sábado, 31 de agosto de 2019

Um Doce A Quem Se Lembrar...!


A letra deste fado foi escrita pelo Max...Ainda se lembram quem foi?
Foi o tal, o da "Mula da Cooperativa"!!

                                                                       
Fiz Leilão de Mim.

Talvez de razão perdida
quis fazer leilão da vida
disse ao leiloeiro
venda ao desbarato
venda o lote inteiro
que de mim estou farto
meus versos que não
são versos
atirei ao chão
dispersos
vou ver se algum dia
o mundo pateta
por analogia
diz que sou poeta

Fiz leilão de mim
e fui por fim apregoado
mas de mau que sou
ninguém gritou
arrematado
fiz leilão de mim
tinhas razão minha almofada
por lances a esmo
provei a mim mesmo
que não valho mais que nada

Também quis vender meu fado
meu modo de ser errado
leiloei ternura
chamaram-me louco
mostrei amargura
e o mundo fez pouco
depois leiloei carinho
e em praça fiquei sozinho
diz me a pouca sorte
que para castigo
até vir a morte

vou ficar comigo



==============================


=================================

28 comentários:

  1. Não ganho o doce. Lembro do Rodrigo, mas não deste fado.

    Beijinho, Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa lá, Noname, levas o docinho na mesma... :))

      Beijinhos doces!

      Eliminar
  2. Lembro-me deste fado mas não sabia que tinha sido escrito pelo saudoso Max, que além do êxito da Mula da Cooperativa teve outros que lembro como o Casei com uma velha.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O 'nosso' querido Max era um poeta, para além de cantor e humorista. A letra deste fado é de sua autoria, bem como a de muitos outros.
      A Elvira lembra-se desta canção: POMBA BRANCA?. Na minha adolescência, saudosa do meu Alentejo, chorava sempre que a ouvia...Grande Max!

      Abraço e bom FDS

      Eliminar
  3. Sobre a música não dou opinião‼
    As flores encheram de beleza o meu coração 💚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, Teresa! A "tua música" é a chamada música erudita.
      Até fiquei surpreendida por te ver aqui, neste postalzito.:))

      Ah, as flores...olha, tanto as rosas do cabeçalho quanto essa hortênsia, são do meu jardinzito. Em breve começarão a florir as azáleas. :)

      Que bom saber que te alegrei o coração!

      Beijinhos, com amizade.

      Eliminar
  4. joaquim Rosario31 agosto, 2019 07:57

    Bom dia
    Rodrigo , um senhor do fado .l
    Já tinha ouvido este fado por esta grande figura do fado em Portugal. Só não sabia por quem tinha sido escrito . que foi outro grande artista Português .
    Obrigado por estes minutos fabulosos .
    Um bom fim de semana

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem lhe fica grata pela simpática companhia, nestes meus devaneios, sou eu, Joaquim.

      Se não somos nós a relembrar os grandes nomes que outrora fizeram tanto sucesso e hoje estão esquecidos, quem será, não achas? Vivam, pois, as nossas vozes do passado! :)

      Um abraço e bom FDS.

      Eliminar
  5. Estava convicta de tanto a letra quanto a música de A Mula da Cooperativa eram da autoria de Max... se assim for, este fado é também do Max, não é?

    Beijinho, Janita :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A letra deste fado é da autoria do Max sim, e, segundo está escrito no vídeo, a música é de Artur Ribeiro, Maria João. :)

      Um beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Então venha de lá esse doce! ó_+
    Como não saber do Max e do Rodrigo?
    "Conheci" o Max da Rádio e da TV e o Rodrigo da TV e ao vivo.
    Beijokas com os sorrisos doces!

    §-não vou nada de férias pah. disse "até 6ª" para marcar lugar. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ehehehehe...e tu que não viesses a correr buscar o doce...guloso como és!!
      Eu sei que sabes, Kok, assim como eu sei, mas parece que toda a gente se acanha de colocar nos blogues a nossa música, sobretudo, os faduchos e canções mais antigas, de raiz popular.

      O teu lugar aqui, às sextas, é cativo. Ah, pois!!
      De ti não faço leilão, não. ;))

      Beijokas com Amizade, Kok!

      Eliminar
  7. Claro que me lembro do Max e do Rodrigo!
    "Pomba branca, pomba branca
    Já perdi o teu olhar
    ..."

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Doce garantido para ti, Leo...:)

      Na minha resposta à Elvira tens lá a Pomba Branca, se te apetecer recordar.

      Beijinhos e sê bem vinda.
      Que tal foram as férias?

      Eliminar
  8. A Mula da Cooperativa" parece-me familiar... mas não tenho em presença...

    Teria a ver com os primeiros filmes portugueses? Já tenho saudades de os rever, era muito jovem.

    Beijinhos e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que essa canção do Max tivesse entrado em algum dos filmes com o António Silva e o Vasco Santana, Sam. Mas também não tenho a certeza...:)

      Bom fim-de-semana.
      Beijinhos.

      Eliminar
  9. A mula da cooperativa, deu dois coices no telhado ... e por aí fora.
    Grande Max!
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...por causa do Zé da Adega não saber cantar o fado!! :))

      E este fado, Reporter... conheces ou não?
      Já não levas o doce, pronto!

      Beijinho, António! :)

      Eliminar
  10. A mula eu conhecia, mas este fado não.
    :)

    ResponderEliminar
  11. Há muito que não ouvia o Rodrigo e como não me lembro desta canção, não levo um docinho :P
    Do Max lembro-me bem e gostava muito de trautear as canções dele.

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Levas o docinho pois! Até te lembras das canções do Max, como não levarias?

      A expressão algo trocista do Rodrigo, ao cantar este fado, é impagável, reparaste? :))

      Beijinhos, Manu!

      Eliminar
  12. Já perdi :))

    Bjos
    Votos dum óptimo Fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ohhhh, que pena, Larissa!

      Beijos, e bom domingo. :)

      Eliminar
  13. Lembro bem do Max, mas não conhecia este fado. O Rodrigo já tive o prazer de o ver e ouvir pessoalmente!

    Beijinho grande Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este não é um fado muito conhecido, Adélia.

      Tanto um como o outro só os conheci de os ver na TV, nunca tive o prazer de os ouvir cantar ao vivo.

      Beijinhos e um forte abraço, Amiga.
      Obrigada pela visita.

      Eliminar
  14. Lembro muito do Max e adorava, apesar de ser uma fedelha lol quanto ao Rodrigo, não gosto de o ouvir. O Max sim, cantava bem.
    Beijiho Nita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Max foi aquele simpático madeirense que encantou muitas noites televisivas da maioria de todos nós, à altura sem grandes meios de distracção, não é Mena? :)

      Beijinhos, Nina!

      (Não gostas de ouvir o cantor do "Cais do Sodré?" , olha que ele canta bem...:) )

      Eliminar