terça-feira, 8 de janeiro de 2019

PESSOAS SEGURAS DE SI...

...PRESCINDEM DO FEED-BACK ACERCA DAS COISAS QUE ESCREVEM?

OU HAVERÁ OUTRAS RAZÕES?... QUAIS?

******

Tenho no meu blogobairro – que devo dizer é bastante ecléctico -  uma lista de pessoas que escrevem  lindamente acerca dos mais variados assuntos. E como escrevem bem! Que deslumbramento é para mim ler o que tão bem escrevem! Sempre que os leio parece-me tão fácil escrever assim... Mas não, não verdade não é. É preciso uma bagagem cultural enorme, uma experiência de vida rica de sabedoria, de vivências boas e menos boas e, sobretudo, saber passar tudo o que se pretende dizer, sem rodriguinhos nem palavras vãs. Vão ao cerne das questões e dissecam-nas cirurgicamente. O resultado é sempre o melhor, seja qual for o tema.
Dentro dessa minha lista há quatro blogues que dispensam o retorno da opinião de quem os lê. Escrevem, como se escrevessem só e apenas para si mesmos, ainda que saibam ter uma lista enorme de leitores, de gente que bebe os seus escritos como se matassem a sede de saber, numa fonte de água pura e cristalina.

O XilreMr. Xilre, aliás,… já o dei antes aqui a conhecer. Quem não aprecia os seus textos sobre a qualidade e aroma do café que lhe é servido no Café das Donas, aquelas senhoras que falam naquela  fala lá delas, que atravessou o equador? Eu sou fã incondicional! Qual a mulher que não lhe admira o romantismo poético naqueles seus curtos e deliciosos poemas? E há tantas coisas mais…

A minha querida Miss Smile, tão simples, tão acessível, tão frágil e ao mesmo tempo tão forte!
Também já vos contei sobre as coisas de que ela mais gosta, lembram-se? Mas há mais, muito mais situações em que vem até às suas Notas de Chá e deixa as suas impressões acerca de pessoas que com ela se cruzam, casualmente. Também sobre aquilo que lhe vai na alma. As suas tristezas e pequenas/grandes alegrias. Uma delícia ler tudo o que escreve e publica.

A super controlada, mas não controladora, Mãe Preocupada. Quando iniciamos a leitura sobre os seus desabafos e da vida que se vai desenrolando ,pouco a pouco, perto de si,  quais personagens de novela ou romance, temos sempre pena de chegar ao fim. Como qualquer Mãe, está sempre preocupada com os seus filhos.

Falta-me revelar-vos uma outra pessoa que tanto me tem ensinado, sem que o próprio o saiba.
O Professor de filosofia (?) José Ricardo Costa, autor  do blogue Ponteiros Parados.  Aqui para nós, até tenho uma sua fotografia, que fui surripiar a um Jornal de Torres Novas, onde escreve regularmente as suas excelentes crónicas.

Mas... perguntar-me-ão:  O que têm essas quatro pessoas, aparentemente tão distintas umas das outras, em comum?
Eu respondo sinceramente:- têm algo que eu nunca, jamais, em tempo algum terei:
A autossuficiência, a segurança, e a total confiança em si mesmos, que lhes permite escrever dispensando o feed-back de quem os lê.  Certo é que eu não escrevo nada que valha a pena guardar e a interacção com os outros companheiros de jornada é-me indispensável. Mas isso sou eu que não escrevo nada de jeito nem tenho nada de jeito para contar.

Há ainda uma outra coisa que faço questão de lhes louvar: Se lá formos e quisermos trazer algumas das suas preciosidades literárias – como eu já fiz, para os poder homenagear  -  tudo está à nossa inteira disposição…nada, rigorosamente nada, se encontra fechado a sete chaves, como se de ouro se tratasse… E, a verdade, é que os seus escritos valem ouro!!


* * * * * 
* * * 
*

62 comentários:

  1. Embora não os conheça estou como tu, falta-me tudo isso e muito mais ainda!


    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada disso, minha querida.
      No teu "Rosa dos Ventos, publicas textos super bem escritos que gosto imenso de ler e já o disse lá. Repara, e peço a todos os que lerem este meu texto que reparem também. Eu não estou a sobre-valorizar estes quatro blogues e os seus autores. Estou a fazer referência ao facto de prescindirem da opinião alheia, apenas isso. Outros há - e tenho tantos, na minha lista - que escrevem bem, mas gostam de interagir com quem os lê. Por isso iniciei este postal formulando as três perguntas. Entendido? :)

      Abraço!

      Eliminar
    2. Eu percebi e já fui espreitar um!
      És muito gentil!

      Abraco

      Eliminar
    3. Sou justa, simplesmente! :)

      Abraço.

      Eliminar
  2. Também eu admiro essas pessoas que escrevem e fazem- no de tal forma, que parece que é fácil.
    Ainda não fui visitar os blogues que referes, mas logo que possa lá vou espreitar, não que tenha pretensão a escrever com tino😀, contudo tenho que te dizer para não te menosprezares, porque se há pessoa que eu gosto de ler, és tu. Tens ideias,não precisamos de consultar o google para te entender e acima de tudo tens um sentido de humor refinado como eu gosto.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, com tantos elogios toda a gente vai ficar a pensar que a Catarina está coberta de razão! :)))

      Beijinhos e obrigada, querida Manu!

      Eliminar
    2. Acabei por não dar esposta à pergunta que fazes, mas acredito que o principal motivo será a falta de tempo.
      Eu, por exemplo, tenho uma série de respostas atrasadas, porque nos últimos dias, não sei para onde me virar, embora com isto , não queira dizer que escreva com tino :)

      Tem um bom dia!

      Beijinhos Janita

      Eliminar
    3. Creio que não ter tempo para responder ou retribuir visitas, não será impedimento de aceitar comentários, digo eu, Manu!

      Mas o que é isso de escrever com 'tino'? Olha lá o Bocage :), era um desatinado e escrevia lindamente. Tu escreves bem, sim!

      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  3. Concordo. Escrevem mesmo muito bem. Mas, se não permitem comentários, talvez não seja por segurança ou autossuficiência. Talvez não tenham tempo para responder aos comentários, sei lá! Eu agora estou nessa - falta de disponibilidade mental ( e até física...) para responder aos meus queridos comentadores...

    Beijinhos, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso que possa ser a falta de tempo para responder Graça, contudo, há blogues que não respondem aos comentários em todas as publicações. Respondem quando querem, têm disponibilidade de tempo e apetência para tal. Em todo o caso, em sua casa cada um é rei e só lá vai quem quer, sem obrigatoriedade de parte a parte.

      Beijinhos, Graça.

      Eliminar
  4. Já disse várias vezes que tenho dificuldade em aceitar os blogues que não recebem comentários ou o tal feedback de que falas. Com efeito já foram todos eliminados da minha lista, excepto um, e apenas porque por uma razão que desconheço estou a ter problemas em ver-me livre dele.
    Um blogue, para mim, tem mais interesse quando há trocas de opinião. Haverá várias razões por que os bloguistas não se interessam pelo feedback. Arrogância vem-me à mente que talvez se aplique aos blogues que mencionas... benefício da dúvida! : )
    Uns estão num pedestal altíssimo... e colocas o teu blogue, a tua escrita de rastos. Hoje não há meio termo, rapariga!! Sê mais segura da tua capacidade de transmitires o seu saber, a tua personalidade, as tuas experiências e a tua habilidade de atrair leitores que se mantêm durante anos e anos.
    Eu não sou de “adoração” nem de “arrasar” a minha capacidade, sem no entanto, estar sempre consciente das minhas limitações.
    Ou estavas a tentar “pescar” cumprimentos/elogios?!!! : ))
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Catarina, eu já frisei na minha resposta à Rosa dos Ventos, que não estava a sobre-valorizar muito menos estou a colocar estes blogues num pedestal. Tampouco me pus de rastos, amiga...olha que fervorosa defensora dos meus brios eu tenho! Obrigada...obrigada...:))
      Mas sou insegura sim, devo confessar, sem constrangimentos, pronto!

      Ah, para que fique bem claro, deixa-me dizer que me sinto até muito mimada pelos meus comentadores e amigos. Mais... nunca pensei vir encontrar neste meio, amizades tão profundas, verdadeiras e duradouras. Certo é que também tenho feito, não direi inimigos, que não sou disso, mas granjeei muitas antipatias, até porque também não sou de temperamento fácil.
      Não, não estava à pesca!! :)

      Beijos.

      Eliminar
  5. Correção: que talvez NÃO se aplique aos blogues que mencionas

    ResponderEliminar
  6. Apenas para colocar o visto no "notificar-me"... : )

    ResponderEliminar
  7. São blogs que também sigo e que leio com muito prazer. Não me incomoda nada que não aceitem comentários. Talvez seja, como diz a Graça, por falta de disponibilidade para essa interação. Eu também não consigo responder sempre aos comentários e espero que não me levem a mal por isso. Quem levar, paciência. :) E há outro blog, que também gosto muito de visitar. É o Cantinho da Janita. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me sinto incomodada, e não será por isso que os deixarei de ler, Luísa! Quem perderia seria eu! :) Mas, para ser sincera gostaria muito de poder conhecê-los um pouco melhor. Como eu revelo mais de mim quando respondo ou comento, do que quando escrevo no meu blogue, acho que se fosse o caso aconteceria o mesmo.

      Ui...agora é só baba por mim abaixo!! :))

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. Vou meter-me na conversa... mas não em tom argumentativo. : ))
      Diz a Luisa que a Graça disse que talvez seja por falta de disponibilidade que os blogues aqui mencionados não aceitam comentários. Achas mesmo , Luisa? Anos e anos (fui seguidora de um) sem tempo para responder ou mesmo apenas aceitar comentários?! Não acredito. Nem tão pouco levanto essa hipótese.
      Também não há reciprocidade de visitas. Alguns destes bloguistas comentou no teu blog, Luisa, ou no teu, Janita? Mais do que meia dúzia de vezes num ano?
      A minha opinião não deve ser entendida como crítica à forma como escrevem ou aos temas que abordam que tanto deslumbram a Janita e todos os outros leitores/as e acredito até que sejam extraordinariamente atraentes. Mas são blogues de sentido único!
      Luisa, de facto, raramente respondes a alguém. E isso incomoda-me? Não. Tens a amabilidade de visitar quem te visita e comentas. Isso para mim é importante. Recebes e dás.
      Cada um/a de nós tem a sua opinião e cada um/a de nós tem as suas razões para criar e manter um blogue.
      Poderia acrescentar muito mais mas o comentário já vai longo.
      Agora repara, Janita. Dizes que os que escrevem muitíssimo bem têm uma grande cultura, uma grande experiência de vida e não sei que mais (não concordo – uma pessoa pode escrever muito bem porque tem esse dom e não necessáriamente devido à sua riqueza de conhecimentos) e que a ti te falta “A autossuficiência, a segurança, e a total confiança em si mesmos, que lhes permite escrever dispensando o feedback de quem os lê. “ – tirei o tracinho ao “feedback”
      Com todas essas “deficiências” captaste a minha atenção e interesse ao ponto de escrever dois longos comentários, melhor dizendo, demasiado longos comentários ....
      Estás a ver a diferença ou tenho que explicar?!!! : )))

      Eliminar
    3. Catarina, podes expandir à vontade os teus pontos de vista, aqui não há tempo de antena. Cada um toma o tempo e espaço, na caixa de comentários, que bem lhe aprouver.
      Também não me irei alongar, pois tudo o que tinha a dizer já o disse no texto...a não ser, um esclarecimento acerca de dois desses quatro blogues, que me esqueci de vos dar.

      Tanto a Miss Smile como o "Xilre", este de forma intermitente, já tiveram a caixa de comentários à disposição dos seus leitores. Provavelmente, quiçá, por motivos diferentes, ambos a fecharam. Garanto que, em nenhum dos casos, o motivo terá sido arrogância e/ou pretensão de distanciamento.

      Não, não precisas de explicar nada. :)) Mas achas que vou fazer como a raposa e as uvas?

      Beijos, Catarina. Obrigada.

      Eliminar
    4. Catarina, eu admito qualquer razão para um blogger aceitar ou não comentários e qualquer razão para se responder ou não a comentários ou comentar, ou não, noutros blogs. Eu sigo os blogs de que gosto, por motivos distintos, independentemente da reciprocidade e posso ou não comentar conforme a minha disposição. Respeito todas as opções e entendo a blogosfera como um espaço de liberdade. Nada de constrangimentos. :))

      Eliminar
    5. Sem constrangimentos...Obrigada, pela opinião, Luísa!

      Um beijinho.

      Eliminar
    6. Tens muita razao, Luisa!
      Como ves todas as razoes estao a ser aceites!
      Uma verdadeira democracia por aqui.
      Abracos as duas!
      : )

      Eliminar
    7. O Trump ( e quejandos) têm de cá vir aprender connosco, Catarina!

      Abraço grande.

      Eliminar
  8. Sigo muito poucos blogs e apenas comento em 2 ou 3 (comentários sempre curtos). Nada a opor a quem não permite comentários; quem quer, lê-os, quem não quer não frequenta. Acredito, como se lê acima, que haja quem goste de emitir a sua opinião mas não disponha do tempo suficiente para responder.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo!! Mas eu continuo a manter as minhas dúvidas. Até agora ainda ninguém respondeu às minha questões acima. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Boa noite. Realmente pude confirmar todos os blogue sem acesso a comentários, sendo apenas para leitura que quem lá passa. Bons e interessantes textos. Um exemplo. Merecida "homenagem"..

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi confirmar, Larissa? Fez bem!
      Assim ficou a conhecer esses bonitos recantos de Letras e ideias.

      Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  10. O primeiro também leio e adoro sim. Os outros nao conheço. Mas sim, ha bloggers que escrevem tao bem que penso o mesmo que tu :)

    Mas tu também sabes da coisa;)
    Jinho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, mulher...mas tu tens pouco tempo para isto, senão dizia-te para ires ler os outros blogues que indico. Sei que ias gostar.

      Sei da coisa, sei...o que sei é que não sei nada! :)

      Beijinhos, Mena.

      Eliminar
  11. Um dia citei o Xilre
    E o Xilre chilreou
    foi tamanha a minha resposta
    que o Xilre nunca mais voltou

    verdade! tá tudo aqui
    faz hoje
    exactamente dois anos

    https://conversavinagrada.blogspot.com/2016/01/os-anjos-podem-esperar.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso, Rogério, faz três e não dois anos.

      Não ponha o Xilre na 'alheta', como sentenciou num meu postal posterior a esse seu, pois se o Xilre não voltou a chilrear no seu quintal, é porque não calhou. Sabe que não é com vinagre que se apanha quem gosta de doces...:))

      Isto está bonito!!
      O senhor deve ter as orelhas a ferver.

      Eliminar
  12. Blogue é interacção, convívio, partilha.
    Se não for assim não faz sentido nenhum.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim é para a maioria de nós sim, um blogue é tudo o que o Pedro diz, mas há quem goste de escrever e escreva sem precisar de abrir as portas à opinião do público. No entanto, têm os seus blogues favoritos, que eu sei. Perfeitamente legítimo, aliás.
      Beijinhos, obrigada.

      Eliminar
  13. De todos os que mencionou, apenas conheço o Xilre que visito diariamente.
    E, sim, reconheço que este blog é para ser lido e saboreado como quem saboreia o cafezinho da manhã. Fico contente por não haver espaço para comentários no Xilre :)

    No Seara de Versos também raramente ocorre a abertura de uma caixinha de comentários e não será por isso que deixo de ir à seara...

    Este cantinho é claramente um espaço de interacção. Outros não o serão.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com tudo o que a Maria João falou/escreveu, sobre o blogue em questão, já que o outro não conheço, concordo, mas...há sempre um mas, sim.:) fiquei intrigada com isso do contentamento.

      Beijinhos. :)

      Eliminar
    2. Rsrsrsrs... é que eu gosto de ter tempo para reflectir sobre um bom texto. Se me sentisse na obrigação de comentar, ainda que de quando em quando, teria de abdicar desse tempo de reflexão.Além do mais, nunca saberia como comentar o Xilre ;)

      Posso ser uma boa sonetista, mas sou uma péssima comentadora.

      Aqui, no seu Cantinho, não comento. Converso :)

      Outro beijinho

      Eliminar
    3. Não quis adiantar o que pensei sobre isso, mas agora direi o que pensei, Maria João. :)
      Nunca pensaria que essa satisfação fosse pela dificuldade que teria em comentar, nem por sombras! Sequer acredito nisso. :) Pensei, antes, que seria porque, há certos comentários, que poderiam ir roubar o encanto e a magia aos escritos em questão....mas isso, sou eu a pensar!! :))

      Sim, aqui conversa-se como se faz numa roda de amigos, é isso que pretendo da blogosfera e me mantém por cá.

      Beijinho

      Eliminar
    4. ... confesso que será também pelo que disse, Janita :)

      Eliminar
    5. Como é evidente, Mª João, não me referia aos seus comentários, que são sempre muito sensatos e assertivos, falei na generalidade. :)

      Eliminar
  14. Eu percebo-os perfeitamente! Aliás, de há uns tempos para cá sou ainda mais radical com o (muito pouco) que tenho escrito - não está publicado em lado nenhum nem o será! O interesse que aquilo tenha é de mim para mim e já passei a fase de querer mostrar o que faço! O que faço vale o que vale para mim, não faço ideia se valerá alguma coisa para outros e sinceramente nem quero saber! Há meia dúzia de pessoas que lêem, amigos chegados de há muitos anos com quem gosto de partilhar ideias enquanto se petisca qualquer coisa e se bebe umas cervejas, mas além desses, as coisas estão bem onde estão (no fundo da minha gaveta) de onde nem sequer deveriam ter saído as coisas que foram publicadas (que o acabaram por ser por me terem lixado a cabeça, quer esses amigos, em primeira instância, quer mais tarde o editor, sem que daí resultasse nada que se visse - como eu próprio já esperava, de qualquer forma).
    Muitas vezes só é preciso limpar a alma e essa limpeza dispensa afagos ao ego!

    Bj grande e bom ano, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Cláudio Gil. :)

      E pronto! A tua última frase deu-me a resposta que eu pretendia. É isso, limpar a alma sem necessitar afagos. Até porque, nessa abertura aos afagos, também podem aparecer pessoas menos '"carinhosas", embora para combater esses haja a moderação.
      Pela minha parte, congratulo-me por te ter proporcionado tema a um desabafo que também te deve ter limpo a alma.

      Obrigada, Gil.
      Um beijo com votos de um Novo Ano fabuloso, para ti e família.

      Eliminar
    2. Não foi um desabafo, foi uma exposição! Tenho limpo a alma por outros lados, a fazer coisas que considero interessantes...
      ...e quanto às pessoas menos carinhosas, sinceramente, apenas lhes tenho a agradecer terem-me feito parar e pensar "mas para que é que me dou ao trabalho?", e quando a resposta foi, claramente, "para nada!", uma vez que nada ganhei, nem sequer satisfação pessoal, diga-se, uma vez que escrevia mais para os outros que para mim, ao fim ao cabo (e para mim não preciso de escrever, as histórias continuam a existir mas, para me entreterem não precisam de ser escritas :) ), portanto decidi dedicar o meu tempo ao que realmente me importa, ao que me satisfaz, e deixar de lado aquilo que só me fazia perder tempo! E, graças a isso, não só apareceu o projecto "filhos do desespero" que, mal ou bem, já enviou algum dinheiro para a Unicef de vários pontos do mundo, e dediquei o meu tempo a projectos que me têm trazido satisfação pessoal (a parte financeira continua na mesma, mas a alma está cheia até ao rebordo com os resultados que vão chegando um pouco de todo o mundo)!
      Sabes, por vezes até a mais profunda estupidez pode ter um impacto inadvertidamente positivo no mundo... Quando a borboleta bate as asas, nunca sabemos onde será o furacão! :)

      Eliminar
    3. Gil...que seja exposição, se quiseres e preferires.:)
      Mas, o que expões, não é um acontecimento ao qual és alheio, expões o que sentes, pensas e mostras constatações tuas... se eu considerar desabafo não andarei longe da mesma finalidade. Fosse este um blogue apenas de leitura, isso não teria sido possível.
      Acabamos, assim, por ir ter ao encontro do meu objectivo inicial. Ver até que ponto podem ser úteis e gratificantes, os blogues abertos e interactivos.
      Obrigada, por me teres dado a oportunidade de chegar a uma conclusão, satisfatória, para mim! :)
      Adorei a frase final...Essa é a verdadeira 'Teoria do Caos'. :)

      Fica bem e vem sempre que te aprouver. Para mim, será uma honra receber-te.

      Eliminar
    4. Eu venho sempre... Mesmo quando fico calado!

      Tu é que me honras com as tuas palavras :)

      Um Bj grande, cheio de carinho e amizade :D

      Eliminar
    5. Para terminar...teria de fechar isto com uma lágrima ao canto do olho.
      Carago!! Não há dinheiro, prestigio, fama ou glória, que valha o que estou sentindo...:)

      Beijos, Gil.
      Bem-hajas!

      Eliminar
  15. Não quero dizer que não aprecie quem escreve bem ! Antes pelo contrário, note-se !
    No entanto, há quem escreva, como se fosse "um diário", apenas para si, há quem escreva para os outros, sem intenção de interacção, porque gosta assim !

    Há pois vários estilos de blogues e cada um escolhe o que mais gosta !

    É certo que eu também gostaria de ser um bom escritor simultâneamente, mas acho preferível, para a minha maneira de ser, manter um blog interactivo, o mais possível, até entre quem me visita, porque é assim que gosto !

    E mais ! Como sabes gosto da blogosfera de "cara à mostra", conhecendo pessoalmente quem me visita e quem visito ! Por isso me empenhei naqueles nossos Encontros semestrais !
    Uma interacção tal, como se fosse uma conversa frente a frente, à mesa do café, ou à volta de uma mesa, onde todos se conheçam e sejam verdadeiros Amigos !
    Subscrevo o que o Pedro Coimbra escreveu !

    Abração de Amigo, Jani !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Ruizinho, e não subscrevers o que eu escrevi? Eu disse a mesma coisa que o Pedro. A diferença é que ele (eu sabia que esta seria a opinião dele) usou meia dúzia de palavras e eu usei milhares! :))))))

      Eliminar
    2. E claro que concordo totalmente com a tua opinião expressa acima. :))

      Eliminar
    3. Rui,
      talvez eu não concorde inteiramente contigo.

      Nessa parte dos encontros, do conhecimento pessoal e no alargamento da troca de ideias e impressões, há muitos bloguistas que, gostando de interagir virtualmente, não têm disponibilidade emocional para um envolvimento mais alargado à amizade, como tu a vês. Nem nisso estarão sequer interessados.

      Eu respeito isso e nem foi essa a minha ideia inicial, percebes?
      Nem creio que o Pedro Coimbra tenha levado a ideia de interacção e partilha, para o campo dos encontros e das conversas olhos nos olhos. O que não quer dizer que também isso não lhe agrade.
      Tu és um homem de afectos e um grande Amigo que tive o privilégio de conhecer, através deste meio, mas cada um vê o mundo da blogosfera à sua maneira.

      Grande Abraçaço, Amigo Rui! :)



      Catarina...e comigo, também concordas? :)

      Beijinho.



      Eliminar
    4. Catarina
      Janita

      Claro que concordo contigo, Catarina e também concordo com a discordância da Janita ! E isto não é incoerência, mas sim o entendimento de que cada blogue é um blogue, todos eles blogues, mas todos os blogueres diferentes um dos outros nos seus pontos de vista sobre a blogosfera !

      O que pretendi realçar é que a minha maneira de estar na blogosfera é aquela que expressei e admito perfeitamente que não seja a que cada um dos outros tenha em mente !

      Não gosto de blogs "fechados" ;
      Não gosto que "publicitem" os seus blogs nos comentários ;
      Prefiro uma resposta aos meus comentários nos outros;
      Prefiro comentar os comentários que fazem no meu ;
      Não gosto de comentários "quase monossilábicos" ;
      Gosto que falem sobre o tema do post e se possível lhe acrescentem algo;
      Gosto de criar amizades, pelas amizades ;
      Gosto de conhecer pessoalmente as pessoas ;

      ... Enfim, certamente que todos terão pontos de vista diferentes, que eu aceito, embora em alguns casos a contragosto !

      Beijinhos às duas !

      Eliminar
    5. Obrigada, uma vez mais, Rui.

      Um beijinho.

      Eliminar
    6. Tb concordo contigo, Janita!!
      : )

      Estas a ver como escolheste uma tema interessante em que todos estao a participar com grande entusiasmo, a comecar por mim?!!
      : )

      Eliminar
    7. Mas sabes, Catarina?
      Sinto um certo mal-estar...como se tivesse invadido a vida de pessoas que querem estar em paz e sossego.
      Nem todas as minhas ideias são boas, não!
      Agora já está.
      Beijos e, uma vez mais, obrigada!

      Eliminar
    8. Janita!!! As pessoas que querem paz e sossego não estão na blogosfera!! Ninguém ofendeu ninguém e muito menos tu.

      Se eu não quiser ser fotografada num concerto ao ar livre... não devo ir a esse concerto!

      : )

      Eliminar
    9. Porquê, Catarina?
      Acha a blogosfera um local assim tão buliçoso? :))
      Pois eu mantenho o que disse, sim, embora este postal me tenha trazido muito mais conforto e compensações do que a princípio julguei. Não me arrependo! :)

      Eliminar
    10. Sabes bem que não sou dada a bulícios e sei que compreendeste a minha obervação.

      Olha vou tossir mais um pouco... Estou a fazer tudo certinho para me ver livre da tosse mas ela está renitente. A minha filha chega na terça-feira com a menina e o marido e eu não quero contagiar ninguém. :))

      Eliminar
    11. Claro que sei, Catarina. E tu sabes que te conheço minimamente para saber onde querias chegar.

      Tem cuidado com essa tosse, já andas assim há muitos dias! Ando cheia de medo das gripes, anunciadas pela comunicação social. Tanto mais que recusei a vacina que me propuseram, lá no CS.

      Olha que bom! :) Coloca uma máscara, assim não contagias a pequenina.

      Um beijão, Catarina e as tuas melhoras.

      Eliminar
  16. Boa noite, Janita!
    Tive a oportunidade de ir (cuscar) ler algumas coisinhas nesses 4 blogues. Que interessantes são. Talvez seja pela indisponibilidade de retribuir visita que tenham os comentários fechados, o que acho muito bem. Ou seja, os Administradores têm gosto pela escrita e fazem-no com gosto. Nunca se sabe se não é um "escape" de descontracção. Por vezes escrever, é como desabafar com alguém. Encontrei bons textos! Só lê quem gosta! São blogues admiráveis!

    A Janita é uma Pessoa com muito bom coração. ;)

    Alma desinquietada...
    Beijo, e uma boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, Cidália! Escrever é um desabafo.
      Foi no seu diário que a menina Anne Frank desabafou o que lhe ia na alma, e atenuou o seu sofrimento.

      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  17. Bom dia, Janita!
    Bom dia e parabéns pelo tema desta postagem.
    Estou no grupo dos que gostam da partilha e do convívio da blogosfera. Ler e não poder comentar... não tem graça.
    Durante anos fui partilhando gostos meus no Rol e o retorno era nulo. Nunca desisti, porque o encantamento era tanto que eu me bastava.
    Há um, dois anos, senti o sabor da doçura do convívio da blogosfera e dificilmente agora passo sem ele.
    Escrever perfeito eu deixo para os escritores de profissão.
    Claro que gosto de ler bons textos publicados em blogues e sempre que tenho oportunidade comento.
    Comentar é a minha maior dificuldade: não consigo comentar tudo o que é publicado nos blogues que sigo; não consigo responder a comentários deixados. Admiro quem o faz na perfeição: publica, visita, comenta, responde a comentários...
    Termino dizendo que gosto cada vez mais de conjugar o verbo "blogar".
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa.

      Entre o teu percurso blogosférico e o meu, há muitos pontos em comum. Hoje, andar por aqui, é muito mais do que um entretenimento. É uma constante aprendizagem, quer a nível cultural quer a nível humano. Tenho crescido muito interiormente, isso não há nada nem ninguém que me possa tirar, dê a minha vida as voltas que der.

      Um beijinho grande e obrigada por teres vindo.

      Eliminar