quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

DO DESPERDÍCIO.

Recordam-se daquele campo de grelos que publiquei há um tempo atrás? Pois, hoje, ao aproveitar uma aberta nos aguaceiros, intermitentes, fui desentorpecer as pernas e fiz a caminhada pelo mesmo trilho do outro dia.
Fiquei pasmada ao ver como foi possível o proprietário daquele campo de cultivo ter deixado desperdiçar tanta hortaliça.


Tivesse eu galos, galinhas, patos e frangos, [ criação :) ] levá-los-ia comigo e deixava-os aqui.

Não teria sido preferível ter afixado uma placa a dizer:


"Dão-se grelos a quem os colher"?

O desperdício alimentar não se verifica apenas nas casas mal-governadas, onde há mais olhos do que barriga, nos supermercados onde são deitados aos contentores alimentos fora do prazo de validade, mas perfeitamente comestíveis, que poderiam ser colocados à disposição de quem deles precisasse, ou quisesse, numa prateleira para esse fim. Em vez de se verem as pessoas sem abrigo a escarafunchar no lixo. Verifica-se em  todos os sectores deste nosso belo país - e de outros - que, sendo pobre, tem a mania das grandezas...


                                              



==============================

28 comentários:

  1. Ainda não comi grelos este ano. É um "crime" deixar estragar, kkk

    Hoje:- Teus lábios querem devorar-me...
    .
    Bjos
    Resto de uma boa Quinta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, Larissa, comi bastantes, em esparregado, a maneira como mais gosto de os comer. Para além disso cozi e congelei.
      Tenho-os prontinhos a serem utilizados, em doses.

      Beijos.

      Eliminar
  2. Que desperdício!!!
    No supermercado perto de casa, mesmo sendo caro, tem uma prateleira movível, mas que está sempre no mesmo lugar, onde colocam alguns produtos que devem consumidos no mesmo dia ou no dia seguinte, a preços muito inferiores. Quem me chamou à atenção para tal prateleira foi a minha filha, toda ambientalista!
    Durante uma ou duas semanas dava uma olhadela e cheguei a comprar alguns legumes e fruta. Só que não os consumia no dia ou no dia seguinte e acabavam por se estragar. Não era tão organizada como a minha filha, imagina!! Confesso que prefiro fruta e hortaliças sem manchas e com ar muito fresco.
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo, Catarina!!
      Por aqui ainda não me apercebi desse tipo de procedimento nos supermercados mais próximos, mas acho uma excelente ideia se os produtos estiverem em boas condições, claro. Por vezes, iogurtes com um dia fora do prazo, podem perfeitamente ser consumidos sem problema. Fruta e legumes só se a diferença de preço compensar e, mesmo assim, se não estiver tocada, ou pouco...:) No aproveitar é que vai o ganho. Nunca deito comida fora, arranjo sempre maneira de a reciclar. :)

      Beijos.

      PS- Comigo e a minha filha acontece o contrário. ;)

      Eliminar
  3. Faz-me muita confusão as toneladas de alimentos que os supermercados põem no lixo. Não sei se ainda se mantém o gesto, mas há anos uma marca conhecida doava a algumas instituições, com quem tinha um acordo, bens não ou já não transaccionáveis mas perfeitamente comestíveis. E essa deveria ser uma regra impositiva.
    A existência de prateleiras com esse tipo de produtos seria bem-vinda, mas os supermercados não devem estar interessados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui há uns tempos no Modelo- passe a publicidade - perto de minha casa, encontrei uma carne de perú, - não consumo carne vermelha - embalada, com o celofane levemente rasgado. Uma repositora, que se encontrava próximo, reparou e retirou-o do frigorífico. À minha pergunta se o iria voltar a embalar, respondeu que era para deitar fora. Perante a minha estupefacção e pergunta se não poderia ser oferecida a funcionárias ou vendida mais barata, respondeu que eram ordens superiores, caso contrário abririam um precedente que poderia levar a 'rompimentos voluntários'...antes de eu ter tempo para fechar a boca, aberta de espanto, já ela se havia afastado.
      Nem as folhas velhas das hortaliças dão a quem tem aves de criação. Vai tudo fora. No parque de estacionamento, há pessoas a pedir esmola para comer, dizem. Enfim, assim vamos nós e o mundo...

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Pois, os supermercados não estão mesmo interessados, quem perde não são eles, eles cobram pelo que vendem, as quebras suportam os fornecedores. É uma vergonha, num país onde há fome, que se estrague tanta comida, ou que se ponha no lixo ao invés de dar a quem precisa. É o que temos.

    Muito oportuno Janita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Noname.
      Nós, consumidores finais, compramos e pagamos no acto da compra, eles, compram e pagam a noventa ou cento e vinte dias. Quando chega a altura de pagarem já têm o dinheiro há muito e o tornaram a investir. Por isso, é que não há nenhum grande empresário que não invista na alimentação e restauração. Tudo corre para quem tem...e quem se lixa é o mexilhão.

      Um beijinho, NN.

      Eliminar
  5. Infelizmente vivemos num mundo onde cada um olha somente para si ,onde o outro tantas vezes carece de alimento e estes abastados que simplesmente olham ao lucro preferem estragar que dar ,somos cada vez mais numeros nesta sociedade hipócrita sem valores ,onde o egocentrismo impera ,muitos beijinhos felicidades querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Emanuel. Mas isso não acontece só por cá, é um mal, generalizado, das sociedades em geral.

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Pois... O que dizer!?
    Se calhar os grelos não já faz o gosto da maioria. Agora preferem coisas mais gourmet!
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da comida gourmet é para centros populacionais mais cosmopolitas, Remus. Aqui, na zona onde vivo, este foi um ano de muita fartura de grelos, foi o que foi...:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. É uma das coisas que mais me constrange é ver tanto desperdício e tantas pessoas a precisarem de alimentos.
    Uma coisa constato, não há nenhuma organização, pelo menos que eu conheça que se preocupe com isso.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nos grandes centros então ainda é pior...só desperdício, por um lado, e por outro, pessoas a passar mal. Hoje há muita pobreza envergonhada, tanta como no tempo da ditadura, ou ainda pior. E a classe média foi a mais atingida pelas medidas de austeridade, tendo de se resignar a desfazer-se de bens adquiridos no tempo das vacas gordas.
      Nada com uma pessoa habituar-se, desde cedo, a uma vidinha regrada.

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  8. Vê-se grande desperdício não só nos supermercados mas também nos campos. Meu irmão trabalhou até há pouco tempo ali perto de Rio Maior, e chegou a trazer-me sacos de maçãs e peras que o dono de um campo por lá não apanhava, e não se importava que as pessoas que por ali moravam, o fizesse.
    Quendo o mês passado estive no Algarve, havia campos de laranjeiras, onde o chão era completamente laranja tantos eram os frutos que o cobriam.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela parte que me toca dou o que tenho com fartura, Elvira. Limões!... São sacos e sacos deles, para toda a vizinhança...
      Já as laranjas, da laranjeira do meu vizinho, estão todas ou quase todas a cair ao chão. Não há quem as colha e eu não lhes chego.

      Abraço.

      Eliminar
  9. Que saudades de uns grelinhos. Para os meus lados até costuma haver muitos, só, este anos atrasaram, e não há. Adoro. Quando tenho hortaliças a mais, tenho galinhas, galos, patos etc.. que comem tudo, andam à solta. Numa vedação, claro!!

    Beijos
    Boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, por aqui houve bastante hortaliça e sem estar queimada da geada, como acontece em anos anteriores.
      Já tive aves, agora não, porque não tenho quem me ajude.

      Beijinhos, Cidália.

      Eliminar
  10. Na minha zona é habitual ver pessoas à espera nas traseiras dos supermercados disseram-me que era onde as pessoas iam buscar esses produtos e além disso muitas boas pastelarias também entregam os sobras do dia aos voluntários que as vão recolher para mais tarde serem distribuídas. Penso que as coisas até funcionam bem. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se houver organização, boa vontade e gente interessada em ajudar o próximo, tudo se ajeita e aproveita, Papoila.

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Xiiiiiiiiiiiiiii e eu cadorgrelos :) Podias ter dito.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, cachopa, os grelos não eram meus, como é que querias que te dissesse? Lol

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. Minha amiga, Janita, vivemos de facto num mundo louco, desde logo numa dimensão humana que sob muitos aspectos é até muito difícil de descrever ou de adjectivar... há relativamente pouco tempo, num supermercado, na circunstancia em Espanha, mas em Portugal creio ser igual, em que ao fecho do dito super... estavam a deitar dezenas de quilos de peixe directamente da bancada para os contentores do lixo. Cheguei a auto questionar-me, mas será que nem para ração para animais este peixe serve!? isto quando por lado há milhares de pessoas a passar literalmente fome e por outro lado os recursos marinhos estão a ser delapidados até ao tutano... enfim que mais se pode dizer, senão que duvido muito, dalgum modo cada vez mais da nossa auto designada "inteligência" humana!!!???

    Apesar de tudo bom resto de semana, minha amiga

    Empático cumprimento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto não há nada que justifique o desperdício, Victor, ainda que no caso que refere os pescadores o façam numa espécie de reivindicação dos seus direitos, mas é deplorável ver tanto desperdício.
      Pois, a "inteligência humana" fica, muitas vezes, aquém da dos irracionais.

      Um abraço e votos de bom fim-de-semana.

      Eliminar
  13. É uma coisa que me tira do sério, Janita - atirar comida fora quando há tanta gente a passar fome, o mais horrendo de todos os males.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe qual seria a justificação de quem desperdiça alimentos daria, se questionado sobre o assunto, Pedro? Essas pessoas que passam fome estão muito longe...
      Para esses, o mal alheio fica-lhe fora do entendimento, numa outra dimensão. Até um dia...

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  14. Eu acho que tens plena razão com o que sugeres no teu post, no entanto, as coisas não são assim tão lineares como isso !
    Paradoxalmente, as pessoas (e das que mais precisam), não se dão ao trabalho de ir colher, mesmo que oferecido (em determinadas alturas) !
    Também nas sobras dos restaurantes encontram-se as barreiras da ASAE, que acha que os restos dos alimentos da restauração podem não chegar ao destino com a sanidade devida e proíbem ! :(
    No supermercado onde me abasteço, há umas prateleiras com artigos em fim de prazo e com preço a 50% !
    Quanto às sobras em minha casa, nada se desperdiça ! E habitual o menu do dia seguinte ser "Redon" (REstos De ONtem) !

    Beijinhos de hoje, Jani :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão também tu, Rui.

      Uma coisa seria as medidas que se abordaram, outras é a sua colocação em prática e as barreiras que se interpõem entre o bom senso e a lei do consumidor. Um paradoxo, afinal!

      Olha, então esse tal "Redon" também é meu apanágio.:)

      Beijinhos, Bom Domingo, Rui.

      Eliminar