sábado, 16 de outubro de 2021

PROXIMIDADE DA TORMENTA

 



Nunca soube viver somente

por mim e para mim.


Enfrento agora esse dilema...

E não sei o que fazer por mim

nem comigo.



========================================

====================

40 comentários:

  1. O que fazer? Viver!
    Somos estátuas com vida, dolorosa, veemente
    com uma roseira entre os pés.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que signifiva "viver", depois de filhos e netos criados e quem, eventualmente, pudesse trocar connosco a ternura do convívio, vendo crescer e ajudando nesse crescimento, está longe?
      Ler um livro? Ver um filme novo ou rever um que gostámos? Passear sozinhos pelas redondezas? Ver o nascer ou o pôr-do sol? Pintar ou bordar um quadro?
      Já não sei se sinto, ser isso viver. Falta-me o que sempre me faltou: sentir-me em comunhão com uma alma gémea da minha.

      A sua frase é linda enquanto poesia, mas, na vida, não representa nada.
      De qualquer maneira, muito obrigada pela solidariedade.

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Que fácil é resolver essa dúvida, essa angústia.
    Viver só para nós é pobre, e por mais que a vida nos pregue rasteiras, ainda que bem grandes, conseguir olhar o Outro, conseguir confortá-lo nem que seja com um simples sorriso, um singelo "olá" pode fazer a diferença.

    Tenho que "espreitar" melhor este seu espaço.:)

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-lhe fácil, GL? Olhe que não!

      Praticar acções solidárias, ajudar o nosso semelhante, dar a mão a quem precisa, sorrir aos que passam por nós, faz parte da nossa vida de cidadãos responsáveis e conscientes enquanto seres humanos, mas acha mesmo que isso nos preenche integralmente a vida e as necessidades afectivas? Não sei, apenas pergunto, pois faço isso sempre que a minha ajuda é necessária e continuo a sentir-me tão sozinha como antes.

      Espreite, sim. Não irá encontrar nenhum tesouro nem nenhuma aptidão especial. Vai encontrar, isso sim, boas amizades que fui construindo ao longo dos anos e, algumas, se foram perdendo por várias razões.
      Uns, porque terminaram o seu tempo de vida terrena. Outros porque fecharam o blogue ou está inactivo há longos anos. Outros, porque não me compreenderam nem eu os compreendi.
      E, há ainda outros, poucos, talvez um apenas, que me compreendeu e me estimou tanto como eu o estimei. Tinha/tem/terá, idade para ser meu filho, mas me ralhava e aconselhava como se fosse meu pai. A última notícia que dele tive é que ia partir para a Suécia, precisava de o fazer. Nunca mais soube nada dele.
      Quando, há pouco tempo, consultei a estatística dos países que visitavam o meu cantinho e vi lá "Suécia", rejubilei. Quem, naquele país nórdico teria interesse em me ler? Pedi, e peço, a Deus que tenha sido ele: o meu Amigo RR.

      E agora, cara GL, vai é fugir a sete pés deste blogue, pois vai pensar que aqui 'mora' alguém que perdeu o juizo.
      Mas olhe que não, nada acontece por acaso...Ora pense lá um pouco, Teresa...

      Abraço.

      Eliminar
    2. Não é fácil não, Janita. Podemos não preencher totalmente vazios, mas acalmar angústias, saudades deixadas, isso sim, conseguimos e também falo por experiência própria.

      O nosso tão estimado amigo RR? Pois! Pertence ao grupo dos insubstituíveis, sem dúvida e estimava-a muito, sou disso testemunha. Quanto a desaparecer foi a escolha que fez, e ambas sabemos que não é pessoa de voltar atrás.
      Por curiosidade fui vêr se também tinha visualizações da Suécia, e sim, tenho. Tudo pode ser um mero acaso - acha que não? Não sei!... - mas se é o nosso amigo isso só significa que não nos esqueceu.
      Desejo-lhe que seja feliz, tanto quanto merece! É das pessoas mais completas, mais corajosas, mais bem formadas, mais determinadas que conheço.

      Vamos acreditar que está bem, realizado, feliz e que só resolveu fazer uma enorme pausa neste mundo que é a blogosfera.

      Gostei tanto de a reencontrar, nem imagina quanto!

      Beijinho, Amiga.

      Eliminar
    3. OLá, GL.
      Desculpe só agora lhe responder, mas acontece que não subscrevo os comentários e só tomo conhecimento deles quando regresso aos postais anteriores.
      Pois, tomara que sim, que seja mesmo o nosso amigo que vem espreitar-nos. Por outro lado, se tem possibilidade de andar pela blogosfera porque não nos dá notícias suas através do e-mail? Pela minha parte só queria saber se está bem. Nem que fosse uma única vez.
      Muito obrigada GL, pela sua extrema simpatia e generosidade, que lhe ditaram tão elogiosas opiniões a meu respeito. Quem dera que eu fosse essa pessoa que diz eu ser. A vida tem-me azedado muito, sabe? Pessoas como o nosso Amigo RR não se encontram muitas, e ele tinha o condão de saber despertar em mim o melhor que ele também possuía: a crença na Humanidade.

      Um beijnho grato e tudo de bom.

      Eliminar
  3. As nuvens hão de passar... Boa sorte! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, querida Chica. Na vida tudo passa!
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  4. Por vezes o nosso corpo e sobretudo o que o comanda dá sinal para pararmos e não sabes? Olhaste para as nuvens e tiraste uma foto não foi?
    Não penses tanto nisso e por falar nisso vou agora dar uma volta ao quarteirão:)
    Força mulher linda e sei que conseguirás dissipar essas dúvidas.
    Beijos e um bom sábado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga, também já fui dar "a volta ao quarteirão", aproveitei e, no regresso, comprei comida para os gatos.
      Agora, enquanto vos escrevo, choro como uma Madalena arrependida. Mas...arrependida, de e porquê?
      Epá, sou mesmo uma 'trouxa'... :-)

      Beijocas e um sorriso, por entre lágrimas.
      Bom fim de semana, Faty.

      Eliminar
    2. O porquê de chorares? Não te interrogues amiga e chorar limpa a alma e era porque esta precisava. Nunca reprimas as lágrimas!
      Beijos e um enorme abraço.

      Eliminar

  5. Desse mal me queixo eu, lol.
    .
    Tenha um fim de semana de Saúde, Paz e Amor.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será? Tornei-me descrente, sabe Rycardo?
      Muito descrente mesmo. Há poucas pessoas em cuja palavra confio.

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  6. Como eu te compreendo, amiga!😚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me sinto mais acompanhada, querida Manela. :-)

      Beijinhos

      Eliminar
  7. É arrebitar e pesar que o amanhã será sempre melhor!

    -
    Beijos, e excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todos temos direito a a ficar 'murchos' de vez em quando, Cidália.
      Um beijinho e obrigada.
      Feliz fim de semana também

      Eliminar
  8. Boa tarde
    Não era para comentar este post, porque a tormenta há muito que não me larga, mas algo me passou na minha mente e me inspirou a fazer o que realmente é preciso. Conseguir de alguma forma esperar que a nuvem negra passe e venha a seguir um caminho diferente onde não haja espinhos.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, JR!
      Fez bem em vir e em falar. Apesar de hoje me sentir algo melancólica - se bem que agora o vento já tenha dissipado algumas nuvens negras e a chuvinha boa me tenha refrescado o ânimo - tento sempre acreditar que o dia de amanhã será melhor do que o de hoje. Por isso, amigo, não perca a esperança de que um dia tudo vai melhor. Força!

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  9. Dança. Mesmo sozinha, dança ao som de uma música “mexida”. Mesmo que não sintas vontade, faz um esforço e verás que resulta. Não desistas ao primeiro minuto. Nem te sintas constrangida por pensar que todos nós estamos a imaginar-te no meio da sala a dançar ao som do rock and roll. : ))

    Todo esse exercício físico irá ativar as hormonas da felicidade. : ) Melhoram o humor e reduzem os sintomas de ansiedade e depressão.
    Entretanto, vê este vídeo da Bianca e Nils. Já passei bastante tempo a vê-los dançar no youtube. Um duo despretencioso, sem artifícios e bastante simpático.

    https://www.youtube.com/watch?v=alLi8i9BQK4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, minha querida Catarina, fizeste com que sorrisse abertamente! :-))
      Adorei o vídeo. Esta 'swingada' fez-me mesmo bem. Claro que dançar, não dancei, este é um ritmo musical mais ou menos como o Tango, para se dançar são precisos dois...:) mas revivi os meus tempos de dançarina muito requisitada nos bailes do Clube "O Familiar" e noutras Associações Recreativas. Eu dançava bem, era novita, ágil, magrinha e os amigos faziam bicha quando tocavam estes ritmos mais "mexidos". Ehehehehe
      Mas esta bailariina bate-me aos pontos. Safa... que jogo de cintura, que meneios de anca e quanta sensualidade no seu menear...Ah, isso eu não sabia fazer!! :)
      Vou guardar o link.
      Obrigada e um beijinho.

      Eliminar
    2. Qualquer tipo de música dá para dançar sozinha. Até uma lenta, quando na altura falta um par.

      Há muitos vídeos da Bianca e do Nils no YouTube sempre com aquele ar vintage. Vê-se que há química entre os dois. Ele é sueco e ela é italiana a viver na Suécia. Dançam juntos desde os 16 anos. Têm agora creio que 20 e poucos anos.

      Eliminar
    3. Fizeste-me recordar com saudade desses bailaricos.
      :)

      Eliminar
    4. 👍 Beijos, boa semana, Catarina! 🍀 🍂

      Eliminar
  10. Oi Janita
    O que fazer quando a tormenta chega rugindo todos os trovões ?
    estou já no início da tempestade _ _ os filhos voando mais alto e o meu voo ficando cada dia mais solitário rs temos que improvisar com poesia Janita _ e viajar, amiga. Conhecer novas paisagens,novos climas, novas estradas, novos 'rostos' por aí afora.rs
    Vamos nessa,amiga? Ah e muita yoga para equilibrar corpo e alma...
    beijinhos e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada, Lis. Não podemos fazer nada.
      É aguentar e cara alegre. Quando muito, podemos ir desabafando as mágoas nos nossos blogues.
      É por isso que eu sempre digo:"um blogue dá imenso "jeito". 😊

      Beijinhos, boa semna, amiga.

      Eliminar
  11. Há uma coisa
    na vida
    que nunca fiz
    nem faria
    tirar a uma nuvem negra
    uma fotografia

    Mas já o fiz
    ao sol nascente
    E amanhã
    o farei novamente

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já eu, amigo Rogério,
      aprendi à minha custa
      que dizer nunca
      pode ser perigoso.
      Vá que um dia
      vê uma nuvem negra
      e, sem saber porquê
      fotografá-la
      lhe traz um
      inexplicável gozo?

      Na minha foto, há uma réstea de sol
      que acabou por iluminar o céu.
      O vento fez o resto,
      levou a nuvem negra como breu.

      Um abraço amigo.🌞



      Eliminar
  12. A mim fizeram crer que não basta ser feliz só por mim. E creio que seja assim Janita. Mas a vida gira tanto e parece que foge do eixo e nos leva como um redemoinho e precisamos buscar o sentido do prosseguir.
    Um bom domingo para uma semana mais interessante com sentido amiga.
    Beijo e paz no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Toninho.
      A mim não foi preciso ninguém dizer.
      Não sei ser feliz apenas saisfazendo os meus desejos.
      Viver só por mim e para mim, não me parece nem é viver.
      Claro que há sempre uma razão válida para além de mim. Tenho família, tenho amigos e trabalho que ainda me preenche umas horas de todos os dias úteis. Só que tenho alturas em que almejo ter mais. Fico no querias e a vida segue igual...:)

      Um abraço amigo e uma boa semana, Toninho.

      Eliminar
  13. Olá, Janita, eis um tema profundo que está a merecer uma reflexão igualmente profunda.
    Às vezes, pensa-se que na situação que nos encontramos não temos saída. Lembro-me da lição de Freud sobre casos análogos, que disse, em outras palavras: Nos momentos difíceis quando nos sentimos pressionados, por algum fato grave, é que nos sentimos, justamente em razão da pressão no momento com força suficiente para vencer as dificuldades. Como podemos ver sempre haverá uma saída para situações difíceis.
    Um bom domingo,
    um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amigo Pedro Luso.
      Um gosto voltar a vê-lo por aqui.

      Por outras palavras, que não as da sabedoria científica de Freud, quando estamos sob pressão é quando o nosso cérebro se atira com força ao trabalho e nos coloca na mente uma saída para o problema. Comigo, nunca me aparecem soluções, sabe? A solução é não pensar tanto e ocupar-me com trabalho, a jardinagem é óptima. Enquanto canso o corpo, ocupo a mente e não penso na vida. :)

      Um abraço e uma boa semana.
      Obrigada pela visita

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Acredito que sim, Francisco.
      Somos todos feitos da mesma matéria, somos seres humanos com defeitos e virtudes, com força e fraquezas.

      Um abraço e uma excelente semana, já mais fresquinha.

      Eliminar
  15. Acho que o que podemos fazer connosco, é o mesmo que devemos procurar fazer com os outros.
    Tratarmo-nos d eigual forma que ao nosso semelhante, não nos levarmos demasiado a sério, nem com demasiado desprezo.
    Acho que quando assim acontece, a vida acaba por seguir nos carris, pelo menos, da normalidade
    :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Engraçado, talvez sem graça nenhuma, é que sou melhor cuidadora dos outros do que de mim mesma, Miguel.
      Mesmo em questões de saúde, acho que devia dar-me mais atenção. Negligencio-me muito. 🙄
      Obrigada.

      Um abraço.

      Eliminar
  16. Ânimo, Janita. Saber, sabemos sempre, ou acabamos por descobrir, mesmo se em certos dias não queremos saber.
    Abracinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, querida Luísa. Uns dias pensado mais outros menos, cá vou levando a vida, até que a vida me leve.
      Obrigada pelo carinho.

      Abracinho e beijinho.😊

      Eliminar
  17. Janita querida, os humanos são assim, não diferem muito, uns entristecem por umas coisas, outros por outras, não existe aquele 'ser' feliz 365 dias. Quando escuto tal coisa, como já escutei na blogosfera, a pessoa sempre em alta, feliz sempre, saio do blog muda, calada. A vida não é assim pra ninguém, o sofrimento, a solidão, a tristeza doem em todos, é um sentimento individual apesar de muitos não mostrarem. Todos temos momentos de felicidade e momentos de tristeza. E é com isso que convivemos sempre. Isso nada depende do outro, nem da alma gêmea. Esse teu texto, amiga, é uma reflexão para todos, pois é a vida como ela é. As vezes ela nos apresenta o seu lado sem muitos enfeites. E aí é que temos de domá-la, quase igual se doma um cavalo xucro. Depois... esses cavalos tornam-se fáceis de montar, de cavalgar, até prontos para saltarem obstáculos.
    Gostei muito, muito dessa tua postagem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Taís.

      Muito obrigada pr este seu comentário tão animador, reconfortante e amigo. Como disse ali à GL, não subscrevo os comentários e, com a caixa livre, só me apercebo quando volto ao mesmo post. Seria uma pena se o deixasse passar, sem lhe agradecer tanta compreensão e afecto sincero.

      Um grande, grande abraço e o meu Bem-Haja, de coração, querida Amiga.

      Eliminar