sábado, 27 de julho de 2013

De Volta Aos Meus Antigos Amores...

Pela primeira vez, desde uns anos a esta parte, hoje, comprei um livro! Há três alturas no ano, em que recebo como complemento de prenda de Aniversário, Natal e Dia da Mãe, um livro, ora de um filho ora de outro. Com este entretenimento da Internet, mais propriamente dos blogues, fui, lentamente, deixando a leitura para segundo plano, até quase não arranjar tempo para aquilo que sempre mais gostei de fazer: Ler! Por tal motivo, aguardam na minha mesa de cabeceira três livros em fila de espera para serem lidos. Este ano já não recebi o tal complemento!
- Não voltem a oferecer-me livros - Disse eu categoricamente aos meus descendentes.
- Deixem-me primeiro ler aqueles que ainda não li!
Fingi não reparar no sorriso descrente que recebi em troca destas frases, e o facto é que os livros lá continuam no mesmo lugar. Isto tem de mudar e espero ansiosa pelas minhas férias para retomar o contacto com os meus velhos amigos...
Como já devem ter constatado o livro que hoje adquiri, num hipermercado, e com um desconto de 4 €, é o último escrito pelo Miguel Sousa Tavares, de quem já não lia nada desde "Equador".  Muitos de vós já o devem ter lido,  no entanto, vou transcrever o que está escrito na contracapa, já que ninguém pode falar de um livro, antes de o ler...:)



“E, agora, de volta à minha aldeia, onde a luz eléctrica chegara tarde demais para os homens, madrugada dentro, eu lia o “Guerra e Paz”. Numa aldeia morta, numa noite deserta, seguia, como se estivesse a ver, o esplendor dos salões de baile do Império Russo, a imensidão das estepes gélidas, os gritos de horror dos estropiados pelo fogo dos canhões de Napoleão Bonaparte, e chegava-me mais ao calor da lareira para não sentir a solidão das trincheiras de lama, húmidas, frias, desoladas, onde se abrigava o exército de Kutúsov.

Alguém dissera um dia que se podia viver sem tudo, menos água e comida, mas que viver sem livros e sem música não seria o mesmo que viver.”
 
  Eu sou da mesma opinião, acrescentando...amigos!
 Desejo-vos um excelente fim de semana.

 




32 comentários:

  1. Eu leio dois livros por semana e o monte dos que aguardam vez é monstruoso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também já li a um ritmo alucinante, João, mas isso foi na era A.B.:)))
      Alguns romances que mais me marcaram, cheguei a relê-los, mais do que uma vez!
      Tu já passaste à disponibilidade e eu, não!

      É tudo uma questão de disciplina! Em vez de estar 3 horas na Net passo a estar 2 e uma dedico-a à leitura, diariamente, claro.

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Muito lindo e verdadeiro! Sem livros não podemos! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Chica!
      Os livros acompanham-me desde que aprendi a ler e têm sido a minha mais fiel companhia.

      Beijos e bom regresso.

      Eliminar
  3. Tenho alguma curiosidade em relação a este livro, mas ainda não o comprei e muito menos li. E também tenho uma "fila de espera" de livros a ler, que não estão na mesinha de cabeceira, mas enfileirados na estante. A ordem de leitura é que é mais ou menos aleatória... conforme a apetência do momento! :)

    Beijocas e continuação de boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este vai passar à frente dos que aguardam vez, Teté!

      Gosto da escrita do MST e o primeiro livro que li dele foi já há um ror de anos:
      "Não te Deixarei Morrer David Crockett".
      Lembro-me que, se não estou em erro, ter sido a reunião de várias crónicas que ele foi escrevendo para uma revista, cujo nome não me ocorre. Adorei todas, especialmente aquela em que ele conta ter levado o filho, na altura ainda bem pequeno, ao futebol. Claro, ao Estádio das Antas!
      Nesse tempo ainda não existia o Dragon...:))

      Beijocas e continuação de bons banhos de mar! Aqui, ontem, choveu torrencialmente. Ainda bem, foi da maneira que me regou o quintal!:)

      Eliminar
  4. Outro livro que quero comprar quando chegar ao Porto.

    E "Guerra e Paz" é um dos livros da minha vida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelos vistos estás a pensar vir cá em breve, Ematejoca. Que bom para ti! Deves andar ansiosa, não?

      "Guerra e Paz" li-o muito cedo, talvez pela mesma altura em que li "A Carta de Pequim". A diferença é que o primeiro me foi emprestado por um senhor amigo da família e que tinha uma biblioteca razoável. Ficou admirado quando eu escolhi esse livro e perguntou-me se não preferia outro mais de acordo com a minha idade. Há coisas que nunca nos esquecem!
      Eu tinha lido um condensado nas Selecções do Reader's Digest sobre o cerco de Leninegrado, pelos alemães, e fiquei obcecada pela História da Rússia. Quando vi lá o livro de Tolstoi, não descansei enquanto não o levei para casa. Acho que tive de o devolver antes de terminar a leitura, ou li na diagonal algumas partes, já não me recordo bem...:)

      Um abraço, Teresa!

      Eliminar
  5. Concordo. Não podemos viver sem amigos (incluo família!), livros e música.
    Creio que li todos os livros de MST. Tb senti curiosidade sobre este e como não vou a Portugal este ano vou pedir a uma amiga que mo traga. Tinha lido algures na blogosfera sobre o lançamento deste livro e depois esqueci.
    Ainda bem que te visitei hoje! : )
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Catarina!
      Ontem, quando fui fazer uma compras e vi que tinham uma pequena secção de livros com 20% de desconto, não hesitei e de entre todos, escolhi este do MST. Já tinha saudades de o ler!:)
      Abraço, Catarina!

      Eliminar

  6. Ainda não li. Não tenho tido aquela disponibilidade para estar o tempo que gosto de estar nas livrarias. Ainda estou no rescaldo do final do ano... letárgica :))

    Logo, mais para o fim da tarde, passe pelo meu 'aqui', sim?

    Beijinho

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente, agora já podemos comprar livros sem ser nas livrarias, Laura! Este, comprei-o num supermercado e com 20% de desconto. Agora, há de tudo em todo o lado, como nas farmácias!:))

      Quando terminar de responder aos amigos "aqui", passarei pelo seu "Aqui", Laura.:)

      Beijinho.

      Eliminar
  7. Um pouco de brincadeira não faz mal a ninguém, Janita.
    Quer dizer, meio a brincar meio a sério.

    Se alguém me oferecesse um livro de Miguel Sousa Taveres, excomungava-o.

    Beijocas, Amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, meu querido amigo, a tua paciência comigo é infinita!
      Mereces uma estátua como homenagem à grandeza de alma! A sério!

      Mas...Tem de haver sempre um mas...:) Tu excomungavas quem te oferecesse um livro do MST, pelas razões que o amor clubístico tem e que a razão desconhece. É ou não é?
      Ehehehe.

      Beijocas, muito amigas, António.:)

      ( de uma alentejana a viver no Puorto e arredores.)

      Eliminar
  8. Olá Janita,

    Cumpro sempre o que prometo, embora por vezes demore, tarde, o que desespera alguns... Isto para dizer que há já algum (bastante) tempo prometi uma visitinha a este teu cantinho e só agora aqui cheguei.

    Gostei muito do que vi e li. Tens um cantinho muito acolhedor, belo e vê-se que muito bem cuidado, nota-se o carinho e o desvelo com que o tratas, aliás confirmado neste post em que dizes que por algum tempo "abandonaste" os teus amores antigos para a ele te dedicares.

    Sobre este livro de MST, ainda nada posso dizer porque não o li, nem sequer o adquiri, embora tenha já lido outros dele que gostei. Também eu, por falta de tempo e algumas vezes disposição (há fases "menos boas" da nossa vida em que nem a leitura nos apetece...), tenho um bom lote de livros à espera que lhes pegue.

    Ficarei a aguardar a tua leitura deste livro e o respectivo comentário de avaliação para ver se, tal como aconteceu com os teus comentários no Farol, despertas a minha curiosidade, neste caso para o comprar e ler.

    Entretanto irei registar-me como seguidora do teu "cantinho" para, de posse do link, aqui chegar com mais facilidade.

    Beijinhos desta tua nova seguidora e amiga,

    Tétis


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tétis!
      Estou encantada com a tua visita e a simpatia das tuas palavras. Compreendo perfeitamente o que dizes sobre a demora em fazer o que nos propomos, o tempo voa e vamos deixando de fazer certas coisas e não é por esquecimento, apenas escassez de tempo. Não te preocupes, eu dificilmente desespero.

      Quanto ao tema da leitura, também já passei por essas fases em que não tenho poder de concentração para conseguir ler, sobretudo numa época muito conturbada da minha vida em que só me sentia bem onde não estava. Felizmente, consegui superar essa fase e, hoje, se não leio mais, é mesmo por falta de tempo.
      Depois de ler este "Madrugada Suja" direi a minha opinião, mas sem demasiados pormenores, para não tirar o interesse a quem ainda o não leu.
      Obrigada por me seguires, Tétis e podes contar também com a minha amizade.

      Beijinhos amigos.

      Eliminar
  9. Olá, Janita!

    Do mesmo mal me queixo eu, que já li muito mais do que hoje. Mas a lei do menor esforço é quem agora dita o comportamento na maior parte das vezes.… Dele, tenho para ali o “Rio das Flores”, mas com uma lombada tão larga não sei quando lhe pegarei…

    E é bem verdade que nada substitui um bom livro; que ainda assim vai perdendo terreno para sites e blogues, e outras coisas mais que por aqui há.Hoje em dia prefiro livros com histórias mais curtas, do pega e larga quando dá jeito, e onde não se corre o risco de esquecer o que já foi lido...

    E é claro que estou de acordo com o acrescento que fizeste...

    Boa semana; beijinhos amigos.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      O "Rio das Flores" é a minha filha que o tem, ficou de mo emprestar quando terminasse de o ler, mas nunca mais falamos no assunto.
      Dividindo o tempo entre os afazeres diários, aquele que fica para o lazer, praticamente passo-o na Net e é isso que eu quero ver se consigo moderar, já que a companhia de um bom livro foi, para mim, aquilo que de melhor poderia desfrutar.
      Gosto de thrillers policiais e li muitos da escritora Elisabeth George, com mais de 700 páginas. Um deles o bestseller "Perseguindo o seu Pecado". Outros tempos...em que a leitura foi um prazeiroso refúgio.

      Agora, refugio-me mais no acrescento que fiz!:)

      Beijinhos amigos, Vitor.

      Desejo-te uma excelente semana.

      Eliminar
  10. Sem livros e sem música?
    Porca miseria!!! :))
    Boa semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem seria viver e sim vegetar...verdade, Pedro?
      Os italianos é que usam muito essa expressão de vida miserável!:))

      Um beijo e boa semana!:)

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Eufrásio, e os livros são a melhor forma de nos ajudar a sonhar!

      Como grande poeta que é, com livros editados, sabe bem que é assim.

      Abraço.

      Eliminar
  12. Olá Janita,

    Compreendo que sintas falta dos livros e penso que é justo "retirares" um pouco do tempo da blogosfera para estares com eles, desde que não esqueças os amigos daqui nem o teu cantinho!
    Julgo perceber a tua paixão pelos livros.
    Não foi muito fácil para mim aprender a ler, mas quando percebi, nunca mais parei.
    Com os livros construí-me. São o meu chão estável e o meu céu infinito.
    Livros preferidos? Livros que me marcaram?
    Todos ou quase todos. O conteúdo, o tema, parágrafos, por vezes uma só frase.
    Li, reli, “treli” obras. São as janelas do meu mundo demasiado pequeno.
    São asas. São companheiros que me ajudam a ultrapassar as fases menos boas. São bons a exorcizar fantasmas.

    Abraço grande e nunca deixes de ler




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Argos!

      Sabes que ao ler este teu comentário me senti mais perto de ti do que nunca? Os livros podem representar as nossas asas, ser o nosso chão e a ajuda preciosa na construção da nossa personalidade. Como comecei a ler muito nova, comigo também foi assim. Se não fossem eles, a minha vida teria sido muito mais solitária e triste.
      Vou contar-te algo que nunca contei a ninguém, com receio de parecer ridícula, mas sei que tu me vais compreender.

      Quando terminei de ler o romance "As Cinzas de Ângela", o primeiro e único livro que li do escritor Frank McCourt, que num relato autobiográfico, revisita a criança que foi, numa narrativa fabulosa em que se entrelaçam o humor, e a emoção que nos deslumbra pela sua beleza um pouco sombria, mas também pela sensibilidade que supera o sofrimento, eu chorei desalmadamente como se, de repente, quelas "pessoas" que eu já conhecia e a quem me havia afeiçoado, tivessem partido e me deixassem só...
      Fico sempre com pena de ver partir as personagens, no final de cada livro, mas nunca me senti tão afectada, como me aconteceu com este.
      Por aqui já podes ver a paixão que os livros me despertam.

      Não te preocupes, Argos, porque na nossa vida tudo e todos têm o seu lugar e eu nunca terei coragem de abandonar os amigos daqui, nem o meu cantinho.

      Hoje li, lá no teu blog, que te sentes um pouco desiludido com a blogosfera, espero que também tu te aguentes por cá. Afinal este meio em que convivemos e nos movimentamos é como a vida, feita de altos e baixos. Resistir é a palavra de ordem!:)

      Grande abraço e um beijo amigo.

      Eliminar
    2. Janita,

      li "As Cinzas de Ângela" e a continuação, "Esta é a Minha Terra", a busca do sonho americano de Frank. Diferente mas também tocante. Compreendo como te sentiste. Por norma não choro ao ler, não, não é aquela "coisa" de um homem não chora, é mais ficar horas a reler a mesma página. Diferentes formas do "sentir".

      Desiludido com a blogosfera? Também. Não gosto de ver desaparecer blogs e pessoas com quem simpatizava.

      Abraço grande


      Eliminar
    3. Argos,

      Essa continuação das "Cinzas..." em que o Frank procura a quimera do sonho americano, provavelmente já não terá o mesmo impacto...digo eu! Mas gostaria de o ler! Vou ver se o encontro na FNAC.

      Também me entristece ver desaparecer blogs e deixar de ver pessoas de quem gostava, mas infelizmente, hoje mais um grande Amigo resolveu fazer uma pausa. Mas não fechou o blog e deu uma explicação que todos compreendemos.

      Beijinho, Argos! Vê se manténs o teu, que eu farei o mesmo.

      Eliminar
  13. Janita,

    Desculpa o meu comentário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de tudo o que te contei e da alegria que o teu comentário anterior me proporcionou, Argos, eu tenho é que te agradecer!

      Beijinho.

      Eliminar
  14. Janita já só posso desejar uma boa semana.

    Li o "Guerra e Paz" á longos anos!
    Do Miguel li o "Equador" o "Madrugada Suja" está em casa da minha filhota e quero ler, quando não sei, escrevo mais do que leio, antes devorava os livros e pensava "um dia se me reformar vou ler e escrever muito" não me reformei, estou no desemprego, mas falta o ânimo para fazer certas coisas, escrevo sim, mas nemisso posso publicar, pois são coisas muito tristes e minhas.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também te desejo boa semana, amiga Flor!

      Esperemos por dias melhores, Adélia, embora seja difícil.

      Passar para o papel ou computador as coisas que nos afligem ou preocupam é como partilhar algo que nos é penoso e isso pode ser um grande alívio, Adélia!

      Beijinhos muito amigos e esperemos que essa tristeza dê tréguas ao teu espírito atormentado, amiga.

      Eliminar
  15. Olá! Venho visitar-te movido pelo interesse mesquinho de, aproveitando a tua oferta, me inscrever.
    Nem que fosse só por isso manifesto o meu forte desejo para que sejas contemplada com o €uromilhõ€s, o que seria muito bem feito para te obrigares a cumprir as promessas que fazes.
    Aproveito estar aqui e convido-te para uma visita à minha sala virada a sul onde deposito coisas que a minha imaginação me deixa escrever.
    Também concordo com essa "máxima" de amigos, livros e música (a ordem é arbitrária).
    E também como tu tenho um lista de espera de livros para ler, e continuo a comprar acreditando ter tempo para os ler todos.
    Manias...

    Beijos e sorrisos :))

    §-não sabia mas fiquei "sabendo"! e quero dizer-te que adoro incondicionalmente o Alentejo: as pessoas, o clima, as terras, as comidas, os sabores, os cheiros e os odores, tudo enfim.
    Tanto que sempre digo: se não fosse algarvio gostava de ser alentejano!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kok!
      Mas que grande honra receber a visita do "mano" da minha querida Maria!
      Já estive lá tua sala e vi uma caracolada de fazer crescer água na boca, isto já foi há uns dias atrás. Agora não sei que petisco lá tens, mas irei saber.

      Torce, torce, para que eu seja comtemplada. Se o prémio for chorudo nem sabes o que te vi calhar de recompensa. Além do PC, quem sabe uma viagem às Maldivas...de malvas já deves andar farto aí pelo AllGarve:))
      Ainda que mal pergunte, que "bagos" são esses que falaste ao Rui e à Maria? Serão os caracóis?
      Quando vou à Charneca de Caparica , onde mora o meu filho, tiro a barriga de misérias. Aqui têm repulsa dos bichinhos, chamam-lhe lesmas, imagina!
      Fiquei sabendo que és algarvio, mas eu não troco o meu Alentejo por nada, ou melhor troquei pelo Norte, mas gostava muito de lá acabar ao meus dias.
      Ai, Euromilhões, euromilhões...

      Um beijo sorridente para ti.
      Não gosto lá muito dos blogs do sapo, mas lá terá que ser!!:))

      Eliminar