quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

POPEYE IS BACK.

As Imagens são fotos minhas, a partir do suplemento da revista
Notícias Magazine.




A dezassete de Janeiro de 1919, o cartoonista americano Elzie Crisler Segar revelou nas tiras de BD “Thimble Theatre”, um marinheiro de seu nome Popeye que  encontrava nos saudáveis espinafres, a sua força invencível.




Cem anos depois Popeye regressa rejuvenescido: Foi-se o cachimbo, vieram o apito e as melenas loiras.
Tem a sua própria plantação de espinafres flutuante. Brutus cortou a barba hirsuta, Olívia Palito tornou-se inventora…



…Vejam tudo nos vinte cinco episódios de

 “Popeye’s Island Adventures”,

 cujo primeiro episódio vos apresento, 
com indizível prazer… :)


                             


Divirtam-se!

(Soltem a criança que vive dentro de vós!! )

------------------------------------------------------------------------

ADENDA: A propósito de um comentário que me veio sob um véu subtil...: esta fotografia representa a minha fonte acerca da idade do "polémico" marinheiro.




Fake News???
Daí,  lavo as minhas mãos....:-))

----------------------------------------------------------------------------------

40 comentários:


  1. Eu ouvi falar agora nas notícias... e até comentei com a minha mãe: "olha, mamã... o Popeye só é três dias mais velho do que tu!" 😃
    Verdade! A minha mãe vai fazer noventa anos!

    Vou ver agora o vídeo.
    Beijinhos sempre jovens
    (^^)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também vi hoje na TV quando me encontrava no CS, Clara!
      Então... Stôra? Se a tua Mamã vai fazer noventa e o Popeye faz hoje cem, qual é a diferença de idade entre um e outro? :))

      Beijinhos rejuvenescidos. :)

      Eliminar

    2. Pois... só que o Popeye nasceu em 1929, tal como a minha mãe.
      Foi isso o que eu te tentei dizer no meu comentário, subtilmente e sem fazer alarido!

      (^^)

      Eliminar
    3. Olha Clara...eu vendi a notícia pelo preço que a comprei, no Notícias Magazine, que sai ao Domingo com o JN. :)
      Se hoje veio a contra-notícia acerca da idade da figura, a culpa não seria minha nem tua. No CS o som do televisor estava muito baixo e só deu para ver os desenhos animados.

      Quando for assim, podes dizer as coisas abertamente, sem subtilezas, acredita que não levarei a mal. Pelo contrário! Prefiro isso a que este tipo de coisas dê azo a mal-entendidos, percebes? Nem vejo outra forma de fazer as coisas. Alarido? Qual alarido? Se acreditas mesmo na amizade acho que nela não há lugar para subterfúgios. Essa não é a minha forma de agir nem aceito que a tenham comigo, desculpa.

      Beijinho.

      Eliminar
    4. Não há motivos para pedir desculpas, sabes que não.
      Só escolhi esta forma de te chamar atenção para o desfasamento das datas para não ter de te corrigir. Até porque a tua fonte de informação é que podia estar certa e a minha estar errada. É que lá por ter ouvido a notícia na televisão não é sinónimo de estar certa.
      Isto com a moda das "fake news" a gente nunca sabe em quem acreditar! 😁

      Beijinhos

      Eliminar
    5. Já fotografei a parte em que diz textualmente:
      "O MAIS SAUDÁVEL MARINHEIRO CENTENÁRIO".
      Colocá-la-ei aqui, tão cedo se faça a conexão do meu tlm. com o Dropbox do PC, ou seja, se ligue à internet...mais não posso fazer...(quando o urubu está de azar até o de baixo faz para o de cima) - como dizem os nossos irmãos brasileiros. :(
      Agora, qual das news é fake isso é que já não sei...:)

      Eliminar

    6. Já consegui "matar a charada" e perceber a razão do engano do jornalista responsável pela publicação que tu leste no Notícias Magazine.
      Quando tenho uma dúvida qualquer e preciso de informação completa e mais fidedigna, consulto a Wikipédia em Inglês... e foi o que fiz desta vez, encontrando a resposta para este "enigma" na página do cartoonista criador da BD de onde o Popeye acabou por ser a figura principal.
      As publicações das "tirinhas" de BD no jornal "New York Journal" da autoria de E. C. Segar iniciaram-se a 18 de dezembro de 1919, tendo como figuras principais a Olive Oyl e o Castor Oyl. Só que a criação do desenho do marinheiro surgiu já a BD tinha dez anos e a sua primeira aparição foi em 17 de Janeiro de 1929.

      Está desfeita a confusão.
      O(a) jornalista que fez a matéria para publicar na revista de domingo do JN não fez bem o trabalho de casa... 😃

      Eliminar
    7. Errata:
      Onde se lê 18 de dezembro deve ler-se 19 de dezembro.

      Eliminar
    8. Mas...como eu não tenho nada a ver com isso, já pus o preto no branco!!
      Estafermo do marinheiro já me está a dar "água pla barba"...

      Vês o que foste arranjar? Tens que aprender que em boca fechada não entra mosca...Ehehehehe

      Eliminar
    9. ahahahahaha

      Não podia ficar de foca fechada!... E o "desgraçado" ficava com mais dez anos no lombo!?
      E com esta peripécia ficamos a saber que a Olívia é dez anos mais velha que o Popeye!
      heheheheh

      Eliminar
  2. Cem anos depois continua a encantar gerações :)

    Não fazia ideia.. obrigado pela lembrança.

    Beijinhos presentes depois da meia noite *****************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se te deixaste encantar por estas lembranças nem até que ponto isto te traz recordações, SOG, mas eu fiquei entusiasmada com o retorno desta figura representativa de uma época muito boa da minha vida. :)

      Eu é que te agradeço a paciência, acho que isto não é propriamente a tua praia. ;)

      Beijinhos divertidos.

      Eliminar
  3. Até pela dinâmica da vida, da energia vital que nos impulsiona a seguir em frente, da minha parte não sou muito dado a saudades. O que não invalida ser dado a boas recordações e o Popeye, entre outras bandas desenhadas equivalentes são-me uma boa recordação em si mesmas e do seu respectivo tempo!
    Parabéns e obrigado pela memorável partilha
    Abraço
    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Victor Barão.
      Saudosista também não sou. Mas lembro-me amiúde dos tempos de juventude e, sobretudo, da infância.
      Ainda moram ali o para o sótão, caixas cheias de revistas de BD que eram dos meus filhos.

      Abraço e obrigada.

      Eliminar
  4. Ná, nem pense
    Este Popeye não me convence
    Não há nada, mesmo nada
    que uma boa cachimbada

    Era a sua imagem de marca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...do cachimbo também eu tenho pena, até porque não percebi ainda para que quer o Popeye o apito.
      Deve ser p'ra chamar a Olivia Palito!
      :)
      Abraços.

      Eliminar
  5. Popeye é imortal.
    Era a alcunha do namorado de uma das minhas cunhadas.
    Culturista, cheio de músculos, pouco inteligente, para ser simpático.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Pedro ouviu a minha gargalhada aí em Macau?
      E o culturista musculado? Ficou a ser seu cunhado? :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Eu sei que nunca nos banhamos duas vezes na mesma água de um rio, mas este Popeye cheio de água oxigenada e muito politicamente correcto, fez-me sorrir...

    Não se assuste, Janita, rsrsrsrs... a criança que eu fui não era menos perspicaz do que a velhota que sou. Se a solto, nunca mais deixo de pensar em voz alta ;)

    Obrigada e um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Creio bem que a criança que cada um de nós ainda guarda cá dentro - e ainda bem - se reflecte nos adultos que hoje somos. A 'sua' criança Maria João, é maravilhosamente sagaz!! :))
      Solte-a sempre, não a reprima!

      Beijinhos e um abraço forte.

      Eliminar
  7. Sempre gostei deste personagem, agora mais fashion :)
    Servia-me dele para incentivar o meu filho para comer os benditos espinafres para ficar mais forte.
    Parabéns ao Popeye à Olívia e a ti que nos trouxeste esta boa recordação.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E parabéns a ti Manu, por essa tua bendita boa disposição! :)

      Era isso; ficou a lenda dos espinafres.
      Olha se fossem bróculos? Seria pior!

      Beijinhos.

      Eliminar
  8. São fantásticos!! Amei!!:) Sempre bom recordar!

    Beijo...Dia feliz!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu amei que a Cidália tivesse amado.:)
      Obrigada!

      Beijo de boa noite.

      Eliminar
  9. Desvirtuaram o meu marinheiro de eleição. Marinheiro sem cachimbo, é pescador de água doce.
    Esta gente anda toda doida, não educam os filhos como deve ser, não lhes passam valores, não os fazem saber a diferença entre o bem e o mal, e depois, tratam-nos como deficientes mentais: Ui o menino não pode ver isto, tapem aquilo que horror, no verso da medalha dão-lhe telemóveis, para que não os chateiem, e a hipótese de todo um leque de coisas, essas sim, horríveis.
    Valha-lhes o Sto. Apolinário, protector dos animais de vista grossa.

    Bom dia, Janita

    PS: Eu, não te abandonei, é Inverso entrei em hibernação :-))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei mais da alvura dos dentes e da melena caída, mas olha amiga, para renovar há que mudar certos hábitos perniciosos para outros mais saudáveis. O cachimbo, passados cem anos, já estava em desuso e, lá na ilha, não havia tabaco.
      O apito é mais útil caso o nosso marinheiro se veja em apuros.

      Tá bem. Mas vê se não hibernas só pra mim...;)

      Beijinhos, Noname
      ( Madrinha do Cigano mai'lindo do mundo)

      Eliminar
  10. Pelos vistos o seu autor baseou-se numa personagem real que andava sempre de cachimbo no canto da boca.
    Essa história do politicamente correcto aplicado ao Popeye nao tem jeito nenhum!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes que duvido dessa política de aparência, Leo?
      Viste, no vídeo, como ele se desenrasca sem ser preciso recorrer à 'biolência'?- Agora até o Brutus é menos bruto e mais astuto!! :))

      Abraço e as tuas melhoras.

      Eliminar
  11. Estes eram os meus preferidos, ainda são :)). Obrigada por nos trazer para nos animar...

    Bjos - Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiver crianças, Larissa, traga-os cá...se não tiver, veja-o a minha amiga e lembre os os tempos idos, a rir...:)

      Beijos, boa noite e obrigada.

      Eliminar
  12. Popey the sailor? E a Olívia Palito?
    Fois às compras, já se vê.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, António!
      Quando o sal da água do mar se entranha na pele, é para todo o sempre!
      Não biste o bídeo?? A Olivia agora anda pela praia a descobrir coisas para inventar artefactos de salvamento.
      Ah, gente boa, mas sem imaginação...haja Deus!! :-P

      Beijinhos.

      Eliminar
  13. Sempre um admirador eterno do Popeye! Embora prefira o cachimbo original ao apito. Enfim, adaptações ao politicamente correcto.��

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos dois, Roadrunner!

      Pois, eu também fumei durante trinta anos e tive de deixar... marinheiro com catarro não é bonito nem ficava bem. :-))

      Saudações brincalhonas!

      Eliminar
  14. Popey sem cachimbo e com apito, Lucky Luke sem cigarro nos lábios mas com uma palhinha boca... Haja paciência para o politicamente correcto.
    E sim, são 90 anos, mas para o caso pouco interessa.
    bjis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...é por essas e outras que eu nunca fui, não sou e jamais serei social ou politicamente correcta...um pouco como os malucos: digo tudo o que penso!!

      E o meu excelso amigo, por onde tem andado?
      Beijinho já com o Popeye pelos cabelos...nunca mais é meia-noite...

      Eliminar
  15. Ouvi a noticia na TV!

    Gostei de ver o video, é bom recordar.

    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sê muito bem-vinda, Adélia!!

      Venha quem disser - apenas - que gosta, que é bom recordar, que gostou de rever... sem se importar que o Marinheiro fume ou apite, tenha cem anos ou duzentos.
      Só por isso, beijinho enorme para ti também e obrigada! :))

      Eliminar
  16. Gostava tanto de ver, esse sim era um filme animado indicado para as crianças. Hoje é só "porrada" blakkkkk :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda Menina... :))

      Meninha, hoje vou ficar em casa de molho. Dói-me o peito e sinto a garganta toda arranhada por causa da tosse.
      Acho que ontem, no CS, fui contagiada com este vírus gripal.
      Raios...nos locais em que supostamente nos deveriam tratar da saúde é que adoecemos.
      Vou andar por aqui, a dizer parvoíces, de volta tomo uma canja quentinha e mergulho na caminha. Fim de semana estragado, já se vê.

      Beijinhos e tudo de bom para ti. :)

      Eliminar