domingo, 1 de maio de 2016

Foi Assim Que Vi A Vida Acontecer, Neste Dia de Domingo.



Desta vez o passeio foi até ao Cais de Gaia. Como havia uma concentração de motards mesmo em frente à esplanada do bar onde a minha gente tem 'montes' de amigos e conhecidos, o barulho  ensurdecedor fez-me deixá-los entregues aos aperitivos e à conversa mole para boi dormir e fui dar uma volta até junto ao Douro.  


Estava na margem de Gaia, mas era no meu Porto sentido que pousava o meu olhar!


Tínhamos previamente, feito reserva para almoçar às 13:30, no restaurante Rabelos (passe a publicidade), mas meia-hora antes já lá estávamos. A vista que se desfruta do último piso sobre o rio Douro e a margem do cais da Ribeira, bem como de todo o casario que se estende ao longo da outra margem, é, simplesmente, soberba. Magnífica. Deslumbrante! O Céu azul, limpo de nuvens, a temperatura amena que se fazia sentir e o sol brilhante, ajudaram muito. Diria mesmo que tiveram uma grande importância neste dia, que se desejava de boas memórias. E será!



Ainda soltei uma saborosa gargalhada devido ao pomposo nome com que este prato foi baptizado: Peixe Poseidon! Reparem na poética descrição: pescada com camarão, coberta com uma nuvem de molho branco, pousada sobre um tapete de deliciosos e coloridos legumes! 
Pompa e circunstância aparte, a verdade é que o sabor era divinal. A sangria de frutas uma delícia, os mimos e a conversa prazeirosa e risonha! Assim, decorreu, serenamente, esta dupla celebração, neste meu dia de Domingo!

                             



_____________________________________________________

49 comentários:

  1. Fico feliz por ti. Pelo teu Domingo.

    Abraço muito grande

    (Gosto muito de Porto Sentido :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ricardo!:)

      Eu sei que te alegras com a minha alegria.
      E eu com a tua, também!! :)

      Beijinhos e um grande abraço.

      Eliminar
  2. Tiveste, pois, um bom dia!!!
    Bjos
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Catarina! Momentos em família, descontraídos e sem pensar em mais nada senão no presente.

      Obrigada e um abraço!:)

      Eliminar
  3. Um belo passeio seguido de um saboroso almoço.
    Decerto em boa companhia. Logo foi um bom dia.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma não saio ao Domingo, Elvira, mas este 1º domingo de Maio é sempre um Dia especial.
      Espero e desejo que o tenha sido também para si, amiga!
      Abraço e boa semana

      Eliminar
  4. Grande dia, hein? E as fotos, as fotos, belíssimas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começou por ser triste, com lembranças de tempos idos, sorrisos que já partiram e tanta falta me fazem.
      Outros sorrisos alegram a minha vida e foi assim que o dia se fez grande, José. Dou graças a Deus pelos afectos que ainda me restam. Tem de ser assim...
      Fico contente que tenha gostado das fotos. Devo reconhecer que tive sorte, pois não sou lá grande coisa a fotografar...:)
      Um abraço.

      Eliminar
  5. ADOREI a tua foto da Ribeira do Porto! A foto ficou fabulosa!!

    Sabes onde passei o meu dia de domingo?
    No mesmo local onde estivemos juntas no passado dia 10 :))
    Ajudei a organizar um encontro de família e, como o tronco principal vive no Porto, sugeri almoçarmos no Monte Aventino!
    Para mim, esse local ficou sinónimo das mais gratas recordações... a dobrar!

    Beijinhos e boa continuação de dia da Mãe!
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Afrodite, quase nos encontramos!
      Sabes que a primeira opção foi ir ao restaurante do nosso Encontro? A minha filha mora por ali perto e até tínhamos combinado ir a pé. Não contávamos é que no sábado já estivesse a 'lotação esgotada', nas palavras de quem nos atendeu a chamada. Tive muita pena, mas já está nos planos uma ida lá. (para matar saudades:) )

      Pois, a dobrar, porque agora somaste mais umas quantas!! lol
      Ainda bem...Fico feliz, por ti!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Um dia feliz a recordar! E que tenhas muitos dias felizes na tua vida.

    Beijinho e uma semana feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida Adélia, desejo sinceramente que o teu Dia da Mãe tenha sido também muito feliz. Passado com filhas e netos.

      Obrigada pelo carinho, Amiga

      Beijinhos e boa semana

      Eliminar
  7. Gostei da reportagem e do passeio de Domingo :)
    um beijinho e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Gábi!! :)

      Beijinhos e votos de óptima semana.

      Eliminar
  8. O teu Porto é muito lindo.
    Adorei o nome do prato :)))
    Esteve um dia lindo de sol e ainda bem que correu tudo bem.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é bem "meu", querida Papoila, mas sinto-o assim!:)
      É dos meus filhos, e o que é deles também me pertence, pelo coração!
      Foi um dia esplêndido. Espero que o teu também!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Janita, que bom que passaste um dia bom com uma vista que faz inveja. Fechada entre estas quatro paredes ás vezes esquece-me que existe um mundo lá fora. Aproveita amiga. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não te deixes ficar muito por casa, amiga! Sai, convive, e tenta preencher o vazio. Suponho que a tua netinha já anda no infantário. Espero que o teu filho não tenha ido para fora.
      Beijinhos e tudo de bom!

      Eliminar
  10. A minha terra é tão linda!!!!

    Obrigada por ma trazeres Janita
    (adorei o almoço) :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Noname! :)

      Tens de vir até cá matar saudades!!

      As vistas ainda foi a parte melhor do almoço! :)

      Beijinho

      Eliminar
  11. Todos os rios tem seu encanto
    Todos os pratos tem seu sabor
    P´ra mim todos os dias são domingo
    Seja em que dia da semana for

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já que me desafia, vamos lá "Desgarrar", Rogério!

      Seja em que dia da semana for
      Há pratos bons e outros maus
      Só há um Domingo por semana
      Em nenhum Rio se pescam carapaus.


      Lembra-se das suas Desgarradas Santantoninas?

      :))


      Eliminar
  12. Amanhã vou andar por aí. E ver in loco esse belo rio, onde não há carapaus, mas há pontes e barcos...
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Elvira? É aproveitar enquanto o tempo esta de feição.
      Acho que lá para quarta-feira já chove!!
      Se fosse a um fim de semana teria todo o prazer em tomar um café consigo, mas à semana trabalho.
      As Pontes de certeza que vão cá estar, Elvira, já os barcos talvez não haja tantos como no Domingo....

      :)

      Eliminar
  13. Para deixar outro abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo,
      leva outro grande, meu querido!
      E um beijinho, também!

      :)

      Eliminar
  14. Boas fotos ! Janita esse prato tem bom aspecto, mas essa molhenga está cheio de Castrol ! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo.

      Uma vez não são vezes!! Por sinal até nem sou muito de molhangas, mas esta era muito leve e suave; uma nuvem mesmo!

      Castrol?? Eu tomo todos os dias um Crestor, para contrabalançar!! :))

      Abraço!

      Eliminar
  15. Escrita finíssima, depurada, precisa e sem qualquer recurso ao barroco.
    Já não se escreve assim.
    Devias guardar mais tempo e espaço para o que escreves.
    Sinto um suave frémito no mar da Foz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé Maria.
      Vais desculpar-me mas acho que vou deixar a resposta ao teu comentário para amanhã!
      Estou confusa e sinto-me um pouco perdida.
      Tens a certeza que estás a falar de mim? Já ninguém escreve como eu?
      Bem sei que, por via do tal Novo AO, há muito boa gente a iniciar as frases com letra minúscula, mesmo após um ponto final, os nomes dos meses, dias da semana e estações do ano, idem.
      As consoantes que não se pronunciam foram abolidas como coisa imprestável e por aí fora.

      Zé, esta frase é que não percebi nada:
      "Devias guardar mais tempo e espaço para o que escreves."

      Eu escrevo como sempre escrevi, Zé Maria! Não tenho por hábito fazer rascunhos, sai tudo como o meu pensamento dita e o que sinto vai saindo ao correr da pena. Sem pensar muito, sequer!

      Quanto ao que sentes no mar da Foz, concordo, sim! Há algo de mágico no desaguar do Douro.

      Um beijinho, Zé Maria , afinal parece que só me falta o teu esclarecimento quanto a essa frase. A minha total descrença na capacidade de (boa) escrita, não me permite entender aonde quiseste chegar.

      Abraço.

      Eliminar
  16. Em suma, um domingo como deve ser ! rsrsrs

    Sabes porque adoro esses também meus passeios tão frequentes para esse lado ? ... Três motivos : Olhar o Porto frente à Ribeira e todo aquele fantástico casario, olhar o Porto desde a Afurada e olhar o Porto junto ao Cabedelo, a ver a Foz até Leixões ! ... Maravilhosa esta nossa cidade !!!

    ... E as comidas, ... que dizer, senão o melhor ?! ... :))
    ... Tantos e tantos são os locais e os bons restaurantes ! ... Por alguma coisa o Porto está considerado um dos melhores (em alguns, até "o Melhor") destinos europeus !

    Fico deliciado a apreciar aquela tua (agora) foto de capa !!! :)
    Adorei este post !!!

    Beijos portuenses !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido Amigo.

      Fizeste uma apologia das qualidades paisagísticas e gastronómicas do 'nosso' Porto, tão perfeita, que pouco, ou nada mais, me resta acrescentar! :)
      Assim, apenas me resta agradecer a tua sempre bem-vinda presença, amigo Rui!
      A foto saiu tão boa que irá ficar, no cabeçalho do blog, por tempo indeterminado...:))

      Beijinhos, Rui. Obrigada, pelos teus pareceres tão significativos e carinhosos.

      Um abraçaço à moda do Puorto, carago!!

      Eliminar
  17. Bibó Puorto, carago!!
    Muito gosto eu dessa cidade e dos tripeiros!
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda pensei dar esse título ao post, Pedro: Bibó Puorto!...mas depois lembrei-me que já havia uma rubrica do CBO e não quis fazer concorrência...:)

      No Porto há gente boa e menos boa, aliás como em todo o lado, mas, regra geral, os tripeiros são gente porreira!!:))

      Beijinhos, Pedro, boa semana.

      Eliminar
  18. Amiga o meu dia foi passado com as filhotas e netos sim, só a minha mais velha é que foi só almoço e pouco mais, porque o marido ainda estava sobre o efeito da quimioterapia de sexta feira, mas foi um dia muito bom cá em casa, não publiquei pormenores, mas o que escrevi, referia-me a esse e outros momentos.

    Beijinho minha Amiga <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendi, agora, Amiga Adélia. Mais um grave problema de saúde a afligir a tua família.
      Há que nunca perder a esperança. Temos visto casos de recuperação total.
      Mas aqui não é lugar para me alongar nesse sentido.
      Mando, um grande beijinho para ti e todos os que amas, amiga.

      Um enorme abraço, Adélia!

      Eliminar
  19. O Porto é uma cidade lindíssima que gosto de visitar com alguma regularidade. A descrição do prato de peixe é um poema e abriu-me o apetite para o almoço :)
    O importante na vida são estes momentos de paz e comunhão. Poder vivê-los assim é uma bênção.

    Um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São esses momentos de paz interior e de alegria, que vou somando para repartir pelos dias mais tristonhos, Miss Smile.
      E, sim, o Porto é uma cidade cheia de encantos, que me acolheu e que eu amo.

      Um beijinho com ternura. :)

      Eliminar
  20. O restaurante do Monte Aventino já conheço, Rabelos não, vou experimentar, até porque, (pesquisei) os preços são acessíveis e o serviço é bom.
    Bom domingo.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tita Oliveira.

      Andei a espreitar o seu espaço e vi fotografias lindíssimas sobre as belezas de Gaia. Aquela foto tirada a partir do teleférico - no qual nunca andei - está soberba!

      Quanto aos Restaurantes, cada um tem as suas características, tanto a nível gastronómico como paisagísticas. Neste aspecto o de gaia fica a ganhar!

      Grata pela visita, conto passar muitas vezes lá pelo seu cantinho.:)

      Beijinhos, boa semana!

      Eliminar
  21. É bom piscar o olho à vida, namorá-la, e a Janita parece-me saber fazer isso muito bem. Deve ser boa companhia, só pode, a sabedoria também deve ser partilhada. :)

    Uma boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei tanto encanto neste teu comentário, AC...:)

      Não sabia que piscava o olho à vida e a namorava, mas deves ter razão. É bom encontrar encanto nas coisas simples da vida e deixarmo-nos prender por elas, se a vida não se encanta por nós, temos mais é que ir ao seu encontro, em vez de nos lamentarmos.
      És um poeta em tudo o que vês e dizes. Alguém muito especial...
      Também penso que deves fazer muito boa companhia! :)

      Um beijo e boa semana, AC. :)

      Eliminar
  22. Fui andando para trás e para trás, até que parei aqui neste Porto sentido, nesse pomposo prato gostoso e nesta belíssima música. Há dias assim, que somos felizes com o que a vida nos dá... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teté,

      fizeste bem em recuar até à parte que te agradou mais!
      Gosto disso! E da tua franqueza...e fiquei contente por ser o Porto Sentido e Uma Tarde de Domingo, o que te fez parar!

      Quando a vida me dá sorrisos e a companhia de quem quero e me quer bem, já sou feliz! :)

      Beijinhos, Teté!

      Eliminar
  23. Mas que belo passeio!
    Sabes que adoro o Porto, não sabes.
    Deliciei-me a ver estas paisagens e o prato com nome pomposo.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
  24. Benvinda, sempre!
    completamente à vontade para entrar, sair, ficar, partir, comentar ou não.

    o meu relógio não é agente de cobranças, garanto. rss

    espero, no entanto, que venha para ficar e... comentar.

    beijo.

    ResponderEliminar
  25. Janita ainda há muito pouco tempo dei um passeio de barco no Douro e tive oportunidade de observar essa linda paisagem. Beijinhos

    ResponderEliminar