sexta-feira, 6 de maio de 2016

Enquanto Houver Crianças... [ I ]

...Existirá sempre o Mundo dos Porquês!


Sem que o procurasse, já que era outro o livro que pretendia encontrar, veio ter-me às mãos este livrinho mágico, que tanto me ajudou a responder aos Porquês, dos meus filhos.

O Prefácio a cargo de Cécile Aubry é bem elucidativo da importância e da diferença entre o que significa perguntar por se ter vontade de aprender e a indiscrição de tudo querer saber imiscuindo-se na vida alheia. Creio que isto se deva aplicar tanto a crianças quanto a adultos. Vai daí...aqui fica!


Elogio da Curiosidade

Costuma dizer-se que a curiosidade é um péssimo defeito. No entanto, convém sempre esclarecer a natureza desta curiosidade e conhecer os seus protagonistas.
A verdade é que, por vezes, confunde-se indiscrição com curiosidade. Se é condenável querer descobrir o que pertence à vida privada de cada um, em contrapartida é de louvar o interesse em descobrir diariamente novos conhecimentos.

Enquanto as «pessoas crescidas», às vezes por timidez, outras por preguiça, frequentemente por indiferença, hesitam em interrogar-se ou em fazer perguntas, as crianças não procedem assim. E fazem bem.
Vulgarmente os pais aceitam um «porquê», no máximo dois, mas à terceira pergunta, solicitados por outras tarefas, ou inseguros acerca da resposta certa, decidem encerrar o interrogatório com um definitivo «aprenderás isso mais tarde» ou «isso não interessa às crianças da tua idade».

Ora, é do maior interesse para as crianças que as respostas sejam dadas hoje e não amanhã. Todas as respostas. Ou, melhor, quase todas…

Constitui um erro acreditar que nos desembaraçamos facilmente de um interlocutor de quatro ou seis anos. Ele tentará descobrir, por si próprio, aquilo que não lhe dissermos.
É preferível, por exemplo, que ele saiba que a cabeça do fósforo é fabricada com uma mistura de fósforo e enxofre, que se inflama à mínima fricção, a fazer esta descoberta à custa de uma queimadura de sérias consequências.

Do mesmo modo, se ele souber que os bigodes do gato não são apenas elementos decorativos, mas sim um desenvolvimento normal da sua vida animal, a criança não sentirá a tentação de lhos cortar.
Ignoro se alguém acabará por tornar-se sábio utilizando o sistema de fazer perguntas a propósito de tudo e de nada, mas estou certa de que esta atitude constitui uma prova de humildade.

Conhecemos tantos sabichões e sabichonas de palmo e meio, já tão seguros de si, que é muito agradável informar, tanto quanto possível, as crianças ávidas de tudo saber. Compreendida desta forma, não será a curiosidade uma qualidade preciosa?

Além disso, respondendo a perguntas interessantes, não nos arriscamos a irritar-nos e a gritar:
 « Cala-te que me estoiras os ouvidos!», pois é mais que certo que a criança nos perguntará:

 «Porque se diz “estoirar os ouvidos de uma pessoa”?»…


 ( Cécile Aubry )















40 comentários:

  1. É interessante abordar este tema, Janita.
    Acho curioso que a idade dos porquês atinja aqueles que em determinada perspectiva sabem mais que os adultos. Ou que têm um comportamento, uma postura mais inteligente.
    Não se me faço entender mas é, de facto, o que penso.

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observador,

      Seja em que época for haverá sempre a idade dos porquês. A diferença é que agora vemos miúdos com os seus iPhones na mão e se não procuram as respostas para o que não sabem é simplesmente porque só querem é saber de jogos.
      Essa é a diferença que separa o tempo em que tudo se aprendia pelos livros, desta nova era globalizada e desmotivada.
      Entretanto, passaram cerca de trinta anos...

      Beijinhos, António. :)

      Eliminar
  2. Pois. Quando meu Pedro era criança, fazia como todas muitas perguntas.
    Um dia o pai apanhou-o com os fósforos na mão e explicou-lhe que não podia mexer nos fósforos e porquê. Uns dias mais tarde, ele no quarto dele e nós na sala e cheira-me a queimado. Vou ao quarto dele, e ele estava a tentar incendiar a carpete. Porque o pai lhe tinha dito que a carpete era inflamável, e ele estava a testar a ver se era verdade. E se estivesse sozinho em casa tinha-a incendiado. Tinha a mania de querer testar o que os adultos lhe diziam, a professora queixava-se do mesmo. Felizmente volta dos oito anos passou-lhe
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Elvira!!
      Se nesse tempo em que o seu Pedro era criança houvesse estes tais brinquedos electrónicos e os iPad's ou iPhone's, aposto que o garoto teria satisfeito a sua natural curiosidade doutra maneira.
      Felizmente, tudo acabou bem.

      Um abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  3. Encontro-me no jardim com a Ema e a Lurée.. e elas me estoiram os ouvidos... enquanto que eu quero responder aos vossos comentários.

    Claro que é um comportamento inteligente, mas por vezes bem iritante.

    Bom fim de semana com muito sol, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas as crianças precisam correr, brincar e saltar, Ó Avó Teresa! Se a Emma e a Lurée estivessem sentadinhas, a olhar para o céu ou para um Tablet, é que devias preocupar-te!! :)

      Sol? Qual sol?...Fugiu na quarta-feira e ainda não apareceu! Será que ele foi até Düsseldorf?

      Um beijinho e bom fim de semana, com ou sem sol.

      Eliminar
    2. O SOL está a fazer férias na ALEMANHA.
      A Ema e a Lurée estão todas contentes a molhar-me com a mangueira. É altura de proteger o meu portátil e ir brincar com elas, mas antes disso, ainda te quero desejar um sábado muito feliz, Janita, pedindo uma vez mais desculpa de ter levantado problemas.

      Eliminar
    3. Brinca com as tuas netas, Teresa. Aproveita porque o tempo passa a correr e a recordação desses momentos perdurarão para toda a vida. Essa é a maior bênção que a vida nos pode dar.
      Aproveita as férias do astro rei por aí, porque quem veio de mala e cuia, para cá, foi a chuva e o vento!

      :)

      Eliminar
  4. Não conhecia o livro e lendo este texto acredito que daria muito jeito aos pais, até a mim, que com toda a certeza não fui uma mãe exemplar, até porque fui mãe aos 16 aninhos, caramba tinha tanto para aprender, mas sinto que fiz sempre aquilo que achei melhor, mesmo que não o fosse.
    Não recordo que sentisse que me estoirassem os ouvidos, nem as filhas e muito menos os netos, mas fizeste-me lembrar uma situação que acontece com a minha filha quando os filhos a chamam e ela não dá atenção de imediato, eles dizem muita vez: mãe, mãe, mãe e ela responde também muita vez: filho, filho, filho!

    É de facto muito importante ter o mínimo de inteligência para lidar com os filhotes.

    Um beijinho e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho inteligência para lidar com a Ema e com a Lurée, o que me falta é a paciència.

      Eliminar
    2. Mais do que inteligência, acho que o essencial é paciência, tempo e amor!!

      Beijinhos a ambas

      Eliminar
    3. Peço desculpa pela minha resposta à Flor de Jasmim, embora eu continue na minha e repita que paciência é a coisa mais importante para lidar com as crianças.

      São quase sempre as mulheres intelectuais, embora inteligentes, que não sabem lidar com os filhos ou com os netos, não por falta de amor, mas por falta de tempo e de paciência.

      Desculpa mais uma vez, Janita, responder aos teus comentários, e desejo-te um fim de semana com muita paciência com os amigos virtuais como eu.

      Eliminar
    4. Comenta sempre como e quando quiseres, Ematejoca. Tu e quem mais me quiser dar a alegria de me visitar.
      Já em cima eu havia dito que paciência, disponibilidade e amor, é tudo o que as crianças precisam...e os adultos também! ehehe

      Beijinhos

      Eliminar
  5. verdade! Se bem que as crianças pequenas por vezes não fazem sucessões de "porquê"s para saber as coisas mas para perceber como se relacionam com elas.
    Nesse sentido a maneira mais fácil de esclarecer uma criança é criar-lhe uma relação com o objecto da pergunta.

    -Porque é que o céu é azul?
    pordes responder a isto falando de comprimentos de onda, da humidade e gases da atmosfera e a criança fica a olhar para ti sem perceber...
    ...ou podes responder:

    -Porque assim tens sempre algo bonito para ver quando olhas para cima!

    E a criança fica mais serena.
    Terá tempo mais à frente para perceber palavras como "ionização" e coisas afins...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.N.Gil,

      Tens toda a razão, mas este livro não se resume ao prefácio...:)
      Contém 500 perguntas e 1000 respostas. Uma mais simples para ser facilmente entendida por uma criança pequena e outra mais exacta e científica, digamos.

      A tua sugestão é sem dúvida muito poética, mas segundo o teu ponto de vista, não estaremos a dizer à criança, algo como: «aprenderás isso mais tarde»? :))

      Como é óbvio tudo depende da idade da criança...Mas, se uma criança tem idade e percepção para ver e se interessar pelo azul do céu, também é capaz de perceber esta explicação mais simples:

      P-Porque é o céu azul?

      R- "A luz que vem do Sol é formada pela mistura de todas as cores do arco-íris. O ar que cerca a Terra filtra a luz, mas deixa passar principalmente os raios azuis."

      Já agora, e apenas só hoje (lol) deixo a resposta mais 'científica'
      (futuramente, irei escolher uma pergunta e as duas respostas, fazendo um post dentro desta recém-criada rubrica :) )

      "A luz do Sol é constituída pela justaposição de radiações coloridas, que, ao atravessarem as camadas do ar atmosférico, perdem parte da sua energia, sendo absorvidas.
      As radiações azuis são pouco absorvidas e as partículas gasosas, o vapor de água e as poeiras do ar difundem-nas, dando ao céu a coloração azul que vemos"

      Escusado será acrescentar que a pertinência e valor deste livro se enquadrou numa época pré-novas tecnologias, em que a internet era ainda uma miragem...
      E, os meus miúdos já sabiam ler!! Não sei a idade da tua filhota, mas se for inteligente como o pai, vai entender a 1ª resposta!

      :)


      Eliminar
  6. crianças, muitas vezes extremamente sutis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara com Café.

      Seja bem-vinda!:)

      Não tendo a concordar com a subtileza infantil, acho que são mais directas e frontais do que muitos adultos...ainda não sabem disfarçar! E, curiosas, sim!

      :)

      Eliminar
  7. Se não fosse a curiosidade, ainda estávamos na época da pedra lascada, se tanto. Não confundir com coscuvilhice, que julgo que até é pecado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ó José, veja só no que me meti ao procurar "O Capital" de Karl Marx!!
      Acabei por me entreter com isto e o capital ficou para segundas núpcias!!
      Mas está coberto de razão! Não fora a curiosidade nunca o Homem teria descoberto a 'roda', o princípio de toda a evolução!
      Também condeno coscuvilhices!!ehehe

      Beijinhos!

      Eliminar
  8. Fiquei triste ao ver que o meu comentário no qual falei de mim e da minha filha, teve uma resposta com um comentário feito pela ematejoca, como se o meu comentário tivesse algo a ver com o dela, lamento muito não só pelo sucedido, mas por ser julgada capaz de tal,jamais seria capaz de comentar um post referindo-me a outros comentários, não faz parte de mim.

    Peço desculpa Janita por usar a caixa de comentário para deixar este meu desabafo.

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, minha querida, a culpa foi minha que acabei por me confundir nas respostas.
      Não leves a mal, mas estas coisas acontecem e não é por haver qualquer má intenção. Já me aconteceu a mim noutros blogues. O espaço de resposta fica ocupado e quem responde perde-se um bocado.
      Tens toda a razão e peço-te imensa desculpa.

      Pois, de facto ao ser mãe tão novinha eras também tu praticamente uma criança, Adélia.
      Mas não são precisos manuais de instrução para criar um filho, nós, mães, temos em nós essa capacidade de Amar e cuidar inata. O instinto maternal é o nosso maior guia, e eu tenho a certeza que tu foste - e és - uma excelente mãe e avó.
      Não nos conhecemos de ontem, não é Amiga?
      Um beijinho grande Adélia e renovo o meu pedido de desculpas.

      Eliminar
  9. Minha querida Amiga não sei se me expliquei bem, mas o que quis dizer no meu desabafo, foi simplesmente, pelo facto da ematejoca me responder como se eu tivesse feito o comentário a referir-me a ela, só isso.
    Não tens que pedir desculpa, se alguém o tem que fazer sou eu, Amiga.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela, a Ematejoca, fez isso numa de interagir e não é a primeira pessoa que o faz. Eu é que devia ter dado respostas separadas, Adélia.
      Mas vamos seguir em frente, que para a frente é que é o caminho!:)

      Beijinhos, Flor!

      Eliminar
    2. Peço desculpa pela minha resposta, Flor de Jasmim, mas tenho o costume ler todos os comentários e às vezes também dar a minha opinião sobre o dito comentário. Até hoje ninguém ficou triste, todavia vou evitar fazer isso no futuro.

      Eliminar
    3. Ematejoca e Flor de Jasmim,

      Vamos acabar com os pedidos de desculpas pois não há razão alguma para o fazer, minha amigas!:)
      Este é um espaço de saudável convívio e a interacção entre todos os amigos que fazem o favor de me visitar, é sempre bem-vinda!:)

      Beijinhos a ambas...e, a conversar nos entendemos! :))

      Eliminar
  10. Se fossem só as crianças, existem adultos que azucrinam os ouvidos com tanta dúvida, com a desvantagem de não terem a inocência das crianças. Beijoca!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Rafeiro Perfumado, os adultos ainda são mais irritantes do que as crianças com a desvantagem de não terem a sua inocência.

      Espero que não fiques triste pela minha resposta ao teu comentário... e a Janita não queira que eu entre mais aqui.

      Eliminar
    2. Rafeirito, bons olhos te vejam!! :))

      Pois é, mas quem pergunta quer saber! Ter dúvidas é bom... ...Ou querias que todos fossem como uma certa pessoa que nunca tinha dúvidas e raramente se enganava? lol

      Beijocas, aparece mais vezes!

      -----------------------------------

      Ematejoca,

      hoje assentaste aqui arraiais e olha...já estou farta de me rir...podes vir sempre que te der na gana, a porta está sempre aberta! :))

      Eliminar
  11. Um dia seremos de novo crianças

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha terra até se diz que de velho se vai a menino, Mar Arável!
      Não sei se isso me agrada. Velhinha, sim, mas sem perder a lucidez.

      Beijinhos, Eufrázio! :)

      Eliminar
  12. Este, um dos livros que me ajudou nessa tarefa de esclarecer os meus netos !... ( e não me recordo bem se até os meus filhos !?...)
    Creio que ainda hoje estará em alguma das suas estantes !
    Até eu me divertia imenso a ler os "Porquês" ! rsrs
    Um livro que deve ter sido um dos "Best Sellers" dos livros para crianças ! :99

    Hoje, um abraço para um bom fim de semana, Janita ! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rui!

      Este livro tem há volta de trinta anos + coisa - coisa!!
      Hoje, quem pretende qualquer tipo de informação, é só ir à Net, esta biblioteca imensa, e obtém as respostas para tudo (ou quase). Naquele tempo, não! Mas ainda agora deve haver, por parte das crianças, curiosidades que para serem satisfeitas é engraçado recorrer a este livro, já que tem ilustrações muito elucidativas e divertidas, até.

      Enfim, encontrei-o e achei que poderia partilhar algumas destas perguntas e respostas, para quem tiver curiosidade em saber!!
      Já estive a ler muitas delas e acho que estamos sempre a re(aprender. :)

      Beijinhos e um abraço amigo, Rui! :)

      Eliminar
  13. Eu costumo dizer que não existem perguntas erradas ou impertinentes. Somos todos diferentes e o que, para uma determinada pessoa poderá ser indiscreto, poderá não o ser para outra. Não há mal em utilizar a liberdade de perguntar. Do mesmo modo que, quem responde, só divulga aquilo que quiser. A curiosidade é uma característica positiva e as perguntas das crianças fazem-nos olhar o mundo de outro ângulo. Podemos aprender muito com elas. Mas concordo que existem perguntas e existem interrogatórios :)

    Um beijinho, Janita, e um bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao ler o seu comentário, Miss Smile, ocorre-me que, usando de outras palavras, está a passar, precisamente, a mensagem positiva que Cécile Aubry nos pretendeu passar acerca da curiosidade das crianças.
      Seja criança ou adulto, só o facto de admitir que se desconhece algo e não se sente constrangimento em perguntar, já é uma prova de humildade. Acho isso algo de louvável, não será?

      Um beijinho grande, e bom fim de semana. :)

      Eliminar
  14. Adoro curiosos, mas encaro os cuscos em sentido inverso. :)
    Com tudo isto, vivam os porquês!

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva a curiosidade que faz com que o mundo gire e avance!!
      Espero ter-te cá no próximo 'Porquê', AC...Olha, até rimou!

      Um beijinho grande, AC! :)

      Eliminar
  15. Fiquei extasiada de ler as tuas belas palavras no "ematejoca azul". Posso publicar no meu blogue? Eu que nem sabia que tinhas um neto. Eu tenho cinco, 3 rapazes e duas raparigas.

    Abração de avó para avó.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, Ematejoca, tenho dois netos. Dois rapazes!

      O mais novo nasceu e cresceu em Lisboa e o mais velho é aquele que te falei no teu blog.

      E é tão bom ser Avó!!

      Beijinhos, amiga!! :)

      PS- Podes fazer o que quiseres com o comentário, Teresa, menos colocar no FaceBook.

      Eliminar
  16. Reconheci o livro, foi oferecido a uma das minhas irmãs e eu imaginei que lá estariam as respostas para tudo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bom, Gábi!!

      Respostas para tudo seria pouco viável, já que o mundo está em constante mudança, mas tendo 1000 respostas para 500 perguntas já é uma excelente enciclopédia infantil! :)
      Então, vais poder acompanhar esta série de post's Gábi. Vai ser giro reconheceres as perguntas e as respostas.
      Beijinhos

      Eliminar