sábado, 11 de maio de 2019

Dos Verdes Anos.







Verde que te quero verde
O grande Lorca clamou
Também eu amo a cor verde
Tudo o que a Natureza me legou

Desde os ramos da figueira
Verdes são minhas esperanças
As folhas da laranjeira
Trazem-me lindas lembranças

Lembranças da minha infância
Dos verdes anos vividos
Quem me dera ser criança
E junto a mim, meus entes queridos.

Tudo o que passa não volta
Mas posso ir eu, a quem passa…




*****************************************************
******************************

30 comentários:

  1. "Tudo o que passa não volta"
    Mas ter o futuro presente, importa
    Também o cantou
    e recomendou
    «Olha à direita e à esquerda do tempo,
    e que o teu coração aprenda a estar tranquilo.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de olhar para o passado e recordar só os bons momentos, o futuro já é tão curto, que pouco me apetece planear e o presente vou-o desfrutando devagar e o melhor que posso...e dói-me poder tão pouco, sabe Rogério? Tão pouco, do muito que ainda quero, não estar na minha mão poder alcançar.

      Preferia ter o coração em desassossego, seria bom sinal...
      :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. E quando ainda temos essa capacidade de recordar os bons momentos do passado, é como se eles voltassem. Isso é bom, Gil, muito bom.

      Um óptimo fim de semana e o meu Obrigada pela visita.

      Eliminar
  3. Joaquim Rosario11 maio, 2019 11:58

    Bom dia
    Já cantava o saudoso Tony de Matos." Ó tempo volta pra traz "
    Quem me dera voltar atrás pelo menos alguns anos .
    Um bom fim de semana.
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o António Mourão, também! :))

      Abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Sabias que apenas 2% da população tem olhos verdes? E que raramente uma criança diz que o verde é a sua cor preferida?
    O verde foi, durante anos e anos, a minha cor!
    O verde inspirou-te e muito bem!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Actualmente é o amarelo a cor que mais gostas. :))

      Quando te vejo de amarelo, todo eu me desanelo.
      Dizia isto minha mãe e nunca soube porquê. Acho que ela achava a cor meio acampaniçada. :)))

      Então qual é a cor que os crianças preferem?
      Eu, em miúda, gostava de cor-de-rosa, hoje é o azul turquesa.

      Obrigada, beijinho. :)

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Ora, ora, minha amiga...sou uma simples adepta de poesia, e, como dizia Federico Garcia Lorca: A poesia não quer adeptos, quer amantes!. :)

      Um abraço e bom FDS

      Eliminar
  6. Abro o teu blog, sinto saudade dos figos colhidos directamente da figueira, ainda frios do orvalho nocturno e, lendo o teu poema logo me veio à ideia: verde foi o meu nascimento...
    (vais pensar: hoje estás muito bucólico. É isso, tenho dias...).
    Gosto de cores vivas/alegras e por isso detesto os cinzentos e os castanhos os outros escuros.
    Beijokas coloridas com sorrisos brilhantes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os figos são poucos, estão lá no alto e ainda estão verdes.
      Mas é uma qualidade muito doce, Zé! Uma delícia.

      Isso do nascimento verde é mais com a oliveira, homem!
      "E de luto me vesti, para dar a luz ao mundo, mil tormentos padeci".
      Agora ninguém se alumia à luz da candeia de azeite.
      Nem quando eu era miúda, quanto mais agora...;)

      Para escuro já tu e eu somos, né? ehehehe

      Beijocas meio embaciadas e sorrisos luminosos.

      Eliminar
  7. Lorca, pode ter trazido a inspiração inicial, mas o poema está muito bem concebido e completo, em volta do verde .
    ... E tudo verde a condizer .
    Estás mesmo poetisa, com sensibilidade poética e de parabéns !

    Beijinhos maduros, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Rui, quando me ponho a magicar muito no que hei-de publicar não me sai nada de jeito, quando resolvo as coisas à pressa lá me surge uma luzinha a piscar e vai tudo de enfiada. :))
      Foi o que me aconteceu hoje, antes de ir laurear com o João.

      Bondade tua Rui, isto são coisas que até uma criança escrevia e melhor, até.

      Beijinhos, maduros q.b. :))

      Eliminar
  8. Lembrei da figueira que tínhamos no quintal.
    Abraço e bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não havia quintal onde não houvesse uma figueira.
      Nós, no Alentejo, tínhamos romãzeiras, amendoeiras, nespereiras e uma ameixieira, mas figueira, não. :)

      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  9. Este verde... estes verdes, parecem-me muito mais do que uma simples referência à cor...

    Também a mim me vai faltando o verde, Janita.


    Beijinho e um bom Domingo,

    Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse verde de tom brilhante, vivo e expressivo, ainda vai habitando bem lá no fundo do meu coração, Maria João. Por vezes fica adormecido, mas volta.
      Hoje, tive a certeza disso. Uma notícia maravilhosa vinda de longe, encheu-me de vigor e de esperança. Ah, o desabrochar de uma nova vida, rejuvenesce-nos e opera milagres, só lhe digo! :)

      Beijinho e boa semana. :)

      Eliminar
    2. Acredito, Janita.

      Beijinho e boa semana.


      Maria João

      Eliminar
    3. Sabia que sim, querida Poetisa!

      Um beijinho.
      Boa semana, a começar com um dia de muito calor.

      Eliminar
  10. Viva, Amiga Janita. VIVA!
    Verde é a cor que permite às mãos modelar a esperança do devir.

    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VIVER...eis uma palavra que envolve todo um mundo de caminhos ainda por descobrir. Inspirar e expirar, só, não chega, Agostinho.

      Beijinho

      Eliminar
  11. Muito bem!
    Também gosto muito de verde (e até sou do Sporting...) por isso deixo-te aqui outro belo poema verde:

    Verdes são os campos,
    Verdes os palmares,
    Verdes papagaios
    Voam pelos ares.

    Verdes são os lagos
    Mais os oceanos,
    Verdes são as algas
    E os verdes anos.



    Verdes são as sombras,
    Verdes são as rãs,
    Verdes primaveras
    E verdes maçãs.

    Verde é a floresta,
    Verde é o bilhar
    Mas ainda mais verde
    É o teu olhar.

    Luísa Ducla Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito de tanto verde, Graça.
      O poema é muito bonito.

      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  12. O teu verde é de lembrança e de esperança. Uma e outra casam bem neste poema colorido.
    Bom domingo, Janita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um casamento perfeito, portanto. :)
      Obrigada, Luísa.

      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  13. Quem mos dera, "os verdes anos" ai que saudade!!
    Beijinho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como os 'verdes' os não poderemos reaver, que aproveitemos estes - que ainda não estão demasiado maduros - o melhor que pudermos, querida Mena. :)

      Beijinho, Nina!

      Eliminar
  14. Vou socorrer- me de dois comentários.
    O da Catarina que falou de olhos verdes...o meu filho tem olhos verdes

    O Kok falou de figos e lembrei- me da minha infância quando eu e os meus irmãos nos empoleirávamos nas figueiras.
    Gosto de verde e de recordar.

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai o teu filhote tem os olhos verdes, Manu?

      Então o Chico Zé enganou-se na classificação da cor dos olhos. :)

      Beijinhos, boa semana. :)

      Eliminar