terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O Mestre E Eu. *



Se me ponho a trabalhar
e escrevo ou desenho,
logo me sinto tão atrasado
no que devo à eternidade,
que começo a empurrar pra diante o tempo
e empurro-o, empurro-o à bruta
como empurra um atrasado,
até que cansado me julgo satisfeito;
E o efeito da fadiga
é muito igual à ilusão da satisfação!


Imagem  DAQUI 


Em troca, se vou passear por aí
sou tão inteligente a ver tudo o que não é comigo,
compreendo tão bem o que não me diz respeito,
sinto-me tão chefe do que é fora de mim,
dou conselhos tão bíblicos aos aflitos
de uma aflição que não é minha,
dou-me tão perfeitamente conta do que
se passa fora das minhas muralhas
como sou cego ao ler-me ao espelho,
que, sinceramente, não sei qual
seja melhor;
Se estar sozinho em casa a dar à manivela do mundo, se ir por aí a ser o rei invisível 
de tudo o que não é meu.


 (Escrito em 14 de Dezembro de 1941
José de Almada Negreiros  (1893-1970)

-----------------------------------------------


* Porque, ultimamente, também me tenho sentido assim

------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------

29 comentários:

  1. Quando li o título "O Mestre E Eu" pensava que estavas a falar de mim nas minhas costas, afinal era outro!
    Eh eh eh eh eh!!

    Beijinhos convencidos ********************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se falasse de ti teria escrito "O Rei e Eu"...:))

      Beijinhos descrentes!

      Eliminar
    2. Eu gosto de brincar mas, tu também!!!

      Beijinhos friorentos:-*

      Eliminar
    3. Ah ah ah ah!! :)
      Assim fico (ainda mais) convencido...

      A brinca, a brincar...

      Beijinhos a brincar ******************

      Eliminar
    4. Teresa.
      Como boa cinéfila que és - embora não tanto como eu :) - certamente sabes que esse foi/é, o título de um clássico da sétima arte, mundialmente conhecido, e baseado numa história verídica. Sabes quem desempenhou o papel de Rei? Foi o careca mais famoso do mundo e arredores. Ora diz lá o seu nome...:))

      Um abraço!

      PS- Só agora tive oportunidade de vir ao blogue, passei o dia no HSJ. Talvez por isso tenha vindo a ferver... Queres aquecer-te? Dá cá um abraço!

      -------------------

      SOG

      A brincar, a brincar...se brinca...que aqui está vedada a entrada a macacos!

      :P

      Eliminar
  2. "dou-me tão perfeitamente conta do que
    se passa fora das minhas muralhas
    como sou cego ao ler-me ao espelho"

    Almada, tal qual eu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu...tal qual, Rogério!

      Grande Mestre da palavra, do verso e das telas, o nosso Almada Negreiros.
      Um abraço. :)

      Eliminar
  3. Lembro sempre a anedota do Samora.
    O que é que pensa de Almada Negreiros?
    Almada Negreiros?
    Almada 2 Negreiros 0 :))))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, essa não sei Pedro! :)
      Do Samora só sei aquela da caneca, com a inscrição, que ele ofereceu ao Ramalho Eanes: "Beba por aqui não beba por aqui". :))

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ao ler o título pensei que te estavas a referir ao Rui.

    Aceito do melhor agrado a tua escolha, JANITA 🌷 Almeida Negreiros SEMPRE:-*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 'nosso' Rui é Mestre noutras competências ou artes, melhor dizendo, Teresa. Não menos importantes, claro. :)

      Tenho por hábito encadear as minhas postagens de acordo com a minha linha de pensamento. Ultimamente, dada a minha falta de inspiração, cheguei à conclusão que sou muito boa a dar palpites nas coisas que os outros escrevem, porém quando me sento em frente do computador, esvaiem-se-me as ideias todas. Então, pensei neste texto de Almada. :)

      Beijos, Teresa!
      (Agradou-me bastante que te tenha agradado, o que publiquei de tão bom grado!)

      Eliminar
  5. Ó janita, bem me bastam as cataratas, que a toda a hora me fazem experimentar a sensação de semi-cegueira... ;)

    Sim, sim, também eu me sinto atrasadíssima no que devo à eternidade, mas evito os conselhos biblícos e paternalistas que constantemente me relembram o estado novo (com minúsculas, pois claro!)


    Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, Maria João...sabe que não levei este texto para esse campo da prelecção?... Sabe que isto dos grandes artistas, escrevem como deuses: direito por linhas tortas!! :))

      Deixemos para lá o estado novo, também com minúsculas - para lhe agradar. :) Já bonda o que bonda!! ehehehe

      Beijinhos. ;)

      Eliminar
  6. Este Homem era do "outro mundo" ! :)... e este tema revela humildade !
    Nós somos muito melhores a avaliar aquilo que não nos diz respeito a dar palpites a fazer julgamentos sobre tudo e todos do que "julgarmos" com imparcialidade aquilo que só a nós diz respeito !
    Somos todos , uma espécie de treinadores de bancada ! :))
    Adoro "este tipo" ! :)

    Abração, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha...e não é que sem saber nada de futebol, também eu interpretei o texto tal qual tu o interpretas, Ruizinho?

      Todos os Homens de valor são assim humildes, como se revela Almada e tu próprio o és, Meu Amigo! Reconhecem o seu lado menos bom, porém humano, como é bom de ver.:)
      Eu sou igual, modéstia à parte, ou seja, reconheço os meus defeitos.:))

      E eu, adoro o Negreiros, mas gosto mais de ti.

      Beijinhos, Rui!

      Eliminar
  7. Gostei muito de ler! Não conhecia!Obrigada...

    Tempos nefastos ...
    Beijos e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostou, isso só vem provar que a Cidália é uma pessoa que gosta de cultivar o espírito e a alma. Há escritos que nos fazem pensar e isso só nos faz bem. No mínimo, afasta de nós o tal alemão.

      Beijos e obrigada.

      Eliminar
  8. Olá:- Trocadilho de palavras. Vamos lá tentar entendê-las !!!
    .
    Cumprimentos

    *** Silêncios Imerecidos ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendia sim, Gil António!
      Bastava que lesse com atenção e gosto.

      Cumprimentos e o meu agradecimento pela visita.

      Eliminar
  9. Um dos génios das Artes em Portugal, juntamente com Fernando Pessoa e outros !...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Não houve mistérios por desvendar, fosse em que Arte fosse, que Almada não fosse um Mestre prestidigitador. :)

      Obrigada, Ricardo.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Um texto e um sentir que também se identifica com o meu actual estado e maneira de sentir o que me rodeia.
    Somos expert a avaliar e dar conselhos aos outros, mas por dentro há aquele desnorte que nos desconforta.
    Gosto do Almada e do texto que escolheste.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
  11. Nesta vida cheia de génios
    o que faz falta são pessoas
    Preocupa-me o tempo que faz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por tudo isso, pasmo,
      pensando no que levará tanta gente
      a porfiar na pretensão de ser
      genialmente especial, Puma.
      Dá-me que pensar o tempo que faz.

      Eliminar
  12. É desta Universalidade que nos toca a todos, ainda que com palavras de Mestre que se fazem os grandes escritores, aqui, (José de Almada Negreiros).
    Mas nem de propósito, como diz o meu antecessor "O Puma", a quem muito bem correspondeu a Janita, no caso também a mim muito me preocupa e me dá que pensar o tempo que faz.
    Abraço
    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ignore-se: "...no caso..." antes de "...também a mim..."

      Eliminar