quarta-feira, 5 de setembro de 2012

...E VENHAM MAIS CINCO, CR!

Foi no dia 05 de Setembro de 2007, que o Crónicas do Rochedo abriu as suas portas ao público.
Quero felicitar o seu administrador, que faz o favor de ser meu amigo, Carlos Barbosa de Oliveira, pela sua entrega e dedicação, agora também a um outro blog sobre Crónicas de viagens e variadíssimos temas, a que carinhosamente chama(mos) de Filial. O  blog "Crónicas on the rocks".

Não pretendo alongar-me  em explicações, por demais conhecidas de todos vós, pelo que vou passar de imediato à pequena surpresa que lhe reservei, ou seja, a sua primeira publicação ou post, como queiram. 



Esta foi, creio, a primeira imagem do Rochedo.
 

" Numa tarde de Setembro refugiei-me num rochedo a olhar o mar do Guincho. Foi a necessidade de curtir mágoas por uma namorada que se despedira ou fora roubada, pouco importa, que me levou até lá. Contemplar aquelas águas azul-turquesa devolveu-me a tranquilidade. Foi há muitos anos, mas desde esse dia tomei aquele rochedo como meu. Voltei lá com frequência. Primeiro com um caderninho de apontamentos, depois com o portátil, tão anódino e desinteressante como uma folha de papel em branco, sobre os joelhos .

Foi ali, a olhar o imenso mar azul, que nasceram centenas de crónicas, muitas das quais nunca viram a luz do dia.
Hoje, sentado no meu rochedo habitual, sem papel nem computador, senti vontade de cumprir uma vez mais o destino e partir à descoberta de uma nova experiência: navegar sozinho no espaço virtual.

Este blog será o meu novo rochedo. Sem mar, sem pôr do sol, nem linha de horizonte como fundo
Aqui haverá espaço para reflectir sobre tudo. Sem dia nem hora marcada. Sem temas pré-definidos. Apenas com a vontade de comunicar através da escrita."

Carlos, sem querer abusar, achei tanta piada à primeira postagem da Rubrica "Pronúncia do Norte", que não resisto à tentação de a publicar.


 
Sexta-feira, 14 de Setembro de 2007
 
-Cada vez mais se ouve falar de vlogs e vlogosfera. Vitória da pronúncia do Norte? – perguntou-me a medo um sulista elitista com o terror estampado no rosto


- Nada disso! – tranquilizei-o -
  

Os vlogs são videoblogs, ou seja ,blogs de imagem em movimento.
Aparentemente, o meu amigo sulista elitista ficou mais tranquilo, mas ao fim de uns minutos, já a conversa versava outros temas, atirou-me:


- Mas isso vai ser uma grande confusão...

Como estávamos a falar das consequências para selecção nacional da atitude irreflectida de Scolari, anuí e acrescentei:
- Vamos a ver quantos meses de suspensão apanha. Se a UEFA fosse coerente, como só aplicou um jogo ao Domenech por ele ter acusado o Lucílio Baptista de “estar comprado”, a coisa passava com uma advertência. Só que o Scolari é brasileiro e está à frente de um país que não tem peso nas contas europeias. Lá como cá, a justiça desportiva tem dois pesos e duas medidas.
-
Eh pá, não é nada disso!...Estava a pensar nessa coisa dos vlogs... Como é que vou perceber, quando estiver a falar com um gajo do Norte se ele se refere a blogs ou a vlogs?
Amuei e dei por terminada a “
conbersa”.


 Que Deus te conceda muitos e muitos anos de vida e saúde Carlos, para que possas continuar a fazer-nos sorrir e a pensar, com os teus excelentes artigos sobre o estado do nosso país e o teu genuíno sentido de humor, bem como o amor que sentes pela tua profissão e pões em tudo o que fazes.
 
Beijinhos e Parabéns, pelos 5 anos do Rochedo.
 
Janita
 

10 comentários:

  1. Parabéns ao 'Rochedo' e às suas crónicas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Amiga Janita ,não podia oferecer ao amigo Carlos melhor presente de aniversário!
    ADOREI!!!!!

    Beijinhos aos dois

    ResponderEliminar
  3. Janita
    Curiosamente soube por si que o "Rochedo" fazia anos. Já lá vou dar os parabéns. Mas antes tenho que a felicitar por esta bonita prenda que lhe ofereceu bem como todo o carinho que aqui lhe transmitiu.Sem duvidas merecido.
    Beijinho
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  4. Vou lá, dar-lhe um abraço
    Aliás, como sempre faço

    Hoje será reforçado
    Cinco anos? É obra!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao Rochedo e a si por o ter lembrado.

    Vou lá dar-lhe os parabéns também! E passo a conhecer o Blog.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Parabéns ao CR pelo seu aniversário e qualidade do seu blog.
    Parabens Janita pela belissima e merecida homenagem.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  7. Muito bem lembrado e o CBO merece. Um beijinho para vossemecê e um abraço para o Carlos Barbosa de Oliveira.

    Voltaste coradinha das férias?

    ResponderEliminar
  8. Que bela homenagem, Janita!!!

    O Carlos e eu somos como o cão e o gato (neste caso, gata), por causa da minha amiga Angie, mesmo assim, também ele conquistou o meu coração, assim como conquistou o teu.

    ResponderEliminar
  9. Já lá passei e deixei o meu abraço sincero!
    Aprendi a admirá-lo e conheci-o graças a ti.
    Obrigado por esta bem agradável descoberta.
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. Minha querida amiga
    Estou com imensas dificuldades de acesso à Net, pois o sinal aqui é fraquíssimo e demoro uma eternidade a entrar nos sites que procuro. No entanto, amuito custo lá consegui chegar aqui e devo dize-te que me emocionei com a tua belíssima homenagem, de que sinceramente- sem falsas modéstias- não me sinto merecedor.
    Para já fica aqui o meu muito obrigado. Na px semana, já em Lisboa, voltarei com mais tempo e - espero!- com mais facilidade de acesso.
    Um grande beijinho e continua a ser feliz.

    ResponderEliminar