sábado, 16 de novembro de 2019

Abençoada Insanidade.


Minha Foto



"Rosa Esquerda"



Rosa Esquerda, plantei eu num antigo poema virgem,
e logo ma roubaram,
logo me perderam o pequeno achado,
mas ninguém me rouba a alma,
roubam-me um erro apenas que acertava só comigo,
um umbigo, um nó,
um nome que só em mim era floral e único.

Herberto Helder, “in" Servidões

[ Assírio & Alvim – 2013]

---------------------------------------------------------------------


Também Eu

Também eu quisera ser poeta, artista, 
pintora
quisera ser escriba, culta,
doutora
apenas para  saber retribuir,
 na justa medida,
o carinho recebido.

A beleza dos escritos sentidos e com sentido.

Nada disso sei ou sou,
mas sinto e disso não abro mão:
Sinto-me grata à Flor simples,
de enorme coração
de insana inspiração
me proporcionou momentos de riso,
de pasmo e enlevo,
 outros, de profunda emoção.

Obrigada, Flor.
:)

Foto Minha



Postal dedicado à autora do blogue:  "A Faca Não Corta o Fogo"

==============================================

26 comentários:

  1. Respostas
    1. O frio prendeu-lhe a língua, ou melhor, os dedos, Amigo José?
      Costuma ser mais loquaz...:)

      Bom fim-de-semana, também para si.

      Eliminar
  2. Minha querida Janita, eu já cá passei a correr, mas sem tempo para teclar como deve ser.

    Muito, muito obrigada, por tudo, simpatia e generosidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A generosidade foi toda da Flor, por nos brindar com tão belos textos. Gostei muitíssimo do Desafio.

      Um bom domingo, de descanso. :)

      Eliminar
    2. Janita, quanta palavra bonita. Fiquei muito contente de a conhecer. E obrigada pelo carinho.

      Eliminar
    3. Flor, como acabei de relembrar, numa dedicatória escrita pelo meu rapaz e que publicarei de seguida: "São das pequenas coisas que se faz uma vida"
      Ao que eu acrescentarei: "É das pequenas coisas que se constroem as amizades". Também gostei muito de conhecer a Flor 'por dentro'. Muito, mesmo.

      Obrigada, uma vez mais.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Es tão querida, Nina!
      Passas o tempo a dizer que não gostas de nada,e, afinal, gostas de tudo.

      Um grande beijinho. :)

      Eliminar
  4. Herberto Hélder é meu irmão

    Dá por mim
    um beijo a essa "faca"
    no fio da palavra
    que corta

    Ou seja, na rosa
    ou então
    no fogo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já imaginava que o poeta fosse irmão do Rogério.
      Todos o são!

      Para ser melhor
      e mais directo
      que tal ir o meu amigo
      dar o beijo à Flor
      e trazer outro consigo?!

      Daqui, leva já o meu abraço.

      Eliminar
    2. O Rogério sempre teve o dom das palavras.

      Eliminar
    3. :) E dos comentários escritos em verso, Flor!

      É um Poeta, o nosso amigo.

      Eliminar
  5. Um belo post, tanto pelo poema de Herberto Hélder, como pela sua mensagem e especialmente pelo sentimento que ela encerra.
    Abraço e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre generosa e assertiva, minha amiga.

      Obrigada e um abraço, Elvira

      Eliminar
  6. Bom dia!
    Gostei deste "desafio insano" Parabéns e este e ao Blogue da Flor!:)

    -
    Pensamentos que voam ...
    Beijo e bom Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela simpatia, Cidália.

      Boa semana e um beijinho.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Nós, os leitores participantes, não tivemos que responder a perguntas, nem descobrir coisa nenhuma, Leo. Este foi um desafio que a autora intitulou de 'insano', pela louca envergadura de que se revestiu. Um desafio à mente criativa da Flor, onde a faca não cortou o fogo, mas, creio bem, lhe dilacerou os nervos.
      Encaixar num poema ou texto, as três palavras que eram pedidas, foi mesmo uma loucura. E houve cada pedido que nem te digo nem te conto...:))
      Todo o mérito, envolvendo este feito inédito, foi da autora da ideia, como é óbvio.

      Um abraço e obrigada.

      Eliminar
    2. :) Beijinho, querida Flor.

      Eliminar
  8. Muito bom...Adorei :))

    Bjos
    Votos de um óptimo Domingo

    ResponderEliminar
  9. Como tu, Janita, eu sinto e me emociono lendo a flor. Do melhor que há nesta blogosfera. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha natural timidez, embora não aparente, afastou-me sempre de aparecer em certos blogues. Mas, desta vez, arrisquei participar e adorei a amabilidade e gentileza da anfitriã.
      Uma das melhores bloggers que há na blogosfera, como bem dizes, Luísa. :)

      Eliminar