sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Porque Hoje É Sexta-Feira. # 23



Gosto tanto desta gatinha que é a terceira vez que a publico.

Espero que gostem tanto dela quanto eu.

A Gata Pilita.

Rija, enquanto durou...
Agora q'amolengou
e antes q’a morda a cobra,
Vou atá-la c'uma corda
Pra ela nã me fugiri.

Preciso da sacudiri,
Leva tempo prá'cordari...
Já nem se sabe esticari.

Más lenta q'um caracoli,
Enrola-se-me no lençoli...
Ninguém a tira dali.

Já só dá em preguiçari,
Nada a faz alevantari.
E já nã dá com o monti,
Nem água bebe na fonti.

Que bich'é que lhe mordeu?
Parece defunta, morreu.

Deu-lhe p'ra enjoari,
Nem lh'apetece cheirari.
Jovem, metia inveja,
Com más gás q'uma cerveja,
Sempre pronta p'ra brincari.

Cu diga a minha Maria,
Era de nôte e de dia.

Até as mulheres da vila
Marcavam lugar na fila,
P'ra ê lha poder mostrari !
Uma moura a trabalhari,
Motivo do mê orgulho.

Fazia cá um barulho !
Entrava pelos quintais,
Inté espantava os animais.

Eram duas, três e quatro,
Da cozinha até ao quarto
E até debaixo da cama.

Esta bicha tinha fama !
Punha tudo em alvoroço,
Desde o mê tempo de moço.

A idade nã perdoa,
Acabô-se a vida boa !
Depois de tanto caçari,
Já merece descansari.

Contava já mê avô:
"Nem uma rata lhe escapou !"
É o sangui das gerações.
Mas nada de confusões,

Pois esta estória aqui escrita…
…É da minha gata, a Pilita !


***********************

Já a conheciam?  Acredito,  esta bichinha é mais conhecida que a fava-rica!


FELIZ  SEXTA-FEIRA





39 comentários:

  1. Não sou fã de gatos - mas essa até parece simpática :-))

    Beijo em TU

    ResponderEliminar

  2. Já eu gosto muitos de gatos... e olha que não conhecia a Pilita :)
    A foto da bichana é uma fofura.

    Bom fim de semana Janita
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conhecer, conheces...pois se foste a primeira a comentar da última vez que a publiquei em 2016. Já não te lembras, é o que é!
      Como diz a Pilita...a idade não perdoa. :))

      Bom fim-de-semana, Afrodite

      Eliminar

    2. Tens razão, não perdoa mesmo!!
      Mas olha que ainda bem que já não me lembrava pois assim pude voltar a ter prazer genuíno em ler esta deliciosa rábula. :))

      Mas lembro-me que o Herman José e o Joaquim Monchique faziam uma rábula em que eram o Nelo e a Pilita. Acho que era no programa "Herman Sic".
      Tenho de ir rever...

      (^^)

      Eliminar
  3. Já conhecia mas dá sempre para sorrir.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, Pedro, nã havera de conhecer...ela é mais conhecida que a Sé der Braga. :)

      Beijinhos bom FDS

      Eliminar
  4. Bom dia
    Infelizmente não é só a gatinha pilita , embora seja a que se calhar mais gostamos !!
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia, Joaquim Rosário.

      Pois não, na verdade a idade não perdoa a ninguém.
      É implacável.

      Bom fim-de-semana

      Eliminar
  5. Gostei desta Pilita! Tão catita e fofita!
    Os versos estão demais!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta gatinha anda por aí a fazer das suas, Manu.
      É uma malandreca, mas é fofita - como dizes. :)

      Beijinhos. Manu

      Eliminar
  6. Eheheheh... a minha gata é mesmo gata e chama-se Mistral ;)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta também é mesmo uma gata, Maria João! Que mais haveria de ser? :)))
      Mistral? Terá sido em homenagem à Poetisa Gabriela Mistral?
      Tive - e tenho - um amigo Poeta e blogger espanhol, de quem tenho os seus dois livros editados, que me falava muito nela.

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Não,não, foi mesmo por analogia comportamental com o inquietante e irrequieto vento Mistral de que Vincent Van Gogh tanto se queixava, quando vivia em Arles :)

      Beijinho, Janita.

      Eliminar
  7. Viva, Janita!
    Pelos vistos só eu não conhecia a famosa GATA PILITA.
    Gostei, mas vi-me grega para entender o poema...
    Tudo bem, amiga?
    Beijo e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa!
      Isso é que foram férias grandes. :)´

      Pois, o poema...é em alentejanês, sabes?...uma língua difícil de entender. Tens de tirar um curso intensivo.:)
      Cá vou andando Amiga, antes assim que pior. Já que não pode ser melhor que assim.

      Beijinhos grandes e sê bem regressada.

      Eliminar
  8. Não conhecia, mas fartei-me de rir!! Muito bom!!

    Vagueando livremente
    Beijos e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, a primeira vez que a li - há já uns anos largos - recebi-a por email. Fartei-me rir também...agora já me habituei a este trocadilhos.

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Eu nao conhecia.
    Bom fim de semana!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de ir confirmar isso, Catarina.
      Só para ver se é verdade ou falha de memória. :)

      Beijinhos

      Eliminar
  10. ahahah... Ah ! Grande Pilita que se foi desta para melhor !
    Trabalhou demais a pobre coitada ! :))
    Também,... com uma carapuça daquelas !... Que saudades ela deve ter do tempo em que o "chapéu" era outro !
    :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rui!! :))
      A peruca e o lenço assentam-lhe como uma luva. Até parece uma Lady!! Qual chapéu?

      Beijos e bem-vindo cá ao burgo. :)

      Eliminar
  11. Fazes da gata o que queres, coitadita da Pilita !!! :))
    Gostei da foto e do poema !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se escreveres o nome do poema, no monitor de busca do Google, vais ver o teu "Pacto..." com a Pilita Alentejana. :)))
      Também já não te lembras? ehehehe

      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
  12. Não conhecia o Pilita. Gosto de bichos, incluindo bichanos, mas há muito que não privo com estes.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh my God...não é 'o' é a «A Pilita», é gata, não é gato, José!

      O meu 'Astro' está a crescer imenso.

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Tenho a vaga sensação de já ter lido. Mas certeza não. Apesar de ter alergia ao pelo dos gatos gosto de ver os bichanos. E essa é bem gira. O poema é muito giro.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma coisa destas não se esquece facilmente, Elvira!
      Será que a idade anda a fazer estragos por aí? :)

      Abraço, bom fim-de-semana

      Eliminar
  14. Não conhecia, mas foi amor 💓 à primeira vista.

    Beijocas sem reclamações 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que bom, Teresa! É uma gracinha, pois é? :))

      Quando quiseres Reclamar, até te forneço o livro de reclamações, sem problema, Amiga! :)

      Beijocas e miaus!

      Eliminar
  15. Óh que coisa mais bela :)) Adorei kkkkkkkkk

    Do nosso amigo, Gil António:- Hoje » Primaveras de amor, chegando.

    Bjos
    Votos de uma boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "mais bela" é força de expressão, não Larissa? :))

      Beijos e noite tranquila.

      Eliminar
  16. Já conhecia e conheci-a aqui! Mas rio sempre...

    Beijinhos para a Pilita e para a Janita...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Graça!

      Conheceste tu e quase todos os Amigos/as que dizem não se lembrar.
      Foi uma oferta minha de aniversário, para ti e para a Fê Blue Bird. :))
      Sei que o teu tempo não é elástico, mas se puderes recorda este dia, aqui:

      http://francis-janita.blogspot.com/2016/04/gatinhos-lindos-para-duas-lindas.html

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
    2. Eu fui lá esta tarde recordar... e deixei-te comentário.

      (^^)

      Eliminar
    3. Obrigada, Afrodite!
      Não reparei, porque não li os comentários e, como sabes, não os subscrevo. :)


      Eliminar
    4. Por saber disso é que te avisei.
      :))

      Eliminar
  17. Peço desculpa à Pilita. Não li com atenção e com aqueles bigodes julguei ser "o" Pilita. Os meu bigode e pêra são à flor da pele e não do tamanho dos do simpático bicho.
    bji e bfs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. À flor-da-pele, é? Gostei de saber!

      Beijinhos e excelente FDS.

      Eliminar