sábado, 15 de outubro de 2011

PALAVRAS COM ALMA.

Não é novidade para os meus amigos de sempre, o quanto lhes quero bem e a importância que têm na minha vida. Não me recordo se alguma vez o disse publicamente, mas sei  já o ter dito em particular a alguns de vós, que não entrei para a blogosfera com o intuito de evidenciar seja o que for. Entrei por acaso, mas não tem sido por acaso que fui ficando. Foi por ter aqui encontrado pessoas maravilhosas às quais me fui ligando por laços de amizade e de partilha. Escritores, poetas, pintores, humoristas, fotógrafos, jornalistas, livres pensadores e idealistas que connosco vão partilhando os sonhos que lhes vão na alma, gente que gosta e entende de música, de política...e outros, tal como eu, sem um estilo definido. Todos nos comunicamos partilhando opiniões, concordando ou discordando. 
Claro que neste mundo nem tudo são rosas  nem a harmonia é total. Um amigo tem amigos e outro amigo, amigos tem. Nesta rede de amizades nem sempre agradamos a todos nem todos nos agradam a nós. Há amigos dos meus amigos que podem não gostar de mim e vice-versa. Até aí tudo bem. O que não é bonito nem fica bem é quando manifestamos, através de um comentário, a nossa opinião no blog de um amigo e vemos um amigo desse amigo, ao invés de comentar o que foi publicado, divertir-se com indirectas tentando atingir quem comentou. Esclareço que quando digo amigo, incluo os dois géneros. Se isso me atinge? Claro que não! Sempre ouvi dizer que os cães ladram e a caravana passa. E mesquinhez existe em todo o lado.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Se há algo de que me orgulho é saber que neste mundo virtual tenho feito muito boas e sãs amizades. Por isso fico muito triste quando vejo um desses amigos ausentar-se e deixar o seu blog sem continuação. Razões pessoais, profissionais ou outras têm afastado alguns amigos, dos quais sinto muitas saudades.
Um deles, o meu grande Amigo e Poeta,  Juan Francisco Bravo Real, de quem vos deixo este belo poema.


  
 "Las Lágrimas del Poeta"


Quieres saber la razón
para que escriba poesías
com la mayor ilusión?
Porque tiene el corazón
Embargado de alegrías.

Y entonces él, generoso,
Aunque a veces retraído
Le susurra generoso
Ese sentir melodioso
Que brota de su latido.

Su corazón es la palma.
Su anhelo gozos humanos.
Y en la inquietud o en la calma
Nacen dentro de su alma
Y se escapan por sus manos.

Este poema foi transcrito do seu livro de poesia

"ENTRE RENGLONES"

Felicidades JUAN FRANCISCO, para ti e tua família.

Janita.

----------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------


~-----------------------------------------------------------------------------------

22 comentários:

  1. Hola Janita te entiendo y comparto de esa tristeza que se nos apodera de nuestro sentir a más de uno.

    No se llega a entender que estés haciendo y recibiendo vistas opiniones y comentarios todos ellos con palabras llenas de dulzura y al cabo del tiempo se transformen en amargura.

    Saludos

    ResponderEliminar
  2. Olá, Janita; boa noite!

    Depois de ler o teu desabafo, apetece-me subverter conhecido ditado, que ficaria assim:"Nem sempre o amigo do meu amigo, meu amigo é".E não há nada que possamos fazer! Mas isso não lhes dá o direito de nos magoar; apenas o de discordar - atitude que sendo bem educada até será desejável.E a única a fazer é arquivar a mágoa e continuar, ou sair daqui - o que a acontecer seria uma forma de premiar quem se porta mal...

    Felicidade grande, nem sempre presente na poesia, que a razão para um poeta passar ao papel o que lhe vai na alma, seja um coração a transbordar de alegria...Bonito!

    Beijinhos, Bom resto de fim de semana.

    Vitor

    ResponderEliminar
  3. Janita, querida, eu te entendo muito bem! Todo mundo tem o direito de deixar a blogosfera mas, como você, eu fico triste quando alguém se vai sem se despedir.

    Eu seguia o blog Aquarelas do Brasil, do Nil Catalano, e conversavamos sempre. De repente, ele sumiu. Já mandei email, deixei recado e nem sinal dele. O pior é que outro dia, passeando por um blog, uma pessoa contou que passou o mesmo que eu. Depois de um tempo, soube que a dona do blog sumida tinha falecido! Coisa mais triste e ainda me pos idéias na cabeça...

    Quanto a comentários ridículos, ignore. Nem perca seu tempo.

    Beijo e bom domingo

    ResponderEliminar
  4. Olá Janita
    Há tanto tempo...
    Este mundo dos blogs, por vezes pode ser perverso, há que manter a devida distância do que escrevemos e do que lemos, afinal de contas, para muitos, é tão fácil ser-se outro,na frente de um simples teclado. Cá pelas minhas bandas, esta discussão daria "pano para mangas". Também já fui massacrada.
    Um beijinho muito grande
    Eduarda

    ResponderEliminar
  5. Janita SENSÍVEL Amiga,
    É sempre bom desabafar com os amigos ligados através das redes virtuais, com quem partilhamos valores e ideias, podendo assim esquecer aqueles com quem não nos entendemos.
    Há coisas que se curam com um abraço. Portanto, vou tentar enviando-lhe aquele abraço,
    J

    ResponderEliminar
  6. Passei para lhe desejar
    Um fim de semana feliz
    Naquele poema fiquei a pensar
    Li seu artigo e as verdade que você diz
    Todos suas palavras devem meditar
    Agora já é tarde estou de abalada
    Até à manhã minha amiga, me estou a despedir
    Para você também uma noite sossegada
    Esquecia-me de lhe dizer que é muito feio meter a foice em seara alheia.Não tenho hábito e critico quem o faça. Minha maneira de ser. Sincero, respeito mútuo por todos.
    Concordo com você amiga Janita.
    Um abraço
    Eduardo

    ResponderEliminar
  7. Querida Amiga Janita,
    Como a compreendo e lembro o dia em que desejou sair! Fui daqueles que fiz uma "forcinha" para que desistisse de o fazer e em boa hora cá ficou connosco!
    Há sempre gente que não nos merece e desses o problema é deles e não nosso! Caminhemos sempre em frente pois "os cães ladram mas... a caravana passa"!
    Beijinhos amigos e solidários.

    ResponderEliminar
  8. Aunque últimamente no hayamos intercambiado muchas palabras, no te he olvidado. El silencio quizás sea solamente exceso de confianza. Perdóname.
    Con mis mejores deseos, un beso.

    ResponderEliminar
  9. Querida amiga Janita!

    Eu sei que muitas mulheres têm abandonado a blogosfera, por problemas idênticos a esses, e outros mais graves ainda.
    Nas ruas das cidades vilas e aldeias, ainda há os barrandeiros, que limpam o lixo, aqui na blogosfera só há os anti-viris, mas só eliminam os viris benignos, os malignos não lhe pegam, e proliferam por aí livremente, e fazendo estragos irreparáveis.

    O resto de um bom Domingo,
    Beijinho,
    José.

    ResponderEliminar
  10. Gostei desta forma de dizer, corajosamente denunciadora, de uma forma de se estar nos blogs que não está de acordo com a nossa forma de estar na vida.
    Parabéns o o teres dito assim sem meias palavras!
    É por aí o caminho, Janita.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  11. Cara Janita
    "Os cães ladram e a caravana passa"
    tudo dito.
    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Então Janita. Porque removeste os teus comentários???? :(((

    ResponderEliminar
  13. Janita. Peço desculpa por este comentário nada ter a ver com o post. É que me arrepiei todo quando justificaste a remoção os comentários com um pesadelo. Ora foi justamente isso que me arrepiou, uma vez que eu, IGUALMENTE, tive o pior pesadelo da minha vida, tendo IGUALMENTE acordado PROVAVELMENTE à mesma hora que tu e feito o comentário a este post às 5:30 como resposta à tua remoção dos comentários. Já agora vou-te contar o meu pesadelo e espero que não tenha sido igual ao teu: Sonhei, ou melhor, PESADELEEI com granizo que se foi transformando a pouco e pouco em verdadeiros meteoros. Via as pedras a cair mesmo ao meu lado e temia pela minha vida. Abrigava-me debaixo de enormes alpendres com telhados de plástico grosso e via as enormes mossas resultantes das acção do embate desses meteoros. Agora imagina. Foi a noite toda a fugir ao perigo eminente. Acordei com o coração aos saltos às 5:15 e fui ligar de imediato o meu pc portátil. Foi então que reparei que havias removido os comentários. O resto já sabes. Ainda estou arrepiado. Ele há coisas..........

    ResponderEliminar
  14. Mas que mania de usarem o provérbio dos cães, nós lá ligamos a caravanas?!? E fazes bem em ignorar, só interessa quem vem por bem. Já tinha comentado contigo, Janita, nem tudo neste mundo são rosas. Beijoca!

    ResponderEliminar
  15. Comparto contigo la tristeza de que un amigo blogero nos deja, máxime si con el compartimos aficiones y gustos. Podemos decir que es ley de vida, recordemos lo bueno, olvidemos lo malo, sigamos y procuremos ser felices.
    Un beso.

    ResponderEliminar
  16. Janita

    Todos ficamos tristes quando perdemos as ligações, mais ou menos afectivas, com quem ganhamos empatia.
    Não serás excepção.
    O Poema do Juan Francisco, que repartes, parece estar na linha duma "eventual" despedida.
    Não sabemos o que vai na Alma (ou na saúde) das amizades virtuais que ganhamos e isso acaba por nos perturbar.
    Digo isto, Amiga, por poder ser, eu mesmo, parte num processo idêntico.
    Há razões que a razão desconhece.
    Corações ao Alto e... Confiança que tudo esteja bem.

    Beijos

    SOL

    ResponderEliminar
  17. Minha querida amiga:
    A "blogosfera" não é diferente da vida real, é feita por pessoas com as suas virtudes e defeitos, e tal como na vida umas vem outras vão embora.
    Se somos possuidores de um bom carácter ele fica definido no nosso comportamento e na maneira como interagimos com os outros.
    Só temos que retirar e absorver o que é positivo, como a amizade, o resto não interessa mesmo nada.
    Mas compreendo-te bem, pois quem é sensível, fica sempre magoado e triste.
    Espero que a energia positiva que estás a receber de todos os teus verdadeiros amigos dilua a tua dor.

    O poema é simplesmente belo!

    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. Olá!
    Realmente o mundo da blogosfera abre-nos portas inimagináveis e como em tudo na vida, existe o bom e o mau.
    E com pessoas que não nos fazem bem, o melhor a fazer é não lhes dar troco. Acabam por se cansar!
    :)

    ResponderEliminar
  19. Paroles, paroles, paroles... Ai minha querida Janita eu também sinto. Quem não se sente não é filho de boa gente. mas é preciso força para aguentar e depois, com o tempo, considerar que são paroles, paroles, paroles. Mesmo andando por aqui aos anos que ando não consigo ficar vacinado contra as palavras ofensivas, mas já vão batendo na couraça e ressaltando. Mas nem sempre. Um beijinho para si e olhe, faça aqui como o seu amigo, vá-se aguentando. Afinal de contas a menina é alentejana não é?

    ResponderEliminar
  20. Hola mí querida janita. Aquí estoy de nuevo batallando con mis blogs. Sabes que me ha sido imposible durante bastante tiempo atenderles, pero confío en poder hacerlo ahora y ojala sea por mucho tiempo. En cuanto a mis poemas, sabes que no necesitas pedirme permiso para publicar cualquiera de los poemas de mis libros, sabes que te lo dije desde el principio. Solo respetar la titularidad y eso se bien que lo haces. Bueno, amiga Paquita, seguiremos en contacto. Te dejo un fuerte abrazo con mí cariño.

    ResponderEliminar