sábado, 22 de junho de 2019

DOS SENTIRES DO VERÃO.

Fotografia de Agosto / 2018


O Verão perdeu em mim, o fulgor que teve antigamente
Já não me seduzem nem a areia nem o Sol
Na quietude que almejo e vou sentindo,
hoje em dia,
Gosto mais de sentir o brilho da luz do dia
Acordando na penumbra do meu quarto
Deixar-me ficar, embalada em doces sonhos,
Embrulhando-me na frescura…

                       …do meu alvo lençol.



                                 

* *

Que o Verão Vos Chegue
Risonho!

*******************************
---------------------------

33 comentários:

  1. Vou comparar os nossos “gostos”:
    O verão também perdeu algum fulgor, mas não tanto como a ti, pelo que depreendo. A areia ainda me seduz. O sol atrai-me apenas até às 11:30 e depois das 15:30. Penumbra no meu quarto é coisa que não existe de manhã. Não gosto de cortinados opacos, por isso não os tenho e tenho muita claridade de manhã que me acorda cedo (e eu não me importo). Quanto à frescura do lençol... de manhã não lhe sinto já a frescura... Toca a levantar!!! : )))
    Adoro Vivaldi como sei que sabes. Esta violinista tenho-a ouvido inúmeras vezes.
    Quando estou com o meu tesouro mais novo e sou eu a escolher a música “ambiente”, escolho Vivaldi muitas das vezes. A mãe escolhe outras composições clássicas mais suaves para a menina.
    : ))
    Gostei muito desta postagem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deveria ter escrito "sentires" em vez de "gostos".
      Onde fica esta praia?
      : )

      Eliminar
    2. A minha 'penumbra' também tem luz a entrar-me pelo quarto, até porque não gosto de dormir com tudo às escuras, Catarina.
      Já o levantar-me cedo, tem dias. Por vezes acordo com as galinhas e vou logo para a cozinha fazer café. Noutros, sabe-me bem ficar a pensar naquilo que sonhei durante a noite...poetar não é sinónimo de narrar fielmente tudo o que nos vem à ideia. :))

      Ah, o nome da praia não me lembro, mas é uma praia minhota, ou Moledo ou outra qualquer em Caminha. Lamento, não ter memória para te dar a informação correcta e concreta. :(

      Beijinho. :)

      Eliminar
  2. Dizem que o Verão já não é o que era. Pois! Foi tempo. Entende-se que também já não somos o que fomos e o sossego reclama mais de nós que os ruídos e as confusões que nos eram divertidas.
    Para começar, este Verão começou cinzento e, dizem os entendidos, vai voltar a chover.
    Béeeeeeeeee.


    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que, para mim, não é mesmo, SOL!
      Eu que adorava praia, hoje, até alergia ao sol faço. Fico toda cheias de manchas vermelhonas.

      Se tivesse o mar perto, ia tomar banho de mar, disso eu gosto, e vinha logo para um arvoredo ou para casa.
      Quanto ao Verão, está bom assim, sem muito calor, que também não sou mulher que se dê com o calor. Incham-me os tornozelos!!
      É como dizes, mudou o clima, mas nós também mudámos, essa é que é essa!

      Beijos, Sol! :)

      Eliminar
  3. EXULTAÇÃO PONTUAL
    *

    Chegou num céu azul, inda impoluto,
    O Verão que pensei nunca mais ver,
    Já que este Inverno deitou a perder
    Ramadas férteis que nem deram fruto.

    *

    Mas ei-lo agora, quente e resoluto,
    Impondo-se-me aos frutos por nascer,
    Aquecendo-me ainda, ainda a ser
    Arauto do meu último reduto.

    *

    Por algum tempo - pouco infelizmente -
    Não tremerei de frio e esquecerei
    Parte de cada mal que me atormente,

    *

    Porque enquanto me aqueça um astro-rei
    Que para todos nasça, estou contente;
    Por quanto tempo exulto, é que não sei.

    *


    Maria João Brito de Sousa – 22.06.2019 – 10.47h



    Beijinho, Janita ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pontualmente ou não, que venha essa fértil e benfazeja exultação, Maria João!

      Adorei que a chegada do Verão, ainda que o astro-rei tenha vindo meio-envergonhado - pelo menos por cá não sorriu abertamente - lhe tenham despertado esse rompante poético tão aconchegante e melodioso.

      Obrigada e um beijinho. :)

      Eliminar
    2. Ai, Janita... hoje é que o tempo nos pregou uma bela partida; o Verão vestiu a capa de Inverno e ficou cinzento como chumbo...

      Bom, mas esse soneto nasceu ao som de Vivaldi e eu estava toda contente por pensar que me iria ver livre dos casacões, leggings e camisolas interiores...

      Outro beijinho :)

      Eliminar
    3. Para colmatar essa falha, nesta rasteira que o São Pedro quis passar ao São João, vem já aí a minha/nossa Desgarrada, Maria João. Se precisar, vista um casacão, mas não deixe de vir.:)

      Espero encontrar em Todos, vontade para rir r folgar. :)

      Beijinho e até já! ;)

      Eliminar
  4. Na penumbra do teu quarto preferes doces sonhos.
    Já as minhas opçõns são diferentes (como sabes).
    Mas a temos a penumbra como denominador comum, né?
    Gosto de Vivaldi em todas as 4 estações ;)
    Beijokas.

    §-a propósito de quartos e das penumbras: há que dizer que dormimos em quartos separados, né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez não sejam bem doces sonhos, Kok. Serão mais doces recordares.
      Deixa lá, penumbra é penumbra, quer seja com camarões grelhados e cerveja a acompanhar, ou com doçuras para recordar. ehehehe

      §- Sim, convém dizer, convém...:)))

      Beijinhos sem separações.

      Ah...amanhã e até ao São Pedro vou dar início aos festejos populares cá no burgo. Fica atento.

      Eliminar
  5. Verão não é, como muitos pensam, sinónimo de calor.
    Desejo-te o melhor Verão possível.
    Beijinho almadense, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não, António. Isso era antigamente. Agora é mais uma data no calendário.

      Obrigada, Amigo. Que o teu Verão seja quente em afectos e carinhos.

      Beijinho portuense. :)

      Eliminar
  6. Eu adoro o verão, podia ser sempre.
    Que ele venha, ok até agora...
    Beijinho Nita Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de viajar para o Brasiú, Mena.
      Lá, ficarias como peixe na água: no teu elemento. :)

      Beijinhos, Nina.
      Igualmente para ti.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. O Senhor António Vivaldi, está sempre por aqui ao entrar uma nova Estação do Ano, Ricardo.
      Obrigada por teres vindo reouvi-lo. :)

      Eliminar
  8. Transcendência de estações, assim também é nosso interior, sujeito a mudanças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Poeta/Escritor!

      Muda o nosso interior e o exterior também sofre mudanças. E olha que não me refiro apenas àquelas de ordem estética, não.

      Um abraço contente pelo teu regresso. :)

      Eliminar
  9. Pois o brilho da luz do dia, a mim não me deixa ficar no alvo lençol. :) Toca a levantar que a minha preferência no que a praia diz respeito é mesmo a manhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alvo lençol que, por sinal, nem tenho a uso. :))
      Há anos que mudei as roupas de cama para tudo florido. Tudo em cores alegres. Não dizem que os poetas são fingidores? Então...! ehehehe

      Pois, Luísa, mas tu tens a praia ao pé de casa...:)

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Verão, Verão era quando tinha direito a 3 meses de férias... Temperaturas muito elevadas não fazem o meu gosto.
    Para dormir, não aprecio a escuridão, mas não com as persianas totalmente abertas - penumbra, portanto, que é o que dá.
    Com que então temos gostos musicais idênticos? Olha a novidade, dirá.
    1 beijinho com a oferta virtual de um manjerico são-joanino e um ramo de erva-cidreira. (alho-porro, não, que isso acontecia quando eu era um malandro rapazola)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será da idade, José? Eu estou igualzinha! Não me dou com altas temperaturas. Isto parece que anda aqui um certo equilíbrio nos gostos. Uns gostam e suspiram plo calor e outros - como nós - o meio termo. :)

      Agradeço o manjerico virtual e o ramo da erva-cidreira, pode trazer tudo amanhá que vai haver aqui arraial. Não falte, Ok?

      Beijinho virtual. :)

      Eliminar
  11. Por mim já podia chegar o Outono, ou até mesmo o Inverno! Só de pensar que vou andar a escorrer água durante os próximos meses, a suportar temperaturas dignas da Sibéria em "hora de ponta" solar, ou dos confins do Sahara, dá-me logo vontade de fugir para Viana do Castelo, melhor, para a Islândia!
    Saudações à espera de chuva digna desse nome!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, meu Deus, o que práqui vai...:D

      Não guardou nenhum leque daqueles que havia lá em Espanha, Roadrunner? :P
      Não se escapula para longe que isto sem si já não tem piada nenhuma. Aguente, aquente que eu faço o mesmo, porque ande a chuva e o frio, por onde andar, há-de vir pelo Natal. ehehehe

      Um beijo, soprado de longe, para lhe levar calor demais. :))

      Eliminar
  12. Já eu também me afasto do calor.
    Época de praias cheias, de filas, não, nao, tenho o sol a entrar na minha casa todo o dia. Gosto de lá ir quando todos regressam, passear no areal e sentir o cheiro a maresia.
    Estou sempre ansiosa que venha Setembro, sou uma sortuda, porque posso ir quando me apetece.
    O sono vai-se embora cedo e gosto de vaguear pela casa e fazer o que me apetece.
    Ao ouvir Vivaldi, comparei os acordes com as ondas do mar, ora calmas , ora mostrando a sua força.
    Que o sol brilhe sempre dentro de ti.
    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pelos teus bons desejos, Manu.
      Infelizmente, nem sempre temos o Sol a brilhar dentro de nós, porque a vida, cá fora, tem mais espinhos do que rosas.
      Para nos alegrar, temos a vida neste mundo virtual. Este sim, podemos colorir com tons alegres e belos, tão brilhantes, quanto nos permita a nossa imaginação!

      Beijinhos Sanjoaninos, Manu! :)

      Eliminar
  13. Nos outros anos por esta época já estou no Algarve. Este ano não sei se lá irei. Dia 5 de Julho vou fazer novos exames aos olhos. Não sei se o médico marcará nova cirurgia, ou mais tratamento. Entretanto a consulta de Pneumologia do dia 21 foi remarcada para 19 de Julho. Ora eu com o marido, ora ele comigo temos passado meio ano entre consultas exames e cirurgias. De modo que o Verão não me está a parecer que seja grande coisa.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está, Elvira, seja por um motivo ou por outro, o Verão já não é o que constava na nossa tradição.
      Há que ter paciência e ir vivendo como se pode.

      Um abraço e as vossas melhoras.

      Eliminar
  14. O Verão anda muito esquisito.. Não entendo :))

    Passo, desejando um óptimo Domingo.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nestas variações de tempo, temos que aceitar, mesmo sem entender! :))
      Vamos lá versejar para a Desgarrada a ver se vem o calor, Larissa.

      Bom Domingo, com cheirinho a manjerico!!!

      Eliminar
  15. Eu que não costumo decorar datas de praticamente coisa alguma, para o caso, curiosamente recordo que desde 2004, sem que objectivamente algo o fizesse prever e ainda hoje não entendo bem o porquê, o facto é que perdi totalmente o interesse pela praia (areia, mar e sol), que eu adorava, inclusive o próprio Verão já não é para mim o que foi em tempos. Quiçá tenha sido uma dita "mudança de idade", pois diz-se que mudamos de 7 em 7 anos e em 2004 fechei um ciclo de 7 anos e naturalmente abri outro.
    Bom resto de ano, incluindo o Verão, para a Janita e quem mais aqui a visitar, além de mim naturalmente.
    Abraço
    VB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pelas sempre simpáticas palavras, Victor Barão.
      Ainda bem que vejo gente mais jovem, sentir o mesmo do que eu. :)

      Um abraço com votos de mil felicidades, Victor.

      Eliminar