quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Um Balanço Desanimador.

Fotografia Minha.



Balanço, entre o fazer uma pausa nas minhas publicações, em virtude desta falta de inspiração e abundância de desânimo que de mim tomou conta e, qual lapa, não me quer largar, ou encerrar de vez este velho blogue que já deu o que tinha a dar….. E não é que a rima não me quer largar? Insidiosa, malvada!

Vou ficar por aqui a reflectir e esperar que se faça luz nesta minha cabecinha já cansada, até ter tomado uma decisão…

Quando calhar aparecerei nos vossos cantinhos para vos dizer só coisas boas e bonitas.  Portanto, malta; força, cor e muito brilho nessas publicações…

Abraços, para os que são de abraços, e beijos para os restantes.

Até Já.



Imagem da Net.



===================================================

==============================


66 comentários:

  1. A foto só por si é a tua própria inspiração tão natural!
    O desânimo lamento que se apodere de ti, infelizmente conheço bem esse sentimento que não desejo a ninguém, apenas sei recomendar para se lutar contra ele e fazer-lhe frente.

    Minha querida, desejo do coração que voltes o mais rápido possível com energia, porque a inspiração está em ti própria.

    Xi 💗 muito apertado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Adélia.

      Como 'inspirada' nunca fui, não posso dizer, em abono da verdade, que me esteja a faltar. O que me me anda a escapar é a disposição, a vontade, o ânimo.
      Nada como um dia atrás do outro.

      Um beijinho e muito obrigada pelo apoio.

      Eliminar
  2. Linda flor e tua inspiração há de voltar,se é que ela te deixou! Abandonar o blog? Não dá! bjs praianos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão Chica! Abandonar, não dá mesmo!!

      Beijinhos e o meu muito obrigada.

      Eliminar
  3. É Inverno, quando o tempo aquecer, logo a inspiração chega. Ou estás convencida que aos outros também não afecta o tempo frio e húmido que, de tão triste, entristece a alma?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes, Noname? Hoje fiz uma caminhada como há muito tempo não fazia. Tive tempo para fazer uma introspecção a valer e, embora sabendo que nada é eterno, cheguei à conclusão que este cantinho tem aqui pedaços da minha alma, pedacinhos de pessoas de quem gosto muito e de outras que passaram por aqui e aqui me deixaram bocadinhos do seu sentir. Isto é a minha casa. Jamais a abandonarei, a não ser que algo muito forte e inevitável me afaste dela, mas as suas portas nunca serão encerradas.

      Amiga, nada como sentir o sol e a aragem fresca do ar bater-nos em cheio no rosto. :)

      Beijinhos tantos.

      Eliminar
  4. Concordo com a noname, mas se tiveres de ir, não deixes de aparecer :)

    Obrigado por tudo!

    Beijinhos agradecidos ***************

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SOG, apareço sim!! :)

      Quem tem motivos para agradecer, sou eu.

      Beijinhos motivados.

      Eliminar
  5. Como te compreendo, amiga Janita!Por vezes, há que dar um tempo ara nos recompormos.

    Aé breve. Até quando quiseres e puderes. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Graça.
      Eu sou de fases. Por vezes, um pouco como o cantava o Variações; só estou bem onde não estou.

      Um beijinho grande para ti e as melhoras do Sidónio.

      Eliminar
  6. Também ando assim Nita, são fazes ou falhas, sei lá ;) logo volta. Cá ou lá, te espero.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Mena.
      Quem espera sempre alcança! Tanto tu, como eu, somos como as marés. Há que deixar passar as marés vivas. Quando a tempestade amaina, é que voltamos a nós. Até lá não adianta forçar.
      Beijinhos.

      Eliminar
  7. «E não é que a rima não me quer largar?
    Insidiosa, malvada!»
    Se assim é porque é que vens anunciar
    Que estás de mala aviada?

    Viva a rima!
    Viva a escrita!
    Viva a Janita!
    Abaixo quem deserta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E Viva o Rogério Pereira,
      que a ele nada o derruba,
      nada o faz vacilar.
      Para lhe mostrar que
      não sou desertora
      cá me aguento
      e em breve
      irei voltar.

      Obrigada! :)

      Eliminar
  8. Como te compreendo.
    Por vezes há que dar um tempo.
    Vais fazer falta, disso não tenhas dúvidas.
    Esperarei sempre por ti.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só faz falta quem está, Manu!
      Sobre isso não tenho dúvidas.
      Mas abandonar este meu cantinho, não abandonarei. Posso ir fazendo postagens mais espaçadas, isso sim, que até é recomendável. De resto, cantarei, até que a voz me doa !

      Obrigada, pelo carinho, querida Manu.

      Eliminar
  9. Então Janita??
    Amanhã não há nada que nos faça gargalhar para terminar a semana em grande? Ai não? Com rima, sem rima, o que importa é a sua boa disposição!! Zimbora Janitaaaaaa :)!

    Beijo. Boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Cidália.
      Não quero ser forçada a nada, quero andar por aqui ao sabor da minha maré interior.:)

      Virei, virei sim! :)

      Beijinho e obrigada.

      Eliminar
  10. Espero que depois de pensar resolva voltar. Penso que esse desânimo pode ter a ver com a saúde e fico preocupada. Pensava que essa fase já tivesse sido ultrapassada.Espero e desejo que tudo se encaminhe na direção de uma recuperação total.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A saúde está num impasse! Nem morro nem fico curada, Elvira!
      Deixemos isso para lá que até eu já me canso de nem «lá ir nem fazer minga».

      Um abraço e que a sua cirurgia seja coroada de sucesso.

      Eliminar
  11. Boa noite, querida amiga Janita!
    Descanse e volte pois blogar é ser acarinhada pelos amigos na doce arte da escrita.
    Seja muito feliz e abençoada junto aos seus amados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    🙏🌹🌺⚘💐🌸🌻🌷🌼🙏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os blogues, amiga Roselia, têm gente dentro, é essa gente que me faz sempre voltar.

      Um beijinho e obrigada.

      Eliminar
  12. Uma pausa para reflexão?
    Volte rápido por favor.
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Volto, claro, Pedro!
      O meu Amigo é uma das pessoas que me faz falta.

      Obrigada.
      Beijinhos

      Eliminar
  13. Beijo grande de amizade, minha querida JANITA 🌷

    Falamos mais tarde, quando eu regressar a casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um grande e apertado Abraço de Amizade, Teresa!
      Bem-hajas.

      Eliminar
  14. Parece que os cantinhos construídos sobre este solo de algoritmos têm uma duração bastante curta... ou estas palavras serão apenas fruto de um muito humano e passageiro instante de desânimo?

    Quanto a mim, criei o meu blog do Sapo como quem inicia um livro sem fim... espero que ele morra apenas quando eu morrer, quer tenha, quer não tenha visitantes visíveis.

    Vale a pena pedir-lhe que reconsidere, Janita?

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se este cantinho terminasse com as suas (minhas) publicações, não teria sido de curta duração, Maria João. Apesar de um hiato de sete meses, logo no seu início, já navega por aqui desde 2008. Uma eternidade!:)
      Já fiz muitos intervalos, mas acabo sempre por voltar.
      Mesmo que um dia fique por aqui à deriva, nunca o eliminarei.

      Grata pelo interesse, deixo-lhe um beijinho.

      Eliminar
    2. :) O seu blog tem a idade do meu blog dos sonetos, no Sapo. Uma eternidade :)

      Deixei passar em branco o décimo primeiro aniversário, mas o blog já o cumpriu no dia 14 do corrente mês de Janeiro.

      Fico muito contente por si, Janita :)

      Beijinho

      Eliminar
    3. E sabe Maria João? Eu, nunca festejei nenhum aniversário do meu blogue. Nem sequer me lembro do dia em que o criei, nascido sob a aprendizagem numa formação de informática! :)

      Beijinho. Obrigada, pelo carinho. :)

      Eliminar
  15. Bem, nem quero pensar que está em baixo. Temos momentos de tudo. Mas a amiga faz falta entre todos nós. Que tudo fique bem e desejo que volte rápido e sorridente. :))


    Hoje:- És o fogo que arde no meu corpo desnudado

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta-Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas simpáticas e generosos palavras, Larissa! :)

      Beijos.

      Eliminar
  16. Um dia dá a todos/todas essa vontade!
    Eu noto muitas ausências desde que voltei mas o meu blogue é mesmo pouco interessante e não melhora! :)
    Nada de desânimo, coragem!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não menosprezes o teu espaço, que é, e foi sempre, um sitio que visitei e visito com prazer, Leo!
      Obrigada pelo apoio. :)

      Abraço forte!

      Eliminar
  17. As pausas são necessárias. Há fases em que publico todos os dias, há fases em que prefiro visitar os outros blogues. Dependo muito da fotografia. .. se não saio, não há fotos novas...
    Tudo passa...
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso também me acontece, mas desta vez é diferente! :)
      Tudo passa...e nada fica! :)

      Eliminar
  18. Leio o seu blog há poucos meses, mas todos os dias cá venho, desejo que esse desânimo seja passageiro porque a sua poesia , as suas anedotas de sexta_feira, as fotos como a de hoje são muito agradáveis de ver e ler. Não poderia deixar de lhe dizer o que sinto. Descanse Janita e volte quando se sentir bem .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Extremamente sensibilizada pelas suas palavras, Maria José, só posso responder-lhe com duas, mas muito sinceras:
      Muito Obrigada!

      Eliminar
  19. Janita, eu vou ficar à tua espera.
    O desânimo ataca todos os bloguistas, mas passa.
    Volta rápido, amiga, e mostra a outra parte tua.
    Beijo, fica bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha outra parte, Teresa?
      Essa é somente minha...!

      Beijinho e obrigada.

      Eliminar
  20. Não, não faça isso, Janita, todos nós temos uma fase de pouca inspiração, mas passa, depois volta, e passa... Seu blog está cheio de vida, seu cotidiano, seus pensamentos, postagens engraçadas... deixe disso, descanse que a vontade volta. Ninguém está lhe cobrando nada, amiga!
    Beijo, um lindo findi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Tais.
      Comecei por dizer, na primeira resposta, o quanto há aqui de mim, logo, fechar este espaço seria impensável. Abrandar o ritmo de postagens e ir deixando-me andar ao sabor da corrente desta fase da minha vida, é a solução par o momento que atravesso. É isso que farei!

      Grata, pelo carinho, amiga!

      Beijinhos.

      Eliminar
  21. Resista minha amiga
    Voz sempre ao alto
    Bj meu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o Amigo Eufrázio diz muitas vezes: corações e voz ao alto!
      Grata!
      Beijinhos

      Eliminar
  22. Minha querida Amiga. :( Não me conformo com essa tua "proposta" (não digo decisão) !
    Tu fazes-nos muita falta , não só com a tua presença nos nossos blogs, como também pelos belíssimos posts com que presenteias quase diariamente.
    Quantas vezes dizes que não tens ideias para posts e logo de seguida nos apresentas um e mais outro e cada vez melhores.
    Não faças isso !
    Sei quanta falta este contacto te faz ! Por favor não faças de ti essa ideia de balanço desolador !
    Segunda feira vamos ter novo post, ok ?... :)

    O tal Abraçaço e desta vez de 20 segundos !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho de passar a agir como tu, Amigo Rui.
      Em vez de vir para terreiro abrir o coração, ou melhor, deixar falar as emoções, fico quietinha em silêncio até a onda de desânimo e a maré negra, passar. Mas isso é o que me digo agora. Na hora H, com este meu coração perto da boca, vou logo publicando tudo o que sinto. Feitios!
      Achas que eu teria coragem de abandonar um local onde sou mimada, como em mais lugar algum? Jamais!
      Enfim...vamos com calma! :)

      O tal, de 20 segundos, então! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  23. Embora ultimamente tenha estado um pouco ausente do seu Cantinho, não quero nem posso acreditar que deixe de regar as flores que ali tem, pois fazem falta à vista e ao olfacto. Nos tempos invernosos em que encontramos, até admito que não seja necessária a rega diária, mas deixá-las morrer à sede é um não-gesto muito pouco agradável de se ver, impróprio de quem as aprecia e de quem aprecia que outros as vejam e cheirem.
    Vou procurar vir aqui diariamente ver como progride a jardinagem.
    1 bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com mais metáfora, menos metáfora, José, entendi e concordo!
      Com muita rega, acabamos por matar as plantas do jardim, e meter água onde não necessita...:)

      Eu espero é que em vez de ficar somente a ver, também dê uma mãozinha no tratamento das plantas e das flores.

      Beijinho.

      Eliminar
  24. Janita,
    Como sabes, há muito que deixei de publicar com regularidade (se calhar nunca o fiz na verdadeira acepção da palavra) e por isso não me chego a preocupar com o problema da falta de inspiração. Com a falta de tempo sim...
    E quando tenho tempo lá publico alguma coisa para dar alimento ao blogue e manter a presença e a chama acesa... e essa escolha foi para mim a mais sensata, pois já por inúmeras vezes estive para abandonar tudo. Sim, também por tristeza e desalento estive mais do que uma vez para o fazer. Mas os "Jardins" eram a "menina dos meus olhos" e as recordações dos momentos, das amizades e das palavras por lá trocadas continuaram a manter-me por aqui, neste bairro onde já se viveram melhores tempos.
    Claro que as pessoas são sempre o mais importante, as pessoas, o convívio, a presença... a amizade e os laços criados. Não são os blogues! São as pessoas o que verdadeiramente importa!

    Estou com este relambório todo para dizer o quê afinal?
    Que qualquer que seja a tua decisão, o importante nesta equação que te propuseste a resolver (e que não tem nada de matemática) és TU.
    O importante é que mantenhas a luz de casa acesa e que te sintas bem a continuar a visitar e a ser visitada.
    Sim... porque "o Homem não é uma ilha"... e todos precisamos da companhia uns dos outros para darmos mais cor e vida à nossa própria vida.

    Não te isoles... e se decidires fechar alguma porta... mantém sempre uma janela aberta, senão o teu coração não respira.

    Eu sou do grupo dos "restantes" e aceito os teus beijos!
    Um beijinho para Ti também, que sabes ser sentido
    🌷😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara.

      Li atentamente o teu comentário e, sem me alongar, pois já escrevi muito por hoje, deixa-me dizer que ele foi a gota importante e decisiva, para que o fiel da balança que pesava os prós e contras da minha permanência por aqui, fizesse pender o prato da 'certeza de querer ficar'.
      Por isso me interrogo: se os teus preciosos "Jardins" eram a menina dos teus olhos, porque razão não os mantiveste? Porque te infligiste essa dor de os abandonar, deixando murchar e morrer as suas belas rosas vermelhas? Não compreendo.

      Este Cantinho foi o meu primeiro e único espaço na blogosfera. Se um dia tiver de o deixar, jamais o trocarei por um novo amor. Será apenas, e só, por inteira incapacidade de o alimentar e manter com o brilho e a cor que ele merece.

      Muito te fico a dever pelo apoio e o carinho que aqui me manifestaste.

      Beijinhos gratos.

      Eliminar
    2. Sabia que me ias fazer essa pergunta... :)
      E eu poderia tentar responder-te a ela mas isso seria uma conversa para termos noutra hora e noutro local.
      Acredita que a decisão de fechar os Jardins não foi fácil mas... também não é irreversível. O meu "tesouro" continua lá, mantenho-os intocáveis... continuo a ir lá recordar emoções e tenho até a intenção de voltar a publicar muito material que lá está.

      Tenho estado a acompanhar a publicação das tuas respostas e acredita que hoje vou deitar-me mais serena e satisfeita por teres tomado a decisão certa.

      Um grande abraço... e a gente continua a ver-se por aí
      (^^)

      Eliminar
    3. Claro que sim, Clara. Iremos encontrando-nos por aí. Afinal este bairro até nem é muito grande e a vizinhança cada vez é menor. As casas vazias são muitas, infelizmente. Talvez por isso, essa tenha sido também, uma outra razão para que eu tenha resolvido continuar a cá morar...:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  25. Pois não é que a Janita está a passar por uma fase que eu mesmo, relativamente mais novo nesta coisa da blogosfera, já por mais duma vez passei, de resto algo que é recorrente em mim desde que inclusive acedi originalmente a este dimensão virtual dum modo geral. Pode parecer ou mesmo ser estranho eu estar a dizer/escrever isto precisamente aqui na blogosfera, necessariamente ao nível virtual. Face ao que para não ser ou pelo menos para não parecer do todo incoerente, diria tão só que acedi a esta dimensão virtual, como a muitas outras coisas na minha vida, por força de circunstancias em grande medida mais fortes que eu, ainda que a última palavra tenha acabado e acabe por ser minha. Tudo isto por circunstancias que não vêm aqui ao caso, ainda que tudo o que por aqui publico, em especial pela via escrita deixa antever duma ou doutra forma, o facto é que à partida eu nem sequer queria saber o que por exemplo era o Facebook e quanto aqui ao blogger, mesmo tendo circunstancialmente visto uma coisa ou outra de que até gostava, mas de que me sentia muito positivamente distante, praticamente tudo me afastava da dimensão virtual. Até que umas ditas circunstancias, de excepção, aqui me trouxeram e desde então aqui me vou mantendo, mais das vezes sei eu e Deus como! Inclusive porque o quotidiano não é nem pode ser continuamente de excepção, desde logo ao nível das circunstancias que de origem aqui me trouxeram. Mas depois e uma vez aqui, mesmo que e em certa medida até pela vertente da distância física, não deixamos de nos ligar duma forma mais mental, cultural, no fundo interior e em última instância espiritual a uma série doutras pessoas, que como no caso da Janita acabamos por considerar amigas.

    Em suma minha amiga, só pretendo mostrar a minha empática solidariedade, à minha humilde maneira. Deixando-lhe da minha parte todo o tempo de reflexão que deseje ou acima de tudo que necessite. Mas desde já aproveito para lhe dizer que se chegar a desistir em absoluto e definitivo deste "Cantinho", eu pessoalmente achar-lhe-ei a falta, pelo humor, pela ironia, pela agudez de raciocínio, pela sensibilidade, pela inteligência,... bem e vou parar para eventualmente não parecer que estou a exagerar, mesmo que relativamente a algo que para mim é um facto consumado e que eu tendia a dar por adquirido, aqui na blogosfera.

    De qualquer modo e acima de tudo bem aja minha amiga Janita e volte se, quando e como lhe for naturalmente dado fazê-lo, ou não. Mas da minha parte e para já evito um até sempre.

    Abraço, que me atrevo a taxar de amizade.

    Até já :)
    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos a nossa história ligada ao caminho que nos conduziu à blogosfera. O meu foi através de uma formação de Informática, aliás, coisa muito pela rama.
      Na altura este meio não me dizia grande coisa, mas com a continuação fui conhecendo gente muito interessante e acabei por fazer deste espaço a minha casa, o meu hobby.

      Claro que dez anos é muito tempo e a rotina acaba por nos cansar um pouco. A saúde também já não é a mesma e os anos vão pesando, tanto no corpo como no espírito.

      Gostei que tenha deixado este seu testemunho, Victor, e agradeço-lhe a franqueza com que abriu o seu coração.

      Um beijinho e cá nos vamos encontrando, até um dia, com pausas mais ou menos longas. :)

      Eliminar
  26. É claro que gosto de TU.
    É claríssimo que gosto de te ter por cá.
    É super mega claríssimo que tens aqui, bocaditos de todos nós, mas não esqueças NUNCA que, tens cá, PEDAÇOS teus, e a gente não se deita fora carago!
    É claro que ao fim de algum tempo, parece que já nada temos a dizer, não te iludas, podemos não ser tão assíduas, podem até, muitos seguidores irem embora, ou simplesmente estarem a passar pelo mesmo, uma coisa é certa, se fizeste nascer este blog, por ti, com mais ou menos gente, ele, não te deixará nunca sozinha.
    É que este blog - ÉS TU - E se não soubermos ser, a nossa melhor companhia, aí sim, a coisa fede ahahahahah
    Pára lá de merdas, e traz aí umas do Joãozinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehe...às vezes, Noname, precisamos de ouvir assim umas quantas, como estas tuas, para aprender a não ser picuinhas! :)))

      Tá bem. Aguenta aí os cavalos até sexta... Joãozinho ou alentejanos ou ciganos, alguma coisa há-de aparecer! :-)))

      Beijocas, muitas, ó moça levada da breca.:)

      PS-Pelos vistos, a ti, também já te passou a telha/síndrome do Inverno. ;)

      Eliminar
    2. Ainda não, mas, por vezes, venho à tona eheeheh

      Mas, nunca me ouvirás dizer, uuuuuuuuááááááá boumimbora eheheheh
      o metamorphosis, sou eu, e mesmo eu morrendo, ele viverá para além de mim. Carago, tou profunda :-)

      Olha vou tirar um cafézito, que estou gelada.
      até já
      Fuuuuuuui

      Eliminar
    3. Ó pra ela!!...Não vens choramingar para o blogue, mas encafuas-te em casa a chorar plos cantos.
      Bebe mazé um bagaço para aquecer. Muito café dá-te insónia. :P

      Tamem fui/vou...

      Eliminar
    4. Quais cantos? Qual choro, fico amorfa, e isso já é uma canseira mulher :-)

      Eliminar
    5. Jogamos ténis...badminton... ou ping-pong?...

      Eliminar
    6. Não! Tem de ser jogo com raquete e rede no meio da mesa!
      Mas não jogues mais a bola pra cá que o árbitro já apitou e deu o jogo como encerrado...:P

      Eliminar
  27. Ora essa, Sr. Leça
    Sr. Doutor Leça
    que foi um que me penetrou
    penicelina
    era eu miúdo
    ia lá a casa por
    vinte escudinhos

    Desviei-me da conversa
    Ora essa Senhora Doutora, quiçá, Professora Juíza Desembargadora
    Não me embargue isto aqui!!!!!!!!

    Eu sei qu'às, perdão, há vezes.
    que não apetece
    mas o sol volta e aquece


    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Canudo
      Doutor Agostinho
      com tais conversas
      nem vou pedir meças
      a tal não me atrevo

      Sequer posso ajuizar
      se o tal Doutor Leça
      que por vinte escudinhos
      o penetrou,
      um bom serviço tenha feito
      e que a penicilina
      tenha surtido efeito.

      E assim, confusa, me vou.

      Beijo.

      Eliminar
    2. Gralhei penicilina, não foi?, mas não fora a dita era elevada de não estar aqui nesta praia a parlapiar. Injectada no traseiro por seringa que aparecia em ritual sacrificial dum estojo metálico que o sr. dr. extraía das entranhas da pasta de cabedal que transportava. 20$00!

      Eliminar
    3. :)) Beijinho, Agostinho!

      Eliminar