terça-feira, 5 de novembro de 2019

RUMO AO SONHO...

Repetindo o que disse no postal anterior e parafraseando Rubem Alves.


"O brilho do Sol do lado de dentro da gente chama-se Sonho."

Só que o nosso sonho hoje, pode não ser o mesmo de 

amanhã. Compreensível isso. E cada um de nós tem os seus

próprios sonhos.

Hoje, o meu, resume-se a deliciar o olhar e a mente vendo e 

ouvindo este magnífico bailado ao som da Valsa nº 2 de 

Dmitri  Shostakovich... :)



E qual é o vosso Sonho de hoje? Sim, porque amanhã será 

um novo dia. :))


A tela, como sabem, é de Diego Rivera.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------


38 comentários:

  1. Neste momento só sonho com o final das obras na minha casa de banho privada!
    No que eu me fui meter!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obras em casa são uma dor de cabeça, sei bem o que isso é.

      Mas esse teu sonho há-de concretizar-se, Leo. É uma questão de tempo e paciência.
      Entretanto, vai sonhando através de um bom filme, um bom romance, um bailado clássico, ou planta de interior que te alegre a vista. :)

      Um beijinho ao som desta Valsa.

      Eliminar
  2. Sonhos, quem os não tem, não é verdade?
    Eu tenho um fixo, e um outro variável, e a mais pequena coisa o pode despoletar - Um dia de sol; uma flor; Uma palavra simpática, qualquer coisa - Hoje o sonho fica a cargo da música de Franck Pourcel, que aprendi a ouvir com o meu pai, e que recuperei graças ao youtube :-)

    https://youtu.be/YIrqJnvaeJ4

    Bora lá sonhar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito que não ouvia Franck Pourcel. A melodia é muito tranquilizante, boa para ser ouvida de olhos semi-cerrados frente à lareira, e um cálice de Porto na mão.
      Não diria que seja para sonhar, antes para meditar.

      Obrigada, Non! :)

      Eliminar
  3. Estás a assumir precipitadamente que todos sabem quem é o autor da pintura. Acontece que já tendo visto muitos quadros dele na Galeria de Arte do Ontário, não é que não o reconheci entre o olhar para o quadro e o ler a tua legenda?! Ou já o tinha visto e não me lembro, ou nunca o vi e não reconheci o seu estilo ou estou muito distraída porque vou comprar um carro hoje que não é o meu sonho de carro porque na verdade não tenho carros de sonho. Sou prática. Quero um carro que dure que me leve do ponto A ao ponto B.
    Um parágrafo praticamente sem pontuação. :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Catarina! Acho que houve uma certa precipitação da minha parte quando deduzi que conhecessem o autor desta pintura.
      Mas, como tudo, isto tem uma explicação. Há pouco tempo publiquei, já nem me lembro concretamente o quê, cuja ilustração era uma tela de Diego Rivera e as flores eram justamente estas. Houve em 2012 uma exposição de telas dele e Frida Kahlo aí no Canadá.

      E então? Que tal o carro novo? Depois mostra-nos uma foto desse bólide. :)))

      Beijinho!

      Eliminar

    2. Fui ver essa exposição e provavelmente fiz uma postagem sobre ela. As características artísticas de ambos são muito distintas. Eu deveria ter reconhecido!!
      Ainda não foi hoje que comprei o carro. A negociação dececionou-me. Telefonaram-me duas vezes enquanto eu regressava a casa. A minha oferta tinha sido aceite pela gerência. Só que agora não tenho a certeza se quero aquele carro. Preciso de 24 horas para ponderar e analisar. 😊

      Eliminar
    3. Eu não disse que estava distraída?!! Não vi o vídeo esta manhã. Que liinnnnndo!! Conheço a valsa e já tinha visto um outro bailado. Oh!!! Que encanto para os nossos olhos e ouvidos!

      Eliminar
    4. Pois é, Catarina, um carro não é coisa que se compre todos os dias, analisa os prós e contras e depois decide. :)

      Fiquei feliz por gostares do bailado e da Valsa, que já foi banda sonora de alguns dos melhores filmes.

      Abraço :)

      Eliminar
  4. O sonho comanda a vida! Adorei a sua postagem...Obrigada pela partilha!

    Beijo e um excelente dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha vida não tem sido o sonho a comandar, pelo menos desde que me dei mal por deixar que fosse esse danado a pegar na rédea...:)

      Eu é que lhe agradeço, Cidália.

      Beijinho

      Eliminar
  5. Eu rumo à realidade, sem música‼ Embora aprecie as composições de Dmitri Schostakowitsch, que sofreu tanto sobre o governo de Josef Stalin 🌚

    Continuação de uma semana repleta de sonhos e alegrias 💙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez por ter sido tão perseguido, e lá, como em todo o mundo, se dê valor às pessoas só depois delas partirem, em 2000 foi emitido um selo, na Russia, em memória de Shostakovich.

      Boa semana com tudo de bom também para ti, Teresa

      Eliminar
  6. Bom dia
    O meu sonho neste momento era mesmo a pré reforma para poder disfrutar de mais uns anitos sem o stress que o meu trabalho me dá .
    Mas !!!!

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, Joaquim.

      Assim como cada um de nós tem a sua cruz para carregar, também tem o seu sonho para sonhar.
      Um dia chegará esse dia que tanto anseia. Tomara é que, depois, não sinta saudades do tempo de agora... :)

      Eliminar
  7. Meu sonho? Hoje?
    Lembras-te da canção
    que fala
    no Mundo que pula e avança
    como bola colorida
    entre as mãos de uma criança?

    Meu sonho é esse
    Avançar, sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, Rogério, diga como aquele personagem do filme "O Costa do Castelo" :

      "Prá frente... prá frente, que eu sou de Cavalaria" :))

      Beijinhos.

      Eliminar
    2. ...ou seria: Infantaria, Rogério? Se calhar era!!

      Eliminar
  8. Meu sonho hoje? o mesmo de ontem de amanhã e de não sei quanto tempo mais. Ficar bem de saúde.
    O bailado é uma maravilha e a tela muito bonita.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito Elvira, assim como também acredito que esse sonho ainda vai ser realidade. É o meu sincero desejo.

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Seja qual for a coreografia, é sempre super-agradável ver/ouvir esta valsa.
    Quanto a sonhos, só os de a dormir, nem sempre - quase nunca - agradáveis.
    bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim senhor! Uma Valsa lindíssima.

      Também sonho muito a dormir, uma vezes sonhos bons, outras de uma inquietação tremenda.
      Ultimamente tenho o sonho recorrente de que me vejo numa rua, de uma terra que desconheço, e não tenho nada comigo, nem sei para onde ir. Sem telefone, identificação, dinheiro...nada! É terrível e acordo com o coração aos saltos.

      Um beijinho.

      Eliminar
  10. Gostei. Sonho ser uma Petiza de verdade, mas não tenho capacidade para tanto:))

    Do nosso Poeta - Gil António:- Flor Esquecida

    Bjos
    Votos de uma óptima noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Larissa já é uma excelente Poetisa.

      O tempo, a prática e o estudo poético, farão o resto. Continue que vai no bom caminho.

      Um beijinho

      Eliminar
  11. Tens bom gosto, Janita
    mas não são pessoas que dançam, são divindades !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida Ângela.

      Estes bailarinos pertencem a Companhias de Bailado Clássico, são como seres especiais, mas o investimento, a entrega à sua paixão pela dança, torna-os quase divinos, entretanto, rouba-lhes o direito à vida 'normal'.

      Beijinhos.

      Eliminar
  12. O meu sonho hoje é igual ao de todos os dias - ser feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesse caso Pedro, nem chega a ser sonho, o seu sonho é diariamente alcançado, felizmente! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  13. O meu sonho hoje, para além da saúde é estar em casa é ouvir o som da chuva lá fora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria José.

      Já o meu sonho para hoje, foi que a chuva mudasse o horário para o turno da noite. Tive de sair por duas vezes e de ambas apanhei uma molha.

      Eliminar
  14. Olá,Janita.

    Com o passar dos anos o espaço reservado aos sonhos vai sendo preenchido; umas vezes bem, outras nem tanto...e hoje o que da vida se espera e deseja tem carácter bem mais prosaico e terra a terra: como o de ter saúde que chegue, para nós e todas as pessoa de quem mais gostamos. Dito assim, parece pouco, mas de modo algum sonho fácil de realizar...

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Pois é, meu Amigo, isto dos sonhos é tudo conversa fiada, pudéssemos nós ter voz activa e poder de concretização, em coisas que são vitais no nosso dia-a-dia, e já nos daríamos por felizes...

      Um beijinho amigo, com profunda amizade.

      Eliminar
  15. Sonhos sempre os tive, quer dormindo, quer acordado. Aliás, quando acordado os meus sonhos sempre foram melhores dos que tinha quando dormia.
    E o mesmo acontece hoje; a grande diferença é saber que alguns podem realizar-se e outros (quase diria: os melhores), nem por isso!
    Mas como o sonho comanda a vida há que continuar sonhado e continuar vivendo.
    Beijokas sonhadas com sorrisos.

    §-não vi o vídeo (dificuldade do meu PC), mas eu volto amanhã talvez...
    e por falar em sonhos... https://youtu.be/-COqhV9a2Ic

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu, Kok, sonhei muito na juventude e nada ou quase nada realizei, daquilo que sonhei.

      Agora só desejo paz e sossego.

      Ai, Zé não me tragas cá mais o Zé Manel Concha. Isso já foi chão que deu uvas!!

      Se estiveres muito interessado lá na tal parvoíce da açorda e das migas, desce um patamar e vê se entendes alguma coisa do que lá está.
      Tenho de começar a usar a táctica do Aleixo, mas é:

      Para que não sofras ofensas
      e para teres dias felizes
      não digas tudo o que pensas
      mas pensa tudo o que dizes.


      Essa é que é essa!!

      Beijocas amigas e sem migas.

      Eliminar
    2. A minha ideia não era o Concha mas sim o "Sonho".
      Ainda me lembrei de mostrar https://youtu.be/uIK4MnrZuFs mas achei que preferirias em português de Portugal.
      Enfim, a cada um o seu sonho, né?

      Já vi o vídeo e, evidentemente que adorei. Lindo, lindo, lindo.
      Aqueles acordes iniciais não lembram os acordes iniciais de uma "moda portuguesa"? (ou vice-versa?) Não é que eu entenda de música mas pareceu-me.
      Beijokas com melodiosos sorrisos :))

      Eliminar
    3. Ehehehe...Oh sacrilégio dos sacrilégios...
      Tu nem digas que os primeiros acordes desta soberba Valsa te lembraram «d'O cheiro que a rosa dá» https://www.youtube.com/watch?v=ZP8XsmoVruA

      É que sempre que a ouço fico com a noção de me serem os acordes iniciais, ouvidos há muito, agora apurei mais o ouvido e fui dar com quem? Pois com o malandreco do Quim Barreiros. :))

      Heresia, pura heresia, caneco. Há coincidências que nem deviam de existir. :))

      Da Maria Bethânia gosto muito, bem como do seu e meu:

      “Sonho meu, sonho meu
      Vai buscar quem mora longe
      Sonho meu…”

      Enfim, a música é um dos melhores alimentos para a alma.

      E agora me vou, que a minha vida não é só isto.

      Beijinhos. :)



      Eliminar
  16. Ultimamente tenho sonhado muito acordado. Talvez o meu sonho para hoje seja sonhar a dormir.��
    Saudações despertas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, e que sonhos bons se têm a dormir...

      Vá lá fazer uma sesta e depois conte o que sonhou. :)

      Saudações expectantes! :D

      Eliminar