segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

DOS VERDES SONHOS.





Olhando esta verde planta
Sinto crescer a lembrança
Não da volta dos verdes anos
Mas da minha verde esperança

Lembranças de quem já fui
Da menina sem maldade
Que em tudo acreditava
E de quem hoje sinto saudade

Saudades de quem já fui
E não mais voltarei a ser
Queria voltar atrás

Ser a menina que fui
Para te voltar a encontrar
E nunca mais te perder…



*************************************************
****************************
*************



39 comentários:

  1. "Saudades" Lindo :))

    O nosso amigo Gil António, diz :- São os teus olhos o néctar

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como diz o fado
      saudade vai-te embora
      do meu peito
      tão cansado!! :))

      Boa semana, Larissa.

      Eliminar
  2. Oláaaaa !!! "Tentativa poética" muitíssimo bem conseguida e logo com um soneto !!!
    Muito bom, Janita !!! ...
    Retroceder no tempo será impossível, mas manter esperanças, ninguém nos pode tirar !
    Saudades de um tempo que jamais voltará, mas que se voltasse,... a vida nos ensinou tanto, que saberíamos hoje, melhor que nunca, como proceder !

    Beijinhos, Jani !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olálá, queres tu dizer Rui!! :))
      A bem dizer isto nem foi bem uma tentativa, pois peguei numa folha Word e comecei para lá a debitar o que me ia ocorrendo, para acompanhar esta foto que me sobrou do 'Abcedário Fotográfico'. Tão simples como isto. :)

      Beijinhos, Rui!!

      Eliminar
  3. O que viveste, já ninguém te tira, por isso, trata de viver o presente e fazer dele lembrança boa amanhã.

    Beijinho, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Noname.

      O que vivi ninguém me pode tirar, de facto.
      O que eu gostaria era de viver o que não vivi, isso sim! :))

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  4. Boa tarde, querida amiga Janita!
    Muito bonito o poema em seu conteúdo.
    A infância é, por si só, um tempo de puro encantamento.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem
    💐🌸💮🏵⚘⚘🌷🌼🌻🌺🌹🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata por tanta simpatia amiga Roselia.
      Um beijinho e boa semana.
      🌻 🌺 :)


      Eliminar
  5. Ena!
    Voltar atrás não é possível, mas sempre é bom reviver os momentos agradáveis que a vida nos proporcionou.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ena, digo eu...
      Então agora tem a Zorra alugada aos contributos externos?

      Beijinho, boa e feliz semana.

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Move-se o vento e
      tudo o que o vento
      mover.
      Se o vento puxar a chuva
      é certo que irá
      chover...:)

      Beijo.

      Eliminar
  7. Não podemos cantar"Oh tempo volta pra trás", mas aprende-se, viveu-se, cometeram-se erros, mas ficam sempre memórias boas!
    Gostei muito do teu soneto.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cantar podemos, sim, Manu. O que não podemos é fazer o tempo voltar para trás.
      Sabes que, no fundo, nem eu gostaria de o fazer?
      Voltar à infância sim, voltava com prazer, do resto apenas gostaria de voltar para não dar certos passos que dei. Vir para o Norte seria um passo que não daria, não pelo Norte em si, claro.:) Agora, voltasse eu a ter 15 anos, e teria sido mais aguerrida, mais lutadora. Menos crente e ingénua. :)

      Beijinhos, Manu! :)

      Eliminar
  8. Saudades, já as tive do futuro
    Agora conformo-me com o passado. ;)

    Boa semana!

    Beijinhos **************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, saudades do que não viveste, SOG. Entendo!! :)
      Que remédio, conformarmo-nos. Não adiante chorar sobre o leite derramado, né?

      Beijinhos, boa semana. :)

      Eliminar
  9. Hummm... uma tentativa de sonetilho, Janita?

    Em oito dos catorze versos conseguiu chegar à perfeita redondilha-maior, coisa que nem toda a gente consegue :)

    O poema é bem bonito, apenas levemente nostálgico... muito levemente porque me parece deixar aberta a possibilidade de um reencontro, seja ele qual for.

    Beijinho e uma boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João...estou abismada!!
      Não me diga que, sem querer, nem sequer saber de se trata uma redondilha-maior ou menor, consegui essa proeza?
      Amanhã vou fazer o Euromilhões... :))

      Tive de ir consultar Mr.Google; e não é que estive a contar os versos compostos com sete sílabas - versos heptassílabos, portanto - e são ainda bastantes? Garanto-lhe que escrevi isto ao sabor de uma súbita inspiração! Sem quaisquer conhecimentos acerca de como se escreve poesia com rigor.

      E assim, vamos aprendendo até morrer...Que coisa boa 'isto' da blogosfera.

      Beijinhos mil e um abraço grato.
      Boa semana. :)

      Eliminar
    2. :) Pois então acertou em cheio na maioria dos versos, Janita.

      Mas não é absolutamente necessário, nem correcto, acreditar que só a poesia metrificada é poesia...

      Eu, por exemplo, escrevi poesia de verso branco durante a vida inteira, até me apaixonar pelo soneto, já aos cinquenta e cinco anitos. Depois... depois foi uma paixão de caixão à cova, rsrsrs... não tenho feito outra coisa senão estudá-lo e trabalhá-lho nestes últimos doze anos.

      Beijinho

      Eliminar
  10. A poetisa anda muito inspirada!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não gabes a "poetisa" que a inspiração se esvai toda, Catarina!! :)) E isso da inspiração, em mim, é quase como encontrar uma agulha num palheiro.:)

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Traduziste muito bem essa saudade que temos por vezes de nós mesmos. Eu, pelo menos, tenho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu também, Luísa. E já houve um tempo em que tive muita, mesmo muita. Agora, já me deixo ir mais na corrente dos dias sempre iguais...:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. A saudade para mim desses tempos de menina, também tenho. Mas para mim a pior saudade é de quem não voltamos a ver mais.
    Beijinho Nota

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente, Mena!
      A saudade dos nossos entes queridos, que já partiram, só termina quando nós partirmos também.

      Beijinhos.

      Eliminar
  13. Um poema que nos fala da saudade.
    Uma imagem que nos fala da esperança.

    Beijo 😘 desejando-te uma boa noite com sonhos verdes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que saudade e esperança, andam sempre interligadas, Teresa. :)

      Beijos e dias esperançosos, amiga de longe!

      Eliminar
    2. Ainda não respondi ao teu comentário, mas vi o vídeo sobre a exposição. Muitíssimo obrigada:-*

      A postagem em cima deixou-me ainda mais triste do que neste momento estou. Não é o inverno que me rouba a liberdade, é sim, a família.

      Eliminar
    3. Teresa, minha querida, se não tiveres tempo nem vontade, não precisas de responder. Já o fizeste aqui.
      O que eu queria saber era se gostaste, pois foi um miminho que te mandei com muito carinho. :)

      Obrigada, beijinho.
      Essa perda de liberdade a favor da família, não é má de todo, se for q.b. :)

      Eliminar
  14. Gostei muito de ler, Janita.
    Beijinhos e por favor tenha saudades do futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pedro.

      Vou tentar...vou tentar. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. Já disse que tem uma veia poética? Amei!:)

    Tropeços em desamor
    Beijo, e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só a "veia", não é suficiente, Cidália! :)

      Beijo, bom resto de semana.

      Eliminar
  16. Imagem esperançosamente verde, texto saudosamente nostálgico, a meu respectivo e humilde ver com competência fotográfica e poética!

    Parabéns, com votos de bom resto de semana

    Abraço

    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E foi assim, que uma coisa me levou a outra, Victor Barão! :)

      Abraço e o meu obrigada por tanta simpatia e afabilidade como, de resto, já nos habituou.

      Eliminar

  17. Acho que as tuas palavras nos tocam a todos e até tas poderíamos pedir emprestadas como sendo também um bocadinho nossas.
    Entendo-te bem... e vindo agora de ler o post seguinte a este (onde não deixaste abertos os comentários) ainda te entendo melhor.

    Parabéns pelo belo poema que conseguiste alinhar, belo quer no conteúdo quer na forma.
    E agora... voltemo-nos para o futuro e abracemo-lo com generosidade e coração puro de menina.

    Beijinhos Janita
    (^^)

    ResponderEliminar
  18. Janita minha amiga, gostei de ler os teus "verdes" versos mas senti neles não saudade mas tristeza. Será?
    Amiga, como diz o Pedro, saudades só do futuro, tá?!
    O passado passou. O presente é para viver intensamente.
    Beijo.

    ResponderEliminar