quinta-feira, 16 de junho de 2016

LICOR DE CEREJAS.


Será que algum dos meus leitores /as ainda se lembra destas CEREJAS BIZARRAS? Se não se lembrarem, cliquem pf nelas que o link leva-vos lá. 

O motivo que hoje me leva a falar nas ditas cujas, de novo, é que resolvi seguir o conselho de um leitor/amigo.
Meti-as em frascos, adicionei-lhes um bocado de açúcar mascavado, aguardente velha (de boa qualidade, assim me garantiram) e há cerca de três dias que estão a macerar - nem sei se é esta a palavra adequada - O preparado vai neste ponto:


Até aqui, tudo bem. A minha dúvida está em como irei saber se a beberagem está minimamente  parecida, em sabor - já que de aspecto parece não estar mal - com a ginjinha de Óbidos, que se apresenta de frente, elegante, esbelta e quase vazia.
- "Ora, provando - dirão alguns, com desdém. 
- "Pois - replico eu - mas acontece que quando destapo os frascos o cheiro é tão intenso que fico tonta e com a casa a cheirar a tasca rasca.
Quero passar o conteúdo dos frascos, para a garrafa (de cristal da Boémia), que se vislumbra atrás, e não vejo maneira de o conseguir fazer. Aliás, acho que as cerejas já incharam tanto que não devem passar no gargalo.
Algo me diz que vou ter um grande prejuízo...

Aceitam-se conselhos e sugestões de entendidos/as, nesta matéria. Que hei-de fazer?

??????????????????????????????????????????????

30 comentários:

  1. Não entendo nada de licores, nem sou apreciadora mas, fui procurar, olha o que encontrei:

    http://www.saborintenso.com/f76/licor-cereja-2294/

    https://www.youtube.com/watch?v=WRQZ77y2VlQ

    Espero que te ajude
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelos links, Noname. Mas acho que, bem ou mal, a mistela a que pomposamente chamei 'licor' já está como há-de ir. :) Agora já sei que é preciso mais tempo até ficar no 'ponto'.

      Beijinhos, grata pela tua presteza e atenção. :)

      Eliminar
  2. Eu não me recomendo
    Só bebendo

    (de cristal da Boémia?
    mas que ideia...
    será por via dessa
    que a ATLANTIS se foi?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para beber ainda é cedo, Rogério.

      Que a garrafa é de cristal, é; já foi herança! Quanto a ser da Boémia, olhe, ter um pouco de pretensão não é pecado, pois não?
      Por acaso também andam aqui, pela cristaleira, uma quantidade razoavelmente antiga, de copos e taças, da extinta Atlantis.
      Até o design já está démodé, veja lá vossemecê.

      Abraços

      Eliminar
  3. Sou um zero.
    Qualquer conselho que desse, de certeza que dava m....barraca!
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, há um licor com esse nome, Pedro!
      Nunca provei, mas sei! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Há muitos anos atrás, quando meu marido e cunhado bebiam, eu costumava fazer licores. Como não suporto bebidas alcoólicas e só com o cheiro fico tonta, usava uma máscara daquelas da pintura para os manusear. Se a ginjinha de Óbidos for feita com ginja como é lógico, os gostos serão diferentes, já que a ginja também é diferente no sabor da cereja.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Elvira, ginjinha tem obrigatoriamente de ser feita com ginjas, esta variante, nasceu por sugestão relativamente às tais cerejas. Enfim...ideias. Que até podem resultar bem.
      Veremos quando chegar a altura da prova.

      Abraço bfds

      Eliminar
  5. Entendida na matéria não sou, mas também estou à espera que apareçam aí as ginjas para tentar fazer uma ginjinha à maneira... :)

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca fui muito dada a fazer licores, era mais virada para doces e compotas. Como vês, Teté, falo no passado, já que no presente, nem marmelada e geleia faço. Compro tudo feito.
      O meu tempo de 'fada do lar' já era!...

      Beijocas e bfds

      Eliminar
  6. 1- Isto não é 1 conselho, é uma sugestõn: pergunta à Manu!
    2- De quem eu conheço que mais te possa ajudar é a Manu!
    3- Se ficas tonta quando destapas os frascos, não os destapes!
    4- Deixa-os tapados por mais uns tempos com a idade!
    5- Adicionaste canela?
    6- Não percebo nada disso.
    7- Vou ali e já volto.
    Beijokas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kok...
      Nem pergunto à Manu nem usei canela, nem destapo mais os frascos. Vão ficar assim tal qual estão. Já recolhi o 'arsenal', até lá para Agosto, que são os dias grandes.
      Vai e volta, então!
      Beijokas.

      Eliminar
  7. Voltei sem trazer outro esclarecimento para além deste:
    tanto quanto sei o licor de ginja é feito com ginjas e não com cerejas. De cerejas encontrei 2 versões:

    A primeira:
    Lave as cerejas e seque-as cuidadosamente com papel de cozinha.
    Descasque o limão com o descascador de batatas para que a casca fique bem fininha.
    Coloque as cerejas num frasco de boca larga, limpo e previamente esterilizado.
    Adicione o pau de canela, a casca de limão e o cravinho (esta especiaria dá ao licor um sabor forte e acentuado, pelo que se não gostar, omita-o)
    Leve a água e o açúcar ao lume e, assim que o açúcar derreter, desligue o fogão, espere 15 a 20 minutos e junte a aguardente.
    Despeje este preparado sobre as cerejas, feche bem o frasco e guarde em local fresco, seco e escuro durante cerca de 3 ou 4 meses antes de o abrir.
    Dia sim, dia não agite o frasco para que os sabores se desprendam e inundem o licor.
    Passado este tempo, desfrute de um aromático e lindo licor que fará as delicias de todos quantos o provarem.


    A segunda:
    Ingredientes:
    1 medida de açúcar
    2 medidas de cerejas (usei com caroço)
    3 medidas de vodka

    Preparação:
    Num frasco (ou qualquer outro recipiente de vidro e com tampa) devidamente esterilizado, colocar todos os ingredientes e agitar bem para misturar. Guardar num sitio fresco e escuro como uma despensa e, durante os primeiros dias ir agitando para ajudar a dissolver o açúcar. Deixar repousar cerca de 2 meses.
    Ao fim desse tempo coar o licor para garrafas (eu esterilizei as minhas e deixei sacar bem) e está pronto a consumir.

    Se esta pesquisa te ajudar tanto melhor; não tens que agradecer mas aceitarei um cálice do produto.
    Beijokas doces mergulhadas em sorrisos.






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cravinho e limão no licor, ó kok?
      Vou aguardar a vinda do meu filho, cá acima, antes que ele emigre para a Holanda e, depois, faz-se a inauguração da bebida, se a coisa estiver em condições, muito bem, se não, comem-se as cerejas e o líquido vai fora.
      Assunto encerrado, e...obrigada.! Desculpa lá a maçada.

      Beijokas e bfds.

      Eliminar
  8. Tenho provado vários desses licores.
    Aprecio, francamente!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deste não deve ainda ter provado, Vieira Calado! Isto é uma versão minha do licor Beirão, mas com outros ingredientes.
      Às tantas até sai bebida de estalo, mas para saber há que prová-lo. Veremos.

      Bom fim-de-semana.

      Eliminar
  9. Não te posso ajudar, porque nunca fiz de cerejas, só de ginjas e faço na garrafa que é para ficar, provar só uns meses depois.

    Bom fim de semana e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, Amiga Flor, se os cozinheiros inventam pratos exóticos, porque não poderei eu inventar uma nova bebida?
      Prognósticos só no final do jogo!

      Beijinhos, bfds

      Eliminar
  10. Não sou grande apreciador de licores. Espero que a sua receita, com as ajudas entretanto recebidas, resulte. E deixe a garrafa de cristal sossegada, já que, ao que dizem, pode conter chumbo, coisa que não fará bem à saúde. Deixe as cerejas no frasco de vidro, que é inócuo.
    Palpita-me que anda muito atarefada...
    Bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A garrafa de cristal já foi para o carrinho de bebidas, vazia e tudo. Se tem chumbo pode dar-me cabo do estômago, mas sabe que em tempos as enchias de vinho do Porto?
      Tenho de arranjar um frasco grande e mudar tudo para lá. Depois, é só esperar. Mas sabe? Foi a primeira e última vez que me armei em fabricante de bebidas. Nunca mais.

      Atarefada nem por isso, ando é adoentada. A tensão arterial lembrou-se de disparar e ando com imensa dor de cabeça e zoeira nos ouvidos.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. A minha opinião é: esquece e parte para outro ... licor :)
    Beijinho, Janita, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partir eu partia, Observador, mas garanto-te que não era para outro licor...:)

      Beijinhos, António, bom fds

      Eliminar
  12. Eu também nada sei sobre o assunto mas quando tudo estiver pronto, por favor, bebe um golinho por mim :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Lá mais pela força do calor, Papoila!
      De preferência em tempo de férias...Isto deve de estar uma bomba. :)

      Beijinhos de água fresca. :)

      Eliminar
  13. Estou muito sentido com o que foste fazer à aguardente velha. Um licor faz-se com um álcool forte, açúcar e outra coisa - daí resultará um licor dessa coisa.
    O açúcar pode entrar logo no início ou numa calda em ponto pérola, a juntar ao produto da maceração depois de coado.
    Adicionar cerejas e esperar obter um licor de ginjas de Óbidos denota uma fé desmedida o que não é de criticar mas de lhe assinalar a grandeza! Usaste mesmo aguardente velha da boa? Não deixes essa maceração menos de três semanas e dá uma volta suave à garrafa de vez em quando. Nada está perdido. Depois coa tudo num pano (por onde passou previamente água muito quente), põe na garrafa de cristal e deixa repousar dois ou três meses.
    Em alternativa manda cá para casa que eu dou-lhe o repouso.
    Já bebi uma ginja à tua saúde.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valha-me Deus, Zé Maria. Cada vez estou mais confusa!!
      Álcool etílico daquele para desinfectar feridas e coisas assim?
      Usei sim, aguardente com mais de vinte anos. Abanei os frascos e vou abanando de vez em quando.
      Coar o líquido, para quê? Então e as cerejas? Tiro-as e volto a juntar tudo? Ah, que isso já é pedir muito.
      Mais 2 ou 3 meses? Estou a ver que isto só lá para o Natal.
      Bebeste uma ginja à minha saúde? És um querido. Agora vou eu beber à tua e acabo com o resto da de Óbidos.
      Como dizia o António Silva, para pouca fartura mais vale nenhuma.

      Beijos, Zé Maria, gostei de falar contigo.

      Eliminar
  14. Janita,
    Por aqui, por terras do Fundão, há muito quem faça licor de cereja. Uma coisa te garanto: o processo não se faz de um dia para o outro. É preciso deixar estagiar os frutos, com uma determinada quantidade de açúcar, em aguardente, de preferência de boa qualidade, durante alguns meses. Ou seja, tens bons ingredientes, mas falta-te uma coisa essencial: tempo. :)

    Bons brindes! :)

    ResponderEliminar
  15. Ui, e aí, por terras do Fundão há muita cereja e de boa qualidade, AC.:)
    Agora que falas, e fala a pessoa entendida, quer-me parecer que adicionei açúcar demais. Foi a olho, devo ter exagerado, mas se for o caso poderei acrescentar mais aguardente? Por isso é que eu estava com um nico de pressa para abrir os frascos, só que não consegui provar. Só o cheiro me ia derrubando!!
    Tempo também se arranja, meu Amigo. Paciência é será mais difícil de conseguir. Estou ansiosa para atestar os meus dotes vinícolas.

    Beijinho, AC.
    Quando chegar a altura de brindar, chamar-te-ei. Fica prometido. :)

    ResponderEliminar
  16. Licor só fiz uma vez e foi de alfarroba. Segui a receita que me deram e pronto. Ficou muito bom mas também demorou algum tempo e tive uma trabalheira enorme a filtrar o dito. De licor de cereja não entendo mas pelo que li nos comentários, é uma questão de tempo. :)
    [E as cerezas lá do outro post são qualquer coisa, hein? :)]

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora é que vi o teu comentário, Luísa!
      Já me disseram que tudo tem de ser bem coado, para agora ficou como estava.
      Esse de alfarroba deve ser bom, nunca provei!
      Não fiz só com a outras, acrescentei das 'normais'...:)

      Beijinhos

      Eliminar