quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Já Fui Feliz Aqui. [ L ]




Se houver alguém a quem possa parecer difícil que se possa ser feliz com a leitura de um livro, garanto eu que não é! Eu fui muito feliz com a leitura e, sobretudo, com a aquisição deste, há muito, muito tempo atrás. 

Como curiosidade - se isso não vos parecer muita presunção da minha parte -, há como que uma predestinação de falar sobre este livro de cinco em cinco anos.

Se não acreditam vejam, e já agora leiam a história, AQUI  publicada pela primeira vez, vai para dez anos, e passados cinco anos AQUI.

Ora, se fizerem a conta constatam que, agora,  passaram mais cinco anos.
Pura coincidência, é certo, mas lá que me dá que pensar, isso dá!





44 comentários:

  1. Não li o livro. Aliás nunca tinha lido nada desta escritora até Agosto deste ano que comprei na Feira do livro em Lagos Casa dividida. Depois verifiquei que se tratava de uma trilogia. Mas não encontrei na feira os outros dois. Comentei com a minha irmã, que tinha o Terra Bendita e mo emprestou. Ainda não li Os filhos de Wang Lung.
    Curioso lembrar do livro de 5 em cinco anos.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como disse num dos postais anteriores, também tenho essa trilogia, Elvira.
      Creio que o primeiro volume que li foi o "Terra Bendita", depois já não me lembro da sequência; se foi "Os Filhos de Wang Lung" se "Casa Dividida". Porém, nenhum outro livro desta escritora, teve em mim o impacto deste da Carta...

      Curioso mesmo, nem eu sei o porquê. Enfim...
      Um abraço, Eivira.

      Eliminar
  2. Tenho esse romance da Pearl Buck, mas li-o há tantos anos que quase não me lembro da história.

    Continuação de boas leituras, mas não de cinco em cinco anos 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sim, Teresa! Se fores à publicação anterior, a seguir ao teu comentário sobre o filme 'Cinema Paraíso', onde frisas ter sido o preferido do nosso amigo Carlos, vês que te deixei lá uma hiperligação para o 'Crónicas on the rocks'. Creio que vais gostar de reler a nossa conversa.

      Beijinho

      Eliminar
  3. Pearl Buck! Umas das escritoras quando era jovem adulta. The good Earth, um dos livros que me vem à mente. E este também. Hoje já não se ouve falar tanto dela.

    Agora vou ler o aqui e aqui. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até os escritores acabam por cair no esquecimento, salvo raras excepções, Catarina.

      Leste o aqui e aqui? :))

      Eliminar
  4. Em 2013 parece que não me lembrava deste livro, passados 5 anos, recordo-me da estória de amor e como me comoveu, depois de ter lido o teu resumo.
    Uma amiga ofereceu-me “Há sempre um amanhã”. Este é que não tenho a certeza se já o li... vou consultar o google ... Penso que como é meu e não o tenho que devolver a ninguém vai ficando por ler...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sobre esse livro que mencionas, Catarina, também vais ser agraciada com esta hiperligação. :)

      Basta que cliques AQUI .
      Hoje estou com uma especial apetência de regressar ao passado.
      A brochura é que pode não ser igual, o meu é muito antigo e está muito manuseado.

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Alguém poderá pensar: se ela tem o livro, por que razão vai consultar o google?! É para ler apenas o resumo! Talvez assim me recorde se o li ou não : )))))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora Catarina, que importa o que os outros possam pensar?
      Estávamos bem arranjados se andássemos aqui para agradar aos outros...

      Eliminar
  6. Uma escritora que me marcou muito quando li "A Boa Terra".

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Manu!

      Esse livro que mencionas deve ser o "Terra Bendita". Provavelmente houve alguma edição em que lhe deram esse título.
      Digo eu!

      Beijinhos, Manu.

      (espero que o teu regresso esteja para breve.)

      Eliminar
  7. Um livro pode dar muita felicidade.
    Centrado no Oriente ainda mais.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um bom livro dá-nos, pelo menos, horas de muita magia, como se passou comigo quando li este pela primeira vez.
      A descoberta da cultura oriental, em especial na China, alargou-me os horizontes para algo fascinante, Pedro!

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. Não duvido nem um bocadinho da felicidade que nos possa trazer um bom livro :)
    Pearl Buck está em falta nas minhas memórias. Ou antes, os livros dela. Se algum li, está escondido atrás de décadas e décadas, não o consigo recordar.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Maria João, se não se recorda é porque não leu, mesmo! :)
      Os romances desta escritora, são inesquecíveis.

      Beijinho! :)

      Eliminar
  9. Quando saboreamos leituras, temos momentos dela bem felizes! bjs, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Chica!
      E sabes? Ando a sentir saudades da minha antiga entrega à leitura. Infelizmente, os meus olhos não são como eram e a letra é cada vez mais pequena para não gastarem muito papel. Se ao menos a pudéssemos ampliar como nos livros digitais...

      Beijos e grata pela tua companhia, Chica.

      Eliminar
  10. Ler é tudo!!! Maravilha!!! Bendita é a literatura!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tu, meu amigo, melhor do que ninguém - já que és escritor - sabe quão abençoada é a Literatura!!

      Beijinho, Carlos.

      Eliminar
  11. Existem leituras que "nos" marcam... daí repetir mesmo por pura coincidência.

    Hoje:- Se soubesses, como brilha o sol em mim.

    Bjos
    Votos de um óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida alguma, Larissa!
      Talvez por este livro me ter marcado tanto, o meu sub-consciente me faça voltar a ele, de tempos a tempos.

      Beijos e obrigada. :)

      Eliminar
  12. Há tanto tempo que não leio nada dessa escritora e gostava muito.
    O meu Pai dizia-me muitas vezes que quem tem um livro por companhia nunca está SÒ
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tinha razão o seu Pai! Os livros são os nossos melhores companheiros. Hoje, venho procurar a companhia dos amigos virtuais, mas tempo houve em que lia desalmadamente, eram livros uns atrás dos outros. E a pena que sentia quando chegavam ao fim?
      Aconteceu-me com "As Cinzas de Ângela" sentir uma tristeza infinita, quando o escritor se 'despediu de mim'.:)

      Beijinhos

      Eliminar
  13. Curiosamente tinha comentado no teu anterior post sobre este assunto. :))
    O sentir-se feliz com a leitura de um livro, creio que possa ser equiparado a sentirmo-nos felizes ao ver um filme. Não haverá grande diferença !
    Creio também que haverá muita influência do conteúdo da estória lida ou vista, relativamente à nossa idade, à altura em que ocorreu, à relação com determinadas situações vividas por nós na altura !
    Quero dizer, que os efeitos produzidos na nossa mente, estarão directamente ligados à (nossa) situação (estado de espírito), em que o facto ocorreu !
    Em várias etapas da nossa vida poderemos estar mais ou menos vulneráveis a determinados conteúdos, lidos ou vistos ! ... Será ?...

    :) Beijinhos, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois comentaste, Rui! :))
      Nessa altura ainda eras o "Rui da Bica".
      Pela forma amistosa - ou carinhosa, se quiseres - como nos tratávamos, já nos devíamos conhecer há um bom tempinho. Lembro-me que te 'conheci' no «Cantinho do Mestre», do Luciano.
      Foram bons tempos esses! :)

      E sim Rui, tens razão em tudo o que referes a seguir. O nosso estado de espírito e a situação vivida em cada época da nossa vida, também nos traz certos livros de volta, quando sentimos algo parecido ou a nostalgia desse tempo, quem sabe?

      Beijinhos, Rui e bem-hajas por teres sido sempre o Amigo de todas as horas.
      ( mesmo quando eu possa ser menos elegante no trato contigo, ou seja, quando me chega a mostarda ao nariz.)

      Eliminar
  14. Sou uma desnaturada... e mais não digo. Ameei ler!

    O livro da nossa estória
    Beijos e um excelente fim de tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entendi, minha amiga, mas isto da leitura tem muito a ver com o tempo disponível e com os hábitos que adquirimos desde cedo.
      Outras actividades ocuparão os seus tempos livres. A poesia, por exemplo! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  15. Recordo-me de ter lido (há muitos anos) alguns livros desta autora, todos com base na cultura (feminina?) chinesa, de que terei por ai os exemplares, mas não sei se li o livro em causa. À época, se a memória me não atraiçoa, gostei de a ler.
    b

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A memória não o atraiçoa não, José, se se lembra do nome da escritora e dos principais temas por ela abordados, é porque a leu algum dia.

      Esse 'b' é de 'Bacio'? :))

      Então, outro, assim pequenino, como o seu!!

      Eliminar
  16. Vozes na Casa um livro de Perarl Buck que também me fez Feliz, li-o vezes sem conta, sempre que o relia encontrava algo novo, com o seu post fui buscá-lo, talvez volte ater o prazer que me deu há mais de 30 anos. Obrigada pelo post de hoje.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria José!

      Sabe que não conhecia/conheço, esse livro?
      Provavelmente será um dos últimos escritos pela Pearl Buck, ou talvez não, uma vez que refere tê-lo lido há trinta anos.
      Nunca sabemos tudo... aliás, como diz um blogger do meu blogobairro, 'Todos juntos é que sabemos tudo'.
      Eu até vou mais longe;- Tudo, nunca saberemos, nem todos juntos.

      Eu é que lhe agradeço a visita.

      Um abraço, Maria José! :)

      Eliminar
  17. Janita, que feliz eu sou lendo!
    E livros tenho que reli uma e outra vez. Esses me fazem bem.
    Nunca li Pearl Buck. Por nenhuma razão, apenas não li.
    O que escreveste sobre este livro nas duas postagens anteriores deixou-me curiosa. E repentinamente lembrei-me de "Cisnes selvagens", de Jung Chang, que terás lido, certamente. GRANDE romance! Postei sobre ele no Rol.
    Beijo.
    (Encontro marcado para daqui a 5 anos...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calculo que sejas imensamente feliz com as tuas leituras, Teresa. Pois se tens um blogue onde só se fala de literatura...E não, "Os Cisnes Selvagens" não li, ainda!

      Encontro marcado em qualquer hora de qualquer dia, Teresa.
      Isso dos cinco anos foi em relação à Carta e terminou aqui, quero crer.

      Beijinho.

      Eliminar
  18. Sem aspas era uma chatice; com aspas, em italiano, é isso.

    ResponderEliminar
  19. Passo para te deixar um beijinho.
    Bom resto de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata por te lembrares de mim, António.
      Tenho passado algumas vezes pelo teu sítio, mas não encontrando o que dizer, saí calada.
      Podia ter feito o mesmo que tu...Mea Culpa.

      Um beijinho, Amigo.

      Eliminar
  20. Pode ser
    que cada um guarde
    para sempre
    um livro
    que volte a ler

    Nesse, gostamos da capa
    da lombada
    e, dentro, da alma
    da forma escorreita
    da escrita
    e da forma
    como a história nos é contada

    Gostamos de um livro
    até pelo momento
    em que é lido

    Mas Janita, um só livro?
    Eu guardo tantos, tantos,
    comigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério,
      não é só um livro que guardo com amor e carinho, não!
      Este foi assim como uma espécie de primeiro amor
      e, como sabe, não há amor como o primeiro!!

      Um beijo e o meu muito obrigada!!

      Eliminar
  21. Não li. Não conheço. Mas acredito nessa fé, Janita.
    A gente bebe em certas fontes e, mesmo que não queira, dá-lhe a sede e volta para se dessedentar (olho pra trás, que raio, o gajo - o algoritmo - não sabe o que é dessedentar. Adiante. Não vejo agora (estou de saída ouvir umas cantorias) mas hei-de dar os tais saltos de 5 anos para ler. E procurar a obra numa biblioteca.

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agostinho, quando tiver um tempinho livre vá a um dos AQUI e leia o resumo, creio que irá gostar.
      Agora, vá lá para as cantorias, e que sejam debaixo de telha, porque isso de cantorias em campo aberto já passou. Por aqui chove a cântaros e o vento até assobia.

      Obrigada, Agostinho, é sempre um gosto desfrutar da sua companhia.
      Beijo.

      Eliminar