terça-feira, 18 de junho de 2019

Ao Gosto Dos Leitores. ( 2 )

Reedição

A exemplo do que aconteceu AQUI, irei novamente dividir esta publicação com os leitores.
Eu darei a imagem - sempre de minha autoria - e os tópicos acerca do local, e os leitores  - os que estiverem de acordo com a brincadeira - contribuem com a legenda. Pode ser em verso, se estiverem com a veia poética em alta, ou uma simples frase. Tanto faz! No final, na reedição, a fotografia será legendada com todas as participações.  Alinham?
Então, bora lá…
Desta vez, a fotografia é do Terminal de Cruzeiros de Leixões.































As três versões são apenas uma gracinha da minha parte para vos mostrar as minha habilidades, já que a primeira foto tem as cores naturais, a segunda será a p&b e a última em sépia (presumo) :)

Quando às informações acerca do edifício a legendar - comentar - prefiro deixar-vos com uma Fonte que vos elucidará muito melhor do que eu, uma vez que só o conheço por fora. Para tal basta que cliquem AQUI.

Aguardo a vossa simpática colaboração, agradecendo, antecipadamente, a boa vontade e o carinho habituais. :)

==========================

A Chica
 Parca em palavras, mas com muito sentido solidário, disse:


"Não custa OLHAR e SONHAR!!!"

----------


Sempre com a saudade de Portugal no coração, recordou:

"LEIXÕES, da minha infância, estás dinâmico, moderno, diferente!!!"

------------

Eterna Contempladora Ocidental, preconizou:

«A curta distância entre as duas cidades (Porto e Leixões) 
será um grande incentivo para fazer um cruzeiro a sair desse terminal.»

--------------


Com o seu sentido prático, lançou-me o convite:


«Anda comigo, vamos a Leixões,
 ver os navios levantar ferro,
 num cruzeiro
 onde só entra
 quem tem dinheiro.»

--------------------

O Joaquim Rosário

 Não tem blogue, mas tem boa vontade e deu-me o gosto de participar.

«Um grande lugar do nosso pequeno Portugal»

-------------------------------


O meu amigo José, homem de poucas falas, foi dizendo...

«Não tenho arte nem engenho para legendar»

( modéstia em excesso, diria eu.)

----------------------------------------------


Jovem sempre na galhofa, vai-me assim despachando...

«Gostava de fazer o tal Cruzeiro, 
mas como enjoa – diz ela –   foge-lhe o dinheiro.»

-------------------------------------------------------------


 Poetisa sempre magnânima, presenteou-nos com este belíssimo sonetilho,
induzida pelas conversas nos comentários: :)

"Promete um belo cruzeiro 
Esse porto de Leixões 
Mas, no que toca a dinheiro, 
Mato-me a esticar tostões


Pois, não tendo mealheiro,
Nem sequer tenho ilusões...
Jogos, só de tabuleiro;
Nunca aposto Euromilhões,

E nem mesmo o Totobola,
Que não sei se ainda existe,
Me leva a abrir a sacola

E ir, de moedinha em riste,
Pautar-me pela bitola
De quem perde e fica triste."

-------------------------------------------------------


Diz que: 

Não conhece o Terminal de Cruzeiros de Leixões

Mas que adorou as imagens   



----------------------------------------------



Que nunca recusa um Desafio, versejou, sonhadora:

«Chegam barcos nesse terminal
Partem com sonhos
Levam esperança
E da vida um mundo bem real!»

-----------------------------------------------

Soltou a sua veia poética e aí vai disto:

«Para quem chega será  um espanto pela beleza
E para quem parte um adeus  na forma de um laço,
Que nos solta em beleza  e num caloroso abraço!»

-----------------------------------------------------------------


 Chegou em modo contestatário e aflito com o porvir:

«Somos os maiores a arquitetar
Grandes em arquitetura
Noutras áreas há que tentar
Pois água mole, em pedra dura
Tanto dá até que fura
E há-de vir a furar
Bem podia ser a agricultura
Ou por termos tanto mar
Bem podia ser no pescar
Mas a posta é no Turismo
Turismo é que está a dar

Se a coisa der para o torto
cadé a autonomia alimentar?
comeremos sol?
beberemos mar?»

---------------------------------------------------------------


Não quis deixar de estar presente, apesar de andar afastada destas andanças.

A ela, por isso, o meu reconhecido bem-haja.

«Ao Terminal quero ir
Um Cruzeiro, nem tentar
uma coisa é divertir
outra é, eu naufragar…»

--------------------------------------------------------------

Encantou-me com estes seus bonitos versos:

«Pudesse eu olhar a imagem
Com os meus olhos de ver
Imaginava-me na viagem
Que tanto gostaria de fazer
.
Fosse barco ou de cruzeiro
Ou viagem pequenita
Antes de seguir em primeiro
Daria um beijinho à Janita
.
E como apenas fico olhando
Vou oferecer os meus versos
Espero que todos, passando
Escrevam pensamentos diversos.»

----------------------------------------------------------


Sempre desconcertante, desconcertou-me com a alusão ao ET:

«ET go home :))))»

(será o Spielberg a mandar-me para outro Planeta?)

--------------------------------------------------------

Ficou fascinada pelas cores das imagens...

«A três cores eu vi
Um Cruzeiro por ali
No terminal de Leixões
Quem me dera estar ali»

----------------------------------------------------------


Brincou uma vez mais com as palavras:

«São tão boas publicações
Direi eu com convicção
Olhar este porto, de Leixões
Deixou-me alegre o coração »

------------------------------------------------------------------


Finalmente, é chegada a minha vez de intervir.  :)


Meus amigos e amigas, a todos,
 Muito Obrigada
Pelos  vossos comentários, alguns um pouco traquinas
Deram saborosos frutos, que em forma de Poesia
A todos foi oferecida.

Guardarei reconhecida todos vós no coração
E os vossos versos tão belos, cheios de boa vontade
De quem escreve com carinho, com ternura e com paixão…


MUITO GRATA A TODOS, ABRAÇO-VOS

COM AMIZADE.


=========================================

A Luísa

Que se atrasou por ter ficado à conversa, com deuses e deusas,
à esquina da sua tecla, ainda conseguiu vir estrelar este céu...:)


«Nunca andei num cruzeiro
Nem conheço o Terminal
Mas hei-de ir a Leixões
Se a vida não me correr mal.»



===================================================


58 comentários:

  1. Deixo a minha legenda:

    Não custa OLHAR e SONHAR!!!

    beijos, gostei da proposta! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Chica!
      Como sempre, perfilas-te na linha da frente, apenas com duas palavrinhas, mas que valem por mil.

      Na reedição lá estarás em primeiro lugar. :)

      Um beijinho e um grande BEM-HAJA!!

      Eliminar
  2. LEIXÕES, da minha infância, estás dinâmico, moderno, diferente!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está sim senhora!
      O Porto de Leixões, de hoje, não é mais o mesmo da tua infância, Teresa. E ainda bem...:)
      Obrigada, um bom Domingo.

      Eliminar
  3. A curta distância entre as duas cidades (Porto e Leixões) será um grande incentivo para fazer um cruzeiro a sair desse terminal.
    A praia ao lado não é muito convidativa...

    Isto é mais um comentário do que uma legenda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é a curta distância que torna mais facilitados os grandes projectos de viagens, Catarina.
      Quem quer fazer um Cruzeiro não precisa ter o ponto de embarque à porta de casa. É o mesmo que viajar de avião. Quem precisa ou quer, desloca-se ao aeroporto mais próximo. :)
      Mas sim, percebi o teu ponto de vista.

      Não te preocupes, Catarina, a tua participação está óptima.
      Na reedição vais ver como tenho razão. :))

      Beijos e obrigada.

      Eliminar
    2. Ainda bem que percebeste o meu “ponto de vista”! Com essas explicações todas até fiquei na dúvida....

      : )

      Bjos!

      Eliminar
    3. E eu, para te ser então franca, apesar de ter percebido o teu ponto de vista, continuo sem perceber bem essa alusão à curta distância entre Porto e Leixões, no favorecimento ao incentivo da viagem de lazer...:))

      Beijos, Catarina!
      (acho que o melhor é permanecermos ambas com dúvidas. ahahaha )

      Eliminar
  4. Anda comigo, vamos a Leixões, ver os navios levantar ferro, num cruzeiro onde só entra quem tem dinheiro.

    Beijocas, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)) Pensas que fazer um Cruzeiro à volta do mundo - sim, que não faço a coisa por menos - é o mesmo que a cantiga:
      Anda comigo, vamos pela estrada fora, anda ver a tua terra como está bonita agora? Ehehehehe
      Ná...isto fia mais fino, Noname!
      Mas não é nada que não tenhamos esperança de um dia vir acontecer. Largos dias tem cem anos, moça!

      Beijocas a pensar no Euromilhões. :))

      Eliminar
    2. Só se for para a semana, Janita que esta nem um número acertei buuuuuuuuáááááááááááá´

      Boa noite menina

      Eliminar
    3. Vamos fazer esta semana, quem sabe a sorte nos bate à porta, Noname? Isso é que era...Aí vão elas para o alto mar...;)

      Bom resto de Domingo, moçoila.

      Eliminar
  5. Um grande lugar do nosso pequeno Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Joaquim, grandes avanços tecnológicos e arquitectónicos, colocam-nos ao nível dos grandes portos marítimos internacionais. :)
      Obrigada por participar e bom Domingo, JR.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Estou de saída para uma grande romaria do norte que é o Sr, da Pedra em Gulpilhares . já lá vão muitos anos que tenho por habito ver a chegada das rugas que vem de vários pontos do país e fazer a sua dança num terreiro próprio para a ocasião . Depois talvez vá comer umas sardinhas ou um robalinho a Espinho
      Continuação de um bom domingo !!
      JAFR

      Eliminar
    3. Que esteja a passar um dia muito feliz nas festas do Senhor da Pedra, Joaquim.

      "Meu lindo Senhor da Pedra
      Meu rico Senhor da Areia
      Não posso entrar lá dentro
      Que a capelinha está cheia"


      Depois, conte como foi. :)

      Eliminar
    4. Joaquim Rosario17 junho, 2019 12:17

      Estava cheia sim senhor
      difícil era entrar
      Não podia ser melhor
      um dia ao pé do mar

      Eliminar
    5. :)
      Está a ficar um bom hábito
      isto de comentar em verso
      Fico muito feliz por si
      aguardo pois o reverso. :)


      Boa semana, JR.

      Eliminar
  6. Não tenho arte nem engenho para legendar, até porque - imagine! -, nunca visitei o terminal. Imperdoável, dirá, e com razão.
    1 bji. com votos de bfs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mesmo sem arte nem engenho poderia ter-se esforçado um bocadinho, não era? Não é nada imperdoável porque eu também nunca lá fui dentro, mas para colmatar essa falha deixei aí um link onde há fotografias lindíssimas, não acedeu? Mau maria...Estou bem arranjada consigo, estou. :(

      Assim já não fará parte do elenco que estará na ribalta, pronto!

      Beijinho, boa semana. :)

      Eliminar
  7. Gostaria de fazer um cruzeiro, mas só de pensar no que iria enjoar até fico sem dinheiro. Ai ó Nita eu não tenho jeito para rimar, mas foi o que se pode arranjar lool
    Jinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não enjoas nada, Mulher de Deus! Então não sabes que agora há pastilhas para tudo e mais alguma coisa? :))
      Deixa estar que rimaste muito bem, Nina.
      Obrigada. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  8. Promete um belo cruzeiro
    Esse porto de Leixões
    Mas, no que toca a dinheiro,
    Mato-me a esticar tostões
    *

    Pois, não tendo mealheiro,
    Nem sequer tenho ilusões...
    Jogos, só de tabuleiro;
    Nunca aposto Euromilhões,

    E nem mesmo o Totobola,
    Que não sei se ainda existe,
    Me leva a abrir a sacola

    E ir, de moedinha em riste,
    Pautar-me pela bitola
    De quem perde e fica triste.


    Maria João ;)

    Muito mais induzido por alguns dos comentários do que pelas belíssimas imagens do novo Porto de Leixões...

    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que beleza de Soneto e grandeza de alma a da Maria João.
      Fiquei de lágrima ao canto do olho. Muito Obrigada!
      Já andei a programar uma reedição fabulosa...espero! :))

      Um grande beijinho e um abraço muito agradecido.

      Eliminar
    2. :) É um sonetilho*, Janita, e não tem nada a agradecer-me; saltou-me da ponta dos dedos sem que eu pudesse travá-lo... ;)

      Beijinho e uma excelente semana.

      * Sonetilho - Estrutura poética idêntica à do soneto que tem a particularidade de ser composta por versos de sete sílabas métricas (redondilha maior)), como as tão conhecidas quadras populares.

      Eliminar
    3. :) Na minha santa ignorância Maria João, classifico de soneto toda a poesia que for composta por duas quadras e dois tercetos.
      Não conhecia a diferença entre sonetilho e soneto e, mesmo assim, não garanto que não volte a cair no mesmo erro...:)

      Muito grata pelo ensinamento e um beijinho, Mª João. :)

      Eliminar
    4. Não tem de quê, não tem de quê :)

      Fico muito contente por verificar que esta sua sugestão deu origem a tantas e tão diversas legendas poéticas!

      Beijinho, Janita :)

      Eliminar
    5. Eu sei que a Maria João o que faz, fá-lo por gosto, sem pensar em retornos nem agradecimentos, mas sei também que poderia ter aquela espécie de egoísmo que se nota em quem se tem em grande conta e não quer desperdiçar o seu "talento" em casa alheia.

      A Mª João tem talento para dar e vender, e não se coíbe de o partilhar. É isso, essencialmente, que lhe agradeço, a si, e a
      todos os que escrevem poesia nos seus blogues e aqui estiveram.

      Um beijinho e tudo de bom. :)

      Eliminar
  9. Sem frase, mas comentando. Não conheço o Porto de Leixões, embora pelas imagens me pareça lindíssimo.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem problema, Elvira.
      Nestas coisas, cada um dá o que quer, o que pode ou ainda o que tem vontade de dar.
      Obrigada à mesma.

      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  10. Chegam barcos nesse terminal
    Partem com sonhos
    Levam esperança
    E da vida um mundo bem real!

    Não conheço, só vi de longe, mas gostava :)

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa!! Saíste-me uma poetisa na rima, de mão-cheia, querida Manu.:) Obrigada!

      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  11. Nunca lá estive mas segundo dizem é mais uma escultura do que um local de atracagem de navios. Dizem também que até tem escamas de peixes esculpidas nas parede interiores.
    Acredito que seja um local que merece uma visita mas eu aqui tão longe... vai ser difícil!
    Mas para ti beijokas e sorrisos é facílimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca lá entrei, nunca calhou...
      Dizem, dizem...e tu não viste aí o link? Tem isso tudo e muito mais, KOK! :)
      Se me sair o euromilhões pago um Cruzeiro à malta toda.
      Vens logo de abalada para o Puorto, rapaz! :))

      Também é fácil gostar de ti, sabias?
      Beijokas com gosto e amizade.

      Eliminar
  12. Para quem chega será um espanto pela beleza
    E para quem parte um adeus na forma de um laço,
    Que nos solta em beleza e num caloroso abraço!

    Pronto, cá está a legenda/verso ou seja lá o que isto é.
    Beijokas e sorrisos, os de sempre que aqui deixo em rodapé!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vês que não doeu nem custou nada? E agora vais ser o Cavaleiro Andante nesta Peça, a par de outros versejadores e comentaristas. Gratíssima. :)

      Sabes que já ando a ensaiar uma Desgarrada aqui para o Cantinho, nas festas de São João? Prepara-te que estou a contar contigo.

      Beijokas acompanhadas de um grato e largo sorriso.

      Eliminar
    2. No son joõn?
      bai incluir binho, sardinhas e fêvras?

      Eliminar
    3. É no Son Joõn, pois claro, mas sem binho nem sardinhas.
      Só com quadras e manjerico.
      Vai afinando a goela...:))

      Beijocas e boa semana.

      Eliminar
  13. Somos os maiores a arquitetar
    Grandes em arquitetura
    Noutras áreas há que tentar
    Pois água mole, em pedra dura
    Tanto dá até que fura
    E há-de vir a furar
    Bem podia ser a agricultura
    Ou por termos tanto mar
    Bem podia ser no pescar
    Mas a posta é no Turismo
    Turismo é que está a dar

    Se a coisa der para o torto
    cadé a autonomia alimentar?
    comeremos sol?
    beberemos mar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora, amigo Rogério
      nem parece coisa sua
      falar assim dessa forma
      parece que vive na Lua...!

      Ora bem, como sabe, o turismo actualmente é a maior fonte de receitas de qualquer país. No que respeita ao Porto, a Invicta foi eleita, já pela terceira vez, como o melhor destino turístico europeu suplantando cidades como Paris, Madrid e até Roma. Felizmente, muitas ruas da cidade e até Monumentos, foram resgatados à decrepitude em que viviam mergulhados e a nível cultural muito se construiu por cá. E isso não é bom para a nossa economia?

      Quanto à parte da pesca e da agricultura, o Rogério sabe muito melhor do que eu, que estamos integrados numa Europa unida e temos de seguir os ditames que nos chegam de Bruxelas. Sem produções excedentes nem carências, penso eu, que de economia política só sei que nada sei. :)

      Para quem já viveu num Regime ditatorial, vir agora temer a fome e a sede é quase despropositado, ó camarada!!

      Grata pela colaboração, em forma de protesto é certo, mas não menos válida e valiosa.

      Um abraço! :)

      Eliminar
  14. Ao Terminal quero ir
    Um Cruzeiro, nem tentar
    uma coisa é divertir
    outra é, eu naufragar (:

    Foi o que saiu amiga Janita
    Um grande abraço e beijinho tb para ti

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, querida Amiga Fê, que bom ver-te por cá.
      Nem imaginas a falta que me tens feito.
      A blogosfera, nomeadamente o nosso bairro, já perdeu tantos e tão bons vizinhos que não pode perder mais ninguém. :(

      Fiquei muito feliz com a tua colaboração e faz lá o favor de ir aparecendo, sim?
      Quem já por cá andou e perguntou por ti, dizendo-se muito saudoso do teu convívio, foi o Sam Seaborn, mas depressa desapareceu novamente.

      Obrigada, Fê.
      Um beijinho grande. :)

      Eliminar
  15. Bem, mais vale tarde que nunca!
    -
    Pudesse eu olhar a imagem
    Com os meus olhos de ver
    Imaginava-me na viagem
    Que tanto gostaria de fazer
    .
    Fosse barco ou de cruzeiro
    Ou viagem pequenita
    Antes de seguir em primeiro
    Daria um beijinho à Janita
    .
    E como apenas fico olhando
    Vou oferecer os meus versos
    Espero que todos, passando
    Escrevam pensamentos diversos.

    Beijinhos e boa noite de Domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tarde chega quem nunca aparece, muito Obrigada.
      Retribuindo...mas ficando muito aquém, claro. :)

      Sensibilizada agradeço, o seu belo contributo
      Cidália, tão lindos versos são trovas cheias de música,
      Reportam-me para alegrias e doces festejos lúdicos
      São enlevos e carinhos tiram-me do coração o luto.
      :)

      Um beijinho muito grato.
      Boa semana.

      Eliminar
  16. ET go home :))))
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este distinto amigo jurista
      Deixou-me ficar baralhada
      A mandar o ET pra casa
      Até fiquei desnorteada

      Pensará o meu amigo bloguista
      Que falo do Edifício Transparente?
      - Sim, que o Terminal de Leixões
      Ainda vai alegrar muita gente.

      Não gosta da arquitectura
      Deste belo Terminal?
      Quando vier cá ao Nuorte
      Vira tripeiro e fica como nós, igual…
      …carago!!


      Beijinhos, boa semana, Pedro! :))

      Eliminar
  17. A minha frase é :

    A três cores eu vi
    Um Cruzeiro por ali
    No terminal de Leixões
    Quem me dera estar ali
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto já parece os discos pedidos pelos ouvintes! :))

      Adorei a sua frase, muito obrigada.

      Um beijinho e boa semana.

      Eliminar
  18. São tão boas publicações
    Direi eu com convicção
    Olhar este porto, de Leixões
    Deixou-me alegre o coração~

    Pronto foi o que saiu assim de repente, ;))

    Hoje:- Quando a minha alma naufragar...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Larissa, pelo seu bonito contributo. :)

      E gora, vou meter mãos à obra para elaborar a reedição.

      Um beijinho e até já. :)

      Eliminar
  19. Uma reedição muito bem elaborada e muito bem apresentada!
    : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Catarina!

      Vou tentando animar este nosso blogobairro, de um modo geral e o meu canto em especial, até que a vontade e o ânimo me não esmoreça.

      Beijos. :)

      Eliminar
  20. Aquela plataforma não parece a plataforma de onde partiu a nave do ET??? :)))
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhh...daquilo que me lembro Pedro, era que havia um descampado onde aterrou a nave, que levaria de volta a casa o pequeno ET, para grande desgosto dos dois principais personagens. :))

      Beijinhos.

      Eliminar
  21. Já chego atrasada mas ainda assim te digo que:

    Nunca andei num cruzeiro
    Nem conheço o Terminal
    Mas hei de ir a Leixões
    Se a vida não me correr mal.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vá lá que a porta dos fundos estava só encostada e, assim, ainda pude/mos ter o gosto de te ver figurar nesta galeria de talentos, Luísa! :))
      Obrigada, e uma grande beijoca.

      Eliminar
  22. Obrigada!:)

    Beijo e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que lhe agradeço a generosidade, Cidália.
      É nos pequenos gestos que se nos mostram as qualidade das grandes pessoas.

      Um beijinho grato! :)

      Eliminar