segunda-feira, 6 de maio de 2019

Après Toi. [ Depois de Ti ]

Hoje lembrei-me desta canção e da cantora Vicky Leandros que, em representação do Luxemburgo, ganhou o Festival da Eurovisão em 72, creio. Houve imensas versões, mas nunca nenhuma se pode comparar ao original. Lembram-se?
A memória prega-nos cada partida...Andei todo o santo dia com a canção a martelar-me na cabeça...


                                           

Depois de ti
Terei lágrimas nos olhos
As mãos vazias, o coração sem alegria…

Contigo
Aprendi a rir
E as minhas gargalhadas
só me chegam por ti…

[ ...até parece...!!! ]



Flor de maracujá - do meu quintal.



--------------------------------------------------------------
------------------------------------

27 comentários:

  1. Do que tu te foste lembrar...adoro esta canção!
    Sempre fui fã de música francesa e quando cantava bem, cheguei a trautear esta canção.
    Há músicas intemporais e esta é uma delas.
    Vou vir aqui mais vezes para ouvir 🤗
    Surpreendes sempre com as flores do teu quintal, esta gosto muito.
    Boa semana!

    Beijinhos Janita 😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muitas vezes destes lampejos inesperados, Manu.
      Uma palavra, uma nota de música, podem trazer-me à memória coisas antigas, sejam músicas ou retalhos da minha vida - como aconteceu com o postal anterior - ou outra coisa qualquer. :)

      Beijinhos e boa semana, Manu.

      Eliminar
  2. Não é bem a minha praia... :)))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não posso dizer que seja a música da minha vida, Pedro, mas lembrei-me dela e gostei de a ouvir e trazer aqui. :)

      Beijinhos, boa semana.

      Eliminar
  3. Joaquim Rosario06 maio, 2019 08:27

    Bom dia
    Lembro-me perfeitamente dessa canção . Na altura as canções da Eurovisão tinham bastante êxito e passavam na radio e ficavam no ouvido da gente .
    Uma boa semana .
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo, Joaquim! Acompanhei, durante muitos anos, este Festival que nos trazia músicas que ficamos a ouvir na Rádio e a trautear. Desde há cerca de dez anos a esta parte o meu interesse esfriou e já não vejo. Creio que politizaram tudo e isso desagrada-me.

      Boa semana, um abraço.

      Eliminar
  4. Curiosamente, não me recordo nada desta canção...
    1972 foi um ano muito turbulento para mim. Trabalhava muito, fazendo horas extraordinárias e alugara um pequeno apartamento que fizera questão de mobilar sem a ajuda financeira dos meus pais. Não tinha tempo para ver televisão e ouvia obsessivamente A Internacional e um disco de vinil 33 rpm do Zé Mário Branco, nos meus rar+issimos momentos de lazer. Depois, casei-me...

    Bonita, a flor de maracujá :)

    Beijinho grande, Janita.

    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A canção surgiu nesse ano, Maria João, mas, como é óbvio, a febre das músicas festivaleiras estenderam-se por muitos anos. Aliás, como ainda hoje acontece. Umas diluem-se com o passar do tempo, mas outras ficam para sempre Algumas ainda hoje se ouvem.
      Quando era mais jovem ouvia mais Rádio do que ouço agora. :)

      Ah, os discos de vinil... ainda tenho muitos LPs e o gira-discos também! :)

      Esse «contratempo» roubou-me muita coisa, mas o gosto de cantar e ouvir música, nunca, jamais em tempo algum...

      Beijinho grande Maria João.

      Eliminar
  5. Obrigada pela partilha, já não me lembrava desta canção mas gosto dela!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço a visita, Rosa dos Ventos.
      Passamos muitos anos sem ouvir certas músicas, mas nunca as esquecemos, não é?

      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  6. Senti estas palavras como se fossem minhas!:(
    *
    Isolo-me entre o jardim do meu silêncio.
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Acontece aos melhores, Cidália!

      Beijo, boa semana.

      Eliminar
  7. Lembro-me bem. Do tempo em que as canções francesas, que eu sempre preferi, dominavam o mundo da canção ! A partir daqui, o panorama alterou-se passando a canção em inglês a dominar.
    Bom recordar e com saudades minhas. :)

    Beijinhos, Jani.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os tempos de glória da canção francesa, não mais serão como outrora, Rui! E não é bem a esta que me refiro, é às de Brel, Aznavour, Piaf e tantos outros.

      Recordar é viver, meu Amigo! :)

      Beijinhos, Rui!

      Eliminar
  8. Evidentemente que me lembro. E, tal como tu, também me martelou na cabeça por muito tempo.
    As canções pareciam todas boas e sempre achávamos que "a outra" é que merecia ganhar.

    É a 1ª vez que vejo uma flor de maracujá. Tem odor? Se sim a que é que cheira?
    Beijoka com perfume a sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso da 'outra é que merecia ganhar' fez-me lembrar quando, no início de 80, a canção que representou a Alemanha ficou em segundo lugar. Era/é uma bela e melódica canção que ainda dorme aí algures, numa daquelas cassetes VHS, enormes, agora sem serventia nenhuma. Por cá todos os a trauteavam, mesmo sem perceber nada de alemão...era só "Theater...theater, lá lá lá lá..." e pronto! A melodia e encenação, são maravilhosas.

      Fui procurar no Youtube e trago-a.
      Ora vê lá se te lembras DESTA, Zé. :)

      Nunca tinhas visto? Já no ano passado publiquei uma flor de maracujá. São lindas, muito lindas, mas não têm perfume. :)

      Beijokas, contentes por te ver por cá.

      Eliminar
    2. Lembro lembro. Muito boa canção e com o suplemento de homenagear Marcel Marceau (o Sr. Mimo).
      Pois se "cantava" o teatro os mimos completaram e encenaçõn.
      Beijokas -_-

      Eliminar
    3. E eu, também me lembro do grande Mimo francês, Marcel Marceau, que cheguei a ver actuar na nossa RTP, claro, onde mais?

      Beijokas gestuais. :)

      Eliminar
  9. Não me recordo da canção, talvez resultado de nunca "ligar" muito ao dito festival. Contudo, a canção é bonita, ainda que datada.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, desde que o António Calvário foi ao Festival representar-nos, com aquela lengalenga da "Oração" que passei a ver religiosamente. Cheguei a um ponto que enjoei e nunca mais vi. Algumas, ficaram-me ainda no ouvido.

      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  10. Ah!, esqueci-me de dizer que apreciei a foto da flor de maracujá, que não conhecia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E estas não são as mais bonitas, José!
      Algumas flores do maracujá, são verdadeiras maravilhas da natureza.

      + 1 beijinho. :)

      Eliminar
  11. Não me lembrava desta canção, mas ao ouvi-la,vi que a conhecia e voltei a ouvi-la várias vezes, é natural que nos próximos tempos por cá passe porque a música desses anos me enternece. Lembro-me que as canções de língua francesa passavam bastante na rádio. A flor de maracujá é muito bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, Maria José, veja ali acima, na minha resposta ao Kok, se conhece e gosta, da canção "Theater" que ficou em 2º lugar em 1980. Eu adoro-a, mas pode não a apreciar, claro.

      Muito obrigada e uma feliz semana.

      Eliminar
  12. Lembro-me da Canção mas não do festival. Também se foi em em 72 estava em Moçambique e não havia ainda TV por lá.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que este Festival foi no ano em que concorremos com a canção do Zé Cid, Elvira?
      Não havia TV em Moçambique em 1972, Elvira? Cá pelo Continente já tínhamos desde 57. :) Mas nos cafés, apenas. Tinha a sorte de haver uma confeitaria no prédio onde morava e pude ver muitos programas que ainda hoje me lembro, ainda eu era menina e moça, aí nos inícios de 60.

      Abraço.

      Eliminar
  13. Que bom que foi recordar.....
    Também na altura gostei muito desta canção e agora....
    sou eu que a tenho metida na cabeça e a cantarolar:))
    Beijinhos

    ResponderEliminar