segunda-feira, 27 de junho de 2016

Para Toronto, Com Carinho...


...E ainda, com sabor a São João,
uns resquícios de folguedo
e de cheiro a rosmaninho.












Manjerico e alecrim
Têm aroma distinto
Colhi um do meu jardim

O outro veio de Rio-Tinto








Ambos vão para o Canadá
Isto é já uma tradição
Entrego-os à amiga Catá
Com cheirinho a S. João.





************************************************
Para ti, Catarina, o prometido é devido. :-)

*******************************************

22 comentários:

  1. Querida Janita :
    Este ano não comprei nenhum manjerico, mas ainda vou a tempo :)
    O Canadá e a Catarina ficarão decerto bem perfumados.
    Quem cumpre o prometido é um bom amigo, digo amiga :)

    Um beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fê.

      Há já alguns anos que não compro o manjerico, pelos Santos Populares. O marido de uma amiga compra o dela, o meu e o da nora de ambos.
      Já avisei que no próximo ano serei eu a comprar. Talvez, porque algo me diz irá haver algo para festejar!?! :))

      A Catarina também costuma ter a sua mesa, no terraço, enfeitada e perfumada por um belo manjerico. Este ano é que se atrasou...

      (Promessa, para mim, é dívida, minha Amiga! )

      Beijinhos e um abraço especial!

      Eliminar
    2. E, como a última palavra deve ser do anfitrião/anfitriã, também porque me agrada fazê-lo, deixo-te mais um beijo, Amiga Fê! :)

      Eliminar
  2. Um cheirinho, que leva carinho e muita amizade, dá com certeza, para diminuir a saudade :)

    Boa noite Janitqa :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, até versejaste, Noname!! :))

      Carinho, amizade e o cheirinho de ervas aromáticas; cidreira, alecrim e manjerico, é um excelente ramalhete para presentear alguém de quem se gosta.

      Um beijinho, querida Noname. :)

      Eliminar
  3. Este ano não comprei nenhum manjerico. O ano passado ele morreu logo, fiquei toda desgostosa nunca me tinha acontecido.
    Decerto a Catarina vai ficar feliz com o carinho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus manjericos duram mais que as pilhas Duracell, Amiga Elvira.
      Acho que o segredo, para além do trato com carinho, está no prato, sempre com água fresca, onde o coloco.
      Chegam a dar flor. Uma flor miudinha e branca, de perfume intenso.
      Um abraço e votos de boa semana.

      Eliminar
  4. Há tanto a dizer sobre o São João !:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui, Ângela, e como há!! Principalmente, para quem faz a noitada de martelinho numa mão e alho porro, na outra.
      Não é o meu caso, gosto mais de fazer a festa na companhia de amigos.
      Houve um ano que o passei na Fonte da Telha, com fogueira na areia da praia e sardinha assada a granel, no Concelho de Almada, onde também é feriado no dia 24, aniversário do meu filho. Grande festarola, aquela!

      :)

      Eliminar
  5. Acabei de chegar a casa e o primeiro blogue que visito é o teu!!!
    Ei-lo bonito aqui no meu écran! Obrigada, querida Janita. You made my day, girl!!! : )
    Bjos : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :-)) Que bom, Catarina!

      Puseste-me no rosto um sorriso, de orelha a orelha! :)

      Se fosse possível, enviar-te-ia o perfume dele dentro de uma caixinha, forrada de seda macia.

      Beijinhos, Catarina! :)

      ( A alegria maior é a de quem proporciona alegria. Podes crer! )

      Eliminar
  6. Só para desejar uma boa noite. Manjerico (e não só) para Toronto?, onde, como costuma dizer, já fui feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só?...Está bem!!

      Está a ver como também já foi feliz em muitas cidades de outros países, José? Basta, puxarmos pela memória...

      Um beijinho. :)

      ( anda com alguma crise de preguicite aguda?)

      Eliminar
  7. Troco um manjerico por uma broa alentejana, pode ser?
    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê-se logo que não percebes nada de regionalismos, Ó Observador!
      As broas normalmente são confeccionadas com farinha de milho e no Alentejo o pão é todo na base de trigo e algum centeio.

      Então, tu davas-me o manjerico e eu o pão alentejano?

      Nada feito, já tenho ambos! :)

      Beijocas, António!

      Eliminar
  8. Que lindo!
    Quase se percebe o cheiro do manjerico :)
    Parece-me que a Festa foi boa será que apareceu o tal marido????:)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou constantemente a passar-lhe a mão, Papoila! :))
      Depois, levo-a ao nariz. Que cheirinho bom!
      Tenho-o na marquise, para arejar. Isso de regar e pôr ao luar, nunca resultou comigo. Secavam todos...
      O tal marido, especial de corrida, ainda não foi desta!! Lol

      Beijinhos, Papoila!!

      Eliminar
  9. Beijinhos para a Catarina e para a sua simpática e generosa amiga - TU!

    Agora, toca a festejar o S. Pedro!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei porquê, mas o São Pedro foi santo que nunca festejei.
      Talvez, por o considerar sempre muito atarefado e pouco disponível para o Povo (que, afinal, eu sou)

      Beijinhos Graça, bem hajas pelas simpáticas palavras.

      Eliminar
    2. Este ano estive quase a comprar um manjerico de bombons na Arcádia, mas consegui conter-me :) (seria uma overdose de bombons)

      Eliminar
    3. Muito gulosa és, Gábi!!
      O que vale é que depois, a seguir aos chocolates, comes meia dúzia de ervilhas e uma fatia de fiambre, como refeição!
      Assim, estás sempre na linha e elegantérrima...:)

      PS- É verdade...sobre aquela pergunta que me fizeste lá no almoço, já descobriste quem é o tal blog? Agora é fácil!!

      Eliminar