domingo, 17 de novembro de 2019

São das Pequenas Coisas Que Se Constrói Uma Vida.


"Título sugestivo. Mas pela experiência que as minha leituras
de G.G. Marquez, já me conferiram,
 este será 'mais' um bom e delirante livro

de pequenas situações, porque afinal,
são das pequenas coisas

que se faz uma vida."




Escreveu esta dedicatória num livro do autor referido acima, e me foi oferecido num Natal já distante, o meu filho, então estudante  na Universidade do Minho.

Foi sendo a sua vida construída aos poucos, feita de pequenos/grandes sucessos e algumas frustrações, mas, mercê da sua força de vontade, persistência e determinação - a tal resiliência, hoje tão em voga - conseguiu alcançar  os seus objectivos pessoais e profissionais. Não foi fácil, sofreu reveses, mas a luta tornou-o mais forte.

Quando eu, hoje, ao tentar colocar alguma ordem na desordem em que convivem livros já lidos e relidos, com outros meio-lidos ou ainda por ler, encontrei esta preciosidade, já de folhas amarelecidas pelo tempo. 
Comovi-me com a lembrança desse Natal distante, em que as esperanças dos meus filhos em alcançar os seus objectivos, eram as minhas esperanças, e a sua luta era a minha luta.

Comovi-me também com a desventura da pobre e jovem Cândida Erêndira - que continuou a correr, com o colete de ouro, mais além dos ventos áridos do deserto e dos entardeceres de nunca acabar. Jamais se voltou a ter a menor notícia dela nem se encontrou o vestígio mais ínfimo da sua desgraça. 

Tampouco por aqui se encontrará. Talvez, um dia, quando os meus descendentes forem remexer nas caixas empoeiradas, cheias de velhos livros, no sótão, encontrem, feita em pó, cinza e nada, a Velha e Desalmada Avó, que deu origem à Incrível e Triste História
escrita pelo autor de «Cem Anos de Solidão.».




26 comentários:

  1. São as recordaçôes que nos trazem à memória etapas das nossas Vidas
    E essas justificam bem a Alegria do sucesso dos filhos
    Beijinhos e uma Boa Semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não que eu seja saudosista e viva presa ao passado, com tudo o que de bom e mau ele teve, mas quando me vêm ter às mãos coisas que me lembram os velhos tempos, em que a presença dos filhos era uma constante, isso mexe comigo. Acho que se passa o mesmo com todos nós.
      Beijinhos.

      Eliminar
  2. Lembranças e saudades, não são sempre tristezas, na maioria das vezes, creio, são pontos de luz de uma vida vivida.

    Beijo em TU

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certamente, Non, se fossem só tristezas mal seria. Dessas, das tristezas mesmo tristes, nem eu falo ou quero sequer lembrar. Deus me livre e guarde!

      Beijinhos grandes.

      Eliminar
  3. Também se vive de recordações e às vezes elas são as nossas maiores aliadas na luta contra a solidão.
    Deixo um grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não Elvira, não quero viver só de recordações. Já agora!... Enquanto houver em mim um sopro de vida, eu quero viver coisas novas. Nem que seja ir ao cinema ou ver na TV um filme que já vi, mas gostei, ler ou reler um livro que me emocione, coisas assim. Preencher os dias solitários a relembrar o passado que passou e não volta mais, não.

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Aquilo com que se constrói a vida
    só é pequeno se visto
    de fora da vida construída
    e aos nossos filhos
    os vemos
    sempre por dentro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando refiro 'pequenas coisas', acredito que o meu filho também, quero dizer coisas simples mas gratificantes e belas.
      Não são precisos grandes feitos para enriquecer uma vida.

      O Rogério, entende o que quisemos dizer. :)

      Eliminar
  5. O meu autor favorito.
    Beijinhos, boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também o meu, Pedro.
      Quando me lembro das vezes em que quase desisti de prosseguir com a leitura daquela saga da 'famelga' Buendia...mas consegui levar a coisa até ao fim. Já o «Amor em Tempos de Cólera» li e reli.

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom dia
    Já alguém cantava assim :
    A vida é feita de pequenos nada !1

    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade é mesmo isso, pequenos nadas que nos podem trazer grandes alegrias.

      Então esses poemas, saem ou saem à cena?

      Boa noite, Joaquim.

      Eliminar
    2. Bom dia
      Tentei mandar através do email que aparece no seu blog , mas não foi reconhecido .
      Se puder ajudar de outra forma fico grato

      Joaquim Rosario

      Eliminar
    3. Boa tarde.

      Não tenho email no blogue, mas se o Joaquim faz muita questão que eu leia os seus poemas, pode enviarmos para aqui:
      fgmncf@gmail.com

      Nada a agradecer.

      Eliminar
  7. Que lindo, Francisca!
    Votos de excelente semana para si e um beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Olá, Ricardo!
      Nada de mais, apenas lembranças que trazem de volta momentos felizes e já distantes.

      Um beijinho e grata pela visita.
      Boa semana para o Ricardo, também, e para toda a família.

      Eliminar
  8. As lembranças são sempre boas. (as boas) Gostei da postagem!
    -
    Sussurros ao entardecer ...
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na vida temos de tudo, como na farmácia, Cidália! :)

      Beijinhos.

      Eliminar
  9. Estou outra vez muito cautelosa a mexer em recordações!
    Às vezes dói!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo, cara amiga.
      Há que dar tempo ao tempo, para que as feridas cicatrizem.

      Um grande abraço, Leo.

      Eliminar
  10. Garcia Marquez, um escritor de eleição, a reler sempre que possível.
    Livros é (era) uma das minhas "ocupações" preferidas, alguns dos quais foram à vida, num incêndio. E quem não lê, não sabe. Parabéns ao seu filho.
    1 bji.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando se perdem livros, é como perder amigos.
      Todos os que já perdi foram os que emprestei e não me foram devolvidos.
      Por motivos diferentes, dos do José, também leio hoje muito menos do que lia. Primeiro, por causa dos olhos que já só conseguem ler 'letras grandes', depois por culpa das editoras que, para poupar no papel, reduzem o tamanho das letras.
      Valem-me os livros digitais em ampliamos o tamanho das letras, ajustando-as às nossas necessidades. Mas nada chega ao gesto de pegar num livro e folheá-lo, senti-lo e cheirá-lo.

      E vamos lá às despedidas que isto já vai longo.
      ( a voz do Vasco Palmeirim já me soa aos ouvidos. Tenho que ir a correr ver o Joker. :))

      Beijinhos e grata pelos parabéns.

      Eliminar
  11. Olá,Janita.

    Para o cidadão comum,seja esta vida feita de coisas pequenas ou grandes, o melhor e mais importante da mesma situar-se-à sempre no campo ligado aos afectos. E a forma carinhosa como a mensagem acima termina certamente que para ti teve saborzinho a coisa doce, cuja memória não mais se apagará da mente...

    Bonito texto.

    Beijinhos amigos
    Vitor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vitor!

      Tens toda a razão. Sejam grandes ou pequenas, todas as coisas que estejam ligadas aos afectos, tomam uma dimensão tal, e uma importância que se agigantam e perduram em nós para toda a vida. O meu rapaz sempre foi muito dado, desde bem pequeno, a dedicar-me pequenos textos cheios de ternura. Qualquer papelinho lhe servia. À medida que foi crescendo nunca me ofereceu nada que não trouxesse uma dedicatória carinhosa.
      Ultimamente, tem uma vida tão ocupada que os "papelinhos" são as mensagens pela moderna via electrónica, que nem para guardar num envelope servem...

      Beijinhos amigos, Vitor.

      Obrigada pelo carinho.

      Eliminar
  12. Uma vida com afectos é uma vida (bem) preenchida.
    Beijinho, Janita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não duvides, António.
      E ainda que estejam longe, aqueles a quem dedicamos o nosso afecto, estarão sempre perto!

      Beijinhos e obrigada, amigo António.

      Eliminar