quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

QUEM TORTO NASCE...

 Em virtude de um qualquer capricho da mãe natureza, este limão nasceu assim: com um apêndice torcido em forma curva, descendente

Conforme o publicado AQUI.



Passados somente quatro dias, ficou assim:


A face oculta do limão, completamente apodrecida.

No dia seguinte foi jazer no contentor do

lixo indiferenciado.

*

Sentimento meu, perante 

o que é aberrante e inexplicável,

ou seja, o vazio que se instalou em mim.

*

Torço e retorço o pensamento
Esperando vê-lo dar sumo.

Nem uma gota me sai.

Assim, vou esperar sentada, 
Sem torcer, sem fazer nada.

Fecho a boca, o pensamento,
Não solto nem mais um ai.


=========================

=================

--------------------------------------------------



36 comentários:

  1. E nem sequer pudeste fazer limonada! :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Leo...quem tem um limoeiro nunca lhe falta a limonada!! :))

      Beijinho.

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Eheheheh...pois foi!

      Foi inteirinho para o lixo.
      Com apêndice e tudo.

      Abraço.

      Eliminar
  3. Desculparás, Amiga mas ... o que é que o limão tem a ver com o pinguim?
    Ai 'balha-me' Deus!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha-m'este!!!
      Agora trocou-se-lhe as voltas!!

      Leva este comentário para o outro post e traz o outro da Rosinha dos limões, práqui...taralhoco, pá!

      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Boa tarde
    Tal como nos frutos também nos humanos a natureza por vezes faz a diferença e por mais que nos esforcemos para dar algo de bom, não conseguimos.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há alturas em que não sai é nada! Nem bom nem mau, nem antes plo contrário. Ah, pois é...

      Boa tarde, JR!

      Eliminar
  5. O mais estranho é não ter dado qualquer sumo lol.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o tivesse espremido daria, sim.

      Cumprimentos. :)

      Eliminar
  6. Nem uma casquinha para um chazinho?

    Beijinhos Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, não Manu! Daquele não quis nem a casca. Tenho o limoeiro carregadinho deles. Este apareceu-me caído no quintal, suspeito que foi atirado para lá.
      Pensando agora melhor, acho que do meu limoeiro rico de limões tão perfeitinhos, não nascia um fenómeno tão mal enjarocado. 🤔

      Beijinhos, Manu. 🌺

      Eliminar
    2. Oi Janita ,já xeretando aqui na sua conversa com a Manu (essa amiga que amamos),e se o dia está assim melancólico, é vir aqui ler os comentários e as suas respostas hilárias e me farto em risadas :)) a do pinguim também está ótima!!
      _esse 'limão enjarocado' Ou seria encaroçado? risos / certo que foi jogado no seu quintal ...tens algum desafeto por perto,amiga?
      fica atenta porque pode empestear teu limoeiro todo.
      Um beijo nas duas meninas

      Eliminar
    3. 👍 😅 👏 Bem-vinda, querida Lis!... "mal enjarocado" em idioma «alentejanês» significa 'mal arranjado" ou mal feito ou, ainda, mal vestido. Enjarocado deriva de jaleca, de traje. Entendeu agora?
      Quanto ao limão e a desafectos... ora amiga, avaliando por esta casa virtual, onde os ódios de estimação vão surgindo, aqui e ali, já podes imaginar...🤭 Não descartes essa hipótese, não!

      E tu, amiga, melhor do que ninguém sabes o que de mim, já te zurraram ao ouvido...😲 😂

      Beijinhos, e vai xeretando, sempre! 😉
      🌻

      Eliminar
  7. Esta sua publicação merece um aplauso, muito bem conseguida, concluíndo com um poema feito a partir da impossibilidade de fazer um poema... ou outro escrito qualquer.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me que seja sincera Luís, esta é uma das raras vezes que o Luís me entendeu!
      Gosto tanto de si quando me entende... quanto não gosto nada quando acontece o contrário... 😊

      Hoje viu muito para lá das imagens e das palavras.
      Obrigada.

      Um abraço.

      Eliminar
    2. Compreendo o seu comentário ao meu comentário, no entanto, podemos gostar das pessoas mesmo quando elas não nos entendem, caso contrário poderemos, também, estar sujeitos a essa condicionante. A falta de entendimento pode dever-se ao emissor e não ao receptor.
      Desculpe discordar mas, gostar pode ser incondicional.
      Um abraço.

      Eliminar
    3. Mas eu gosto sempre de si, Luís! Expliquei-me foi mal.
      Não gosto, repito, não é quando não me entende, isso é natural e já tenho esclarecido alguns mal entendidos da sua parte, lá no seu espaço. Não gosto, é quando o não entendimento leva à deturpação das intenções das palavras.
      Aqui, nunca nos aconteceu isso, mas lá sim... Amigos?

      Um abraço, Luís!

      Eliminar
  8. Coitado. Nasceu com defeito por dentro e por fora! loool
    -
    Bom Ano, e uma excelente tarde!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, sabe-se lá onde e de onde ele nasceu?

      Continuação de BOM ANO.

      Eliminar
  9. Este post era aparentemente inócuo. O que é que um limão retorcido tinha para se comentar, quando já tinha sido objeto do mesmo. Mas depois a Janita fez a ponte para o seu pensamento incapaz de produzir um poema de jeito tal como o limão incapaz de produzir sumo. É verdade que a Janita fez a ligação sem muita explicação, daí que a maioria dos digníssimos comentadores falassem apenas no limão e eu até não ia falar em nada, mas brancas nuvens negras foi ao fundo da questão e muito bem. Portanto a Janita continua a comportar-se como uma certa professora de português e a dar aos seus alunos enunciados cada vez mais difíceis, depois do de Victor Hugo de ontem. E eu que neste era para ter falta de comparência já só apanho negativa, porque também não me sai mais nada para dizer.
    Bom dia de Reis Janita e vou comer uma fatia de bolo acompanhado de um cálice de vinho do Porto para ver se isto melhora!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais, caríssimo Joaquim. Quando vi frustrada a minha vocação de ser Mestra-escola e vi surgir na minha vida, esta coisa maravilhosa das internetes, de imediato pensei criar um blogue. Seria através dele e dos meus postais, aparentemente desenxabidos e sem nenhum alcance, que alcançaria os meus objectivos de abrir mentes até aí herméticas.
      Tudo feito na maior discrição, sem alardes. Só os mais sagazes descobririam onde se encontrava a Luz...e agora, haja Deus...fez-se-vos luz e, eu, concretizei o meu sonho.
      Há lá felicidade maior e melhor?

      Nem me lembrava que já era dia e noite de Reis. Vou a correr buscar o bolo-rei que sobrou do Natal e ainda está congelado.

      ( O que espera o Joaquim ver melhorar? )

      Eliminar
  10. Querida Janita, tenho lido todos os seus posts e este, acerca do limão defeituoso, tem dado uma belissima conversa. Aqui em casa as coisas têm andado um pouco atribuladas, pq o meu marido testou positivo à onicron e, apesar de não ter tido qualquer sintoma, teve de fiar em casa e eu, claro, como vivo com ele, também fiquei proibida de sair. Hoje já lhe foi dada a alte e amanhã de manhã, eu tenho de ir fazer o PCR. N devo ter nada, mas....nunca se sabe. Isto para te dizer que tem-me valido a tua boa disposição para me rir um bocado. O meu marido num quarto, eu num outro ( agora sobram quartos em casa ) e o silêncio de companhia aos dois. Gosto muito quando há resposta aos comentários, pois gera-se um " papo " muito gostoso ( vivi muitos anos no Brasil...) ; o Joaquim já é meu conhecido do blog Erva Principe e lá, ele e a Bea, também têm conversas muito engraçadas Uma coisa que queria dizer-te...quando olho essa tua foto, tenho a sensação de te conhecer. Eu moro em V, N de Famalicão, mas estudei 3 anos no Porto. Será que nos encontrámos por lá? Quem sabe!!! Bem...já chega de conversa!!! Um beijinho e boa noite...sem pesadelos por
    Causa do limão. Afinal, nem tudo sai perfeitinho
    Emilia 🍋 🫒

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida Emília.

      Que situação confrangedora essa que está a viver. Sinto muito, muito mesmo, esses casos agudizam ainda mais o sentimento de solidão. Mas vamos ter esperança que a Emília teste negativo e, findo o período de isolamento aconselhado, a sua vida e do marido voltará a ser como era dantes.

      Quanto aos comentários, realmente e pensando bem, creio que por vezes exagero com as minhas brincadeiras e explicações que forneço nas minhas respostas. Há quem perfilhe e defenda que publicamente quanto menos nos dermos a conhecer melhor.
      Mas eu falo de mim com a maior naturalidade, talvez um dia me dê mal, não sei...

      Relativamente aos comentários do Joaquim e do blog "Erva Príncipe", ando há um tempão para o visitar, pois encontro-me amíude com a sua autora, a Bea, - num espaço que ambas comentamos - que conheci no blog "Murcon" do Dr.Júlio Machado Vaz. Infelizmente, a partida de uma pessoa muito ligada ao blog e ao autor, a Maria, alterou a estrutura do espaço e as coisas aos poucos foram morrendo. Ainda bem que a Emília falou nisso pois é mais um motivo para eu ir até lá.

      Apareça sempre que o desejar, terei muito gosto em desfrutar da sua e oferecer-lhe a minha companhia.

      Um grande abraço, Emília e que tudo vos corra bem.

      Eliminar
    2. Exageras? Não acho! Aliás, como já deves ter reparado por aí sou um livro aberto, escancaro tudo, mas, Amiga, não sei fazer de outra maneira. Na vida real, aprendi que, com algumas pessoas, tenho de fechar algumas páginas, pelo menos, e assim faço, ou melhor, evito até encontrar-me com elas. Obrigada, Janita pelos teus cuidados e desejo-te tudo de bom, para ti 3 para os teus. Beijinhos
      Emilia

      Eliminar
    3. Bom fim de semana e um beijinho, Emília.
      Tudo de bom, especialmente saúde.

      Eliminar
  11. Teria COVID???? :)))
    Beijinhos, bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não tinha Covid teria coisa pior, Pedro! :)

      Beijinhos, bom fim de semana.

      Eliminar
  12. O que é que esperavas garota linda? Que o limão com o IVA acrescido durasse muito? Hoje qualquer peça de fruta se não for virada de vez em quando murcha, ganha bolor, apodrece.
    É como muita gente...não se mexem, não vão apanhar ar nas trombas, dar corda às pernas e não só e quando dão por isso o "deixa andar com desculpas para tudo" ficam sem energia e alegria e viram como o pobre limão:)
    ........................................................
    Torço e retorço o pensamento
    Esperando vê-lo dar sumo.

    - Vai lá fora que o frio faz com que o pensamento seja desviado e o sumo é gritares: que porra de frio:))

    Nem uma gota me sai.
    - Bebe mais água e vais ver quantas gotas sairão

    Assim, vou esperar sentada,
    Sem torcer, sem fazer nada.
    - Eu não digo? olha-me esta mais uma? Salta daí e vai à exposição do Saramago.

    Fecho a boca, o pensamento,
    Não solto nem mais um ai.
    - Janita ó Janitaaaaaaaaaaaaaa aí que ainda tenho fazer respiração boca a boca, não pera isso não...dou-te uma lambada e verás logo algo que te fará recordar: estrelas ou então limões:))))). Se não resultar vou ao teu limoeiro e dou-te banho de limonada:)))

    Desculpa amiga mas hoje não quero ninguém na mó de baixo e sem te querer magoar resolvi desconstruir o teu poema ou desabafo.

    Aquelo abraço sincero e agora vou dar a terça volta ao quarteirão e deixar novamente a cubata toda aberta.
    Inté

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Fatyly,
      tirando as horas que passo sentada nas salas de espera dos hospitais - ainda hoje apanhei uma sova de cadeira na sala do serviço de consultas externas de hematologoia do São João, que até saí de lá trôpega - e as que passo sentada ao computer parlapeando convosco, eu mexo-me q.b.. Se chover, como não quero apanhar nenhuma pneumonia, caminho na passadeira. Assim, vejo os Km que faço, as calorias que perco, etc, etc...:)) Se não for eu a cuidar desta minha velha carcaça, quem mais o fará? Ah, pois...Acalma esse teu coração, que eu cuido bem da minha saúde.

      Qual mó de baixo, Mulher? Não sou e nem quero ser é durona, tenho as minhas forças e fraquezas como qualquer ser humano.
      Isso é pra ti que tens a dureza e a têmpera do aço...😜

      Beijocas e dorme bem.

      Eliminar
  13. Os limões são como as pessoas, umas têm sumo outras não. E estas, se o têm, é demasiado azedo para ser consumido.
    Gostei do seu poema, é magnífico (e tem sumo, do bom...).
    Bom fim de semana, amiga Janita.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive de sorrir com o seu comentário, amigo Jaime.:)
      Essa comparação do sumo azedo do limão com o azedume de certas pessoas tem que se lhe diga... Tanto mais que eu não sou propriamente uma pera doce!! :)) Mas também não engano ninguém com falinhas mansas.

      Obrigada, Jaime. Foi um prazer receber a sua visita no meu cantinho.
      Um abraço e um bom fim de semana.

      Eliminar
  14. Será que essa cantiga de roda faz parte do folclore português. Ou é de você e tomamos conta?
    Meu limão, meu limoeiro/ Meu pé de jacarandá/ Uma vez tin-do-lelê
    Outra vez tin-do-lalá.// Morena, minha morena / Corpo de linha torcida/ Queira deus você não seja/ Perdição da minha vida.//
    E por aí com mais ou três quadras,
    De qualquer modo limão carrega consigo o seu inexorável ocaso, risos!
    Abraços, amiga Janita!

    ResponderEliminar
  15. Já disse uma vez, Vou repetir-me. Ou ando com fome ou ansioso. Na primeira linha, leia-se: vocês.
    E na última linha (antes dos abraços), leia-se: todo limão

    ResponderEliminar