domingo, 15 de janeiro de 2017

Se Discordar, Não Comece Logo aos Gritos.



O conflito entre pessoas é tão velho como a existência das próprias pessoas, mas nem sempre ele surge frente a frente. Se tem algum conflito que se desenrola por escrito, é hora de conhecer a resposta BIFF (do inglês Brief, Informative Friendly, Firm), ou seja, «Breve, Informativa, Amigável e Firme». Desenvolvida pelo advogado Bill Eddy, é uma técnica de resposta para lidar eficazmente com e‑mails e outras comunicações escritas de alto conflito.



Quanto mais escreve, mais a outra pessoa vai ter «por onde pegar» para criticar e o mais provável é que os e‑mails de parte a parte nunca mais terminem. Diga o que tem a dizer e termine a carta ou e‑mail, sinalizando assim que não deseja manter um diálogo.



Limite‑se aos factos e foque‑se nas informações que quer passar, não na informação errada que o outro lado lhe passou. Evite comentários negativos, sarcasmo, ameaças e comentários pessoais.



Tente ser amigável ou, pelo menos, neutro no tom que usa. Seja educado, por muito desagradável que seja o tom do lado de lá.




De uma forma não ameaçadora e educada diga claramente o que pensa ou a postura que vai ter em relação ao assunto. Evite comentários que abram a porta a mais discussões ou tentativas de negociação. Não peça mais informações, nem pergunte à outra pessoa o que acha, se o objectivo é terminar ali o diálogo.




 Por: Sofia Teixeira

 Ilustração Filipa Viana/Who

Extraído da revista Notícias Magazine 


Espero que, de alguma forma, vos seja útil...


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22 comentários:

  1. Concordo.
    Sou muito a favor de uma escrita simples, frases curtas e directas ao assunto! :))
    Bjsss

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    1. Quem assim fizer ganha tempo, e tempo é tão ou mais valioso do que dinheiro, Papoila. :))

      Beijinhos. :)

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  2. Eu sou de floreados! : ))

    Tb sou direta.

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    1. Às vezes também gosto de me pôr com floreados,:) com descrições e tal, mas isso depende muito do meu estado de espírito.
      Mas, ser objectiva. indo directamente ao cerne da questão é mesmo a minha forma de ser e agir, Catarina.

      Beijinhos.

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  3. Pois nem sei que lhe diga. Não costumo ter chatices com os mails.
    Um abraço e uma boa semana

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    1. Acho que este artigo é mais direccionado ao campo profissional, na troca de mails a respeito de assuntos onde há contenciosos, conflitos mesmo. Daí as sugestões para resolver a coisa o melhor possível. :)

      Um abraço e boa semana, Elvira.

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  4. Certo, sempre a aprender!

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    1. Ninguém nasce ensinado, Ricardo.
      Como disse em cima, há que haver uma certa dose de contenção quando se trata de assuntos profissionais. Eu que o diga.
      Já tenho perdido muitas vezes as estribeiras, depois sinto-me mal comigo mesma, por não ter tido aquela dose de diplomacia necessária, para resolver assuntos irritantes, sim, mas muito delicados.

      Beijinhos

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  5. Boa Janita!
    BAIF em português também dá! e parece-me um bom procedimento :)
    é o tal ACABOU!

    beijinho
    Angela

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    1. Pois, Ângela, por vezes, quanto mais se diz mais se ouve e isso não é bom, não. :)

      Beijinho

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  6. Não suporto conflitos!! Fui formatada para evitar os conflitos...

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    1. Já eu não fui formatada para nada, Graça.
      Sou uma espécie de diamante em bruto. :))

      Não vou ao encontro de conflitos, mas se eles me aparecerem pela frente, enfrento-os.:) Se tiver que dar um murro na mesa, para me fazer ouvir, dou! :)

      Beijinhos

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  7. O bom senso é um eterno argumento, Janita. E, melhor ainda, não carece de autoria, mas de quem o cultive. ;)

    Um beijinho :)

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    1. E quando o bom senso esbarra numa parede, é o cabo dos trabalhos, A.C.
      Quem dera que esse argumento fosse algo que nascesse connosco. Com todos nós, na generalidade. Que bom seria!

      Beijinhos, A.C. :)

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  8. Por normalmente ser assim, já fui acusada de prepotente e antipática, ó pois! Porque fecho a porta, porque não quero discutir o assunto, porque de alguma forma quero impôr o que quero ou penso. pois é menina, e que fazer disto?

    eheheheh
    Beijocas

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    1. Será que tens usado de diplomacia na dose certa, com peso e medida? Ah, pois, Noname!! Há que ver isso! ehehehe

      Beijocas tantas!! :)

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  9. Resumindo, avinagre

    se possível em versão gourmet

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    1. Ora aí está uma sugestão interessante, Rogério.

      Avinagrar em versão gourmet, deve amaciar o conflito.
      Assim me parece ser o que aqui foi escrito.
      Coincidências ou talvez não.

      Um abraço amigável. :)

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  10. Esta é novidade para mim.
    Mas tem lógica e pode realmente ser muito útil.
    Beijinhos, boa semana

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    1. Acho que no fundo tudo se resume ao controlo dos excessos, será, Pedro? :)

      Beijinhos, boa asemana

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  11. Sim, para quem tem conflitos na sua vida profissional (ou nem tanto, mas por mail e em contactos mais formais, ou susceptíveis de desentendimento, ou discussão ) ! :((

    Não será o caso dos blogs, em que é habitual uma linguagem amistosa e agradável, em que pretendemos é "conversar" amigavelmente, opinando aqui e ali, trocando impressões e procurando manter uma boa "atmosfera" entre nós !

    Se assim não fosse, especialmente eu, estaria "perdido", porque me distraio, "estendo" a escrever enquanto as ideias fluem, como se estivesse frente a frente ! eheheh
    Eu até fomento isso, não só entre mim e os interlocutores, mas até entre eles (como sabes que aprecio) ! :)

    Um abração, Jani ! :)

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    1. Quando li este artigo, a primeira vez, pensei em ti, Rui!
      És um líder nato...:) Tens um sentido de moderação muito apurado e sabes conduzir situações melindrosas sem melindrar as partes envolvidas.
      Aqui, acho que se trata mais de apontar formas de não complicar o que já é complicado. Sem haver o apoio de um moderador....:))

      Um beijinho, Rui! :)

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