domingo, 13 de janeiro de 2013

Um Pouco de Tudo...Sem Exageros.


 
O Vício do Exagero
Hoje, no café, aqui-del-rei que eu exagero, aqui-del-rei que conto uma anedota e a anedota sai da minha boca transfigurada.
Aqui-del-rei que descrevo um indivíduo e ponho bigodes de polícia onde havia somente uma discreta penugem.
É certo, exagero. Começo a pintar um botão, e é capaz de me sair o cosmos. Mas pergunto: — Pondo como condição que não haja mentira em absoluto no que diz, quem é mais de aqui-del-rei: quem acrescenta, enriquece, aumenta e vivifica as coisas, ou quem as diminui, amesquinha, empobrece, achata e reduz a nada?

Miguel Torga, in "Diário (1933)"
 
 
 
 
                                                                  
 
 
Existem pessoas que não pretendem ser boas e, no entanto, são as melhores.
Eu tenho o imenso privilégio de ter conhecido algumas, aqui, na blogosfera.
Tão grandes, simples e nobres quanto a personagem de que fala Miguel Torga.
Obrigada, por me engrandecerem com a vossa amizade.
Beijinhos e boa semana.
 

******************************************************
 
 

32 comentários:

  1. Gostei muito da história do café e um destes dias vou tentar passar por lá para provar a francesinha :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a Gábi viver perto da Praça Velasquez - acho que li isso no blog do amigo CBO - de sua casa ao Café Lopes é um pulinho!
      Se for a um sábado, quem sabe nos encontramos lá?

      :)

      Eliminar
  2. Se Torga julgava tão mal de si mesmo
    Não lhe admito que julgue tão bem de mim

    A não ser como elemento de um povo... Assim, aprovo!

    :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério:
      Como Torga afiança, todas as personagens dos seus contos são inventados. Tenho a certeza que se ele tivesse conhecido o Rogério, faria de si o elemento mais carísmático e lutador de um povo que se quer livre e libertador.

      :))

      Um beijo.

      Eliminar
  3. Pois é, Titi Janita, este post encaixa bem na estória que partihaste connosco!
    Vai avisando o sr. Lopes que tem de se esmerar ainda mais nas francesinhas, porque vai aumentar a clientela...
    Obrigado, uma vez mais, por teres partilhado connosco a tua etória e... o teu segredo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Titi Janita, parece-ne bem, Carlos! Na perspectiva do Marcelinho é um tratamento carinhoso.:-)

      Fiquei muito feliz com a boa aceitação que recebi, por parte dos teus leitores, com a partilha da minha estória, Carlos.
      Agora isso do meu segredo...não sei! Qual foi?

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Gosto de ler Miguel Torga... vou lendo aos poucos na blogosfera.
    E também gostei da tua estória no crónica on the rocks. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro Miguel Torga, Catarina! Tanto os seus belos poemas como os seus contos maravilhosos.

      Fico muito contente por teres gostado do relato dos meus sábados, quer chova quer faça sol.:)
      Aquela minha amiga que já te falei, a Grace, a que foi viver para Toronto, já foi em tempos gerente daquele Salão de Cabeleireira que falo e fica ao lado do Café.

      Abraço.

      Eliminar
  5. Sabe que o encontrei muitas vezes no café, Janita?
    Amigo do meu padrinho, era um homem reservado,
    Que gostava muito d'A Brasileira.
    Beijinho e votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O médico, dramaturgo e poeta Miguel Torga, como o Pedro sabe, era natural de S. Martinho de Anta e adorava Trás-os-Montes. Ele viveu em Coimbra, mas penso que o Café "A Brasileira" que o Pedro refere é a do Porto, será?
      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  6. Somos sempre uns exagerados, não é?

    Menos agora, que devíamos exagerar em certas coisas.....

    Torga sempre imortal.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre, sempre, não seremos JP, mas temos uma certa tendência para cair nos excessos, penso eu!

      A humildade dos grandes será sempre imortal, JP!

      Beijinho amigo.

      Eliminar
  7. Não à 'exagerodependência'.

    Beijoca e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Observador:

      NÃO, a nada que seja dependência, penso eu de que!!

      Agora é que estraguei tudo...lol

      Beijinho e boa semana.:)

      Eliminar
  8. Amiga Janita li uma vez esta frase:
    «Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão.»
    Acho que é uma frase que expressa e responde ao teu post tão cheio de significado.
    Eu é que agradeço tua companhia, e não exagero :)


    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Fê.
      Também considero a gratidão o sentimento mais nobre e que mais enaltece o ser humano.

      A amizade retribui-se com amizade, mas o carinho, a boa vontade e a generosidade são atributos que me inspiram um grande sentimento de gratidão.
      Felizmente, tenho tido a felicidade de encontrar essas qualidades nestes relacionamentos virtuais, que em muitos casos se tornam reais.
      Quanto ao prazer da companhia, a gratidão é recíproca, amiga Fê!:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Excelente escolha Janita!
    Eu é que lhe agradeço te-la como amiga.
    boa semana querida

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Flor, Amiga:
      Grata te fico eu por me incluires no círculo das tuas amizades.
      Se calhar, por timidez de ambas as partes, custámos um bocadinho a aproximar-nos, mas agora à medida que nos vamos conhecendo melhor, penso que temos muita coisa em comum.

      Beijinhos amigos, Adélia!

      Eliminar
  10. Olá, Janita!

    Para começar, aqui fica registada a declaração de que é bom contar-te como amiga, e um prazer aqui te visitar.
    Depois,dizer que escolheste um belo tema, do qual saiu um post rico, com muitos lados por onde se lhe pegar.
    Não sei se será só pelo lado do tentar que que se conseguirá atingir a condição de ser boa pessoa; em boa parte, acho que esse sentimento já nascerá, ou não, com cada um, sendo verdade que todos nós poderemos melhorar, se o tentarmos - esforço que nunca será demais...

    Beijinhos; boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!
      Muito me orgulha essa tua declaração de amizade, que só me tem dado alegrias. Nunca é demais tentarmos melhorar quando sabemos que o podemos fazer, mas como a perfeição não existe, o bom na amizade é aceitarmo-nos e aceitar os amigos com os seus defeitos e virtudes.

      Beijinhos e bom resto de semana, Vitor!

      Eliminar
  11. Gostei muito do teu texto, Janita, talvez por que penso exactamente do mesmo modo !
    Tal como tu, tenho o imenso privilégio de ter conhecido alguns amigos/as aqui, na blogosfera, a tal ponto que os/as considero ao nível dos grandes amigos reais !

    Obrigado, digo-te eu, por me engrandeceres com a tua amizade ! :))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Rui!

      A tua extrema benevolência e boa disposição, faz de ti um dos amigos mais apreciados e queridos da blogosfera.

      Beijinhos amigos!:))

      Eliminar
  12. Geralmente, temos o que semeámos, Janita.
    É isso que acontece contigo. Aqui, no teu blog e nos blogs que vais visitando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bondade tua, João! Para te ser sincera, eu acho que colho mais e melhor, do que aquilo que semeio.

      Beijinho.

      Eliminar
  13. De uma coisa tenho a certeza. Algumas das melhores amizades que tenho encontrei-as aqui... no mundo dos blogues. (desculpa a remoção do meu comentário anterior mas é que o L.O.L. começou logo a fazer birra... e eu tive que ceder. Eheheheh. :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Luciano.
      Essa certeza eu também a tenho! Ao longo do tempo tenho criado laços de amizade nos mundo dos blogues, que jamais esquecerei.

      Quem é que consegue resistir aos apelos do L.O.L.??
      Eheheh.

      Beijinhos!:)



      Eliminar
  14. Quem conta um conto acrescenta-lhe [ou tira-lhe] um ponto, daí não vem nenhum mal ao mundo. Algumas pessoas são mais comunicadoras que outras, gostam de estar na ribalta, outras são mais contidas.
    O que é preciso é descontrair e pôr a conversa em dia.
    Um beijo amigo,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Amigo.
      Sem dúvida que os males do mundo não estão em tirar ou acrescentar um ponto a um conto. Assim todos as males fossem esses!
      Não há duas pessoas iguais no mundo e essa diversidade é que, afinal, nos aproxima.

      Um grande e amigo beijo.

      Grata pela sua companhia, Amigo Jorge.

      Eliminar
  15. Eu tenho uma enorme admiração por este Homem, Miguel Torga.
    Era imenso e deu-me e, continua a dar, tão bons momentos de leitura!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois, Manuel!
      Adolfo Correia da Rocha foi, e será sempre, o maior escritor português pela grandeza da sua simplicidade e humildade transmontana.

      Um beijo amigo.

      Eliminar