[ Haikus de Matsuo Bashô ]
VERÃO
Vozes das aves.
Nessas horas, um poeta
Não tem mais mundo.
(1681 e 1683)
*
Na minha casa
pernilongo pequeno
é o que ofereço...
(1690)
*
Chuva de Verão:
perna de garça
agora fica curta.
(1681)
---------------------
Penso, ou melhor, tenho a certeza que todos quantos por aqui passam já leram algo sobre estes poemas inventados ou criados, melhor dizendo, no século XVII por Bashô, um poeta japonês. São poemas curtos de apenas três versos com a particularidade de terem 5-7-e 5 silabas, respectivamente no 1º 2º e 3º versos.
Eu própria tenho a honra e o privilégio de ter um, muito bonito, ali na lateral do meu blogue, que me foi oferecido por um bom amigo espanhol, o Disancor, do blog: "Cachos de Vida", também ele especialista nestes deliciosos poemas. Há quem os conheça também por Haicais, eu prefiro Haikus.
E pronto. Qualquer dúvida ou informação irão sendo esclarecidas e adicionadas, na medida em que eu o souber fazer, durante a interação que sempre vou mantendo com quem me visita.
Bom dia, Janita
ResponderEliminarOra então sou o inaugurador dos comentários?
Creio que já vi por aqui referido esse tipo de poesia, leve e curta, com as particularidades que refere, mas pouco, para não dizer nada, conheço.
Bela foto do cabeçalho!
Não sei se isso de chegar primeiro o satisfaz ou envergonha, José. Pela minha parte, sinto-me deveras honrada com a sua presença, seja no princípio ou no fim. Vem quando pode, e gosta de vir, que mais posso eu querer?
EliminarNo cabeçalho, para que ficasse tudo a condizer, escolhi uma cerejeira japonesa em flor.
Imagino o perfume que exala! Pena que ainda não tenham inventados imagens de flores, com os aromas respectivos.
Acho que um dia, os asiáticos hão-de lá chegar. 😃
Talvez já não seja para o nosso tempo, mas que vem a caminho, ah, lá isso vêm... 😲
Alentejanitamiga
ResponderEliminarCorrendo o risco da repetição, 18,9 valores pelo cabeçalho e 19,8 pelo poema, um haiku perfeito, que foste desencantar não sei onde. A poesia japonesa vive muito da concisão, ainda que também haja poemas mais longos. Mas, sdem recorrer à Wikipédia, não posso citar nenhum por um motivo muito simples: não sei!
Beijos & queijos de Aljustrel
Henrique
Estes, amigo Henrique, chamam-se Haicais ou Haikus, logo têm a dimensão referida. Nem mais um verso, nem mais uma silaba.
EliminarÉ claro que outros poemas existem mais longos, com métrica e rima, mas estes são assim.
Um abraço.
Tenho que em primeiro lugar a foto do cabeçalho.
ResponderEliminarOs haikus sempre exerceram em mim um grande fascínio.
Versos pequenos, mas que dizem tanto.
Bom fim de semana
Beijinhos amiga
Comigo acontece o mesmo, Manu.
EliminarConheci e aprendi a gostar destes pequenos e preciosos poemas com o meu amigo Diego Cordero. Um Grande homem, por toda a sua generosidade e talento, do qual nunca se gabou. Infelizmente a vida não foi tão generosa com ele quanto ele merecia. "Disancor" foi o seu nome nome de "guerra".
Nas minhas memórias destas andanças, o meu Amigo Disan terá sempre o lugar cimeiro.
Um beijinho grande Amiga Manu!
Adoro os haicais e gostei muito das tuas escolhas! Como a Manu, saliento as flores lindas do cabeçalho! beijos, tuuuuuuuuuuudo de bom,chica
ResponderEliminarGrata pelas tuas bonitas e simpáticas palavras, querida Chica.~
EliminarPor brincadeira, já me aventurei nessa campo, tenho por aí um post ou dois em faço uma gracinhas, mas naquela amálgama da minhas Etiquetas, foi-me difícil dar com eles, só sei que estiveste sempre presente. 😊
Beijos e tudo de bom, querida Chica.
These haikus by Bashô beautifully capture the essence of fleeting moments. Their simplicity and depth are truly remarkable. I just posted a new blog post: (https://www.melodyjacob.com). I invite you to read and let me know what you think about it. Thank you.
ResponderEliminarCaríssima, como não sei o que lhe hei-de dizer, peço desculpa, mas não digo nada. No entanto, não excluo a possibilidade de retribuir a sua visita.
EliminarObrigada.
Um novo visual aqui no blog! Gosto muito!
ResponderEliminarTalvez um dia me aventure a escrever haicais. : )
Bom fim de semana.
Sempre de acordo com os temas, Catarina! 😊
EliminarComo este é sobre os haikus japoneses escolhi um cabeçalho a condizer. Como é evidente a foto não é minha, mas representa um lindíssima cerejeira em flor. Por sinal muito semelhantes às cerejeiras decorativas que abundam aí pelo Canadá e tu tantas vezes nos mostraste.
Aventura-te sim, vais ter imenso sucesso.
A nossa amiga da 'esquina da tecla', a Luísa, também se aventurou e olha que bem se saiu com este seu "Murmúrio"...:
https://aesquinadatecla.blogspot.com/2019/07/murmurio.html?m=0.
Este é meu:
https://francis-janita.blogspot.com/2021/01/haikus- bonsais.html
Há outro com alguma piada, mas quando eu encontrar paciência trago-o opara ver se te lembras.
Beijo, bom fim de semana.
Foto e poema muito bonitos. Parabéns pela inspiração poética.
ResponderEliminar.
Saudações cordiais e poéticas. Domingo feliz.
.
Como deve calcular, caro Rycardo, o seu comentário estava em Spam. O que é spam anda livremente à solta, os comentários de quem tem um blogue e passa para nos cumprimentar vão lá parar. É que temos!
EliminarSaudações gratas pela sua visita e uma boa semana.
Haikus japoneses e cerejeiras em flor
ResponderEliminarfazem esquecer o calor ☀️
Boa noite 😴 desejando-te um fim-de-semana maravilhoso.
Felizmente que o tempo já refrescou por aqui, Teresa. Choveu um pouco durante a noite e foi o suficiente para baixar as poeiras e dar-me algum sossego nocturno. Ontem tive um dia horrível, com falta de ar. Se o frio custa a suportar, o calor é muito pior.
EliminarE eu, ainda tenho o privilégio de ter uma ventoinha em quase todas as divisões da casa e um aparelho de ar condicionado na sala, que só funciona no Verão, mas, vá lá saber-se porquê não me dou bem com aquele ar 'forçado'. Acho que o filtro precisava de ser limpo, sei lá...arrefeço a sala e depois desligo a geringonça e só nessa altura me sento no sofá. Um sufoco dos diabos. Estou farta do verão...😊
Beijinhos, amiga de longe.
Hoje
ResponderEliminarquero ser bom aluno
e anoto tudo
Posso levar a flor?
Levo, e deixo
Um beijo
Daqui, meu querido amigo, podes levar tudo o que quiseres.
EliminarSó não me levas a mim porque me querias para cozinheira... e o que eu queria era alguém que cozinhasse para mim... 😅 😃
Beijos e abraços.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarDesculpe, Jimena ou Ximena, eliminei o seu comentário porque após várias leituras, fiquei com a certeza de que tudo o que escreveu é pura publicidade a algo cuja veracidade me é duvidosa. Aconselho-a a criar um blogue e lá expôr os seus problemas.
EliminarPor favor, não volte.
Obrigada.
De Haikus e Haikais não percebo nadinha, mas não morro por causa disso, outras maleitas me levarão desta para melhor!
ResponderEliminarBom domingo e muito cuidado que as chuvas de Outono vêm a caminho!
Se há uma certeza que todos temos na vida é que esta não é eterna. Enquanto por cá andarmos, e passado aquele longo período da luta em prol de uma velhice tranquila, cada um de nós vai dedicando o seu tempo ao que mais gosta.
EliminarPara agora tudo o que eu quero é chuva, mas que venha macia, sem estragar...
Já viu como nós, seres humanos, sem qualquer peso nem valor nas prioridades de quem manda, só queremos o lado bom das coisas da vida?
Cuide-se, também! :)
Deste autor não conhecia mas há outros poetas igualmente bons. Gosto muito de os ler e os japoneses são campeões de Haikus!
ResponderEliminarFoi bom vir aqui e senti o cheiro vindo do novo cabeçalho!
Beijos e um bom domingo
"Deste autor não conhecia, mas há outros poetas...", dizes tu!...Vais desculpar-me a grosseria, Fatyly, mas isto soou-me ao mesmo que me soaria se me tivesses dito que és católica, vais todos os domingos à Missa, mas não sabes quem foi Jesus Cristo.
EliminarClaro que há outros poetas , nomeadamente o meu amigo Diego Cordero, que são óptimos seguidores dos poemas Haikus, mas o verdadeiro Pai, o precursor, o que idealizou e deu forma e vida a estes pequenos e específicos poemas foi Matsuo Bashô.
Só para não ir mais longe vou já AQUI.
Tenho a certeza que o nosso amigo Tintinaine quando falou em Haikais e Haikus, não se limitou ao que eu disse. Foi mais fundo...deu-se ao trabalho de pesquisar sobre...
Um beijinho e as minhas desculpas.