Sonhos individuais, quem os não tem?
No entanto, há pessoas que lutam por causas e sonhos colectivos. Aí é que surge o engrandecimento e a nobreza de quem se empenha nessa luta sem armas mortíferas, usando apenas o dom que Deus lhes deu, como a poesia... ou o poder de oratória.
Como foi o caso desse pequeno/grande homem indiano, chamado Ghandi, ( a quem já dediquei um post) que se despojou de todos os direitos e bens que a sua casta e condição de homem culto lhe permitiam, para se entregar de corpo e alma à defesa dos direitos e da paz do povo do seu país. Usando, apenas, como armas a força e a convicção das suas palavras e da sua crença nesta causa, pela qual perdeu a vida.
Mas hoje, é de outro grande idealista que me apraz falar: MARTIN LUTHER KING.
Martin Luther King teve um sonho pelo qual lutou: a igualdade de direitos entre negros e brancos e acabar com os preconceitos raciais. Também a ele, este sonho lhe custou a vida. Mas a semente das suas convicções começou a germinar e a América já deu início a uma nova Era na sua História.
Quando Barack Obama foi eleito Presidente dos E.U.A. o meu primeiro pensamento foi para Luther King e a satisfação de saber que a sua vida não foi sacrificada em vão.
"Eu tenho um sonho:
Que um dia esta Nação se erguerá e viverá a verdadeira altura do seu credo: todos os homens são iguais.
Eu tenho um sonho:
Que um dia, nas colinas vermelhas da Geórgia, os filhos dos antigos escravos e os filhos dos antigos donos de escravos se sentarão juntos numa mesa de fraternidade.
Eu tenho um sonho:
Que um dia, mesmo o Estado do Mississípi, um Estado-deserto, queimado pelo calor da injustiça e da opressão, se transformará num oásis de liberdade e justiça.
Eu tenho um sonho:
Que um dia os meus quatro filhos viverão numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela força do seu carácter.
Eu hoje tenho um sonho.
Eu tenho um sonho que um dia, o Estado do Alabama, onde os lábios do governador deixam presentemente pingar as palavras da interposição e da anulação, se transformará numa situação em que os rapazinhos e as raparigas negras poderão dar as mãos a rapazinhos e raparigas brancas, e caminharão juntos como irmãos.
Eu hoje tenho um sonho.
Eu tenho um sonho que um dia cada vale se elevará e cada colina e montanha se aplanará, os locais agrestes serão alisados e os locais tortuosos serão endireitados, e a glória do Senhor se revelará e todos o irão ver.
Esta é a nossa esperança.
Esta é a fé com que regressarei ao Sul.
Com esta fé transformaremos a montanha do desespero numa pedra de esperança.
Com esta fé transformaremos o desafinar de uma nação numa bela sinfonia de fraternidade.
Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ser presos juntos, erguer-nos pela liberdade juntos, sabendo que um dia seremos livres… "
(Este discurso foi proferido por Luther King nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington a 28 de Agosto de 1963)
--------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------