sábado, 21 de setembro de 2019

Se O Outono Fosse Meu...





Reinventava-o de cores e fragrâncias que só eu conheço.
Não permitiria que se vestisse com a roupagem do estio.





Trazia-lhe a sua original identidade de manhãs frescas, claras, húmidas e brilhantes, reflectindo a luz do orvalho de prata. Teria sempre tardes amenas e noites cálidas de Luar.

A chuva seria mansa e leve, sem causar estragos ao beijar a terra, de onde se desprenderia o cheiro morno de pão e trigo.

Todos os seres vivos à face da Terra, em cujo peito batesse um coração, teriam o seu par. Juntos abrigar-se-iam onde a vista alcançasse o infinito…Nunca estariam sós!

Se o Outono fosse meu…levar-me-ia às cavalitas de uma nuvem macia e perfumada de alfazema, de volta aos doces sabores da minha infância. Aos bagos de romã, aos dióspiros e aos cachos de uvas…
 …cachos que pendiam da latada que meu Avô plantou e eu vi crescer…

Ah…se  o Outono fosse meu…



E tu? O que farias se o Outono fosse teu? 

O que representa para ti o Outono?

* * *





                                                                  
----------------------------------------------------------------------
------------------------------------

34 comentários:

  1. Também em modo de reedição O MEU CONTRIBUTO

    Boa noite, e toca a dar as boas vindas ao Outono que chega já dia 23.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim o Outono chegou hoje, Noname.
      Chuvoso, morno e melancólico...

      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Bom dia
    como eu gostava de fazer assim coisas bonitas .
    O outono é das estações que mais pinturas e mais poemas tem .
    E como é de toda a gente , não poderia ser só meu .

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas podemos imaginar que temos o poder de fazer o 'nosso' próprio Outono, Joaquim. Modelá-lo à medida dos nossos sonhos e de acordo com as nossas melhores memórias...

      Um abraço outonal.

      Eliminar
  3. O Outono de paleta em tons de amarelo, do orvalho das manhãs, dos cheiros das colheitas, do tempo de sol escaldante que se foi que me deixa captar o que de melhor a natureza nos dá. Gosto dele e penso que sou retribuida.

    Beijinhos Janita.
    😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais do que a paleta de cores quentes que a natureza só nos oferece mais adiante, o Outono é isso dos cheiros de que falas, Manu.
      Aroma de fruta madura e, ao cair das primeiras chuvas, o cheiro de terra molhada, que todos adoramos...

      Beijinhos, Manu.

      Eliminar
  4. Depois de ler este texto tudo o que disser será banal!
    Representa, acima de tudo, maternidade.
    Fui mãe pela primeira vez no fim de Setembro, quando surgiam as primeiras chuvas, a natureza estava pintalgada de cores outonais e eu pensava que ia ser feliz para sempre!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grandioso Outono esse, que te trouxe o doce sabor da maternidade.
      Eu fui mãe, pela primeira vez, nos primeiros dias de um Outubro distante, quente e deslumbrante, como imagino tenha sido o teu Setembro, Rosa dos Ventos...

      Beijinhos.

      Eliminar
  5. O Outono é a minha estação preferida porque mostra cores cheiros, cores e sabores que nenhuma outra tem.
    Não tem as flores acabadas de abrir e não "mostra" o chilrear da passarada saída dos ninhos, de que a Primavera se ufana.
    Não tem o Sol doirado (e às vezes sufocante) do Verão.
    Não tem que ser chuvoso como um Inverno, agreste e ventoso.
    O Outono é calmo, descontraído, aromático e colorido, exactamente como eu o faria; e se para tal engenho e arte eu tivesse assim o representaria!
    Beijokas às cores com sorrisos perfumados de sabores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Descreveste uma bela paleta de cores e sabores, o melhor de todas as quatro estações, Kok!
      Na verdade, a minha Estação do Ano preferida é a Primavera.
      Só não é o Outono por saber da invernia que se lhe segue...

      Beijos sem sabor nem odor, mas com amizade...

      Eliminar
  6. Chiça! No 1º parágrafo há cores em duplicado.
    Por um lado não está mal pois o Outono tem muitas cores mas num comentário são cores a mais.
    Enfim, já que está... deixa estar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que deixo estar... essas são as tuas cores, ora! :)

      Eliminar
  7. Para mim das estações mais bonitas é a Primavera e o Outono. O Outono, precisamente pelas cores que o pintam ! AMEI
    -
    Lembranças dum passado sorridente. {Poetizando e Encantando}
    Beijos e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas duas, são as Estações que fazem a transição para as outras mais rigorosas e inclementes, por isso são as mais apreciados por todos.

      Um abraço, Cidália.

      Eliminar
  8. se o outono fosse meu guardava-o até à próxima primavera :)
    bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres dizer que substituías a Primavera por um novo Outono?
      Isso é que é gostar, Laura...:)

      Beijinhos, bom fim-de-semana.

      Eliminar
  9. Tão bonito como as cores do outono:))

    Hoje:-Num toque subtil arrepias-me a mente

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado. Bom-fim-semana.

    ResponderEliminar
  10. Se fosse meu eu dava-o ao Janita para que fosse como está aqui escrito para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E eu, querida Gábi, recebia-o das tuas mãos e guardá-lo-ia até ao fim dos meus dias, junto ao coração...

      Beijinho grande e grato.

      Eliminar
  11. Um belíssimo texto muito bem ilustrado pela foto das árvores.
    O outono é a musa dos fotógrafos. Nenhuma outra estação nem mesmo a primavera proporciona fotos tão espetaculares. Infelizmente têm sido poucos os outonos na minha vida em que a saúde não me faltou. Aliás dos nove internamentos hospitalares porque já passei cinco foram no outono.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Elvira. O Outono é a musa mais pretendida de todos os artistas.
      Essas memórias outonais, não sendo das melhores, não deixam de fazer parte integrante do seu percurso de vida, amiga.

      Abraço e obrigada.

      Eliminar
  12. Que bonito é o teu outono, Janita. :) E hoje o dia parece estar a chamar por ele, com as primeiras chuvas a molharem a terra e a fazê-la exalar o seu perfume peculiar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas hoje o sol já voltou a brilhar, Luísa. :)
      Os dias cinzentos e chuvosos, ainda em tempo de ser verão, têm o condão de me entristecer.

      Beijinho e boa semana.

      Eliminar
  13. O teu Outono é bonito! Eu do Outono só gosto das cores.

    Beijinho Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E do cheiro a fruta madura? Do doce aroma das compostas e das tartes a arrefecer nos parapeitos das janelas?
      Sei que também gostas. :)

      Beijinhos, Adélia, boa semana.

      Eliminar
  14. Pois para mim o Outono é a segunda melhor estação do ano a seguir ao Inverno, e nem que seja só por isso, por anteceder o Inverno, já é digno de relevo. Mas as cores e cheiros característicos desta época, o anoitecer mais cedo, e o São Martinho com as castanhas também são imagens de marca que me fazem gostar do Outono. De negativo, só mesmo anteceder o Natal, a época que eu menos gosto, para não dizer detestar.��
    Saudações despidas de folhas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Roadrunner! :)
      Já tinha lido, algures, sobre essa sua preferência pela Estação da chuva e do frio, mas pensei que fosse brincadeira. Afinal é verdade. Para alguém que gosta tanto de mar e de viajar é um bocadinho estranho...:)
      Só de pensar que o Natal está à porta, já me apetece fugir. Bem, adiante!
      E adiante ficam as despedidas e o agradecimento pela visitas. :)

      Saudações ainda repletas de folhas - não muito tenras, mas verdinhas!!

      Eliminar
  15. Não gosto do outono muito menos do verão. Para mim era sempre verão:)
    São estações do ano tristes.
    Beijinho Nita Bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E adianta gostarmos ou não?
      Nisto do tempo, apesar de já haver alguma influência, nefasta, da mão do Homem, temos de aceitar tudo o que a Natureza manda e quer.

      Beijinhos e boa semana, NIna. :)

      Eliminar
  16. gosto muito da primavera mas
    também gosto muito do outono! e agora que choveu ja poderemos comer romãs,
    já perguntei pelos diospiros mas ainda não chegaram ao mercado!
    que bom termos 4 estações :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ângela. :)

      Ainda não comi romã, mas já as vi à venda num mini-mercado aqui da minha zona. De dióspiros gosto muito... e de romãs também... :) mas não gosto de as descascar nem de ficar com os dentes negros. :))

      Beijinhos, querida Ângela e desfruta da beleza do Outono, ele está aí! :)

      Eliminar
  17. O Outono é ... quando eu faço anos ! :)))
    Significa o meu nascimento, a minha vinda ao Mundo !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh...então tens todos os motivos do mundo para gostar do Outono, Ricardo! :))
      Só que o Outono dura três meses e tu nasceste num dia específico.
      Fui ver na minha lista de aniversários e não estás lá.
      Vou ficar a aguardar a ver se nesse dia fazes uma festa dançante, lá no "Pacto". :)

      Eliminar