sábado, 24 de novembro de 2018

Despe-se a Mãe Natureza...



  ... das folhas tristemente caducas.


O vento, ao acaso, tece com elas um colorido tapete, para dar cor e alegria à rua...





Uma folha mais rebelde e sonhadora, recusa-se a cair.
 Pousa devagar, ainda que por breves instantes, 
num ramo  do cedro… esse, nunca perderá a sua cor natural
de um verde -escuro, com a qual nasceu e que a Natureza 
 jamais lhe sonegará.


Fotografias obtidas hoje, ao entardecer,
numa rua do Porto. :)



 ====================================================

27 comentários:

  1. Bem bonitas as fotografias. Por aqui agora também já se nota bem que estamos no Outono,
    Um abraço e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem a luminosidade natural do dia, seria preciso uma máquina fotográfica com flash, para conseguir captar bem a beleza daquele tapete de folhas. Isto com o telemóvel, só em dias claros e com sol...:(
      Por vezes, o Google Fotos embeleza-as e envia-mas, mas desta vez nem me passou cartão.
      Obrigada, Elvira.
      Um abraço

      Eliminar
  2. No outuno há cores também lindas :) bons registos Nita.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo com aspecto triste, o Outono tem lá a sua grande beleza, lá isso é verdade, querida Mena.

      Beijinhos, boa semana. :)

      Eliminar
  3. Gostei muito destas folhas caídas.
    O outono oferece-nos presentes lindos como estes que nos ofereces.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu não estou nada satisfeita com o resultado, Manu. :(
      As árvores que fotografei na passada semana, são as mesmas que, com o vento e a chuva, começaram a tecer o harmonioso tapete com que enfeitaram a berma da mesma rua. Só que o efeito, desta vez, não foi tão nítido e bonito como aquele que pude apreciar ao vivo.

      Beijinhos, boa semana e bom resto de domingo, Manu! :)

      Eliminar
  4. Caducas
    Contudo, lindas
    essas "Folhas Caídas"

    Podiam ilustrar até
    a capa do livro
    de Almeida Garrett

    ResponderEliminar
    Respostas

    1. Amigo Rogério, "Folhas Caídas" seria um bom título para este postal, mas já o coloquei, num outro, há um bom tempo. :)

      Já que me fala na capa do livro de poemas de Garrett vou tentar responder-lhe em verso:

      Não tenho tal ousadia
      Tão alto não quero subir
      Sei que Garrett o não queria
      De alto, tão alto, poderia eu cair…

      :)

      Um abraço e boa semana.

      Eliminar
  5. É de um tempo triste, mas confesso que adoro estes "tapetes coloridos"Lool

    [Poetizando e Encantado ] ESPELHO MEU...
    Beijos. Bom fim - de - semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu acho o Inverno mais triste e menos belo, Cidália.
      A minha estação do ano preferida é a Primavera. Por essa altura, até a esperança em dias melhores se renova, embora seja tudo ilusão...

      Bom resto de Domingo.

      Eliminar
  6. Belas imagens, Janita!

    Bonito, o contraste entre perenes e caducas.

    Beijinho e um bom Domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando passei, em direcção ao meu carro, estacionado nessa rua, estava longe de pensar em parar e fotografar. Foi aquela folha pousada no ramo do cedro que fez parar, sacar do esperto e fixar aquele instante. :) No telemóvel até que têm um bocadinho mais de luz.
      Só quando estava a escrever o texto, me ocorreu a analogia entre a perenidade e a caducidade entre os dois tipos de folhagem.

      Beijinhos, Maria João! :)
      (Obrigada)

      Eliminar
  7. Apesar de Outono, um cenário algo invulgar, dada a variedade.��

    Saudações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não lhe parece que as folhas foram dispostas uma a uma, tal a harmonia em que estão pousadas? Eu achei! :)

      Obrigada pela visita, Roadrunner.
      Um abraço!

      Eliminar
  8. As cores e tonalidades dasfolhas são nesta altura exuberantes !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poucas já são as árvores que mantêm as folhas. Até as dos meus diospireiros caíram todas.

      Obrigada, Ricardo

      Eliminar
  9. No chão
    também há folhas que se levantam
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há sim, Mar Arável!
      Mas para se levantar tiveram de cair.

      Beijinho

      Eliminar
  10. Boa fotógrafa...
    Gosto das cores do Outono, mas prefiro as da Primavera, muito mais alegres.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou boa nem serei totalmente má...faço o que posso e sei. :)

      Ah...isso também eu, sem dúvida. A beleza destas anuncia o fim, e as outras o recomeço.

      Beijinho, boa semana

      Eliminar
  11. Fotografias espectaculares.
    A perfeita ilustração do Outono.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não têm a luminosidade com que as vi, mas foi o que deu para vos trazer, Pedro. :)

      Beijinhos, boa semana

      Eliminar
  12. Apesar da melancolia, tem a sua beleza:))

    Hoje : As palavras ternas do meu dicionário

    Bjos
    Votos de uma Segunda-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A beleza, muitas vezes, está no olhar de que vê, Larissa.
      Eu gostei, e alegro-me se outros gostarem.

      Beijos, boa semana.

      Eliminar
  13. Um colorido que me agrada.
    Beijinho, Janita, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata, António, por gostares do meu gosto.:)

      Beijinhos, Boa semana.

      Eliminar
  14. Gostei do texto e das fotos. (Está cada vez melhor, senhora fotógrafa!)
    As cores do outono são, sem dúvida, as minhas preferidas.
    Beijo.

    ResponderEliminar