segunda-feira, 8 de julho de 2019

E, DE REPENTE...


...com a visualização inesperada de uma minha publicação com mais de cinco anos, apercebi-me de que a passagem do tempo me levou mais do que alguns anos de vida.
Levou-me o convívio de muitos outros bloggers que eu estimava e até de pessoas que me visitavam e não tinham blogue.  Pessoas com quem eu apreciava a interacção. Aliás, como ainda hoje acontece, com outros visitantes.

Trouxe-me também muito mais do que os sulcos que me marcam o rosto.…Trouxe-me gratas lembranças e experiências gratificantes.

 Neste mundo virtual vamo-nos prendendo uns aos outros pelas palavras escritas, muitas vezes sem nunca chegarmos a saber como é aquele/a com quem vamos rindo ou ficando tristes, através do conhecimento acerca do que nos vai contando da sua vida ou dos seus.
Outros há que nunca se referem directamente a algo pessoal, mas a proximidade é idêntica.

Isto para vos dizer que esta publicação a gostaria de dedicar às pessoas que me visitaram neste postal, sobretudo, àquelas que mencionaram estes dois poemas e de quem nunca mais soube se continuam pela blogosfera ou se se mudaram para outras plataformas.

Quem sabe se um dia, não muito distante, o cansaço me toma de assalto e sou eu que dou por finda a minha passagem pela blogosfera? É que isto, já começam a ser muitos anos  a navegar…Talvez a diferença seja a de que eu não irei para nenhuma outra rede social!! 

Para que se torne perceptível, tudo o que escrevi, cliquem, por favor, neste 




“O brinco da tua orelha
Sempre se vai meneando;
Gostava de dar um beijo
Onde o teu brinco o vai dando.
Tem um topázio dourado
Esse brinco de platina;
Um rubi muito encarnado,
E uma outra pedra fina.
O que eu sofro quando o vejo
Sempre airoso meneando!
Dava tudo por um beijo
Onde o teu brinco os vai dando.”


-------------------------------------------

“Eu ontem passei o dia 
Ouvindo o que o mar dizia.  
Chorámos, rimos, cantámos. 
Falou-me do seu destino, 
Do seu fado... 

Depois, para se alegrar, 
Ergueu-se, e bailando, e rindo, 
Pôs-se a cantar 
Um canto molhado e lindo. 

O seu hálito perfuma, 
E o seu perfume faz mal! 

Deserto de aguas sem fim. 

Ó sepultura da minha raça 
Quando me guardas a mim?... 

Ele afastou-se calado; 
Eu afastei-me mais triste, 
Mais doente, mais cansado... 

Ao longe o Sol na agonia 
De roxo as aguas tingia. 

 «Voz do mar, misteriosa; 
Voz do amor e da verdade! 
- Ó voz moribunda e doce 
Da minha grande Saudade! 
Voz amarga de quem fica, 
Trémula voz de quem parte...» 
. . . . . . . . . . . . . . . . 

E os poetas a cantar 
São ecos da voz do mar! “

------------------------------------------------------------------

[Ambos os poemas são de António Botto.]

.............................................

 
Como é óbvio, a tela de Vermeer é da Net e a foto do mar, é minha.
---------------------------------------------------------------------------------------

31 comentários:

  1. Segunda feira 1h39 da manhã, sim da manhã, embora esteja noite ahahaha. Bom, Em 2014 ainda não nos tínhamos cruzado, penso eu de que... mas isso do tempo não importa nada, importa é que estamos cá, nos visitamos, e com mais ruga, ou menos cabelo branco (por mor da tinta)a coisa dá-se. Por isso, pára lá de choramingar, e vê o lado B de Bamos, fazer-nos presentes, aqui, para nós e para quem nos quiser acompanhar, por mais uns anitos.
    Quanto aos que passaram, é a vida, minha amiga. Passamos na vida de pessoas e pessoas passam na nossa vida, fazendo o que tinham a fazer, ou seja, nozes, ainda não fizemos tudo, por isso, toca a escrever.
    Beijinhos à prima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes o que te digo, Noname? Já não é a primeira vez que sou acometida desta 'maleita', talvez derivado ao excesso de trabalho. Esvazia-se-me a mente e a criatividade - que a bem dizer nunca é muita - depois de um período de descanso volto à normalidade.
      Devagarinho, espero que desta vez não seja diferente.

      Aí vai uma beijoca, grata pela paciência.

      Eliminar
  2. Vermeer!!! O pintor que mais gosto. Também eu tenho uma postagem dedicado a ele... já lá vão alguns anos!
    Encontrei o meu comentário nessa postagem.
    Sim, há muitos bloguistas que desapareceram...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Catarina, por esta altura já nos visitávamos.

      Se este post fosse uma homenagem a Vermeer seria uma vergonha.
      O pintor merece muito mais!! É um simples apontamento...:)

      Eliminar
  3. Que lindo recordar,Janita e gostei que já nos havíamos encontrado. Naquele tempo comentários nos blogues eram em um grande número.Agora, tudo mudou...Muitos foram para outras redes... Pena! Gostei de aqui estra! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já somos 'velhas' conhecidas, querida Chica! Foi cuidando do teu canteiro interior, que te conheci! .:)

      Beijos e tudo de bom.

      Eliminar
  4. Hesito, hesito... mas não resisto a pedir-lhe que fique mais uns anitos :)

    Se é verdade que uma das características dos blogs é terem uma relativamente curta esperança de vida, não será menos verdade afirmar-lhe que o meu blog dos sonetos,no Sapo, já vai a caminho dos doze anos e que tenciono mantê-lo bem vivo enquanto o meu coração bater :)


    Gostei muito do Vermeer, bem como dos poemas de António Botto, não esquecendo a sua fotografia do mar, que é lindíssima.

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Maria João? Houve uma dada altura em que fiz uma paragem de sete meses. Quando senti saudades deste meu cantinho - ainda sem visitas e completamente desconhecido - voltei, alindei-o, cuidei dele com carinho e, desde então, nunca mais daqui saí, mas um dia...lá terá que ser!

      Muito grata pela afeição e carinho que tem dedicado ao meu humilde espaço e à minha pessoa. :)

      Um beijinho muito grato.

      Eliminar
    2. :) Também lhe fico grata pela atenção e carinho com que me tem "aturado".

      Beijinho, Janita.

      Eliminar
    3. O convívio com a Maria João tem sido uma fonte de aprendizagem constante. Só tenho que lhe agradecer a bondade de me visitar. :)

      Um beijinho grande.

      Eliminar
  5. Como sabes recomecei a escrever no meu espaço depois de uma longa ausência mas nunca mais foi a mesma coisa e cada vez sinto mais a distância entre mim e muitos outros e outras.
    Tenho saudades do Rui...
    Vou ver se comentei, talvez fosse uma postagem durante o meu tempo de paragem!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Leo, estiveste ausente durante três longos anos, mas eu nunca deixei de ir até às tuas ventanias rosadas pedir-te para voltar. No fundo sempre soube que um dia isso iria acontecer.

      Saudades do Rui...haverá alguém que as não tenha? :(

      Comentaste sim.
      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
  6. Ora muito bem, Adorei a leitura!

    Hoje:-Nos trilhos do anoitecer...

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda-Feira.

    ResponderEliminar
  7. Creio que há 5 anos ainda não frequentava este Cantinho.
    Seja como for,foi com prazer que o descobri (ou fui descoberto?) e que visito com regularidade e com crescente prazer. Aqui fiz uma boa amizade com a dona do blogg, ainda que não nos conheçamos pessoalmente. E espero que a possa visitar por mais uns anitos. Navegar é preciso!
    Um beijinho com todo o meu carinho e a amizade que sei retribuída.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui eu que, em boa hora, o descobri! :)
      Foi no blog do amigo comum Henrique Antunes! Lembra-se?
      E fiz algo que é muito raro fazer. Fui eu que tomei a iniciativa de o visitar.

      Retribuo o carinho e a amizade, sim senhor!
      O José merece toda a minha consideração e estima.

      Um beijinho muito grato, pelas palavras que calaram fundo em mim.

      Eliminar
  8. Há cinco anos ainda não te conhecia, embora já tenha andado por outras plataformas, onde fiz alguns conhecidos,uns ainda hoje "falo" com eles/as outras ficaram também pelo caminho. Mas é mesmo assim estas bidas, como na nossa vida pessoal também alguns vão ficando pelo caminho.
    Gosto do segundo poema.
    Beijinho Nita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso tudo querida Mena!!
      Estas pessoas que passam por nós, neste mundo virtual, são nem mais nem menos como tudo o que nos vai acontecendo cá fora.
      Mas lá que umas deixam mais saudade e pena do que outras, não duvides.
      O 2º poema é daqueles que lemos e lemos, até o sabermos de cor.
      Afinal, também gostas de alguma poesia...:)

      Beijinhos, Nina e obrigada!

      Eliminar
  9. joaquim Rosario09 julho, 2019 08:39

    Bom dia
    Como sabe não tenho blog , mas visito muitos já quase com a maior naturalidade . Não conheço pessoalmente ninguém dos blogs que visito , mas sinto uma certa afinidade pelas pessoas que quase todos os dias me fazem mais feliz quando as visito .
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se bem entendi as suas palavras, Joaquim, tenho boas razões para considerar este meu cantinho, como um dos que lhe levam algum conforto. Sinto-me honrada por isso!

      Um abraço e, como até ao lavar dos cestos é vindima, vamos saboreando o momento presente.

      Eliminar
  10. Diz-se ser uma frase feita (1 cliché) mas nem por isso deixa de ser verdade: a vida é feita de momentos, de encontros e de desencontros, de pensamentos e de memórias, de sonhos e de desejos. É assim uma espécie de salada (há quem diga: selada), que vamos saboreando umas vezes calmamente e outras nem tanto; umas vezes deliciados e outras desiludidos, ou mesmo arrependidos, por termos "provado".
    Os blogs são comboios, com gente a entrar e gente a sair, onde se expõem ideias e se conversa do que nos apetece.
    E porque já expus a minha ideia "vou sair na próxima". Mas amanhã volto a entrar.
    Beijokas e sorrisos para despedida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entra e sai deste espaço sempre que te apeteça, Amigo Kok!
      Era bom que a vida fosse algo que pudéssemos provar e só depois escolhêssemos se a queríamos viver ou trocar por outra|outra vida, óbvio. :)

      Beijokas rodeadas de troca-baldrocas.

      Eliminar
  11. Boa tarde Janita,

    Espero sinceramente que fique. A mim, faz-me companhia e transmite conhecimento.

    Como é o caso destes poemas, que não conhecia.

    O quadro nunca tive o privilégio de ver de perto. Conhecia através de um filme, que se chama "Rapariga com brinco de pérola" e conta justamente a história do quadro. O Vermeer é soberbamente representado pelo Colin Firth.

    A escolha da fotografia do mar, julgo que tenha a ver com o seu estado de espirito actual.

    Também faz parte, a par da calmaria.

    Um grande abraço do Algarve (como vê, chega longe!)

    Sandra Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Sandra!

      Por vezes há motivos mais fortes do que a nossa vontade, mas, por enquanto, creio que isto é o atravessar de uma fase menos boa, que há-de passar.

      Grata por esse abraço algarvio que me soube muito bem sentir.
      Um beijo meu.

      Eliminar
  12. Amei a postagem, como amei a foto do cabeçalho. como adorei o texto e o poema! Parabéns. Obrigada!!

    Aos poucos, de novo...
    Caminhos, ou destinos sem saída.
    Beijos e um excelente dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinto-me grata por tanto amor, Cidália.
      Muito obrigada!

      Eliminar
  13. Não sei há quantos anos te leio, muitas luas já passaram e vamos andando por aqui e espero que continues, porque é sempre um prazer ler-te.
    Lembro-me com prazer do nosso encontro, lembro também dos que vão ficando pelo caminho, basta recuar no meu blog e ver comentários de pessoas que sairam , mas outras vou entrando e é isso que me vai impedindo de desistir.
    Como sabes não sou de escrita desde que me apaixonei pela fotografia, mas por enquanto acompanhar-te-ei com prazer e amizade.
    Gostei muito dos poemas e do quadro fabuloso de Vermeer.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perante tanto e tão genuíno carinho, querida Manu, até me sinto sem jeito nem merecimento.

      Um beijinho grande com a minha gratidão.

      Eliminar
  14. Gostei imenso deste teu "DE REPENTE"!
    Já passaram uns anitos, eu já visitava o teu cantinho, mais do que presentemente, pois a minha vida sofreu grandes alterações que não me permite andar por estas bandas.

    Beijinho enorme Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A falta de tempo, de ânimo e outras faltas, fazem-nos abrandar o ritmo da passada, e nem só por estas bandas, Adélia.
      Antes fosse!

      Beijinhos grandes.

      Eliminar