sábado, 6 de julho de 2019

À Falta de [boa] Prosa ou Verso....

...sai manjerico e a fruta que, por ora, se consome por aqui!


Ainda se lembram do meu manjerico de São João? Para quem não se lembra, lembro eu que era assim:


Verde, verdinho e repolhudo.
Pois, passado menos de um mês, com o calor da marquise e a água fresca pela base, cresceu, floriu e ficou quase branco, branquinho...parece um vaso de mimosas!!
Só quando murchar lhe farei o enterro e nem a semente vou guardar. Para o ano, se ainda por cá andar, não faltarão manjericos de São João.

          ***

Falemos agora da minha fruta. 


Por sinal, não é a que mais gosto, mas é a que havia nas fruteiras.

E a vossa fruta, de momento, qual é?


Tenham um excelente Fim-de-Semana!

:)

---------------------------------

34 comentários:

  1. Kiwis! :) A minha fruta, desde que saí do hospital com o trânsito intestinal avariado, é o kiwi.

    Quanto ao seu floridíssimo manjerico, acho-o lindíssimo. Nunca tinha visto nenhum assim, tão branquinho.

    Feliz fim-de-semana e um beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kiwis são óptimos para facilitar o trânsito intestinal. Também os tenho sempre, e tinha, no dia da fotografia, mas ainda impróprios para consumo estavam na despensa para amadurecer.

      Todos os meus manjericos duram muito e acabam por dar flor, mas não tão rapidamente como o deste ano.

      Um beijinho e óptima semana, Maria João. :)

      Eliminar
  2. joaquim Rosario06 julho, 2019 11:15

    Bom dia
    Como não tenho quintal , ao fim de semana vou a um supermercado aqui da zona e compro sempre a fruta para durante a semana .
    E compro da mais variada . Morangos , cerejas ,melão , pêssegos , bananas , uvas . pois gosto muito de fruta e faço muita salada .
    BFS
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nenhuma desta fruta é do meu quintal, Joaquim!
      Não tenho um quintal assim tão farto.:)
      Toda a que referiu também gosto e compro, excepto os morangos. Como tenho o super perto de casa, nunca compro muita quantidade.

      Boa semana e um abraço.

      Eliminar
  3. Lindo teu vasinho de manjerico... E as frutas,gosto de todas... beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um beijinho, querida Chica, linda semana para ti!

      Eliminar
  4. Baaannnaaannaaa!
    Da Madeira
    Ou não fosse eu um macacão
    De primeira

    ...e quanto ao manjerico...
    não há por por aí sementinhas de alho-porro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bananas só no Inverno, Rogério!...Agora há muita fruta da época e essa da Madeira depressa fica escura e maçuda.

      Não senhor, não há sementes de nada! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. Lindao o teu manjerico ;)
    Adoro toda a fruta, marcha tudo ahahahaha
    Bom fim de semana Nita
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu, Mena, de boa boca para a fruta.
      Seja em sumo ou à dentada, marcha tudo.
      Com alguma reserva e muito cuidado, só os morangos. Como é fruto rasteiro, tenho receio de ficar cheia de brotoeja, já que tenho propensão para as alergias.

      Beijinho e boa semana, Nina! :)

      Eliminar
  6. Peço desculpa por fazer a visita com mensagem copypast, mas não me tem sido permitido fazer melhor...Não obstante, desejo-vos um excelente fim de semana.
    Beijos
    VIDA

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem problema, Cidália.
      Boa semana e as suas melhoras!

      Eliminar
  7. O teu manjerico está bonito mesmo branquinho. O meu continua pequeno, não cresceu e está a ficar branco.
    Para além da fruta habitual – mirtilos, amoras e framboesas – ontem comprei uma melancia!! Pequena, sem pevides e muito vermelhinha!
    Bom fim de semana sem alerta de calor como nós.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Frutos silvestres e com grainhas não são muito a minha praia, Catarina.
      Melancia adoro e, por acaso, tinha e tenho, no frigorífico. Por vezes também compro dessa sem pevides, mas por norma, é da 'normal'.
      Quanto ao weather, nada de calor extremo por cá, muito pelo contrário, embora não tenha chovido. :)

      Beijos.

      Eliminar
  8. Lindo está o manjerico!
    As frutas aqui são várias da estação, mas adoro melancia, suco de melancia... e com calda de chocolate por cima, uma delícia.
    Vai nessa que vais gostar!
    Beijo, querida, uma ótima semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sumo de melancia ou melão, faço muitíssimas vezes e adoro, Tais.
      Mas...com calda de chocolate? Hummmm...sei não, acho que não vou experimentar! De qualquer modo, agradeço a sugestão, amiga. :)

      Beijos e boa semana.

      Eliminar
  9. Olá Janita ! Olha que aí em cima, tudo consegue dar flor :)isso é um clima abençoado, realmente :)
    mulher, nunca tinha visto que um manjerico daria flor,
    hoje fiquei deslumbrada !
    por aí na tua zona, enchi a barriga de cerejas :)
    cá por esta bandas, comi pêssegos, laranjas que temos durante todo o ano, ameixas, e melão !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha quem fala...vives numa zona privilegiada, no que respeita a bênçãos climatéricas e frutóides, Ângela!! :))
      Ah...cerejas, também comi até dizer chega! Mas o que era bom acabou-se. Tangerinas, também não deixei os meus créditos por mão alheias...

      Um beijinho, Angela.
      Ando em falta contigo, desculpa lá, mas hei-de redimir-me.

      PS- Tive de vir refazer o comentário devido à repetição de um pronome...:)

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelo seu cuidado, querida Mª João.
      Ontem saí durante grande parte do dia e vim apenas de raspão à blogosfera.

      Um beijinho muito grato pelo carinho e incentivo.
      Bem ando a precisar, sabe? :)

      Eliminar
    2. :) Ouvi o seu silêncio e senti a sua falta...

      Eliminar
    3. Imaginei isso, Maria João!
      Muito grata e um beijinho meu! :)

      Eliminar
  11. Sem pretender ser brejeiro digo-te:
    -a tua fruta é apetitosa e até dá vontade de trincá-la! :))
    Já o mangerico inté lhe sinto o cheiro aqui. E se não é do teu é do que mora na varanda cá do galinheiro.

    Beijokas plantadas com muitos sorrisos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E porque razão haveria brejeirice na tua vontade de trincar a minha fruta, não me dirás? Só prova que gostas do mesmo que eu!

      Na varanda do teu galinheiro também tens um manjerico, Kok?
      A tua Ga)Lina é cá das minhas. :))

      Muitas beijokas e sorrisos, sem sementes nem odores.

      Eliminar
  12. Pois eu estou a ver aí fruta de eleição. Aos alperces, junto-lhe uns pêssegos, melância, morangos e nêsperas, e está o cabaz completo!

    Saudações frutadas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E não é que o Roadrunner tem bom olho para a fruta?
      Ninguém reconheceu os alperces...:)
      Um belo cabaz de fruta, esse, composto por si. Gostei!

      Saudações sumarentas e doces!

      Eliminar
  13. Gosto de praticamente todas !!! Gosto muito de cereja !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu! Cerejas, comi tantas que me transtornaram os intestinos, por um par de dias!!
      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
  14. A de hoje ao almoço foi melancia. A que comprei hoje foram cerejas. Ali da horta vieram ameixas. :)

    E ficou bonito esse manjerico em flor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que estamos todos em sintonia,
      no que respeita ao gosto pela melancia! :))

      Boa semana, Luísa.

      Beijinhos.

      Eliminar
  15. O meu manjerico também começou a dar flor, mas nada comparado com o seu.
    Fruta, é mais a da época, como melão (ou meloa), pêssegos e assim. Melancia não faz o meu gosto, pelo que não estou em sintonia.
    bji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estaremos em sintonia com a melancia
      mas estamos com outros frutos e afins.

      Boa semana, José.
      Beijinhos.

      Eliminar
  16. Querida Janita
    O fim de semana já foi e eu tenho andado numa roda viva.
    Gostei de ver o teu manjerico, está lindo.
    Quanto à fruta da tua fruteira, gosto, mas nesta altura do ano, abuso das cerejas, ameixas e alperces.

    Beijinhos Janita
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que essa roda-viva tenha sido recheada de muitas passeatas e boas fotografias, querida Manu. :)
      Só bons motivos.
      O Verão é óptimo para nos abastecermos de vitaminas para suportar os rigores do Inverno.

      Beijinhos e boa semana, Manu.

      Eliminar