domingo, 19 de outubro de 2014

Quando Canta Um Português...

....Cantam, logo, dois ou três! Em qualquer parte dos quatro cantos do Mundo!
Foto by Bert Hoferichter

DAQUI





 
                                                                

A Banda portuguesa TABU, a viver em Kitchener, Ontário, Canadá, gravou estes dois
temas que fazem parte do CD com o título "Coisas D'outrora". 



Este videoclip que me diz muito, ou não tratasse ele de um tema Alentejano, foi gravado em pleno Inverno num palheiro rústico.
E, agora, digam lá se eu tenho razão ou não, por  sentir
 orgulho em ser portuguesa!
Não trocava a minha nacionalidade por outra qualquer,
por muito próspero que fosse esse País!
É aqui, neste pequenino rectângulo do ocidente europeu,
que guardo as minhas memórias mais sagradas.
Boas, más e nem tanto!

############################################
 
 
 
 

42 comentários:

  1. Respostas
    1. Rico é o País que tem poetas e cantores como os nossos, Mar Arável!
      Não há nenhum lugar no mundo, por mais recôndito, em que não exista um português, poeta, cantor, cientista ou simples trabalhador.

      Essa é a mensagem do meu post...

      :)

      Eliminar
  2. Ah! O Grupo dos Sete! Tom Thomson é o meu pintor eleito!

    Falei e publiquei alguns trabalhos destes pintores nos meus posts de 2 e 6 de dezembro de 2010. Extraordinários, estes pintores!

    Onde foste “descobrir” o Tabu?! : )
    “Mulher gorda” – uma canção “politicamente incorreta”! ahahah!


    “E, agora, digam lá se eu tenho razão ou não, por sentir
    orgulho em ser portuguesa!
    Não trocava a minha nacionalidade por outra qualquer,
    por muito próspero que fosse esse País!”
    Perante o teu parágrafo (compreendo esse teu orgulho de ser portuguesa, sem dúvida!) pergunto: já viveste noutro país, Janita? Já passaste a maior parte da tua vida noutro país que não Portugal? : ))


    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos lá por partes, Catarina...:)

      Os TABU, foram-me apresentados pela minha "correspondente" em Ontário!! :))
      Adoro a Canção 'Mulher Gorda', embora o título também pudesse ser Mulher Magra, Vaidosa, Casada, etc.

      Se ouviste a canção até ao fim, viste que a mulher preferida era a Portuguesa e jeitosa!! Só podia, claro! :)

      Estre foi um tema que se ouviu muito, por cá, cantado pelas Tunas Académicas. A letra ia variando conforme a brejeirice dos estudantes.

      Quanto ao meu orgulho em ser portuguesa, não vejo qualquer relação com o facto de eu já ter, ou não, vivido noutros países, Catarina.
      Na verdade, conheço outros países, mas nunca tive residência fora de Portugal.
      Contudo, se isso tivesse acontecido, e pena tenho de não ter emigrado quando jovem, o orgulho na minha nacionalidade não seria menor.

      Independentemente, de sermos um país pequeno, mal governado e onde a maioria dos portugueses passa a vida a dizer mal do que é nosso, eu repito:
      "Não trocaria a minha nacionalidade por nenhuma outra"! :)

      Já agora, se me permites, pergunto: tu, que vives num grande e próspero país, não sentes orgulho em ser portuguesa?

      Vês??? Foi isso que eu quis dizer!!!!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Continuo a emocionar-me quando oiço o hino nacional português. Por muito mau e/ou pobre que a pátria seja, é sempre pátria! O orgulho vai para além destas “coisas” materiais! : )
      Mas também me sinto muito bem em ter a nacionalidade canadiana. Gosto muito deste país. Nem sempre assim foi, confesso. Mas os anos foram passando, criei raízes... e considero-o o meu segundo país. Não gostaria de estar numa posição em que tivesse que escolher entre um e outro. Afinal... e até agora... o número de anos aqui vividos já excederam aqueles vividos em Portugal. : )
      Era apenas isso que queria explicar.

      Eliminar
    3. Apesar de não apreciar a letra do nosso Hino Nacional, também me emociono muito ao ouvi-lo, Catarina!
      Curiosamente, quando isso mais acontece, não é nas cerimónias oficiais em que participam os membros do governo. É, sobretudo, em competições em que os nossos atletas sobem ao pódio ou no início dos jogos de futebol, quando a nossa Seleção se perfila no relvado... A sério!...Até me arrepio.

      Compreendo perfeitamente o que sentes em relação ao teu País de acolhimento, das raízes que aí criaste e tudo o que referes.

      Eu sinto isso em relação ao Porto, cidade onde vivo há mais anos do que os que vivi na minha terra natal. Embora, seja lá que permanecem as minhas gratas memórias de infância.

      Resumindo e concluindo, Catarina, é a 'falar' que nos entendemos! :-)

      Um abraço.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apaguei o comentário. Nao era isso que queria fazer. Peço desculpa.

      Abraço grande?

      Eliminar
    2. Argos,

      Lamento profundamente que tenhas apagado o comentário!

      Tive a sorte de o ter lido antes, só não respondi por falta de tempo para responder aos anteriores ao teu.

      Eliminaste o melhor comentário que já me foi feito, relativamente ao tema abordado. Completavas, com palavras bem melhores do que as minhas, toda a linha do meu raciocínio.
      Sinceramente, há coisas que me ultrapassam e não consigo entender.
      Mas, o que não tem remédio, remediado está... pese, embora, a minha tristeza.

      Abraço grande? Claro que sim! Sou tua amiga e os amigos são-no em todas as horas.
      Quem nunca errou que atire a primeira pedra!

      Beijinhos.

      Eliminar
    3. Mais uma vez peço desculpa e assumo o meu erro.
      Apaguei o meu comentário porque achei que poderia ser considerado um tanto agressivo.
      O Cantinho não é meu, Janita, pensei que estava a quebrar regras de boa educação. Foi só isso.
      Abraço grande

      Eliminar
    4. Argos,

      Há uma coisa que te quero pedir. Quando escreveres aqui, considera-te em casa. Escreve o que te mandar o coração e não te preocupes com regras e muito menos com o que os outros possam pensar.
      Como dizes, o Cantinho é meu e confio na tua sensatez.
      Com isto, não quero dizer que tenhas de concordar sempre com o que eu publico.
      Se assim fosse, isto de comentar não teria piada nenhuma.
      O direito ao contraditório é a única lei que aqui vigora...:)

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. "Quem canta por conta sua
    Canta sempre com razão
    Mais vale ser pardal (em qualquer) rua
    Que rouxinol na prisão "

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Rogério.

      Não podia ter escolhido uma dupla melhor para ilustrar e completar a ideia deste post:

      António Aleixo, poeta popular que, infelizmente, não chegou a ver o seu talento ser reconhecido e o grande músico e defensor da nossa nacionalidade: Zeca Afonso!
      Como conheço o poema do qual trouxe uma estrofe, aqui fica tudo, para nada ficar por metade:


      "Quem canta por conta sua
      Canta sempre com razão
      Mais vale ser pardal na rua
      Que rouxinol na prisão.

      Adeus que me vou embora
      Adeus que me quero ir
      Deita cá esses teus olhos
      Que me quero despedir.

      Com os cegos me confundo
      Amor desde que te vi
      Nada mais vejo no mundo
      Quando não te vejo a ti"... ( Portugal)

      :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Partilho consigo esse orgulho.
    Sou português e sou alentejano.
    Adorei o VideoClip!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Manuel.

      Não imagina como fico contente!

      Janita: Portuguesa e Alentejana, uma amiga ao seu dispor!!

      :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Gosto muito de música coral, daí cantar num coro e também gosto de ser portuguesa!

    Abraço

    Rosa dos Ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Costuma dizer-se que quem canta seus males espanta, Rosa dos Ventos!
      Eu adoro cantar e ouvir quem canta bem.
      Cantar num Grupo Coral, não sei se teria aptidões para tal, mas sei que tu tens! Não sei é qual o teu timbre de voz...baixo-agudo-médio...ou cantam todas em uníssono?
      Desculpa a pergunta, mas não percebo nada de canto coral.

      Aida bem que gostas de ser portuguesa. Apesar de teres vivido tanto tempo em França..."tu és portuguesa, tu és só para nós"...como é Lisboa! :)

      Abraço!

      Eliminar
  7. Mulher Portuguesa,
    Sou eu e não sei se me convém,
    Embora possa andar livre na rua,
    Vejo pobreza e desemprego também.

    Serei sempre um passarinho
    que canta de madrugada,
    não vou em falsas cantigas
    e gosto desta nossa terra amada.

    beijinho e boa semana


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E gostas desta nossa terra amada
      Não indo em falsas cantigas
      Mas cantas de madrugada
      Pensando nas raparigas.

      Pensando nas raparigas
      Que ficam no desemprego
      Mas nesta terra que é nossa
      Guarda bem o teu segredo.

      Beijinhos Fê.

      É no cantar à desgarrada
      que se vai esquecendo a tristeza
      à vida não escapa nada
      e dia verás toda a sua beleza....

      Força Fê e um grande beijinho para ti para a tua menina!

      Eliminar
  8. A imagem é lindíssima. Aqui onde estou não posso ouvir as músicas, mas depois vou voltar para as ouvir.
    um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No link que fica por baixo podes ter acesso a mais imagens desse fotógrafo e dessa bela região, Gábi.

      As músicas não são novidade, tanto que o álbum dos TABU se intitula "Coisas D'outrora". mas são muito divertidas, sobretudo, a primeira. A segunda é uma canção popular do Alentejo.

      Se quiseres ouvir, não te vais arrepender!! :))

      beijinhos.

      Eliminar
  9. Olá, Janita!

    São bem bonitas as cantiguinhas
    e não tendo eu nascido no Alentejano, também as faço minhas
    e isto nem é prosa nem é verso
    é apenas coisa que rima...

    Beijinhos amigos e boa semana.
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Se gostas das cantiguinhas
      não nascendo Alentejano
      gostas, porque são minhas
      e tens alma de serrano.

      Se bem rimas, melhor prosas,meu amigo.
      Eu sei bem porque razão o digo!! :-))

      Beijinhos, Vitor.

      Tem uma excelente semana.

      Eliminar
  10. Janitamiga

    Volto à carga na esperança que me visites na Travessa, ainda que saiba bem que quem espera fira bera>; Sou um zero em poesia, mas dei conta que por aqui há gente dos versos, e por isso,:

    Em versos sou desgraçado
    são coisas pra gente fina
    pareço um abandonado
    por causa duma menina

    Nas coisas do coração
    se um tipo não se precata
    há quem diga e com razão
    que tenho uma ganda lata...

    Por isso te deixo aqui
    estrofes até mais não
    nem sei bem o que escrevi
    sou um grande passarão...


    Qjs = queijinhos = beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mestre e Amigo, Henrique.

      Com estrofes dessa qualidade nem me atrevo a responder-lhe em verso!

      Não tenho estofo para tal
      Nem tenho veia poética
      Nas coisas do coração
      Eu sinto que estou caquética
      Para tão grande passarão. Eheheh


      Obrigada, pela visita, Henrique. Prometo voltar à sua Travessa. Mas, deixe que lhe diga, sem qualquer má intenção, que ela tem areia de mais para a minha camioneta. Há um tempo que lá não vou , mas sou sua seguidora, lembra-se?

      Me aguarde, então.

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. TABU, curioso nome para um grupo de Música Popular Portuguesa! Original.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Hugo!

      Penso que a originalidade do nome está no facto da Banda ter nome de algo proibido e ser, por isso, mais apetecido.
      Isto sou eu a especular...ou então, escolheram o nome por se tratar de um perfume que havia em Espanha, nos tais tempos "D'outrora".

      Beijinhos! :)

      Eliminar
  12. Quando andava na Universidade a primeira canção era norma sempre que por lá aparecia o Soares.
    Aos primeiros acordes ele sorria e comentava - "lá vem a mulher gorda. Outra vez!!"
    Beijinhos e votos de boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito eu gostava de ter visto a Tuna da Universidade de Coimbra, cantar essa canção em frente às bochechas do Dr Mário Soares! :))

      Nessa altura a canção estava muito em voga. Não havia Tuna que não a cantasse. Fiquei contente por lhe trazer essas lembranças, Pedro! :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  13. Embora reconheça graves problemas do nosso País, eu teria dificuldade em ir viver noutro. Aprecio quem arrisca e o faz, mas acho que não conseguiria. O clima, a gastronomia, as nossas cores, a nossa língua, a nossa música, ... tanta e tanta coisa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo.

      Passamos por momentos difíceis e talvez o pior ainda esteja para vir, mas eu também sentiria muita falta das coisas boas que são nossas e não encontramos em país algum...Nem sequer a palavra: saudade!

      Quando tinha dezassete anos, umas pessoas amigas foram para a Austrália e eu fiquei com muita vontade de sair de cá, mas era menor e por cá fui ficando...estava escrito que o meu caminho seria outro e não aquele. :(

      Obrigada, Ricardo, um abraço!

      Eliminar
  14. De onde te saíu essa ideia de eu ter vivido em França, Janita?
    Gosto muito desse belo país, já o visitei muitas vezes mas nunca residi fora do rectângulo! :)
    Às vezes trocamos as identidades dos nossos amigos virtuais...
    Não sei com quem é que me trocaste...

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me apercebo de quem vai chegando e nem sabia que estavas aqui, Rosinha! :)

      Sabes que nem preciso pensar? A ideia que eu tinha de teres vivido um tempo em França, talvez na Universidade, foi por ocasião daquele passatempo do CBO, no CR, sobre as Praças da Minha Vida. Acho que se chamou assim!

      Tu não apresentaste a foto de uma Praça de Paris? Não me lembro agora é do nome.

      Ora pensa lá tu pois deves saber qual foi a fotografia que lhe enviaste e nós tínhamos que adivinhar qual era! Lembras-te ?

      Se fiz confusão não foi por ter trocado a pessoa, tenho a certeza. Posso é ter confundido um passeio ou férias, com uma estadia mais prolongada.
      Agora quem ficou confusa fui eu! :-))

      Depois diz-me 'quelque chose'...:)

      Abraço

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Rosinha, tinha escrito a razão que me levou a pensar que tinhas vivido em França, mas ao copiar - já que os comentários não pegam à primeira - não sei porquê, só apanhei o link do tal desafio.

      Fiquei encucada com o que me disseste e enquanto não descobri mão descansei. Como vês, não te confundi com outra pessoa.
      Fiz foi confusão com o teu tempo de permanência na Cidade Luz.

      Tens o link da Praça em cima.

      Abraço.

      Eliminar
  16. Nada no texto diz que vivi muitos anos em Paris...e até rima! :)
    Em todo o caso pode induzir em erro, de facto, por lhe chamar "a praça da minha vida"!
    Não tem qualquer importância, Janita e está mais do que explicado!

    Abraço

    Rosa dos Ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, Rosa dos Ventos! :)

      Abraço

      Ah...é preciso não esquecer que passaram dois anos! Associar a tua Praça, a Paris, no meio de tantas!!!...:))

      Eliminar
  17. Ser Português, Amar a Pátria não tem nada com a péssima governação que, infelizmente, persiste.
    Como tu, orgulho-me do Amor Pátrio e ser Português.
    Gostei muito. Parabéns.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo SOL.

      Com a tua preciosa opinião, o teu e o meu orgulho, aliado a muitos outros, dou por terminada esta 'sessão' à Portuguesa!

      Beijinhos amigos.

      Eliminar
  18. Muito linda as canções, beijo Lisette,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por serem 'minhas', mas são mesmo, Lisette. :)

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  19. ... e os portugueses a brilhar em todos os cantos do mundo!

    Beijinhos

    Paula Borges

    ResponderEliminar