segunda-feira, 1 de julho de 2019

FEITIÇOS.


Fotografia Minha.





































Entardece, o céu
arde!
Há tanta nostalgia no ar
Que o meu peito faz
 doer
Quedo-me a olhar enfeitiçada
Não sei se o que sinto é saudade ou  
tristeza
O céu, indiferente, é como uma ameaça
Sinto-me, de repente, num estado sem
 graça
Neste feitiço que ainda arde em mim
Queimando o sonho que sonhei
Porque sei…
… ser já tão tarde!

Porquê, então, este feitiço 
não passa?!




=================================================
========================

28 comentários:

  1. Enfeitiçada pela fotografia e pelo POEMA 💞

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu, Teresa, fiquei enfeitiçada pela magnífica cor de fogo com que o céu me brindou, naquele fim de tarde...:)

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Há estratégias para aliviar a nostalgia. Não a podemos alimentar porque nos pode levar a lugares de onde será mais difícil sairmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não quero evadir-me desses instantes nostálgicos, que me provocam certos finais de tarde, quando o crepúsculo é de uma beleza sem igual, Catarina.
      Já em criança subia para o ramo mais alto de uma das nossas romãzeiras e ali ficava, sozinha, olhando o céu até ao escurecer. A minha Mãe bem chamava por mim, julgando-me a brincar na rua, e eu, ficava caladinha saboreando um sentimento, do qual ainda nem sabia o nome.

      Um beijo, Catarina.

      Eliminar
    2. Interpretei mal, então. Não foquei nos teus momentos “apenas” nostálgicos. Ao longo da leitura do poema o que realçou (segundo a minha interpretação e pensando, automaticamente em soluções para o “problema”) foi a parte “queimando o sonho que sonhei, porque sei ser já tão tarde.”
      Sorry!!!
      Tenho a mania de dar conselhos sem mos pedirem!!! : ))

      Eliminar
    3. E, nesse ponto, tiveste razão, Catarina, segundo o teu raciocínio, na frase em que te focaste.
      Mas sabes que ao escrever, acerca de sentimentos, há uma tendência para entrelaçar tudo o que se viveu e o que se gostaria de ter vivido…ou viver. :)

      Assistir a esses feitiços, acompanhada por alguém que sentisse o mesmo que nós, nesta fase da vida, teria um outro sabor.

      Quanto às desculpas, nem penses! Eu compreendo-te perfeitamente, pois sou igual a ti, nesse ponto. :)
      Gosto que se manifestem acerca daquilo que aqui lêem. Sinal que leram e se interessaram em comentar. Dizer apenas: “gostei”… é tão pouco e tão circunstancial…que não nos aquece nem arrefece!!

      Tem um bom dia, Catá!! :))

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada, Cidália.
      Espero que já se encontre restabelecida da cirurgia.

      Um abraço.

      Eliminar
  4. Sou também uma amante destes entardeceres, que me deixam enfeitiçada.
    O sol resolveu ir para o norte, porque uma bruma anormal instalou- se a oeste.
    Música muito bem escolhida😊 gosto de bons feitiços 😏

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, Manu...mas os entardeceres que tu captas, têm outra beleza!
      Eu fico sempre com a sensação de que o meu insignificante telem. nunca consegue captar o mesmo que os meus olhos viram.

      O dia hoje por aqui está sufocante. Não gosto de tanto calor.

      Um beijinho. Continuação de óptima semana.

      Eliminar
  5. Amo o entardecer e ele é mágico. Desperta em nós sentimentos mil. Amei o cantinho. Bjusss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade, Nádia Santos, todos os entardeceres têm muita beleza, mas aqueles que me tocam particularmente, são os breves instantes em que o céu se transforma e parece tomar conta de mim...:)

      Muito obrigada, volte sempre.
      Beijinhos.

      Eliminar
  6. Coisas lindas as tuas!

    Beijinho enorme Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Este postal, Adélia, inclui-o na "Etiqueta" Coisas Minhas, mais por reflectirem uma parte de mim do que pelos meus feitos, ou seja, por aquilo que eu 'criei'.
      Neste caso, creio que a verdadeira beleza esteve noutras mãos que não as minhas e sim, no poder do Universo. :)

      Um grande beijinho, Adélia.

      Eliminar
  7. Os feitiços são mesmo assim; prendem-nos a eles com uma força imensa e sempre por tempo indeterminado...

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...ou não seriam, eles,FEITIÇOS, não é verdade, Maria João?! :)

      Um grande beijinho e continuação de óptima semana.

      Eliminar
  8. Poema intrigante! O feitiço não passa porque provavelmente está errada quanto à certeza que diz ter de já ser tarde. Será assim?
    Gosto da musiquinha.
    1 bji. sem feitiços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E aquilo que, ao fim e ao cabo, deu origem a tudo o resto, ou seja, a fotografia? Não gostou?

      Beijinho, hoje, já semi-desenfeitiçada. :))

      Eliminar
  9. Tens de enquadra nas fotos algo mais !... uns telhados, uns fios eléctricos !....
    Gostei de ouvir o Sardet e ler as palavras !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os fios eléctricos estão lá!... e os telhados fiz cá uma ginástica para os cortar que nem te passa!!! Para a próxima vez, ficam os telhados! :)

      Obrigada, Ricardo.

      Eliminar
    2. Tens de deixar qualquer coisa, caso contrário vai parecer uma mancha colorida, com uma cor bonita, mas ....

      Eliminar
    3. Compreendo e agradeço-te a orientação, Ricardo.
      Estou a apaixonar-me pela fotografia, mas tecnicamente não percebo nada. Guio-me pelo meu instinto...Mas estou receptiva a aprender com quem sabe.

      Um abraço.

      Eliminar
  10. Preferia umas flores, mas entendo a foto.
    + 1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) E há flores novas cá do quintal da Janita.
      Mas, neste dia, não resisti a fotografar o céu quase em tons de fogo.

      Obrigada, José.
      + 2 dois beijinhos. :))

      Eliminar
  11. Respostas
    1. Quase tão bom quanto amanhecer...:)

      Beijo, Poeta.

      Eliminar