segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A Saudade de Manter Vivo O Meu Cantinho, Fez-me Recomeçar....



... o que me aguarda, não se atrasará se eu voltar...afinal, é aqui que me  sinto bem!


 
 
Obrigada Rui e Lis...  

 
Obrigada Afrodite...
 
 
Momentos felizes que passei num mundo encantado...
 
 
Uma tarde inesquecível no Palácio de Cristal - Porto...
 
E...Obrigada, Miguel Torga...
 
 
Recomeça...
 
Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.
 
E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças…

-------------------------------------------------------------
 
Um Beijinho com saudade para todos os Amigos que moram neste local enfeitiçado
que denominamos de Blogosfera, aonde me sinto presa por laços de ternura.
 

Janita
 
###########################################
 
 

47 comentários:


  1. Fizeste-me sorrir com o coração!
    A tua presença é importante... porque aqui te sentes bem... porque sentimos a tua falta... porque este é um local especial para fazer florescer as amizades!


    Um beijo do tamanho do mundo! ♥
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Sorrir com o coração».... Que expressão de sorriso lindo, Afrodite!
      Mais lindo, ainda, por saber que é sincero. E que bom saber que os meus Amigos sentiram a minha falta...agora, imagina eu!!

      Um beijinho e abraço apertado.:)

      Eliminar
  2. Que bom te ver de volta. linda e bem animada! Valeu! Bom recomeço! beijos,tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Chica!
      É sempre tão bom ler as tuas palavras de encorajamento! Obrigada!
      Só logo, à noitinha, terei oportunidade de vos visitar. Sabes como adoro os teus belos textos, com que cuidas dos nossos "canteiros interiores"!

      Um beijinho.

      Eliminar

  3. Até que enfim, Janita! Este cantinho "enfeitiçado" faz-nos sempre regressar, porque criamos raízes, porque a amizade, ainda que virtual, é uma das coisas boas da vida.

    Beijinho e bom regresso!

    Laura

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este espaço encantado (blogosfera) não só está 'enfeitiçado' como enfeitiça, Laura!:)
      Aqui, rimos, criamos amizades, choramos e nos entristecemos quando um amigo vai embora...
      Por vezes, também brigamos...mas isso não acontece até no seio das famílias que se amam? O importante mesmo é que a amizade seja suficientemente sincera e permita a reconciliação.

      Beijinho e obrigada, pelos seus votos de bom regresso!

      Eliminar
  4. Não sei bem o que mereces: Um puxão de orelhas ou um abraço grande!
    Estou feliz, Janita, sei que terás momentos felizes aqui com os teus amigos.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Argos...mereço um abraço GRANDE, claro!

      Um puxãozito de orelhas, pequenino, também!!:))

      Sabes que és um dos meus amigos muito queridos, e os meus momentos felizes gosto de partilha-los contigo.

      Obrigada pelo abraço, que eu retribuo, acrescentando um beijinho.:)

      Eliminar
    2. Está bem, esqueço o puxãozito de orelhas se prometeres não fugir de novo!

      Abraço grande

      Eliminar
    3. Isso, agora, é que fica mais difícil de te garantir, Argos!:)
      Nunca gostei de apostar e promessas tenho sempre muito medo de as não poder cumprir....
      O melhor é ficarmos pelo puxãozito de orelhas, muito levezinho!:)

      Beijinhos, Argos.

      Eliminar
    4. Pronto, não fiques triste! Eu prometo, 'não fugir'...:)))

      Beijinho.:)

      Eliminar
  5. Ufa até que enfim, caramba o tempo parece correr, mas aqui andava a caracól e a Janita não vinha!
    Ainda bem que tiveste saudades que é para sentires na pele o que me fizeste sentir com a tua ausência.
    Bem vinda minha amiga.

    Janita vai ao meu post do fim de semana e vê uns comentários que se referem a ti, de alguém que se identifica por Susana Miranda, diz que não consegue fazer-te comentarios, respondi, se fiz mal, desculpa.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bela recepção de boas vindas, amiga Flor! :)
      Bem-hajas pelo carinho, querida!

      Sabes que já tinha notado a falta da Susana e até falado nela a um amigo, que não me soube informar de nada.
      Claro que fizeste bem em responder, Adélia! Até te agradeço, embora não compreenda o motivo porque ela não consegue comentar aqui.
      Logo passarei pelo teu cantinho.

      Beijinhos com carinho.

      PS: Dá por mim um abraço ao Rodrigo, o teu "Folha Seca"...

      Eliminar
  6. E é sempre bom voltar quando se tem vontade, porque a blogosfera só faz sentido quando ser escreve com prazer... :)

    Torga é sempre Torga, diga lá a Clara Ferreira Alves o que disser! :D

    E gostei das fotos, especialmente daquela dos momentos felizes! :)

    Uma grande beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo, Teté!

      Devemos fazer aquilo que nos dá prazer e não participar nas coisas como se fossem uma penosa obrigação.
      Não nego que, por vezes, não sinta o meu tempo disponível demasiado absorvido pela blogosfera, acabando por deixar para trás outras ocupações que me fazem falta, como a leitura, mas reconheço que já não consigo passar muito tempo sem o convívio destes amigos que aqui criei e aos quais me afeiçoei de verdade.
      Enquanto eu puder, mesmo que seja em ritmo mais lento, não deixarei de vir ao meu cantinho e ao dos amigos.

      :)) Custou-me menos deixar de fumar do que sair da blogosfera!!

      Beijocas e tudo de bom para ti, Teté!

      Eliminar
  7. Ô Janita que lindo! são sentimentos tão singelos esses que temos pelo nosso cantinho e pelas pessoinhas que fazem dele um lugar tão especial nas nossas vidas,
    Também partilho desse sentimento.
    E como lhe caiu bem a tela romântica que lhe 'emprestei 'como sua ! não houve quem errasse! rsrs
    Um prazer a tua volta e o teu carinho.
    deixo abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi, Amiga Lis!

      A tela que, generosamente, escolheste para me representar no desafio do nosso amigo Rui, é tão linda e deixou-me tão lisonjeada, que não poderia deixar de lhe dar destaque! :)) É verdade, quase todos acertaram, menos eu...até que fui atrás do palpite dos outros participantes. rsrs

      São estes pequenos/grandes momentos de alegria, que nos unem e são a razão do nosso bem-querer!

      Grata pelas tuas doces palavras de carinho.

      Mando beijinhos.

      Eliminar
  8. Foi bom teres regressado. Aos poucos vamos criando raízes nesta blogosfera. Choramos quando alguém chora, sorrimos quando alguém sorri.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando ficaste, tempos infinitos, sem Net, todos sentimos muito a tua falta, Catarina! Aposto, que tu também sentiste a nossa!

      É como dizes, aos poucos vamos criando raízes neste 'solo'. e quando a terra é fértil e bem cuidada, somos como ramagens frondosas da mesma árvore!:))
      Beijinho e um grande abraço, Catarina!

      Eliminar
  9. Não há nada a acrescentar ao que escreveu a Catarina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora bolas, Pedro!!
      Então, não acrescenta nem um beijinho?

      Beijinhos!:))

      Eliminar
  10. "afinal, é aqui que me sinto bem! " ... Certo, Janita ! ... afinal, haverá sítio melhor que aquele junto aos nossos Amigos ?!
    Já estava a sentir muito a tua falta, querida Amiga ! Ainda bem que "recuperaste forças" para voltar !
    Tens por aí acima muitas provas de quanto nos és querida ! :))

    Beijinhos e o meu sorriso grato e feliz pelo teu regresso ! :)))
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há melhor sítio para se estar do que estar junto dos amigos...tens toda a razão, querido Amigo Rui!
      Enquanto aguardo pelas intervenções cirúrgicas, a que tenho que submeter-me, vou ter de arranjar tempo para fazer exames, trabalhar, mas nunca por nunca ser, deixar a vossa companhia. A ansiedade que isso me provoca até me põe mais doente...:(
      E a falta que os teus desafios me fazem?? Até o 'alemão' foge a sete pés. Eheheh.
      Mas, olha, este último eu não chegava lá!:))

      Os notáveis do tal livro, já foram todos?? eheh

      Beijinhos, meu querido Amigo/ Irmão/ Camarada de jornada! :)

      :))

      Eliminar
  11. Depois de ler todos os comentários o que me resta?
    Agradecer este regresso bem enquadrado neste poema de Miguel Torga.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manuel.
      Também o seu regresso me deixou muito contente! Os seus fabulosos contos já eram um must - como diz uma amiga - neste nosso convívio tertuliano! :)
      Brevemente, lá estarei para ler tudinho.

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Ainda bem que regressaste!
    Não somos obrigados/as a fazer postagens diárias, eu vou indo muito devagar mas quando ouço alguém dizer que vai partir fico com vontade de fazer o mesmo.
    O abandono é contagioso por isso há que resistir a essa tentação!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que te satisfez o meu regresso, Rosinha!
      Realmente, o que importa é mantermo-nos por cá. Se não tivermos tempo para postar amiúde, será como pudermos. É muito desmotivador ver fechar blogues que gostávamos. Na minha lista há imensos que, ou fecharam ou não publicam há meses. Isso deixa-me triste.

      Neste momento, estou muito preocupada com o amigo 'Observador' do blog "Reflexos". Como tem moderação de comentários, vão ficando retidos e há imenso tempo que não diz nada nem responde aos mails.
      Receio que algo menos bom tenha acontecido. Vou tentar saber por outros meios.
      Desculpa o desabafo.

      Beijinho e abraços.

      Eliminar
  13. Olá! Beijos no teu regresso (e também no meu)!
    Só é tua a loucura onde, com lucidez, te reconheças.
    É esta a frase/ideia que mais me "toca". Talvez por perceber que sou mais louco que lúcido.

    Beijokas com sorrisos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kok!

      Que bom ver-te por cá de novo. Devagar, devagarinho, as coisas vão indo ao sítio!!
      Um pouco de loucura até é muito saudável:))
      Como sabes, de sábio e de louco todos temos um pouco!

      Beijinhos e sorrisos, para ti!:)

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Nem eu esperava outra coisa, Mar!

      Também já me esfalfei para lá chegar, mas valeu a pena...ler o poema e olhar a vastidão do mar.

      Um beijo.:)

      Eliminar
  15. Janita Amiga,
    Miguel Torga é um dos meus poetas preferidos. Ele enaltece Trás-os-Montes [onde estão as minhas raízes de infância] designando-o como "reino maravilhoso".
    Fazendo coro com os/as amigo/as exulto pelo seu regresso a este cantinho onde todos nos sentimos bem.
    Beijo amigo,
    Jorge

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge Amigo.

      Adoro Miguel Torga, esse médico, dramaturgo e poeta, que tanto escreveu sobre as gentes humildes de Trás-os-Montes do século passado.
      Sei que são lá que o Jorge tem as suas raízes e as melhores memórias da sua infância.
      Nunca esqueci esses belos escritos, de uma época já distante, mas tão presentes na sua memória, meu Amigo.
      Fico muito feliz por saber que o meu humilde cantinho o faz sentir-se bem.
      Também o Azimute e o Scorpio me fazem sentir em casa, e isso já não é de hoje!

      Beijo e abraço muito amigo.

      Janita

      Eliminar
  16. Olá, Janita!

    Tive um pressentimento de que por aqui poderias estar, e acertei...E acho que farás muito bem, já que essa é a tua vontade. Negarmos a nós mesmos um prazer que mal não trará a ninguém, só como forma de penitência...ou castigo sem sentido.

    E junto-me ao coro: como boa anfitriã que és,( ou não fosses tu Alentejana...) deste teu simpático blogue fizeste um acolhedor e agradável "meeting point", lugar por muita gente procurado - e que por isso mesmo não pode estar fechado...

    E é bom ter-te de novo aqui!

    Beijinhos amigos; fica bem
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor.

      Já me conheces! Sabes que não consigo ficar afastada por muito tempo.

      O que mais admiro em ti é essa tua compreensão com as minhas decisões, meu Amigo!. Apoias-me sempre em tudo o que faço. Aceitas-me como sou e nunca ouvi de ti, uma crítica ou algo que me desmotivasse.
      Essa tua faceta é um forte elo de ligação entre nós e tem fortalecido a nossa amizade. Obrigada, por seres o amigo de todas as horas, Vitor.

      Beijinhos com carinho e muita amizade.

      Janita..

      Eliminar
  17. Janita o teu abraço foi dado ao Rodrigo e acrescentei um beijinho teu, por minha alta reciação.

    Janita a Susana foi hoje ao meu post deixar um beijinho, Janita ela não tem blog?

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Flor, os beijos de tua 'alta recriação' são vossos e quantos mais melhor, mas fico contente por não te esqueceres do abraço que mandei ao teu Rodrigo, um bom amigo a quem muito estimo.

      Quanto à Susana, acho que já falámos o suficiente, no teu blog, Adélia..

      beijinhos com carinho.

      Eliminar
  18. Pois, não é nada fácil largar isto. Como eu te entendo! A blogosfera possibilita relações do tipo que é muito claro no teu cantinho - relações completamente caracterizadas pela livre escolha - pode ser isso um dos grandes valores que nos faz voltar sempre; outra coisa, pode ser o conhecimento verdadeiro que vamos tendo uns dos outros.
    Beijo (feliz pelo teu regresso)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abandonar não é fácil, meu querido amigo, mas abrandar é aconselhável, quando precisamos. Com o tempo, vamos desenvolvendo afinidades com todos os que nos rodeiam e acabamos sendo como uma enorme família. É isso que me faz bem e sinto a falta quando me afasto.
      DE qualquer modo, acaba por se tornar uma dependência afectiva e quando uma relação esfria ou termina . deixa mazelas, mais profundas do que aquilo que julgávamos possível. É claro que tudo é variável. Dependendo muito da sensibilidade de cada um.

      Já tenho o teu e-mail! Prepara-te para receber notícias minhas, Zé Maria!:)

      Beijinho..

      Eliminar
  19. Tudo de bom com novas energias....
    Beijo Lisette.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As energias vão-se renovando, pouco a pouco, até vir um vendaval que as disperse novamente.

      Beijinho e obrigada, Lisette.

      Eliminar
  20. Olá Janita boa tarde, no meu último post tem uma mensagem para a Janita da Susana, se for possivel passe lá.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá estive, Flor!

      Obrigada por tudo. És um amor de pessoa, Adélia.

      Beijinhos.

      Eliminar
  21. Janita,
    o que vou escrever, parece fita
    Mas não,
    A tecnologia tirou-me a mão
    Deixei comentários, atrás de comentários
    Aqui, ali e acolá
    Voltei, não estavam lá...

    Problema resolvido
    E cá estou... e ainda bem que também estás :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :))

      Rogério.

      As tecnologias são tramadas para nos pregar partidas.
      Ainda bem que as palavras que deixou
      Aqui, acolá e ali
      Ficaram já resolvidas
      E as que me destinou
      Eu, com prazer, as li...:))

      Já sentia saudades da sua prosa versejadora!:)

      Beijinho.

      Eliminar