quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Aqui não há "protocóis" - É tudo ao jeito que o Povo gosta!...




Depois de ouvirem esta versão fantástica da "Casa da Mariquinhas" na voz brejeira e inconfundível daquela que foi uma das maiores figuras do nosso meio artístico:
                                                           Hermínia Silva...

...Saibam todos os pormenores acerca da confusão que se gerou em pleno palco do restaurante "O Solar da Hermínia" quando um dos guitarristas, num ímpeto irresistível, apalpou o rabo da Fadista!

 
 
 
 

34 comentários:

  1. Ah ! ... Grande Hermínia !!! ... "Anda Pacheco" ! ... "Sai Bife" !!!
    A Casa da Mariquinhas, a Velha Tendinha, Os Magalas, A Rosinha dos Limões, Telhados de Lisboa, Rosa Enjeitada e Marinheiro Americano, fados que ficaram para sempre na memória de gerações !
    ... e claro ... o Alemão a tocar e a ver à sua frente uma "viola" com rabo por dentro, não resistiu ! eheheh
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Aqui, a Hermínia diz: "Anda Armando"! Se calhar o Pacheco estava de férias.
      A ideia que eu tinha é que ela dizia sempre...'Bem picadinho, qué prá voz sobressair' !
      De cada vez que oiço este fado, farto-me de rir...Sou mulher do povo, fazer o quê?? :))

      Beijinhos, Rui! :)

      Eliminar
    2. rsrsrsrs... Habitualmente ela referia o Pacheco e não o Armando ! :))
      ... e sim. É verdade ! rsrsrs... "Bem picadinho, qué prá voz sobressair" ! rsrsrs ... Era genial !!! :))))

      Beijo ! :))
      .

      Eliminar
  2. Já nesse tempo não se podia confiar no alemão! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje estou de acordo consigo, Rosa! Nem mais!

      Eliminar
    2. E, eu, de acordo convosco estou, Rosa e Hugo!:)

      Beijinhos para ambos!

      ;)

      Eliminar
  3. Aaaah faaadiistaaa!
    "janquinzinhos" de escabeche que o meu pai tanto gosta, vai tudo na enxurrada... O que se havia de "limbrar", a Janita dos "protocóis"? Personagem muita "prindada", não como eu que ando apenas aos "alfenetes"... O meu pai também diz "da minha criação"... Em que "rimanço" é que ele terá aprendido isso? Não foi na "Crónica Feminina", com certeza! Vai uma Macieirazinha? Eu gosto mais de chá irlandês (whisky)...

    Muitos "kisses mes",.., muitos abraços" por esta partilha monumental.
    (o que eu me ri!...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu riste do fado e eu rio do teu comentário, Hugo!
      Gosto de te ver assim bem disposto e parece que oiço a tua saborosa gargalhada! :))
      Também devo ser "da criação" do teu pai...época de boa criação!!

      Muitos «kisses mes» também para ti, meu querido!:)

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Olha, este vídeo consegui ver!
    :-)
    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Argos!

      Alguma vez o teu tablet ia resistir à Hermínia e ao seu charme?

      Viste e ouviste? Então, também te riste!!:-))

      Beijinhos, meu querido!

      Eliminar
  5. Janita
    Continuo para aqui com um "Cavaco" de tal forma entalado na garganta que não me deixa dizer o que penso ou que me apetece. Daí e apesar de a ir visitando e lendo os seus sempre excelentes posts (e não estou a a tentar limpar-me da minha ausência visual) hoje quero dar-lhe os parabéns pela escolha, até porque a nossa Hermínia, está tão esquecida e de facto para além de nos dar de "beber à dor" também ainda consegue dar de beber a alegria.
    Um beijinho (e obrigado pela sua presença constante)
    Rodrigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo!

      Tem que desentalar esse 'cavaco' e dizer tudo o que lhe vai na alma!
      Por enquanto, ainda podemos falar, para desabafar, pelo menos!

      É curioso como tanto se fala de fadistas e cançonetistas do passado, e da Hermínia Silva, que tão versátil e talentosa foi, pouco ou nada já se recorda dela.

      No link, do apalpão, há mais um vídeo dela e uma foto de uma divertidíssima passagem, entre ela e o António Silva no filme "O Costa do Castelo" - se não estou em erro.

      Sei que são raras as suas aparições cá pelo nosso blogo-bairro, Rodrigo. Por isso, lhe fico tão grata pelas visitas que me faz!

      Um beijinho de muita amizade.

      Janita

      Eliminar
  6. Olá, Janita!

    Fado cantado e anotado, bem ao estilo da Hermínia.Que rivalizava em popularidade com a Amália, e também mais próxima do gosto popular.

    Já quanto ao estivador, deve ter sido tudo um mal-entendido, já que o homem só queria ver a qualidade da fazenda...

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Qualidade da fazenda, é?

      Pois...mas o forcado é que não gostou nada da avaliação! :)

      Um grande beijinho e boa semana.

      Janita

      Eliminar
  7. Adorei rever a Hermínia a cantar bem ao seu estilo!

    E nada como apalpar para crer.

    Obrigada Janita por estes minutos, deu para matar saudade.Curioso, o Youtube é o que me leva a estar mais tempo na net e nunca me cruzei com vídeos da Hermínia.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta é uma versão satírica da 'Casa da Mariquinhas' que cantava a Amália, mas este estilo semi provocante e brejeiro, só a Hermínia tinha, não era Adélia? :)

      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  8. Nunca me identifquei muito com o fado, mas a Hermínia era das fadistas que mais gostava de ouvir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez, por uma questão de temperamento nostálgico, o fado sempre 'mexeu' comigo. Nem todos, é certo.

      Sabes qual o fado que mais gosto, Ricardo? É "A Lágrima" na voz da Amália! Há uma magia que me seduz e não consigo explicar o quê nem o porquê!

      Um abraço, Ricardo.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Também te lembras, Graça?? :)))

      A Hermínia foi uma actriz e fadista muito popular, sem quaisquer pretensões de 'vedetismo'. Talvez, por isso, tenha tanta graça, a graça com que ela diz « eu sou uma vedeta»!...:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Não conhecia o episódio.
    Um forcado e um estivador à bofetada?
    Deve dar faísca!!!
    Beijinhos e votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Pedro!
      Quando duas pedras ásperas chocam, fazem sempre faísca!!:))

      Beijinhos e e boa semana.

      Eliminar
  11. No tempo havia critério
    não bastava ouvir

    ResponderEliminar
  12. No tempo havia critério
    não bastava ouvir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Naquele tempo havia era lápis azul e tudo tinha de ser ouvido e muito bem entendido, sobretudo, no teatro de Revista.

      Um abraço, O Puma!

      .

      Eliminar
  13. Que bom Janita. Você sabe que eu gosto de Fado? Um grande abraço e bom fim de semana amigo.
    PepeLasala

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom gostares de Fado, Pepe.

      As canções espanholas são tão salerosas e pouco dadas à tristeza e à saudade, que eu pensava que o Fado não fosse muito apreciado por aí.

      Um besito con amistad, Pepe! Gracias.

      Eliminar
  14. Amiga Janita:

    Lembro-me muito bem da inconfundível Hermínia , bem castiça, com uma personalidade cativante e única e uma forma muito particular de cantar o fado.

    Não conhecia este episódio, a falta que nos faz agora um forcado destes para dar cabo dos atrevidos alemães :)

    E do Alfredo Marceneiro lembras-te também ?

    beijinho e bom fim de semana minha amiga


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha boa amiga,

      Agora fizeste-me rir! Para dar cabo dos alemães atrevidos, só um forcado não chegava! eheheh

      Então não me havia de «alimbrar» do Alfredo Marceneiro? :)
      Claro que sim!

      Beijinhos e boa semana, amiga Fê!

      Eliminar
  15. Grande Hermínia!!!
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a ver que tinha de te ir buscar por uma orelha, António!

      Agora não há quem te tire do teu cantinho! Só a Hermínia! :-)

      Olha, que ainda estou à espera das delícias do Mar!!!!

      Beijinhos, querido amigo. Que tudo esteja bem contigo.

      Eliminar
  16. he he... muito legal, Janita. Bom domingo e bela semana. bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carlitos!:)

      Óptima semana, também, para ti e família.

      Beijinhos.

      Eliminar
  17. Estive a seguir o link e a ler a história - deve ter sido uma grande confusão :)

    ResponderEliminar