sexta-feira, 6 de maio de 2016

Enquanto Houver Crianças... [ I ]

...Existirá sempre o Mundo dos Porquês!


Sem que o procurasse, já que era outro o livro que pretendia encontrar, veio ter-me às mãos este livrinho mágico, que tanto me ajudou a responder aos Porquês, dos meus filhos.

O Prefácio a cargo de Cécile Aubry é bem elucidativo da importância e da diferença entre o que significa perguntar por se ter vontade de aprender e a indiscrição de tudo querer saber imiscuindo-se na vida alheia. Creio que isto se deva aplicar tanto a crianças quanto a adultos. Vai daí...aqui fica!


Elogio da Curiosidade

Costuma dizer-se que a curiosidade é um péssimo defeito. No entanto, convém sempre esclarecer a natureza desta curiosidade e conhecer os seus protagonistas.
A verdade é que, por vezes, confunde-se indiscrição com curiosidade. Se é condenável querer descobrir o que pertence à vida privada de cada um, em contrapartida é de louvar o interesse em descobrir diariamente novos conhecimentos.

Enquanto as «pessoas crescidas», às vezes por timidez, outras por preguiça, frequentemente por indiferença, hesitam em interrogar-se ou em fazer perguntas, as crianças não procedem assim. E fazem bem.
Vulgarmente os pais aceitam um «porquê», no máximo dois, mas à terceira pergunta, solicitados por outras tarefas, ou inseguros acerca da resposta certa, decidem encerrar o interrogatório com um definitivo «aprenderás isso mais tarde» ou «isso não interessa às crianças da tua idade».

Ora, é do maior interesse para as crianças que as respostas sejam dadas hoje e não amanhã. Todas as respostas. Ou, melhor, quase todas…

Constitui um erro acreditar que nos desembaraçamos facilmente de um interlocutor de quatro ou seis anos. Ele tentará descobrir, por si próprio, aquilo que não lhe dissermos.
É preferível, por exemplo, que ele saiba que a cabeça do fósforo é fabricada com uma mistura de fósforo e enxofre, que se inflama à mínima fricção, a fazer esta descoberta à custa de uma queimadura de sérias consequências.

Do mesmo modo, se ele souber que os bigodes do gato não são apenas elementos decorativos, mas sim um desenvolvimento normal da sua vida animal, a criança não sentirá a tentação de lhos cortar.
Ignoro se alguém acabará por tornar-se sábio utilizando o sistema de fazer perguntas a propósito de tudo e de nada, mas estou certa de que esta atitude constitui uma prova de humildade.

Conhecemos tantos sabichões e sabichonas de palmo e meio, já tão seguros de si, que é muito agradável informar, tanto quanto possível, as crianças ávidas de tudo saber. Compreendida desta forma, não será a curiosidade uma qualidade preciosa?

Além disso, respondendo a perguntas interessantes, não nos arriscamos a irritar-nos e a gritar:
 « Cala-te que me estoiras os ouvidos!», pois é mais que certo que a criança nos perguntará:

 «Porque se diz “estoirar os ouvidos de uma pessoa”?»…


 ( Cécile Aubry )















quarta-feira, 4 de maio de 2016

Já Fui Feliz Aqui. [ XIV ]



A Flor

Pede-se a uma criança: Desenha uma flor!
 Dá-se-lhe papel e lápis.
A criança vai sentar-se no outro canto da sala onde não há mais ninguém.
Passado algum tempo o papel está cheio de linhas.
 Umas numa direcção, outras noutras;
 umas mais carregadas, outras mais leves;
 umas mais fáceis, outras mais custosas.
A criança quis tanta força em certas linhas que o papel quase não resistiu.
Outras eram tão delicadas que apenas o peso do lápis já era demais.
Depois a criança vem mostrar essas linhas às pessoas:
 Uma flor!
As pessoas não acham parecidas estas linhas com as de uma flor!
Contudo, a palavra flor andou por dentro da criança,
 da cabeça para o coração e do coração para a cabeça,
 à procura das linhas com que se faz uma flor,
 e a criança pôs no papel algumas dessas linhas, ou todas.
 Talvez as tivesse posto fora dos seus lugares,
 mas são aquelas as linhas com que Deus faz uma flor!


 (Almada Negreiros)

_______________________________________

Naqueles momentos felizes soube que  um dia mais tarde iria recordar este recanto e estas flores, com a saudade de algo que  só eu entendo e é somente meu!
Tão meu, como o meu pensamento.


domingo, 1 de maio de 2016

Foi Assim Que Vi A Vida Acontecer, Neste Dia de Domingo.



Desta vez o passeio foi até ao Cais de Gaia. Como havia uma concentração de motards mesmo em frente à esplanada do bar onde a minha gente tem 'montes' de amigos e conhecidos, o barulho  ensurdecedor fez-me deixá-los entregues aos aperitivos e à conversa mole para boi dormir e fui dar uma volta até junto ao Douro.  


Estava na margem de Gaia, mas era no meu Porto sentido que pousava o meu olhar!


Tínhamos previamente, feito reserva para almoçar às 13:30, no restaurante Rabelos (passe a publicidade), mas meia-hora antes já lá estávamos. A vista que se desfruta do último piso sobre o rio Douro e a margem do cais da Ribeira, bem como de todo o casario que se estende ao longo da outra margem, é, simplesmente, soberba. Magnífica. Deslumbrante! O Céu azul, limpo de nuvens, a temperatura amena que se fazia sentir e o sol brilhante, ajudaram muito. Diria mesmo que tiveram uma grande importância neste dia, que se desejava de boas memórias. E será!



Ainda soltei uma saborosa gargalhada devido ao pomposo nome com que este prato foi baptizado: Peixe Poseidon! Reparem na poética descrição: pescada com camarão, coberta com uma nuvem de molho branco, pousada sobre um tapete de deliciosos e coloridos legumes! 
Pompa e circunstância aparte, a verdade é que o sabor era divinal. A sangria de frutas uma delícia, os mimos e a conversa prazeirosa e risonha! Assim, decorreu, serenamente, esta dupla celebração, neste meu dia de Domingo!

                             



_____________________________________________________

PARA TI MÃE...


...Estejas onde estiveres, sei que entenderás a razão desta canção!

                                    
Perdoa não ouvir
 os teus conselhos
Tu sabes o quanto já me arrependi
Preciso do afago 
da tua mão nos meus cabelos

Sei que breve, muito em breve,
 me juntarei a ti.






sexta-feira, 29 de abril de 2016

E Quase Sem Nos Darmos Conta, Hoje Já É Outro Dia...


...Desta feita, Dia Mundial da Dança!



Para os apreciadores da Dança Clássica: 
Beleza, arte, romantismo e sensualidade, em todo o seu esplendor!


Para os saudosos amantes de Tango, esta belíssima lição de como se baila una milonga. Aprendam com Los Hermanos Macana e ponham em prática.
Dançar é uma forma de libertação única e sensacional.
Diz-vos quem sabe!!

                               

Desejo a todos vós, meus Amigos:


quinta-feira, 28 de abril de 2016

Neste Dia Em Que Se Celebra O Sorriso...

...Deixo-vos com alguns dos mais belos Sorrisos do meu Bairro!!
Não coloco links nem nomes,  vejam se os reconhecem!! :)



Este é o sorriso mais alegre e que mais dinamismo imprime ao nosso convívio diário! Linda! :)


Sempre sereno e bem-disposto. O Amigo, Companheiro de todas as horas, O nosso Mestre e nosso Guia Espiritual. Lindo! :)


O nosso querido Passarinho Azul. Linda por fora e por dentro. Uma fonte de inspiração para todos nós. Linda!:)


Gosta de afirmar que Avinagra as Conversas. Para mim, isso é puro engano! Tudo o que ele mais deseja é Mudar o Mundo. Torná-lo um lugar onde se possa viver e respirar, serenamente! Um sonhador. Lindo! :)


Uma mulher de fibra. Lutadora, dona de um talento nato para a escrita. Uma boa Amiga do seu Amigo! Linda! :)


Tem a música no Coração! Especialmente Jazz. Fiel aos seus princípios, fez um pacto com a Língua Portuguesa. Integridade e honestidade! Lindo! :)


Um Português que emigrou, sem que fosse preciso dizer-lhe para o fazer. Em Macau encontrou a Felicidade e a sua razão de viver: A  Família! Um dos nossos melhores Amigos. Um irmão, a quem se quer muito bem. E é tão fácil gostar dele. Um pacifista por natureza...Lindo! :)


               Ri-te, ri-te...depois diz que estás gorda!!! Pois, também és linda, és!! ;)


Por ultimo, mas não menos importante, um Amigo que trago no peito! Coração tão grande quanto a sua estatura. Viveu a vida intensamente, é Pai de quatro filhos e Amigo de toda a gente! Lindo! :)

  
Sorriso audível das folhas
Não és mais que a brisa ali
Se eu te olho e tu me olhas,
Quem primeiro é que sorri?
O primeiro a sorrir…ri…

 (…)


Fernando Pessoa


Nota: Para evitar reclamações apenas coloquei neste post as fotos de quem as tem no seu perfil e foram possíveis de copiar.

Não se esqueçam: Sorriam, sempre!!
:)

As Burkas E Quem Está Dentro Delas...Querem Adivinhar?

Reedição

...Adivinhem... 
 Homem ou Mulher
Cu-Cu...Adivinha?!?!



Será esta?


Aqui até um cego saberia...E lá vai um egoísta tapar!!


E aqui?? Será homem; Será mulher?
Terá nome...ou será um/a qualquer?


Coitado do noivo!!


Vitoriosamente, flores no regaço...
passeando por Paris?


Aviso importante: Não confundir!
===============================
Finalmente, quem quer tentar descobrir...
...A razão principal deste post existir??

??????????????????????????????????????

Meus Amigos: Como a temperatura amena que se faz sentir, torna desagradável o uso da burka, dou por terminado este 
passatempo. tanto mais que hoje se celebra o Dia do Sorriso.
Eis a solução e razão desta brincadeira:



O nosso querido Amigo, Rui Espírito Santo.
( cliquem, isto é um link !! :) )

*************************************

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Obrigada...Janita Salomé, Por Ser...Como É!!

Que lição de grandiosa simplicidade...
Quanta emoção expressa nas palavras  embargadas pela comoção das doces recordações de infância.
Ao tempo que o Janita recordava os momentos passados em Redondo - Alentejo- sua terra natal, vivi, a par das suas, as minhas doces recordações. E chorei, ri e cantei com ele...
...Foi num dia da semana passada, numa estação televisiva...



Obrigada, Janita!!

A imagem foi captada, directamente, da TV, num programa onde o cantor apresentou o seu novo disco "Em Nome da Rosa". Tanto o aparelho, quanto o objecto que a captou, ficam muito aquém da onda em novas tecnologias. Peço-lhe desculpa, Caro Janita, a qualidade da imagem é fraca, sim, mas o meu coração esteve fortemente solidário, consigo.






A Não Perder...


Quer goste, quer não goste...Veja!!

                                     
                               


sábado, 23 de abril de 2016

Porque Não Há Livros Sem Escritores...


..Neste Dia Mundial Do Livro, escolhi O Poeta / Dramaturgo / Escritor e médico: Miguel Torga, a quem presto a minha homenagem. 

Creio ser do conhecimento de muitos leitores, que por aqui passam e me favorecem com a gentileza da sua presença, o meu apreço pelo escritor transmontano.






"Ter um Destino é não caber no berço
Onde o corpo nasceu,
É transpor as fronteiras
Uma a uma
E morrer sem nenhuma."



Neste vídeo podemos ver / ler e  ficar a conhecer melhor, todo o percurso
 da vida e obra de Adolfo Correia da Rocha.

O Homem e o Escritor.




*******************************************************

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Quem Não Sabe...Fica a Saber!!

Se perguntarmos a um português se fala espanhol, a maioria responderá que consegue “enrolar” muito bem.
Eu, inclusivé, pois claro!
Outros dirão que dá para entender tudo, mas na hora de falar surge a confusão. Divergências à parte, o facto é que a maioria dos portugueses e brasileiros consegue sair-se muito bem. É que a semelhança entre o português e o espanhol facilita a compreensão e a comunicação.
Esta tentativa de comunicação já se tornou tão comum que foi apelidada carinhosamente de portunhol.
Com a ajuda deste guia vou tentar dar alguns exemplos de palavras semelhantes, mas com sentido diferente e que pode levar a grandes confusões.

Escusado será dizer que também eu estou a aprender.

Acordar: Não significa tirar alguém do sono. Quer dizer lembrar. Também tem o sentido de concordar, combinar.

Alborozo: Dá imediatamente a ideia de agitação, alvoroço, mas significa regozijo. Alvoroço seria, em espanhol, alboroto.

Aliñar: Se um espanhol lhe disser: “Aliña el tomate” não pense que se trata de enfileirar as rodelinhas do tomate de forma especial. Ele está a pedir-lhe para temperar o tomate.

Azar: “Por azar me encontré a Janita” . Não. Isto não quer dizer que eu seja uma pessoa mal vista, desagradável ou coisa assim. O que o meu amigo quer dizer é que me encontrou casualmente.

Berro: Não é um grito e sim agrião.

Borracha: Esta é fácil. Nem vou dizer. “La muchacha está borracha”.Quem não sabe?

Burlarse: Significa fazer troça de alguém e não burlar.

Borrar: Não quer dizer sujar com porcaria e sim apagar.

Canas: É aquilo que aos homens dá um certo charme e às mulheres…que raiva…é sinónimo de velhice. Cabelos brancos, cãs.

Cola: Não serve para unir cacos porque quer dizer rabo. Ex. Cola del caballo. Também quer dizer fila.

Coma: Não é nenhum tempo do verbo comer e sim, vírgula. Punto y coma: ponto e vírgula.

Enderezar: Não é escrever a direcção para onde vai seguir a sua carta. É endireitar o que está torto.

Enojarse: Não é sentir nojo, é zangar-se. “Perdóname, no pensé que te fueras a enojar…”

Extranãr: Se lhe disserem “ Te extraño mucho”, fique contente pois sentem a sua falta. Têm saudades de si.

Fofa: Se tiver uma namorada espanhola, jamais lhe diga isso, pois não lhe está a dizer que ela é graciosa e terna e sim que é flácida e mole. Já viu o que lhe vai acontecer?

Latir: Não é o lamento de um cachorro e sim o palpitar do seu coração: “Su corazón latía fuerte”.

Morada: Não é, de forma alguma, a sua residência. É a cor roxa!

Oficina: Quem vai para a oficina são os executivos e secretárias e não o mecânico. Esse vai para o taller mecánico. Oficina= escritório.

Pipa: Não associe esta palavra a vinho nem a quantidades. Em espanhol significa cachimbo!!

Pito: Não! Não é o que está a pensar nem sequer uma repreensão.
É simplesmente um apito.

Propina: Não é aquilo que o governo lhe saca para o seu filho vir a ser um engenheiro ou doutor. É a gorjeta que dá e depois fica a chorar... *não.

Rato: Não é um animalzinho roedor. É um momento. Um tempinho.

Salgo e salga: Não tem nada a ver com o abuso do sal. E sim com o verbo Sair : Saio e o imperativo: saia !

Té: Não é abreviatura de Teresa, por exemplo. É somente chá.

Vaga: Mulher preguiçosa. Daquelas que não gostam nada de trabalhar.

Zurdo: Em castelhano um zurdo ouve lindamente. Apenas é esquerdino ou canhoto.


Então? Aprenderam algo de novo? Eu, também!! :))

( Reeditado )


#######################################