terça-feira, 17 de outubro de 2017

O AMARGO SABOR DA IMPOTÊNCIA...

...da solidão e do abandono.

Senti isso, recentemente, quando me vi a braços com um problema que não sabia como solucionar. Depositei esperança em quem de direito, mas em vão. 
Se pago um serviço, seria de esperar que a empresa que me presta esse serviço me desse assistência quando dela precisasse...mas, qual quê!?




O que terá sentido esta mulher numa hora de suprema angústia? O mesmo que eu senti? Não! Mil milhões de vezes mais, ela (eles) devem ter-se sentido sós e abandonados, certamente. E também pagam a quem tem o dever de os proteger e ajudar...pagamos todos!


*

Se uma bomba terrorista tivesse caído neste nosso cantinho à beira-mar situado, não teria provocado maior destruição, terror e mortos.




Depois da tragédia anterior em que se perderam 64 vidas, mais 36 se seguiram. Fim da fase Charlie...o que é lá isso? A ajuda tem de chegar quando é precisa, a quem dela precisa.


*

A cinza que ontem cobria o meu terraço, diz-me que a dor e a perda podem não estar longe de me atingir, mas ainda que houvesse um mar a distanciar-me destes horrores, eu sinto-os como meus. Chorei e revoltei-me com mais esta tragédia.


*

Houve alguém que me ajudou a resolver o meu problema comezinho ( mas de suma importância para mim ), e nem sequer foi necessário fazer o tal reset aconselhado por um suposto especialista na matéria.


*

Quem nos ajudará e protegerá em futuras situações de vida ou morte? Sim, porque elas se irão repetir. Disso ninguém duvida. Nem quem de direito!...


**********************************

37 comentários:

  1. Já não tenho mais palavras, já não me cabe mais angústia no coração mas, sobra-me indignação. Para quando o levante de um povo constantemente relegado a pagador, simplesmente pagador, e já não lhes chega dinheiro, já cobram vidas.

    :-(


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Junto à tua a minha revolta, Noname, ainda que não saiba bem o que fazer com ela, calada não fico! Quem cala, consente.
      Somos de brandos costumes, mas temos um limite de resistência.
      Desta vez não foram raios de trovoada seca, mas seguramente que anda mão criminosa metida na intentona de destruir o nosso país. Quem sofre? Os de sempre...os inocentes!! Como, aliás, em qualquer outro acto terrorista levado a efeito noutros países.

      :(

      Eliminar
  2. Aquilo que vimos acontecer foi resultado de muita coisa!

    Mas aquela de que ninguém fala é que a ignorância política a que a maior parte da população se remete, acaba em última instância por dar nisto.
    Li há pouco tempo um texto de um evangelho apócrifo que fala da ignorância e de como ela é destrutiva. Este é o resultado da ignorância que temos em relação a quem nos governa. Mas isto não é de agora, é algo que foi potenciado pelo estado novo e mais que aproveitado por toda a classe política que, como vemos, em vez de se unir para resolver as coisas, faz um aproveitamento vergonhoso do que se passou!

    Isto é o ponto a que chegamos. Isto é o melhor que temos! A culpa não é deles...
    ...é nossa, que o permitimos e continuaremos a permitir por ignorância, preguiça e tudo o mais!

    Quanto à resolução deste problema...
    ...procure-se quem ganha com isto, retire-se esse potencial de ganho, prenda-se os incendiários por terrorismo doméstico (porque é o que é, não é um crime menor e por homicidio qualificado nos casos em que existem mortes, reinstitua-se um corpo de guardas florestais como corpo policial.

    Vamos passar os próximos anos a sofrer com o que se passou neste verão, com deslizamentos de terras, contaminações de águas e não é de todo aceitável que os responsáveis vão passar férias a uma cadeia e saiam cá para fora a seguir como se nada tivesse acontecido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um belo depoimento o teu, mas em matéria de ignorância não podemos culpar o Estado Novo, que já ficou lá muito para trás.
      Também poderei entrar no rol dos ignorantes, pois não percebo de política, de ordenamento de território, de quais seriam as melhores medidas de prevenção contra futuras calamidades deste tipo, nem sequer aponto o dedo a este ou a outro qualquer governo. O que sei é que depois do que aconteceu em Pedrogão Grande, já deviam ter sido criadas medidas de segurança eficientes.
      Se todos somos unânimes em considerar estes incêndios como fruto de mão criminosa (eu sou), a tropa já deveria estar em campo há muito tempo. Deixar tudo a cargo dos bombeiros é descabido e inconcebível.


      Eliminar
    2. Não falo desse tipo de conhecimentos específicos. Obviamente ninguém sabe tudo!
      A ignorância que falo não se deve confundir com desconhecimento.
      Falo da ignorância na perspectiva daqueles que não sabem, nem querem saber. Dos que votam em partidos como se fosse a mesma coisa que votar gostar de clubes de futebol, da ignorância de quem por vezes põe o idealismo mais alto que a realidade.
      Não é ignorância de nós todos queixar-mo-nos da classe politica e continuarmos a dar-lhes poder? O que é que nós, cidadãos, fazemos em relação àqueles que nos governam? São responsabilizados pelas suas opções?
      Não é ignorância elegerem-se presidentes de câmara que nem sequer residem no conselho? Quantos de nós sabem quem foram os deputados que elegeram pelo seu circulo eleitoral? Algum deles é conhecido? Quantos estão na assembleia, eleitos por círculos eleitorais que conhecem apenas porque passaram por lá uma vez a caminho de outro lado qualquer? Quantos deles vêm falar com as populações que os elegeram para saber os legítimos anseios e poderem trabalhar num quadro maior a favor da sua assembleia constituinte, ainda que dentro de um quadro partidário?
      Não é ignorância eleger alguém que é eleito sobre uma premissa, faz exactamente o contrário do que disse que faria em campanha e achar que esta pessoa é ética e moralmente responsável o suficiente para gerir a nossa vontade?
      Não é ignorância encolhermos os ombros quando chega a altura de ir votar e ter de escolher em consciência o mal menor, quando sabemos que deveríamos estar a escolher o bem maior?
      Esta ignorância é a origem disto e de tanto mais que anda por aí. Por desinformação elegemos a mediocridade, e a mediocridade é confortável; faz-nos sentir superiores!
      Janita, não tens de saber assentar tijolos para avaliares se uma parede está direita. Tens é que olhar para a parede como deve de ser e se não conseguires, ires buscar um prumo.
      Aquilo que eu disse acima que se devia fazer o apenas o que me parece absolutamente óbvio. São acções. E não são coisas que se façam em dois dias, mas em alguns meses talvez fosse possível alguma coisa...

      Mas, entretanto, indigna-mo-nos nas redes sociais, pedimos demissões e afins, queremos a cabeça de alguém...
      ...para depois partilharmos, pormos muitos "likes", dizermos que pelo menos se fez alguma coisa e daqui a uns tempos está frio e já ninguém se lembra a não ser os que tiveram as vidas destruídas!

      Eliminar
    3. Já percebi, Gil. E gostei muito que tivesses vindo dar esta achega. Tens toda a razão.

      Quanto a essa forma de reivindicar demissões e fazer rolar cabeças, não comungo desse desejo.
      Andar pelas redes sociais a colocar 'likes' a tudo quanto são opiniões supostamente abalizadas, também não alinho, nem tenho como...há muito que fechei a minha conta no FB e não pretendo voltar.
      Que o povo tem memória curta, a prova está à vista...

      Um beijão, Cláudio Gil!

      Eliminar
  3. Assuma como minha
    a resposta
    que lhe foi dada acima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu respondo-lhe com a resposta que dei acima, amigo Rogério!

      Eliminar
  4. Estou na hora da partida, portando, só te quero enviar um abraço e dizer como gostei de ouvir a tua voz.

    Não culpo o governo pelo aconteceu, só me irritou as declarações idiotas do Primeiro Ministro e da respectiva Ministra da Administração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contigo, querida Teresa, já falei ontem, via telefone, tudo o que pensava a este respeito.
      Resta-me desejar-te que uma excelente viagem de retorno à tua residência e ao país que te acolheu e tens como teu!

      Tens o meu contacto, quando voltares, liga-me! :)

      Um forte abraço!

      Eliminar
  5. Querida amiga é angustiante e lamentável tudo o que se passa ppr mais que falem não nos leva a lugar nenhum ,é urgente haver mudanças ,é urgente tomar medidas ,é urgente aplicar na prática o que se fala ,é urgente dizer basta de ver tanta tragédia ,pois os anos passam mas para quem perde a vida já não pode fazer nada e acredito que muita coisa se podia fazer se ouvesse vontade politica ,mas certamente os interesses economicos sobrepoem-se à vida ,cada vezes mais acredito que não passamos de números nesta sociedade com tanta falta de amor pelo próximo ,uma sociedade demasiada hipócrita perante quem sofre ,pois lamentos e condolências apenas são ditas no momento que acontecem ,porque depois continua-se a praticar os mesmos erros ,beijinhos querida amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo da política é um completo jogo de interesses, onde o povo só conta por alturas de ir a votos, Emanuel.
      Aí, todos saem para a rua a querer saber das dificuldades deste e daquele, depois tudo se aquieta e esconde no conforto dos gabinetes. Na Assembleia da República trocam-se 'mimos' e de seguida vão todos almoçar.
      Estou farta!!
      O povo que tudo devia ordenar, cala-se e sofre.

      Beijinhos, meu Amigo!

      Eliminar
  6. Perante isto, hoje só comento com uma única palavra:
    Incompreensível!!!

    É pena que o nosso primeiro ministro não pense da mesma forma...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Remus,
      o nosso Primeiro (meu não é que não o pus lá) pode não pensar da mesma forma, mas o PR acabou de se manifestar. Esperemos os próximos capítulos.
      Uma coisa é certa, quem perdeu a vida e todos os seus haveres, nada poderá recuperar.

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  7. Tantas são as vozes que se levantam contra tudo e quase todos que sou levado a pensar que o melhor é exigir-se, com efeitos rectroactivos, a demissão dos portugueses.
    Isto se tal não aconteceu já.

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Veremos, Observador, veremos!...

      Um beijinho também para ti.

      Eliminar
  8. Começando com as tuas dificuldades na Net, ainda bem que já está solucionado. :))

    Quando a esta tremenda desgraça, horrorosa, eu abstenho-me de tecer considerações de ordem política partidária, Janita !
    Simplesmente porque abomino política e também políticos, em que tudo ou quase tudo, para todos eles, não passa de fogo de artifício em defesa dos seus interesses partidários, ou até de simples simpatia política. :(

    Tão revoltantes as desculpas, evasivas, fuga às responsabilidades dos governantes, como os possíveis aproveitamentos políticos desta desgraça ! :(((

    Já sei que agora vamos entrar na fase das aberturas de inquéritos para se "sacudir a água do capote", "enquanto o pau vai e vem" !
    Entretanto "o povo" esquece e todos serão o melhor do mundo em próximas eleições !

    É pena termos o mais belo país do mundo, que eu adoro até ao limite e termos só políticos de caca, para não dizer de merda !!! :((

    Abraço, com mau feitio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começando pelas minhas dificuldades, na navegação, que tantas dores de cabeça me trouxeram, estão terminadas, Rui! :) Pelo menos, por ora.
      Nestas alturas, sinto duplamente a falta do meu Luís, mas nem lhe falei em nada. Preocupações já ele tem que cheguem.

      No tocante à tua opinião que não querias dar...pois, está dada! E bem dada. :)
      É assim, dando mostras de algum 'mau-feitio', que eu gosto de te ver reagir. Que um cidadão não é de pau, carago!! :))

      Beijinhos! :)

      Eliminar
  9. Janita,
    acompanho todos os que mostram a sua indignação
    já não se "respeita" as vidas humanas, o património, os animais,
    não há culpados, parece que a policia desapareceu, como se a fatalidade não tivesse inquérito policial
    já coloquei o lacinho preto no meu blogue, fico tao triste com tamanha tragédia :(((
    beijinho para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ângela,
      manifestar a nossa indignação é o mínimo que podemos fazer.
      É inadmissível que a mesma tragédia tenha acontecido, novamente, e as pessoas atingidas tenham ficado sem o auxílio adequado às circunstâncias.
      Não me cabe na cabeça que durante uma noite inteira tudo se passasse sem que houvesse um único meio de socorro possível.

      Um beijo solidário, nesta hora de dor e consternação colectiva.

      Eliminar
  10. Estamos completamente sós!!!
    Que angústia, aflição, terror...

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sufoco deve ter sido para toda a população atingida.
      No Domingo, a A4 e A3 estavam com o ar negro de fumo e irrespirável.
      Beijinhos.

      Eliminar
  11. Sabes amiga, li e reli, mas fiquei sem saber o que escrever, apenas as lágrimas caem desde as 13,40 de domingo que não as consigo conter, não durmo à 44 horas, fechada dentro de casa e a ver o fogo tão perto e a tentar preparar-me para ser eventualmente evacuada, mas felizmente não foi necessário, ardeu quase todo o pinhal de D. Dinis onde vivo junto a ele, desde São Pedro de Moel à Marinha Grande ardeu tudo, hoje continuou a arder toda a tarde, tivemos 189 homens e um helicóptero no combate às chamas, a chuva só chegou cá à pouco às 19 h.

    Sabes amiga, ao olhar as chamas e o fumo que publiquei, ainda tive capacidade para pensar em ti, por gostares tanto das minhas fotos do po-do-sol, foram tiradas da minha sala, mas a vista agora é apenas floresta queimada.

    Beijinho muito grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Adélia,
      já fui espreitar a foto que tiraste a partir da tua janela.
      A mesma janela que já nos deslumbrou com as belas fotografias de pores-de-sol de cortar a respiração.
      Que paradoxal é a vida! :(
      Imagino o susto porque passaram e como te sentes.

      Um grande abraço, amiga.
      Já nem tenho mais palavras...

      Eliminar
  12. Bem...todos culpam alguém, alguma coisa.
    Todos dizem, dizemos "não sou culpado dos erros dos outros "...
    Muito bem, de acordo e que tal AGORA começar a implementar medidas REAIS ?
    Basta de acusações e lamentos, vamos agir.
    O que é que cada um de nós pode fazer em concreto para melhorar a situação, para que tragédias destas nao aconteçam mais.
    Nenhum de nós é tão impotente como pensa. Não chega só o desabafo.
    Eu sei o que vou fazer, uma gota no oceano, mas....

    Abraço grande


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ricardo,
      aquilo que me compete fazer, enquanto cidadã consciente, não passará jamais por enviar donativos que sirvam para engrossar a maquia que já foi acumulada e não chegou às mãos dos sobreviventes desalojados.
      Neste momento, desabafo manifestando a minha dor e solidariedade para com as vítimas. É pouco, eu sei, mas antes isso do que ficar calada.
      Se eu puder contribuir para engrossar e tornar num caudal frutuoso, essa gota de água, diz-me o que vais fazer e eu alinharei contigo.

      Um abraço muito apertado.

      Eliminar
    2. Janita,
      Lamento que tenhas lido nas entrelinhas "donativos"!
      Lamento muito. Talvez a culpa seja minha, não sei escrever aquilo que sinto.
      SabeS. ? Quanto a donativos sou mais de dar canas de pesca!

      ABRAÇO grande e e vai ler o meu mail.
      ( tambem estou revoltado. Com tudo o que se tem passado)

      Eliminar
    3. Meu querido, eu não li nada nas entrelinhas.
      Aquilo que disse sobre os donativos foi um desabafo meu, entendes?
      Sim, já li o teu mail e já respondi. E tu? Já leste o meu?

      Abraço!

      PS- Sei bem que defendes a convicção da 'cana de pesca, ao invés de dar o peixe'. Também eu, como bem sabes e eu sei.

      Eliminar
    4. Já li o teu mail mas vou continuar na minha demanda!

      Abraço grande

      Eliminar
  13. Uma REVOLTA que não se consegue bem exprimir.
    O HORROR em todas as vertentes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,
      as cenas que continuam a ser mostradas pelos diversos meios de comunicação social, são de autênticos cenários de guerra:
      DESOLADORAMENTE HORROROSAS.

      As repercussões desta tragédia serão terríveis, pois arderam muitas fábricas e oficinas atirando para o desemprego milhares de pessoas.
      Medo, é a palavra que mais me ocorre!

      Beijinhos


      Eliminar
  14. Um desastre horrível
    Felizmente a chuva chegou
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tarde demais, mas sim, Alfacinha, chegaram uns borrifos de chuva que não lavarão consciências...nem trarão vidas de volta.

      Abraço.

      Eliminar
  15. O homem não tem emenda!
    Compreendo os sentimentos da Janita de que "padeço" também.Para nossa sanidade mental, devemos continuar a acreditar em utopias. Para que a luta e a esperança por um mundo melhor não morra, se não a humanidade também morre.
    Por outro lado, não resisto a acrescentar que estando a ambição e a ganância inscritas no adn humano, com os resultados que se conhecem ao longo da História, até aos dias de hoje, essas características são estimuladas e ensinadas nas universidades para garantia de êxito pessoal e colectivo. A ideia que tenho é que somos todos passageiros de um comboio sem travões a aumentar de velocidade a cada instante.
    A POLÍTICA espelha na perfeição o estado de esquizofrenia global a que chegámos.
    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É certo, Agostinho, para nosso próprio bem e da nossa sanidade mental, devemos encher a alma da doce ilusão num mundo melhor e mais justo.

      O sucesso a qualquer preço tem custos muito elevados...
      E nesse comboio, destravado, partimos todos, em descida vertiginosa, na direcção do precipício. Impotentes e horrorizados!

      Beijinho e muito obrigada, Agostinho

      Eliminar
  16. Uma tristeza, nem se imagina o que essas pessoas passaram. Uma infelicidade.
    Gostei do teu blog Parabéns, voltarei com certeza :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mena Almeida,
      Muito grata pela sua visita e simpatia.
      Irei retribuir e visitar também o seu cantinho! :)

      Beijinhos.

      Eliminar