quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Pobrinha...Pobrinha.

Sebastião Artur Cardoso da Gama foi um poeta e professor português, 
licenciou-se em Filologia Românica, 
pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 1947.
Toada do Ladrão.
[Poema de Sebastião da Gama]

A mim não me roubaram
Porque eu nada tinha.
Mas roubaram tudo
À minha vizinha.

Vejam os senhores:
Roubaram-lhe a ela
A filha mais grácil,
A filha mais bela.






Nem na sua casa,
Nem na freguesia,
Sequer no concelho,
Melhor não havia.

Prendada, bonita...
E depois... uns modos
De matar a gente,
De prender a todos.

Dizia a vizinha
Que era o seu tesoiro;
Que valia mais
Que a prata e que o oiro.



Que a não trocaria
Por coisa nenhuma;
Que filhas assim
Só havia uma.

Pois hoje um ladrão
Que há muito a mirava
Entrava-lhe em casa
Para sempre a levava.

É a minha vizinha
Dona de solares
E de longas terras
Com rios e pomares.

E de jóias raras
Que ninguém mais tinha,
Ei-la num instante
Pobrinha... pobrinha...

(Tem pomares ainda,
Tem jóias, tem oiro...
Mas de que lhe servem
Sem o seu tesoiro?)


- Vizinha e senhora,
Não me queira mal!
Se há ladrões felizes
Sou o mais feliz
Que há em Portugal.



[ Imagem e poema recolhidos na Net.]


*********************************************************************************
******************************************


33 comentários:

  1. Olha que jóia de poema :-)

    Boa noite, Janita, como vai a moenga?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma jóia de aparência simples, mas muito valiosa, sim. :)

      Pois amiga, a moenga vai como vão todas as moengas: aborrecida e enfadonha.

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Gosto muito de Sebastião da Gama, Pedro.

      Beijinhos.

      Eliminar
  3. :) Sempre voltou, Janita! E de mãos dadas com Sebastião da Gama :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O bom filho à casa torna, Maria João. :)

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Gosto muito da poesia e também da prosa deste homem da Arrábida mas não conhecia este poema!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Internet tem-me dado a oportunidade de desvendar prosas e poemas que de outra maneira talvez nem chegasse a ler.
      Só por isso já vale a 'factura' que pago...:)

      Um abraço.


      Eliminar
  5. Fantástico. :)) Não conhecia:))

    Com as férias em "banho maria"...já sentíamos saudades vossas e resolvemos dar notícias, até porque, merecem toda a nossa consideração. Esperamos que estejam todos bem.
    .
    Do nosso querido poeta, Gil António -Amor livre, sem amarras

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço algumas maneiras de fazer férias, mas essas em banho-maria, nunca tinha ouvido falar, Larissa.

      Para a próxima vez que me quiser dar o gosto de a ver, venha sozinha pf.

      Eliminar
  6. Não conhecia, gostei muito, uma história completa em poema, com graça, com conteúdo e com uma moral para reflexão.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E simples, como eu gosto!
      Obrigada, Sam.

      Beijinhos.

      Eliminar
  7. Muito bem, Janita. Dou 20 valores porque não posso dar mais.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, António!
      Um prazer receber a visita de tão afamado repórter.

      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  8. Derivando: isto é Verão se que veja?
    Creio conhecer o poema, de algures, conheço o nome do autor, mas de resto....
    bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois este Verão, assim fresco e molhadito, para mim está muito bom.
      Se não lhe agrada, queixe-se a São Pedro...

      Beijinho

      Eliminar
  9. Aquele é que era um verdadeiro tesouro!
    Janita, apareça, sim, estou em Gaia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será um prazer conhecê-la pessoalmente, Madalena.
      Bem-haja.

      Beijinhos

      Eliminar
  10. Então "regressaste" ao remanso do lar
    sem avisar??
    E eu que desesperava por te voltar a ler
    Fossem poemas, fossem prosas,
    fossem dichotes, adivinhas ou trovas
    fosse o que fosse pouco importa.
    É preciso é que voltes aqui a viver.
    Beijokas e sorrisos!

    §-amanhã volto com mais vagar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada é definitivo, Kok.
      Mais de dez anos a blogar começa a ser cansativo para quem vem a este cantinho e encontra sempre mais do mesmo, há que dar lugar aos novos. Novas ideias e caras novas. Tudo tem um fim.

      Aparece sempre que quiseres.

      Um abraço.

      Eliminar
  11. Bom dia
    Da minha santa ignorância , não conheço o autor , mas gostei da poesia .
    Amiga se é que me permite , lembro que amanhã é sexta feira . Fico á espera do seu bom humor.
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe, Joaquim? Tinha decidido acabar com essa rubrica de humor, das sextas-feiras, mas como falou nisso, mostrando vontade de me encorajar, já preparei algo leve para amanhã.

      Amigo JP, fico-lhe muito grata.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Perdão, quis dizer JR.
      Assim, é que é!
      Peço desculpa.

      Eliminar
  12. Bóltei!
    Sebastião da Gama? Conhecia-o de nome mas nunca o li.
    Os nossos interesses literários vão-se dispersando e não temos oportunidade de mergulharmos em todas as obras publicadas.
    Felizmente que há sempre uma "mão" amiga que nos mostra algo que merece a pena conhecer, neste caso: ler. Obrg.

    Eu considero que também fui "1 ladrão" de gaLina mas com uma atenuante: ela quis. E quando duas vontades se juntam...

    Agora que boltastes é para ficares, para intervalares ou...

    Beijokas com os sorrisos do costume.

    §-não consigo comentar com o sapo. Vá lá que tenho o gmail senão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu é que te agradeço as visitas e palavras amigas, Kok.

      Quando retirei os "anónimos", não pensei nessa consequência de limitar as visitas apenas aos comentadores do Gmail. Irei rever essa situação, mas modero os comentários, bem contra a minha vontade, apenas para evitar ser o alvo de gente louca e desbocada, que se esconde no anonimato.

      Um abraço, Kok.

      Eliminar
  13. Um tesouro partilhado e que desconhecia.
    Tu tens essa capacidade de nos mostrares sempre coisas novas que nos enriquecem.
    Muito obrigada!

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como gosto muito de poesia acabo por descobrir poemas que nem eu conhecia, de poetas/escritores que admiro.
      Grata pelo apreço que não mereço, mas que sabe bem ouvir. :)

      Um beijinho com amizade, Manu.

      Eliminar
  14. Já conhecia o autor, Janita.
    É de ler e com muito agrado este poema limpinho de adiposidades.
    Parabéns pelo SG e pela comparência sem desfalecimentos.
    Beijo, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O autor, não sendo muito conhecido, conhecem-no quem gosta de poesia, Agostinho.
      Eu 'conheci-o' através do seu delicioso «Pequeno Poema», já lá vão uns anos.
      Obrigada por me honrar com as suas visitas sempre amigáveis, Poeta.

      Beijos.

      Eliminar
  15. Olá, Janita, não conhecia o poeta, e gostei de ler o ótimo poema de Sebastião da Gama.
    Beijo, amiga, bons dias pela frente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Tais.
      Não sei se dias que se me estendem pela frente, imensos e intermináveis, me trazem ânimo para superar tanto aborrecimento.
      Grata pela palavras e visita.

      Eliminar
  16. Este não conhecia eu. Muita saúde e obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, assim, vamos partilhando conhecimentos e saberes, não é verdade? Muito obrigada, por ter acedido ao meu pedido.

      Igualmente lhe desejo muita saúde.

      Eliminar