sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

SEM ESFORÇO NADA SE CONSEGUE.

 
 

Que nada é impossível
não é verdade;
Todo o mundo faz nada
com facilidade!

Millôr Fernandes.
 


 
Já Fernando Pessoa preconizava que a indolência nos conduziria a um futuro sem saída. Ou haverá uma outra intenção neste soneto?
O que estará errado no mundo actual? A inércia, a indiferença ou o mesmo mal de sempre?  A pretensa supremacia masculina?
Ou será que  houve uma perigosa inversão de papéis?
Responda quem quiser...:)



"A parte do indolente é a abstracta vida.
Quem não emprega o esforço em conseguir,
Mas o deixa ficar, deixa dormir,
O deixa sem futuro e sem guarida,

Que mais haurir pode da morta lida.
Da sentida vaidade de seguir
Um caminho, da inércia de sentir,
Do extinto fogo e da visão perdida,

Senão a calma aquiescência em ter
No sangue entregue, e pelo corpo todo
A consciência de nada querer nem ser,

A intervisão das coisas atingíveis,
E o renunciá-las, como um lindo modo
Das mãos que a palidez torna impassíveis."

Beijinhos, 
 a todos desejo um excelente fim-de-semana;
com toda a  preguiça, a que nos obriga o mau tempo.:-))

************************************
 

24 comentários:

  1. E não será que este tempo nos faz estar de acordo total com os 2 pensamentos acima ? rsrs ...
    ... e até, de certo modo, com o soneto de Pessoa !
    O 1º verso quase resume o poema ! :))

    A foto,... abominável ! ... :((

    Bj.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão,Rui.
      A atitude do machão é abominável, não a foto! Mas são estas realidades que precisam ser vistas e combatidas. A passividade das mulheres exploradas por esse mundo fora tem de acabar e não adianta fingir que em pleno século XXI a mulher deixou de ser escravizada e que a maioria ainda aceita essa barbaridade como algo natural.

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Já conhecia essa foto que devia ser proíbida...
    Quanto ao tempo, que bem que se está em casa, a ouvir o vento e a chuva lá fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordo, João.
      Não era a foto que devia ser proibida. As atitudes desumanas e esclavagistas é que deviam ser punidas por Lei, independentemente do carrasco ser o marido.
      Aqui, já não estou a achar tão agradável o som da chuva a bater nas vidraças e ouvir o assobiar do vento, já tenho a marquise a ficar alagada e começo a sentir um enorme desconforto.
      Beijinho.

      Eliminar
  3. Janita,
    Uma mãe é mãe e temos de a respeitar:)))

    A sério. Também há os que querem fazer alguma coisa e não os deixam. Até prescindem deles.

    Por outro lado, é verdade que, muitas das vezes, ficamos a olhar para o lado à espera que as coisas se resolvam e apareçam feitas. Somos assim. Nada a fazer. Ou há? É o nosso ADN.

    Tá bem, não me batas:))

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, JP, eu lá era capaz de te fazer mal.:))

      Tanto mais que não acredito que sejas daquelas pessoas que não mexem uma palha e ficam à espera que tudo lhes apareça feito!

      Mas todos temos direito a uns momentos em que, pura e simplesmente, não nos apetece fazer naaaada, é ou não é?

      Sabes uma coisa que eu gosto de fazer, quando não me apetece fazer nada? Sentar-me numa esplanada na Rua de Santa Catarina e ficar a olhar para os/as transeuntes!
      Adoro! Cada pessoa é um mundo por descobrir e fico a imaginar que tipo de vida será a dessas pessoas.
      Gosto de observar quem passa, porque gosto de pessoas.
      Cada um tem a sua mania!

      Beijinho, JP.

      Eliminar
  4. Excelente escola Janita!
    A foto faz doer, mas é uma triste realidade!
    o mau tempo para mal dos meus pecados que detesto estar dentro de casa, gosto de caminhar pelo campo, pela floresta, jardinar, mas este tempo não deixa.
    bom fim desemana minha querida

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, minha doce amiga.
      A realidade é por vezes muito triste, para certas mulheres que tiveram a pouca sorte de encontrar trastes desses.
      Se o mau tempo continuar lá vamos ter que ficar em casa. Para mim, vai ser um aborrecimento, já que durante a semana a minha rotina é de casa para o trabalho e vice-versa.
      Um grande beijinho, Adélia e bom fim-de-semana.

      Eliminar
  5. Se tivesse conhecido esse boneco e o senhor da foto mais cedo
    Amanhã ficaria na cama até tardar
    Assim, aí de mim
    Tenho de me levantar cedo e ajudar

    Agora a sério, olhando para as minhas três filhas, casadas... e a vida que levam e como se relacionam com eles, meus genros... reconheço que o mundo vai mudando...
    (acho que meu pai nunca me mudaria uma fralda)

    ResponderEliminar
  6. Eheheheh.

    Ó Rogério, ajudar a cuidar do Diogo e da Maria é um prazer para si que eu sei. De resto pouco mais deve fazer, digo eu!

    Os tempos vão mudando, é certo, e as filhas do Rogério, felizmente, são felizes no casamento. Mas acredite, ainda existem muitos casos em que a mulher é vista e tratada como se fosse propriedade do marido e não possuem autonomia nenhuma, já para não falar em casos de violência.
    Quanto à participação do homem no tratamento dos filhos pequenos, houve uma verdadeira e bem vinda "revolução" nos costumes. Hoje, um pai cuida tão bem de um bebé como cuida a mãe. Pude constatar isso em relação aos meus netos.

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Minha Querida Amiga Janita,
    O mau tempo convida a não sair de casa mas podemos aproveitar isso mesmo para fazer nela os pequenos arranjos que no dia-a-dia não os podemos fazer! A Preguiça é má conselheira...
    Quanto à fotografia é... uma provocação!
    Beijinhos muito amigos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu queridíssimo Amigo Luís.
      Sabe ao que eu chamo de preguiça? É quando tenho trabalhos domésticos para fazer que não sendo urgentes, têm no entanto de ser feitos, como passar roupa a ferro, por exemplo, e não me apetece nada! Então, venho conversar com os amigos para a blogosfera.:)
      "O que não se faz no dia de Santa Luzia, faz-se no outro dia"!!
      Em relação à foto, acho que o meu amigo disse tudo; é uma autêntica provocação! Já vi outras no género com o seu quê de cómico.

      Um beijinho com muito carinho, amigo Luís.

      Eliminar
  8. Esta foto representa, infelizmente, o que acontece ainda em muitos países. Nos países ditos civilizados, os problemas parecem ser de outra ordem. Há muito que fazer para haver uma igualdade na distribuição de tarefas e equilibrar o poder dos dois “géneros”!
    Bom fim de semana, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, até nos países ditos civilizados ainda acontecem muitos actos discriminatórios em relação à igualdade de género. Não só a nível profissional, onde ambos desempenham as mesmas tarefas, mas os homens auferem um ordenado superior, como a nível doméstico.
      Essas mudanças têm de acontecer, em primeiro lugar nas mentalidades e isso é sempre o mais difícil, por muito que haja legislações nesse campo, mas aos poucos as "tradições" vão-se alterando.:)
      Um abraço e bom domingo, Catarina.

      Eliminar
  9. É verdade e concordo
    Com essa versão
    Com certeza discordo
    Quando for exploração!

    Só para o bem estar do patrão
    Com prejuízo para o empregado
    Não carrega muito peso não
    Para mais tarde não ficares curvado!

    Bom fim de semana para você,
    amiga Janita,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Eduardo:
      Quando existe exploração de qualquer ser humano, seja lá por parte de quem for, é claro que a discordância tem de ser sempre a favor do explorado!
      Obrigada pela visita e bom fim de semana.
      Um abraço, amigo Eduardo.

      Eliminar
  10. Olá amiga Janita,
    Estes dias em que o frio e a chuva se fazem sentir, apetece realmente fazer... nada, o que é verdadeiramente dificil, para não dizer impossível.
    A foto é um péssimo exemplo, que deve ser repudiado. O "cavalheiro" podia e devia alancar com o molho de lenha.
    As mulheres estão sempre sobrecarregaas e subvalorizadas.
    São elas que nos ajudam a sermos melhores, a olhar o mundo de uma maneira mais positiva, mais fraterna.
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Amigo Jorge.
      Ao longo dos séculos, a mulher sem trabalhar fora de casa e, por isso, sem remuneração, trabalhava muito mais do que o homem. Ainda existem países em que isso acontece. Por outro lado, quem sabe não houve aqui uma distribuição de tarefas? Foram ambos para o monte buscar lenha, ele atou o feixe e ela carregou um bocado enquanto ele fumava o cigarro!:) Vá-se lá saber!
      Beijo muito amigo, Jorge.

      Eliminar
  11. Olá, Janita!

    Porque é fim de semana, e com todo o respeito que à mãe preguiça é devido, ainda assim vamos lá fazer um esforçozinho para tentar encontrar resposta para a questão aqui deixada - tarefa que me parece bem mais difícil do que carregar feixe de lenha, seja ele homem ou mulher...E se chegar a alguma conclusão, prometo que depois digo...

    Bom resto de fim de semana; beijinhos.
    Vitor

    ResponderEliminar
  12. Eheheheh
    Ok, Vitor!
    Mesmo com montes de defeitos mãe é mãe!!:)

    Se não chegares a nenhuma conclusão, deixa-me dizer-te que eu também não!

    Beijinhos querido Amigo, bem-hajas e bom Domingo.

    ResponderEliminar
  13. Também preguicei muito este fds, Janita. Nem a força do vento me arrebitou.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste bem, Carlos.
      Há que dar ao corpo aquilo que ele nos pede.:)
      Aposto que, esta semana, os efeitos dessa SAD - Seasonal affective disorder - já foram à vida!!

      Beijinhos e óptima semana.

      Eliminar
  14. E eu até que tenho andado bem preguiçoso em comentar nos blogues dos meus amigos. Mas estou a redimir-me. Rsrsrsrsrsrsrs;)))))
    Beijinhos, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Luciano!
      Já tinha estranhado a tua ausência.:)
      Mas, eu sei que andes por onde andares, demores o tempo que demorares, a tua amizade é inquestionável.
      Só isso já me reconforta...;))

      Beijiiinhinhos!:)

      Eliminar