quarta-feira, 27 de março de 2019

Sombra Inoportuna.




Já de saída para uma curta caminhada, sombrero na cabeça que o sol estava quente, fotografei as minhas flores, mas a minha própria sombra me atraiçoou, aparecendo sem que eu quisesse. Com o sol a incidir no ecrã do pouco esperto foi praticamente um disparo às cegas. Não queria mesmo, mas agora é tarde, não tenho outra e encasquetei que tinha de publicar um retrato destas três azáleas em flor - e algumas ervas à mistura -. Será mesmo esta que vai ficar.  Serve?  
Espero a vossa sempre benevolente aquiescência. Obrigada!

                                                      

Esta é da manhã do passado Domingo, mas vai também aqui ficar para compor o ramalhete.


O semi-círculo, perto do limoeiro, já foi um círculo em tempos idos. Aos poucos tudo vai desaparecendo...Adiante e cara alegre, que ainda por cá ando eu.

E pronto, por agora é só isto. :)


================================
===================

34 comentários:

  1. E que azáleas lindas tens. A sombra também não está mal eheheheheh

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, sua marota, sempre tens que fazer chacota!! :))

      Beijinhos, NN. :)

      Eliminar
    2. Eu não faço chacota de ninguém, apenas brinco, isso sim, Mas, poosso ou não?

      Beijocas :)

      Ah! Azáleas não tenho, mas tenho Kalanchoes de muitas cores e estão assim, floridos, também.

      Eliminar
    3. Claro que podes, senão, dir-te-ia de caras. Já me conheces!!

      Aqui, empreguei a palavra "chacota", mas com a intenção de dizer risota, não troça, talvez a tenha usado mal,:( sem intenção de te recriminar, note-se!

      Isso de kalanchoes é que desconheço por completo. Mas vou já perguntar a Mr. Google.

      Beijocas. :)

      Eliminar
    4. A cada passo se aprende, Noname!
      Fui ver... Afinal, conheço bem essas bonitas flores, de folhas carnudas. Já, em tempos, tive uns quantos vasos dessas multicoloridas flores. Neste momento, não.
      Também são conhecidas por flores-da-fortuna.

      Estás a ver? Hoje, já aprendi contigo uma coisa nova.

      :)

      Eliminar
    5. Também tenho Lampranthus, também )conhecidas por chorinas, bago de arroz) de muitas cores, muito resistente, florescem imenso e dão tão pouco trabalho.
      Cactos então nem te falo (sem picos) dos gordinhos como lhes chamo (suculentas).
      E Gazanias, este ano, menos, fazem muito lixo, embora dêem flores muito lindas e decorativas.

      Eliminar
  2. Tens um jardim muito bonito. Muito mais bonito que o meu em todas as estações.
    Enquanto já tens flores nos canteiros, eu ainda tenho placas de gelo no quintal/jardim.
    Adoro Vivaldi! E embora a minha composição preferida seja o Inverno, gosto muito da sua Primavera também!
    Vou ouvir!!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas quando por aí chegar o tempo quente, as tuas flores irão desabrochar todas e suplantar estas minhas, que eu sei, sim. Vejo-as todos os anos.:)

      Das "Quatro Estações" de Vivaldi também gosto mais do "Inverno", mas sempre publico todas, consoante vai surgindo o tempo de cada uma delas. :)

      Beijo, Catarina.

      Eliminar
  3. Mas a foto resultou bem está muito curiosa.
    E o jardim é bestial.
    Adoro flores!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Obrigada, Pedro!

      Bestial não será ele, o jardinzito, mas dentro das minhas possibilidades procuro que tenha alguma cor e alegria. :)

      Beijinhos, Pedro.

      Eliminar
  4. Mal dei pela furtiva sombra e as azáleas são lindíssimas :)

    O mesmo direi do semi-círculo em torno do limoeiro. Poderia ter sido sempre um semi-círculo... por que não?

    Vivaldi compôs lindamente o já de si belo ramalhete.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 'Furtiva' é mesmo o termo certo, querida Maria João. :)
      Eu já estava de passagem quando me lembrei de fazer a foto.
      Não fora o dedinho no ar, nem daria por ela. :))

      Muito grata e um beijinho, feliz, por a ver navegar novamente e com serenidade, por estas águas calmas.

      Eliminar
  5. Ora, Janita, são flores!
    Muito menos importa a forma
    ao coração que bate torce e
    retorce só por amar

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, caro Poeta,
      não são rosas, mas são flores! :)

      ...Este meu coração
      é bem retorcido, é.
      Se há dias que bate,
      descompassado,
      outros há em que
      fica quase parado...

      Beijinhos, com coração.

      Eliminar
  6. Uma publicação perfumada e maravilhosa :))

    Hoje:- Silêncio, em sentimento profundo.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta- Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, por vir acrescentar um pouco mais de beleza e perfume, a este postal, Larissa! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Tudo Bom desde a música de Vivaldi, ao Jardim , às flores e até à sombra
    Beijinhos e Boa Primavera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanta generosidade, cara Amiga! Obrigada.
      Óptima Primavera, também para si.

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá Janita, parabéns pela homenagem à Primavera e pelas fotos do teu jardim!
    eu tenho dificuldade em ter flores, também porque faz demasiado calor no verão e então entre regar muito e não regar o suficiente ainda me baralho !
    beijinho amiga,
    Angela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Puxa, Ângela!!
      Baralhas-te com pouco...ehehehe

      As plantas 'dizem-nos' da sua sede, basta que estejamos atentos aos seus sinais.

      Um beijinho grande, e bons passeios primaveris, por aí, querida amiga.

      Eliminar
    2. A sombra é a prova de que a fotografa estava lá.
      E as azáleas estão lindas.
      Abraço

      Eliminar
    3. Ninguém como a Elvira para observar tudo com objectividade.
      E não é que é isso mesmo?! Se lá está a minha sombra é sinal de que eu lá estava. Não há melhor alibi...bem pensado.

      Obrigada, Elvira e não force demasiado essa vista.
      Cuide-se.
      Um abraço amigo.

      Eliminar
  9. Cá para mim o objectivo último foi fotografar a própria sombra. Se - não sendo provável-, errar, as minhas desculpas antecipadas.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acha??... E apanhava-me só um bocadito de nada?
      Sombra que é sombra, quer-se por inteiro...

      2 Beijinhos. :))

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Pois, Mar Arável, se eu não abominasse as touradas, retrucaria : sol ou sombra?!

      Eliminar
  11. Azélea cresce lentamente mas torna-se bastante grande e em flor fica linda
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Gostei da sombra e do teu jardim.
    Lembrei-me com saudade da época em que tinha um, hoje resta-me visitar outros, lindos como o teu!
    Vivaldi é uma boa companhia!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, Manu...os vasos dão menos trabalho e alegram na mesma a vista e ainda tens a vantagem de ter o jardim em casa. :)

      Um beijinho grande e primaveril, Manu.

      Eliminar
  13. :)) Ah ! Então aqueles é que são os "dedinhos marotos" ?!... eheh
    A foto não ficou a perder. Se não tivesses alertado, não se saberia bem o que seria.
    O importante é que estás rodeada de flores e isso dá cor e alegria às nossas vidas !
    Já tive jardins e quintal. Agora, infelizmente, não ! :(
    Boa Primavera, Janita !

    Beijo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui,
      imagina tu que até para digitar mensagens não consigo usar os polegares, como vejo as outras pessoas fazer. É tudo com o dedinho indicador e os outros - confirmo agora - espetados, e mesmo assim, acerto sempre na letra que está ao lado.
      Falta de prática, é o que é. Eu gosto de teclar é nisto; no meu velhinho PC. :)

      Agora, tens o quintal dos cunhados (e o jardim em casa).
      É só colher sem semear, querias melhor? :)))

      Beijinhos, Rui! :)

      Eliminar
  14. Os amadores de fotografia têm sempre peripécias destas ! :)
    Antonio Vivaldi, o mestre !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, mas esta amadora de fotografia tem ainda muito para aprender. :)

      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar