quinta-feira, 25 de outubro de 2018

As Cores da Vida.



Quando hoje abri a gaveta onde guardo os lenços e as écharpes para  escolher um que fosse bem com o casaco de malha, cor de limão e a 
Tshirt preta, saltou-me à vista este, com os patos.

Vai daí, não fui de modas, estendi-o sobre a cama, dobrei-lhe uma ponta, para que os patinhos ficassem mais juntos e fotografei o lenço. Ficaria de reserva para quando quisesse falar de palmípedes. 

Quando, depois de almoço e de arrumar a cozinha, me sentei a tomar café, saquei do telelé e lembrei-me de editar a fotografia, antes de a passar para o computador.


Aí - oh mente prodigiosa, esta minha - vieram-me à ideia, não patos, gansos e demais familiares destes palmípedes do lenço, não senhores! 
Pensei na Vida!
É verdade, meus Amigos. A vida de todos e de cada um de nós, tem a sua própria cor, mas porque não havemos nós, com um pouco de imaginação muito de boa-vontade e perseverança, dar-lhe a cor que nos fizer mais felizes e bem dispostos?

Ela, a nossa Vida, tanto pode ter esta cor quente, que me aconchega a alma...




...Como pode ser pintada de um tom cinza e deprimente, que enegrecerá ainda mais os meus dias...

*

Então?...Que me dizem desta minha ideia filosoficamente brilhante?


****************************************
******************


28 comentários:

  1. Muito brilhante mesmo!
    E eu a pensar que ias falar de...patos bravos ue vão abundado por aqui e por ali! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão brilhante que até ofusca, Rosa dos Ventos! :))

      Ui...os patos-bravos que andam por aí, são mais que as mães.

      Grande abraço.

      Eliminar
  2. As tuas palavras poéticas e positivas aconchegam o meu coração num dia cinzento de outubro.

    E o lenço dos patos é lindo de morrer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já começaram a aparecer por aí os dias cinzentos, Teresa?
      Por cá, aproximam-se a passos largos.
      Quando há pouco saí do escritório já senti o frio perpassar o casaco de malha, cor de limão e chegar-me à pele.

      É tão velhinho este lenço, amiga! Sou muito apegada às minhas pequenas preciosidades, pelo valor estimativo que têm. Mas o lenço que coloquei no pescoço foi outro menos exuberante.

      Um abraço fraterno para te aconchegar, Teresa!

      Eliminar
  3. Temos dias de tudo... Muito bom:))

    Do nosso amigo Gil António, que diz: Que a minha cama não fique tão vazia

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade, Larissa!
      Mas o que eu quis dizer é que pode estar na nossa mão dar a cor aos nossos dias.

      Beijos.

      Eliminar
  4. Caramba, menina, não podias ter editado em tons de azul? de verde ou amarelo? Porque raio de cinza? não te sonhava sequer, e não sinto ainda, que sejas uma pessoa masoquista. Bora lá levantar esse mataco da cadeira e voltar a editar com uma cor linda, daquelas que nos enchem a alma.

    Beijocas em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, vou tentar explicar-me melhor.

      A primeira foto tem a cor normal do lenço.

      A segunda, tem as cores douradas que representam os tons quentes do Outono.

      A terceira, será aquela cinzenta e triste que acentuará a tristeza de quem estiver a passar por um dia cinza. Ora o que eu pretendi exemplificar - provavelmente sem o conseguir - é que podemos ser nós a colorir os nossos dias, fazendo da vida uma eterna Primavera.
      Atão?... Percebeste agora? Se não percebeste faz de conta que percebeste...ehehe

      Beijocas, muitas! :)

      Eliminar
  5. Eu prefiro o laranja e o amarelo, naqueles dias de desânimo essas cores transmitem-me algum alento, do cinzento, eu fujo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cores vivas são mais alegres e vibrantes, sim, Maria José!
      Mas o P&B, em fotografia, acentua a ideia de melancolia que eu quis fazer passar aconselhando a que não pintem a vida de cinza...
      :)

      Eliminar
  6. Respostas
    1. É bonito, mas 'prende muito'. Raramente o uso.

      Obrigada. :)

      Eliminar
  7. As três versões são igualmente bonitas :)

    À vida, quero-a com uma paleta vasta e abrangente, mas não me deprimem nem um bocadinho os cinzentos contrastando com o preto e o branco, na écharpe :)


    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como já escrevi acima, uma é a cor natural, a outra tem - quanto a mim - os tons outonais e a terceira, é aquela cor que devemos afastar das nossas vidas...:)

      Mas isso, a Maria João já sintetizou, em belas palavras.

      Um beijinho grande. :)

      Eliminar
  8. Concordo perfeitamente! Os nossos dias dependem - muitas vezes- de nós, ou seja, da cor com que lhe queremos dar ou como o pintamos. Adorei os patinhos mais coloridos!

    Deambulando noutros horizontes.
    Beijos - Boa Noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando temos ao nosso alcance as tintas adequadas para pintar, não é, Cidália?
      Às vezes, trocam-nos a cor que está na lata, e lá sai cinza em vez de vermelho! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  9. As minhas cores preferidas são o preto e branco, mas ao que diz respeito ao dias da vida, tem um pouco de tudo e não tenho capacidade para as alterar.

    Beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Capacidade tens Adélia! Tanta, como qualquer pintor talentoso.
      Basta quereres. As tuas bonitas fotos dizem-me isso há muito tempo.

      Beijinhos, Flor.

      Eliminar
  10. Lá que o lenço é bonito, é. Que "prende", prende. Mas, diz o povo, o que é bonito é para se ver. Exiba-o!
    Aprecio as fotos a preto e branco, mas era escusado "pintar" o seu lenço assim; coitado, ele não merecia.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Ninguém merece a vida em cinza, José.

      Eu bem tento ver a Vida en Rose e, por vezes, até consigo...outras, não!

      Um beijimho

      Eliminar
  11. Tshirt preta,
    com lenço
    cinzento?

    Boa!
    Dê apenas uma cor ao lábios...

    E ninguém ligará aos patos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a nova tendência da moda
      Outono/Inverno, Rogério!

      Cinza e negro, não sabia?

      Mas, gostei dessa sugestão
      vou seguir a sua opinião.

      Um abração! :)

      Eliminar
  12. Digo que prefiro a cor, a alegria.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E diz muito bem, Pedro!
      Eu digo Amém...:)

      Coe é vida, é juventude e alegria.

      Beijinhos, bom FDS

      Eliminar
  13. Muito bem pensado, a Vida ou seja o estado de Alma pode-se pintar de várias cores ...
    Respondendo ao seu pedido da brincadeira que o neto fez, é muito simples mas para quem não sabe como eu....
    Então vai à câmara fotográfica e põe como se fosse tirar selffie, depois carrega no video e começa a gravar onde está...faz stop muda de lugar e começa a gravar novamente noutro lugar e assim sucessivamente.
    Alguma dúvida diga...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo minha Amiga.
      Até a tal felicidade é um estado de espírito!

      Ah, parece tão simples!! Se calhar na prática é mais difícil, mas irei tentar quando tiver oportunidade e companhia galhofeira, que assim é que tem piada.

      Muitíssimo grata.

      Um beijinho

      Eliminar
  14. Mas que lenço bonito e que bela reflexão!
    Não poderia estar mais de acordo: temos o poder (e dever) de pintar a vida com as cores que queremos, depende só de nós dar-lhe o toque de mestria para que fique exatamente do tom que queremos :)

    Bjs,
    Daniela

    ResponderEliminar
  15. "As cores da vida".
    Fabuloso, Janita!
    Sou louca por lenços. Patos... só no prato.
    Beijo.

    ResponderEliminar