quinta-feira, 18 de julho de 2019

"A VIELA"



Fui de viela em viela
Numa delas dei com ela
E quedei-me enfeitiçado
Sob a luz dum candeeiro
Estava ali o Fado inteiro
Pois toda ela era fado

Arvorei um ar gingão
Um certo ar fadistão
Que qualquer homem assume
Pois confesso que aguardei,
Quando por ela passei,
O convite do costume

Em vez disso, no entanto,
No seu rosto só vi pranto
Só vi desgosto e descrença
Fui-me embora amargurado
Era fado, mas o fado
Não é sempre o que se pensa

Ainda recordo agora
A visão que ao ir-me embora
Guardei da mulher perdida
A pena que me desgarra
Só me lembra uma guitarra 
A chorar penas da vida




[O poema é da autoria do Dr. Guilherme Pereira da Rosa e a música de Alfredo Marceneiro. ]

Já a soberba fotografia, que encabeça e deu o mote ao postal,

fui roubá-la




Nota importante:
Esta publicação só interessa a quem gosta de Fado e aprecia Fotografia! 

:)

****************************************


Adenda:  E porque a beleza disto dos blogues, se manifesta das mais diversas maneiras, DAQUI, me chegou por mão  Amiga, este fabuloso desenho dando mais uma achega à Foto e ao Fado. 


Obrigada, querida Noname! :-)

Como bem sabes, esta porta está sempre aberta a quem vem por bem!

--------------------------------------------------------------------

32 comentários:

  1. Entrei, pela porta dos fundos, que é como quem diz, por e-mail
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E pela porta da frente, também! :))

      Obrigada NN, gostei muito.
      Veio compor o ramalhete de vielas! ;)

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Já agora uma coisa
    que nunca antes
    houvera confessado
    Comecei a gostar de fado
    Onde fado não havia
    Aí 9 mil km de distancia
    De lá até Alfama
    Ou de lá à Mouraria

    Entre cubatas
    não há vielas
    nem fado
    apenas saudade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande verdade, Amigo Rogério!
      É quando essa palavra, tão nossa, dói no peito 'devagar', que o Fado mais nos lembra o nosso fadário.
      Já passou, felizmente não voltou mais, penso.

      Um abraço, agora sem cubatas e sem saudades.

      Eliminar
  3. Boa noite!
    Hoje senti saudade de visitar os amigos e as amigas blogueiras. Ando um pouco afastada das visitas, a saúde não anda muito legal, mas com fé em Deus estou superando. Nada grave, só a tendinite que me prejudica teclar.

    Certo dia,
    Passou uma criança e achou que aquela flor era parecida com ela: bonita, mas sozinha.
    Decidiu voltar todos os dias.
    Um dia regou, outro dia trouxe terra, outro dia podou, depois fez um canteiro, colocou adubo...
    Um mês depois, lá onde tinha só pedras e uma flor, havia um jardim!..."

    Assim se cultiva uma amizade
    E como nem sempre a distância nos
    permite cultivar as amizades como gostaríamos, espero que esta mensagem possa ser um pouquinho de adubo, para que a nossa amizade nunca morra por falta de cultivo.
    Parabéns pelo post, sempre com bom gosto e criatividade.
    Tenha um fim de semana feliz e abençoado. Beijo no coração.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tendinite é algo muito doloroso.
      Vá devagar amiga, para não piorar.

      Adubemos então as amizades, amiúde, Prof.ª Lourdes.

      Um beijinho, as melhoras e o meu obrigada pela visita.

      Eliminar
  4. Como gosto de ambos cá estou eu.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Que bom voltar a ler as suas amigáveis palavras, Pedro!

      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  5. Gosto de fado, e ainda mais de fotografias. E o Menéres é dos melhores fotógrafos que conheço.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu diria que o seu amigo é um dos melhores, porque conheço outros muito bons, Elvira!
      Se gosta de Fado e de Fotografia - isso eu já sabia - este postal também é para si. :)

      Um abraço e obrigada por ter vindo.

      Eliminar
  6. joaquim Rosario18 julho, 2019 08:10

    Bom dia
    É sempre agradável ouvir um bom fado , e ainda cantado por um senhor que se chama Alfredo Marceneiro .
    Um bom dia
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR! Fico feliz por saber isso.

      O vídeo, com este fado, que era cantado pelo autor da música, o A.M., tinha um péssimo som e preferi optar por este. Falta-lhe a voz castiça do autor, é verdade, mas entende-se melhor.

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  7. A fotografia é fabulosa e o fado é sempre fado.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. ...porque é que achas que eu a cobicei, Laura?! :)

      Beijos.

      Eliminar
  9. Toda a publicação está maravilhosa.. :))

    Hoje:- Afastam-se as nuvens do céu azul.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta - Feira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Larissa deixa-me sempre desarmada com tanta simpatia!
      Obrigada. :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  10. Gosto de fado e de fotografia!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só desconhecia que gostavas de fado, Leo.
      Da fotografia, já sabia. :)

      Forte abraço.

      Eliminar
  11. Gostei do fado, não conhecia.
    E do magnífico trabalho feito com a belíssima foto inicial.
    Janita, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foto, captou toda a magia e o drama que se oculta nas vielas, foi isso que senti, Jaime.
      Um bom fim-de-semana, Amigo, e um beijinho grato

      Eliminar
  12. Gosto da foto e do poema e até do fado, imagina!!! :))

    Beijinhos afadistados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu, gostares de Fado, Graça, é de facto coisa para me abrir a boca de pasmo! :)

      Já eu, sempre gostei de fado!! De tal forma que, há uns anitos - não muitos - por ocasião do meu aniversário, a minha filha fez questão de me oferecer um jantar no Restaurante "Mal Cozinhado", com música, baile, e, lá para as tantas, se cantou o Fado. Foi a melhor prenda que já recebi.
      Só lamentei não ter par para dançar...Jesus, esta mocidade parece que tem dois pés 'esquerdos'... :)

      Beijinhos dançantes e fadistas. :))

      Eliminar
  13. A imagem é fabulosa. O fado também... Tenho momentos que só me apetece ouvir fados! Ando nesses momentos.

    Beijinhos. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje, de todas estas belezas nada me pertence, Cidália, mas é tudo uma maravilha, motivo porque muito me orgulho de os apresentar no meu Cantinho.

      Um beijo e obrigada.

      Eliminar
  14. Não sou muito de fados, mas gosto de ouvir Alfredo Marceneiro !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por teres vindo, Ricardo.

      Boas férias!

      Ia ficando zonza com o teu recadinho em movimento... :)

      Abraço!

      Eliminar
  15. Hum..., não faz muito o meu estilo, mas a foto e o desenho são bonitos.
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, José!

      Um beijinho, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  16. Gosto de fado e gosto de fados e gosto de estar num ambiente de fado e gosto de ouvi-las cantar, mais delas do que deles, porque "sinto melhor" (seja isto o que for que seja) o modo como elas cantam, só por isso.
    Tenho duas antigas "paixões" fadistas: Teresa Tarouca e Ana Sofia Varela.
    Não são como a Amália, eu sei. Mas isso que me importa se gosto de as ouvir.
    Beijos com sorrisos dedilhados!

    mas antes de "sair" toma lá disto:

    Por vielas e travessas
    o fado é cantado,
    é gemido nas guitarras
    e nas vozes é chorado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, Zé, já somos dois. :)
      Dessas tuas paixões fadistas, a Ana Sofia Varela não é assim tão antiga. Aliás, a moça foi viver para a minha terra ainda criança e sempre manifestou ter boa voz e gosto pelo canto. Só mais tarde enveredou pelo fado. Por essa altura já eu não vivia lá, mas fui sabendo por terceiros, quando a jovem ganhou notoriedade. Já a Teresa Tarouca é da nossa geração, e era menina da alta burguesia, com gosto e voz para o fado.
      Vês como eu também sei? ;)

      Muito bem, Zé; não páras de me surpreender com as tuas aptidões em várias vertentes.
      Até sabes entender a alma do fado, que nasceu um dia,
      quando o vento mal bulia e o céu o mar prolongava...:))

      Um beijinho afadistado e amigo. :)

      Eliminar