quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Vão ver é por isso que não gosto do meu nome...!




Era uma vez uma menina que estava presa na torre mais alta de um castelo.
Ela era uma princesa, mas não lhe valia de nada, porque perdera os seus pais e o reino, numa guerra que o dono do castelo, já se vê, é que ganhara.
Ainda era o tempo das fadas. Por isso a menina disse, para que as paredes ouvissem:


- Se uma fada me salvasse, fosse boa, má ou assim-assim, eu repartia a meias com ela o tesouro do meu perdido reino, que só eu sei onde está enterrado.


As paredes toda a gente diz que têm ouvidos. Estas ouviram, passaram palavra e daí a nada uma velha fada apareceu na sala.



- Vou dar volta à tua vida — disse a fada.
- És uma fada boa? — perguntou a menina.
- Nem por isso — respondeu a fada.



Era uma fada assim-assim e para provar que não era das melhores, mas também não era das piores, impôs, à partida, uma condição. Salvava a menina, mas, antes, ela tinha de adivinhar-lhe o nome. E avisou logo que não tinha um nome muito mimoso.


- Serafina — disse a menina.



Nem pensar. Não era Serafina nem Leopoldina nem Marcolina, nem Eufrásia nem Tomásia. Nem Quitéria nem Pulquéria, nem Aniceta nem Eustáquia nem Teodósia nem Venância nem Bonifácia nem Gregória. Nem sequer Capitolina.
A princesa esgotou os nomes mais esquisitos que conhecia. E a fada sempre com a cabeça a dizer que não. Até que propôs o seguinte negócio:



- Salvo-te, mesmo que não descubras o meu nome, mas fico com o tesouro só para mim. Todinho!



A menina concordou. Não tinha outro remédio. Vai daí a fada pronunciou umas palavras mágicas e ela e a princesa atravessaram as paredes da prisão.
Uma vez em liberdade, a princesa ensinou o local onde estava escondido o tesouro....

Pronto! A história acaba aqui.

E o nome da fada-bruxa?
Também a menina quis saber.


- Chamo-me Joaninha — respondeu a fada-bruxa, baixando os olhos, envergonhada.
- Mas Joaninha é um nome bonito — estranhou a princesa.
-Eu não acho — disse ela. — Gostava mais de ser Virgolina Zebedeia !...

 
Vá lá a gente entender o gosto das bruxas!
 

( António Torrado  “in O Gosto das Bruxas” )



                         FELIZ HALLOWEEN PARA TODOS!
                                                      
                 :)
 
**************************************************************************************************
**********************************************************************

 

 

41 comentários:

  1. Felizmente que não acredito em bruxas :)
    Mas sei que andam muitas por aí :))

    Mas amiga Janita, tens um nome bonito, porque o nome tem a ver com a pessoa e tu és uma pessoa bonita!

    Gostei e ri ao ler este conto, uma bruxa envergonhada nunca vi :)

    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta era uma bruxa assim-assim, amiga Fê!:)

      Era envergonhadita, mas gananciosa! Quis o tesouro todinho.... Nisso não me pareço com ela!

      A única afinidade entre nós, é que ambas não gostamos do nome com que nos registaram...e temos de carregar com ele....

      Ah, mas Janita, sim; gosto muito!! :))

      Beijinhos embruxados de muita amizade!:)

      Eliminar
  2. Já não digo nada acerca de bruxas

    dá azar

    Bj


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes bem, O Puma!

      As paredes têm ouvidos. Eheheh

      Beijo enfeitiçado, mas com ouvidos tapados! :)

      Eliminar
  3. Que las hay, las hay! :)
    Bem gira a história!
    Também não tenho um nome nada famoso...
    Deixei lá uma resposta no meu espaço!

    Abraço

    Rosa dos Ventos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por supuesto, Rosa dos Ventos! :))

      Por acaso sei o teu nome, acho-o invulgar e a puxar para o aristocrático...:) Perguntei ao amigo Rui, aquando do último encontro!

      Vou passar lá no teu cantinho para ler. Vamos ver não seja algum ralhete, Rosinha...da maneira que eu tenho o coração ao pé da boca...

      Abrazo con deseo de sueños llenos de brujitos. buenos!

      Eheheh

      Eliminar
  4. Alguns nomes já foram bonitos noutras épocas !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu já foi muito usado noutras épocas, Ricardo, mas de bonito não tem nada! Sofri horrores por ter um nome que só as velhotas tinham. (Avó paterna)
      Tanto que só me tratavam por um diminutivo - por sinal bem mais extenso que o nome - :-)

      Hoje, vá-se lá saber porquê, começou a ser muito usado. Pobres crianças. A culpa foi dos Duques de Bragança...

      Isto já parece um dos enigmas do Rui! :))

      Um abraço com feitiço benfazejo!

      Eliminar
    2. Em 1963 (acho!) no exame da primária e da admissão aos liceus, em 2000 e tal alunos eu era o único Ricardo como primeiro nome ! :)))

      Eliminar
    3. Esqueci-me de dizer onde... no Liceu D. João de Castro em Lisboa !

      Eliminar
    4. Imagina! Dois mil miúdos e só um Ricardo!

      Nesse tempo era um nome com certa pompa ( e ainda é). Muito bonito, por sinal.

      Deves ter nascido aí pelos anos 50-51, não?

      Não é para responder, Ricardo!:) Foi só por perguntar...

      ( Não sei onde fica o Liceu, de Lisboa conheço pouco.)

      *

      Eliminar
    5. 1953 não escondo o meu ano de nascimento !

      Eliminar
    6. :)))

      Bem vindo ao Clube dos "sexalescentes"...sexagenários com espírito de adolescentes, mas conscientes e responsáveis...!!!

      :))

      As coisas que a gente aprende na blogosfera

      Eliminar
  5. Gostei do conto! E achei piada, nunca vi nenhuma, até porque não acredito em bruxas, mas não as imaginava envergonhadas.

    Retribuo, este e todos os dias felizes. O dia Halloween não me diz nada.


    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dia das Bruxas, ou Halloween, também nunca me disse nada, amiga Flor!
      Quando era miúda ainda não havia isso de andar a bater às portas e dizer." Doce ou Travessura"?...
      E máscaras só no Entrudo...:)

      Sabes como é... há que aproveitar isto dos 'Dias de...' , para postar uma coisita diferente!

      Beijinhos sempre felizes, Adélia.

      Eliminar
  6. Também não gosto do meu nome. Acho que sou bruxo... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aleluia! Foi preciso falar em nomes estapafúrdios para tu apareceres, Daniel?
      Já tinha pensado ir bater-te à porta, mas foste tão lacónico que até tive receio que não me a abrisses! :)

      Entendeste o título...menino esperto! :))

      Beijocas de uma bruxinha para um bruxo!! ;)

      Eliminar
    2. Fui lacónico, relativo ao quê? Não me lembro. O título?

      Eliminar
    3. Relativo à resposta que me deste onde estás sentado ao computador a escrevinhar meias verdades, Daniel!

      Onde é que haveria de ser?

      :)

      Eliminar
    4. Bom, Janita, não te ofendas, mas eu ando mesmo um pouco esquecido e não estou vendo de que falas, gringa...

      Eliminar
    5. Ofender-me? De modo algum., Daniel! Não sou uma flor de estufa...Já foste ver ao local que indiquei?
      Lacónico, porque me respondeste com 5 ( cinco) palavrinhas em duas questões!

      Parece que estamos a brincar aos enigmas. lol

      Se não entenderes eu depois mando mail. Mas olha que isto não é nenhum caso de 'honra', nem de vida ou de morte!
      É um reparo, sem importância.

      Vá lá, um abraço!! :)) Não dás mas recebes!

      Eliminar
    6. E é mesmo um enigma. Se fui lacónico, é porque tinha pouco para dizer, não?

      Eliminar
    7. Sim!
      Somos lacónicos quando não nos apetece falar ou não temos muito para dizer!
      Enigma resolvido...foi essa a razão de não te ter batido à porta, para saber de ti!!

      Eliminar
    8. Já agora, podias referir em especifico a origem deste enigma. É que não estou mesmo a ver. Não sei que resposta lacónica foi essa que dei. :(

      Eliminar
    9. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
  7. Janita,
    não me diga
    que gostava de ser chamada
    Janeca Envassourada?

    (e será que há... bruxos?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)))

      Janeca? Não, Rogério! Talvez : Francesca Benedita. Era lindo, não era?

      Bruxos? Xiiiiiii...são mais que as mães! :)

      Beijos beneditos!

      Eliminar
  8. Quem as entende?? :)))
    Eu gosto muito do meu nome - João Pedro
    Beijinhos e votos de bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem, os homens. que não é fácil entender as mulheres, Pedro.
      Imagine o que é perceber o que vai na cabeça de uma feiticeira assim-assim!

      O seu nome é lindo, João Pedro! Assim se chama o meu neto mais velho!
      Mas não nasceu entre o S. João e o S. Pedro!! :))

      Beijinhos e bom fim de semana. .

      Eliminar
  9. Deixo os votos de um bom fim de semana.
    Quanto ao Halloween, esquece lá isso.
    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observador, leva contigo os meus votos iguais.

      Um pedido teu é uma ordem, Fora com o Halloween...

      Parece que aconteceu bruxedo por aqui, António! Rebentou uma tempestade assustadora. Chuva torrencial, relâmpagos e trovões logo a seguir. Sinal que a tempestade estava aqui, por cima da minha cabeça!
      Desliguei o computer e só voltei agora. Bolas!

      Voy empezar a creer en brujas, porqué las hay, hay!

      Besitos.

      Eliminar
  10. Uma entrada muito apropriado para esses dias, eu gostei Janita. Um grande abraço e feliz fim de semana.
    @Pepe_Lasala

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amigo Pepe.

      Mando um grande abraço pera ti, também, e o desejo de um maravilhoso fim de semana

      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Olá, Janita!

    Tinha mais do que razão de ser o desgosto da pobre bruxa - que em nada condizia com o nome...

    E quanto a nomes, não fomos nós que os escolhemos, como em todas as outras coisas da vida associadas ao acto de nascer...E não queiras trocar o teu, que por sinal até é bem bonito.

    Já quanto ao Halloween, confesso que me diz muito pouco,ainda que por cá vá ganhando terreno, sobretudo com os mais pequenos.
    E assim sendo, retribuo com os votos de um feliz fim de semana.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Em tantos anos de blogosfera nunca me lembrei de falar nesta modernice importada lá dos states, mas este ano deu.me para isto.
      Até porque este conto maravilhoso do António Torrado- escrito essencialmente para crianças - foi o pretexto para vos desejar algo que sabia, á partida, ninguém liga nenhuma!. Somente as crianças e bem pequenas.

      Fico contente por gostares do meu nome, mas em português, não me soa nada bem. É pesado!! :)

      Bom fim de semana para ti também, meu amigo e que as melhoras continuem a avançar a grande velocidade.

      Beijinhos, amigos!

      Janita

      Eliminar
  12. Não gosto do Halloween, porque não preservar as NOSSAS tradições?
    Não gosto de chuva, trovões e relâmpagos.
    Não gosto de bruxas.
    Gosto do teu nome!

    Abraço grande, menina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, meu querido amigo. Também tens andado fugido!

      Nós preservamos as nossas tradições, mas sabes que os miúdos adoram tudo o que seja andarem na rua a pregar sustos ao 'grandes'! :)

      Olha que hoje tive um certo receio com a trovoada e chuva forte. Lembrei.me do que aconteceu em Lisboa!
      Parecia o fim do mundo.
      O que valeu foi ser por pouco tempo.
      A rua já estava toda alagada

      Aqui para nós que ninguém nos ouve: Nome bonito e o teu.

      Eu só tenho um nome próprio e, pronto...agora já gosto mais!

      Beijinhos muitos, e abraços longos.
      :)

      Eliminar
  13. Conclusão: ninguém está contente com o que tem! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvides, Catarina!

      Já alguém dizia, com grande sabedoria...:

      "do Nascente ao Poente ninguém, com a vida que tem, está contente" ! :)

      Beijos!

      Eliminar
  14. Mas que bruxa tão pateta!!! Joaninha é um nome lindo!!! Pois é, mas ... gostos não se discutem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Graça! Foi o que a princesa disse!

      Mas bruxa que se preze não pode ter nome a puxar para o lamechas, estás a ver?? :))
      Virgolina Zebedeia, já era mais sonante, sei lá...:)

      Beijinhos, Graça e bom Domingo.

      Eliminar