segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Férias são espaços de tempo de lazer que podemos preencher como a gente quiser.

Hoje, celebra-se o dia mundial da fotografia. Embora, quase a terminar, quebrei a rotina daquilo que se entende por férias e resolvi fazer o que me apeteceu: homenagear todos aqueles que adoram a Arte de fotografar.
Eis algumas opiniões: 
“A fotografia, antes de tudo é um testemunho. Quando se aponta a câmara para algum objecto ou sujeito, constrói-se um significado, faz-se uma escolha, seleciona-se um tema e conta-se uma história, cabe a nós, espectadores, o imenso desafio de lê-las."
( Ivan Lima )
“O melhor álbum de fotografia é a nossa memória, nela ficam gravadas fotos reais de momentos bons e ruins de nossa vida."
(Opinão de Márcia Reis.)
Fotografar é a Arte de mostrar a vida nas entrelinhas. Penso eu!Cada olhar, pode dar várias interpretações à mesma foto. Creio ser esse o grande desafio do fotógrafo, seja ele amador ou profissional. Se houver alguém que esteja em desacordo, pode manifestar a sua opinião livremente. Eu até agradeço!
««««««««««««««««««««««««««««««««««««««« 
                                                   

11 comentários:

  1. Também gosto muito de fotografia, embora às vezes meta um bocadinho os pés pelas mãos!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  2. Até nos blogues a fotografia (através de imagens reais ou não) tem importância primordial, a par dos textos, vídeos e sons. Quatro elementos básicos. Haverá mais algum que tenha esquecido????
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Janita, não fosses tu uma amigona a sério. Estás sempre em cima do acontecimento e não deixas passar uma. Quem nos mostra a beleza de tudo, através da fotografia, merece e bem esta tua homenagem. As fotos são maravilhosas e são uma linda recordação. Parabéns pois a todos os que com o seu olho de lince, nos estão sempre a premiar com tão belas imagens. Boas férias e beijos com carinho

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito dessa definição de fotografia, como "arte de mostrar a vida nas entrelinhas". As imagens que tomamos em pequenas fracções de segundo, são muito mais as entrelinhas da coisa do que propriamente imagens da coisa, por isso é tão importante o olhar, a sua vontade, a disponibilidade, a benevolência ou falta dela sobre a fotografia. Não posso concordar é com a comparação da nossa memória com os álbuns de fotografias - saem ambas mal tratadas, a memória e a fotografia.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Aproveitei para tirar quatro fotografias tipo passe para a revalidação da carta de condução.

    E fiquei muito bem.

    Mas isso não é do dia. É mesmo meu...
    ;)

    Bjocas

    ResponderEliminar
  6. Não sabia que hoje se celebrava o Dia da Fotografia, Janita, mas por acaso tirei algumas, porque ando a aprender a manejar com a minha nova câmara digital.
    Continuação de boas férias
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Os meus gostos tendem para a fotografia de moda. Penso serem a continuação da pintura clássica, mais do que o foto jornalismo.

    ResponderEliminar
  8. Calhou a um domingo... e eu até celebro a fotografia (embora modestamente) todos os domingos :)
    É engraçado o que diz lá no CR... de facto temo-nos cruzado em várias caixas de comentários mas nesta vida virtual ( tal como na real) andamos sempre um pouco à pressa e acabamos por deixar passar de lado muitas pessoas. :)

    ResponderEliminar
  9. Janita obrigada por a homenagem...heheh! sim porque eu sou louca por fotografar, tenho um telemóvel já com 3 anos, mas tira fotos espectaculares, ando sempre com ele pronto a disparar para tudo quanto ésitio, todas as fotos no FB ou no meu cantinho são minhas e desse telemovel, tenho uma máquina que o Rodrigo me ofereceu, mas não tenho o hábitode a usar.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  10. Agradeço a todos os leitores amigos, a simpatia e generosidade dos vossos comentários.
    A partir da primeira semana de Setembro, tenciono dar resposta a quantos gentilmente me visitam, bem como retomar as visitas aos vossos cantinhos.
    O meu agradecimento, estima e grande abraço para todos vós.
    Beijinhos.
    Janita

    ResponderEliminar
  11. A fotografia, não sendo eu um fotógrafo, é algo que me preenche totalmente.
    É um hobby que me ocupa muito do tempo livre e me dá um gozo excepcional.
    E assim continuarei enquanto puder.

    Beijos para ti.

    ResponderEliminar