se sentou ao meu lado no autocarro 28, mas eu não tive coragem de meter conversa com ela... sou mesmo parvo).

    ResponderEliminar
  25. Muito obrigada amiga,pelas considerações á minha pessoa,é muita gentileza da tua parte,também é muito bom encontrar eco nas outras pessoas,quanto aos animais e os seus direitos,já que eles não falam,temos que ser nós a defendê-los.
    Tenho visto que tens andado muito viajada,belas férias!
    Para ti amiga,um bom fim de semana.
    Um grande beijinho.
    Miuíka

    ResponderEliminar
  26. Agradeço o seu comentário, não só pela sua especial sensibilidade para os temas que apresento, mas sobretudo pela fidelização.
    Obrigada.
    Bom fim de semana.
    Beijinho
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  27. Obrigada Janita!

    Já tinha falado com a Ná, mas assim fica tudo na devida ordem.

    Beijinho
    Ana Sofia

    ResponderEliminar
  28. Olá Janita, como lhe disse corri o mail e não recebi nada seu. Também tive alguns problemas com o computador e estive uns dias de férias no meu Ribatejo. Já li que esteve na Costa(eu moro a 2km dela).
    Sei que há mais marés que marinheiros. Adorei a descrição dessas férias e dos amigos que conheceu. Quanto ao fado eu adoro e há alguns que me fazem chorar principalmente (o xaile de minha mãe) É que eu não tive a sorte de a ver pôr o xaile e ainda menos de ter mãe. Tinha e não tinha. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  29. Notável e Linda Amiga:
    É mesmo assim o Fado.
    Tipicamente existente e ancestral no nosso amado País.
    Tem uma sensibilidade pura, linda e maravilhosa.
    Adorei.
    Escreve com pureza enfeitiçada pela magia do seu gigantesco talento.
    Beijinhos amigos de deslumbre e respeito.
    Sempre a admirar o que concebe de encanto e ternura.

    pena

    Bem-Haja, pelo poder de fascinar.
    É brilhante no que faz.

    ResponderEliminar
  30. Ah, que saudades de uma casa de fados de verdade!... Na sua falta, sempre é possível ouvir bons fados, bons fadistas desta nossa terra!
    Beijinho
    Quicas

    ResponderEliminar